Cerca de 11 mil profissionais do Brasil e do exterior foram até o Expo Center Norte, dos maiores, mais modernos e bem localizados centro de exposições da Cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, conhecer de perto lançamentos em produtos e serviços de Turismo.

 

WTM Latin America 2019: presença de 11 mil profissionais

 

A WTM Latin America é uma feira especializada em Turismo voltado ao segmento B2B — ou seja, business to business, negócios entre empresas. Assim, finda a edição 2019 do evento, é surpreendente perceber um crescimento de 23% no número de visitantes em relação a 2018.

Cerca de 11 mil profissionais do setor, do Brasil e do exterior, foram até o Expo Center Norte, dos maiores, mais modernos e bem localizados centro de exposições da Cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, para conhecer de perto lançamentos em produtos e serviços.

Não era para menos: estavam presentes 600 expositores de 50 nacionalidades diferentes. Nos dias 2, 3 e 4 de abril, do início da tarde ao início da noite, tiveram oportunidade de apresentar novidades a um público altamente qualificado e com grande potencial de geração de vendas.

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

Cerca de 11 mil profissionais, do Brasil e do exterior, foram ao Expo Center Norte, dos maiores, mais modernos e bem localizados centro de exposições da Cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, conhecer novidades na WTM Latin America 2019

 

WTM Latin America 2019: vendas acima das estimativas

 

O volume total de acertos de imediato, em curto prazo e no longo prazo está sendo estimado, mas deve bater os dois bilhões de dólares estimados antes da realização. Esse otimismo vem ajudado pela presença de vários participantes pela primeira vez trabalhando América Latina.

Outro diferencial da WTM Latin America vem do contato face a face entre compradores e vendedores, possibilitando forte ampliação do networking, base para a formação de parcerias ao longo do tempo, gerando volumes inestimáveis em termos de fechamentos de contratos.

Em paralelo à movimentação ininterrupta na área de estandes, forte grade de apresentações, bate-papos, debates, encontros, painéis, palestras, reuniões, seminários e workshops trouxe conteúdos de qualidade visando o desenvolvimento profissional dos envolvidos com Turismo.

Além de poderem interagir com apresentadores, debatedores, painelistas e palestrantes, os participantes tiveram a chance única de conhecer cases de sucesso, cobrindo diversas áreas de atuação do setor: estruturação de destinos, viabilização de soluções, tecnologias inovadoras…

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

Outro diferencial da WTM Latin America é o contato face a face entre compradores e vendedores, possibilitando ampliação do networking, base para formação de parcerias ao longo do tempo, gerando volumes em termos de fechamentos de contratos

 

WTM Latin America 2019: valor da “experiência”

 

Entre expositores, uma palavra comum foi “experiência”, com foco em produtos e serviços a partir de plataformas capazes de antecipar os anseios dos turistas comuns, viajando a passeio, e dos turistas de negócios, movendo-se em busca de parcerias vantajosas para suas empresas.

Assim, trouxeram à tona novo significado para inovação: em vez de pensar onde as pessoas querem ir, oferecer a elas oportunidades de fazer. Cristina Vieytes, da Ravex Travel Agency, integrante do estande da Tailândia, enfatiza a importância de roteiros focados na experiência.

— Estamos oferecendo contato direto com o local: arquitetura, cultura, história, gastronomia. Esse é o Turismo moderno. Nele, a pessoa deixa de ser passiva e torna-se ativa, possibilitando a criação de roteiros cada vez mais personalizados, de acordo com expectativas da cada um.

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

Entre expositores da WTM Latin America 2019, a palavra comum foi “experiência”, com foco em produtos e serviços capazes de antecipar anseios dos turistas viajando a passeio ou a negócios, esses, em busca de parcerias vantajosas para suas empresas

 

WTM Latin America 2019: fortalecimento de parcerias

 

Quem vem aproveitando muito bem essas novas tendências é a locadora de veículos Movida. Ela usou a WTM Latina America 2019 como plataforma para reforçar sua campanha “Muito além do carro” — oferecendo possibilidade de se optar por bicicletas e triciclos, por exemplo.

— Somos a única empresa de aluguel de carros no Brasil trabalhando além dos automóveis. Por enquanto, apenas na Cidade do Rio de Janeiro e na Cidade de São Paulo, temos as opções de bicicletas ou triciclos, e tudo online —  diz a analista de Trade Marketing, Aline Queiroz.

Mario d’Andrea, secretário de Turismo da Província de Entre Ríos, na Argentina, expondo no estande daquele país, vê, em eventos como a WTM Latin America, ótimo espaço para se criar novos relacionamentos e fortalecer os existentes: “É sempre experiência positiva” — ressalta.

Ele é seguido nessa opinião tanto por Anna Paula Cesário, executiva da Royal Palm Hotels & Resorts, quanto por Mariana Roveda Divan, diretora da Mala de Pandora Turismo. Ela trouxe diversos modelos de orçamentos, para ajudar o agente de viagem na definição de itinerários.

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

Aproveitando novas tendências, a locadora de veículos Movida. Ela usou a WTM Latina America 2019 como plataforma para reforçar sua campanha “Muito além do carro” — oferecendo possibilidade de se optar por bicicletas e triciclos, por exemplo

 

WTM Latin America 2019: culinária típica como isca

 

Alguns destinos brasileiros apoiaram-se em culinária típica como diferencial para atração de visitantes. O Estado da Bahia foi um deles. E o Estado de São Paulo promoveu a degustação da Mortadela do Michelão. E o Estado do Pará trouxe mais de 140 quilos de iguarias locais.

Depois de sediar a Copa do Mundo de Futebol, em 2018, a Rússia passou a ser vista sob nova perspectivas por turistas de todas as partes do mundo. Nesse primeiro ano como expositora da WTM Latin America, vendeu o país como um todo, com várias ações de interação e imersão.

Dentre as atrações, festival de chás, com receitas de infusões criadas e preparadas por chef de cozinha renomada, e a possibilidade de passear pela Cidade de São Petersburgo, a partir de óculos 3D exibindo um vídeo produzido com as modernas técnicas da realidade aumentada.

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

Destinos brasileiros apoiaram-se em culinária típica como diferencial na atração de visitantes na WTM Latin America 2019. O Estado da Bahia foi um deles. O Estado de São Paulo promoveu degustação da Mortadela do Michelão. E o Estado do Pará não ficou atrás

 

WTM Latin America 2019: novo consumidor de Turismo

 

Ângela Baltazar, gestora da Divisão de Coordenação de Inteligência Competitiva do Instituto Brasileiro de Turismo — Embratur, apontou as tendências do mercado consumidor para os próximos anos: busca de roteiros e experiências capazes de gerar transformações pessoais.

— Cada vez mais, os viajantes almejam ir além do simples contato com cultura, gastronomia, história e cultura de um lugar. Querem se sentir imersos na realidade local, fazer parte dela. Outro padrão é o sentimento de se perder, vivendo momentos longe do indefectível celular.

Chamou atenção também para o novo perfil dos viajantes deslocando-se a trabalho. Eles estão sendo definidos segundo o moderno conceito de bleisure, neologismo no qual faz-se a união dos termos ingleses business e leisure: “Já há destinos trabalhando esse mercado” — revelou.

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

Durante palestras na WTM Latin America 2019, chamou atenção o novo perfil dos viajantes deslocando-se a trabalho. Eles estão sendo definidos segundo o moderno conceito de bleisure, neologismo no qual faz-se a intercessão dos termos ingleses business e leisure

 

WTM Latin America 2019: hora dos influenciadores digitais

 

Além de dedicar espaço a influenciadores digitais, a WTM Latin America 2019 promoveu encontros desses profissionais com responsáveis por produtos e serviços de Turismo. Na área de Networking, recebiam os interessados, em sessões expressas, de cinco minutos de duração.

Ana Clara Cruz, do Hotel Urbano, foi uma das participantes. Ela classifica os influenciadores digitais como ótimos agregadores de conteúdo, assessorando consumidores nas decisões sobre viagens, hospedagem e passeios através de blogs, canais de vídeos e perfis em redes sociais:

— Os contatos, apesar de breves, foram ótimos. Interagimos com nomes de grande potencial, produzindo qualidade — diz ela. A empresa aproveitou a feira para fazer o lançamento de sua nova denominação — agora é apenas Hurb —, mais de acordo com a extensão de sua atuação.

Márcio Ciamatti, do blog A Janela Laranja, voltado a dicas para viagens como crianças, foi outro a apontar o sucesso das mesas de networking, mesmo sendo exíguo o contato: “Voltei a ver antigos rostos e conheci novos. Foi ótimo! Tudo no ritmo do mundo virtual, num clique.”

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

A Hotel Urbano aproveitou a WTM Latin America 2019 para lançar sua nova denominação — agora é apenas Hurb —, mais de acordo com a extensão de sua atuação, e de sua nova identidade visual. Nome curto e design minimalista, como pede o mundo atual

 

WTM Latin America 2019: futuro está no Turismo Verde

 

Outra tendência forte expressa em palestra de grande audiência na WTM Latin America 2019 é o green tourism, o Turismo Sustentável. Certificações de âmbito internacional alcançadas no setor funcionam como bilhetes de entrada em novo, e ainda inestimável, mundo de soluções.

A onipresença dos aplicativos de compartilhamento, antes restrita à vida pessoal, já avançou ao espaço corporativo. Maior prova é o surgimento do Uber for Business, gerando impactos significativos nos segmentos aéreo, hoteleiro e de seguros — incluindo o comércio varejista.

Luciane Leite, diretora da WTM Latin America, abordou o sucesso da edição 2019 a partir do feedback captado junto a expositores e visitantes. Os dois universos mostraram-se satisfeitos pelas oportunidades de negócios gerada em encontros com um público altamente qualificado.

— Começamos a pensar o próximo evento antes mesmo do término do atual. Desde janeiro já estamos desenhando o evento em 2020. E, pelos resultados vistos nesses três dias, já temos uma certeza: a inovação vai nortear os conteúdos da próxima edição — afirmou a executiva.

Aproveitou para anunciar a WTM Latin America 2020 para os dias 31 de março a 2 de abril de 2020, no mesmo Expo Center Norte, ressaltando a importância da indústria do turismo na criação de renda, geração de empregos e distribuição de riqueza tão almejadas pelo Brasil.

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

A WTM Latin America 2020 está marcada para 31 de março a 2 de abril de 2020, no mesmo Expo Center Norte, com foco em inovação e ressaltando o valor do turismo na criação de renda, geração de empregos e distribuição de riquezas tão almejadas pelo Brasil

 

WTM Latin America 2019: poucos dias, muitos negócios

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 

WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação

 


 

O post “WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação” foi produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em turismo baseado na Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, a partir da sua participação na WTM Latin America 2019, realizada nos dias 2, 3 e 4 de abril, nos ambientes do Expo Center Norte, uma das mais modernas estruturas voltadas a eventos, feiras e convenções da região Norte da Cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo.

Clique nos trechos em colorido ao longo do post “WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

No post “WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação” a repetição da expressão “WTM Latin America 2019”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação” pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.

O post “WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação” está republicado nos seguintes endereços da Web:

• Link de notícias do site da Associação de Jornalistas e Blogueiros do Brasil — Ajobtur; e,

• Revista Receptiva, da Cidade de Bento Gonçalves, um dos ícones do turismo da Serra Gaúcha, região de montanhas localizada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

O post “WTM Latin America 2019, evento focado em Turismo B2B, bate recorde de visitação” pode estar republicado nos seguintes endereços da Web:

• Jornal MG Turismo, da Cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais;

• Blog do Jornal Passaporte, da Cidade de Belém, capital do Estado do Pará;

• Facebook do Jornal Cidade Sorriso, da Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul; e,

• Jornal Turismo & Serviços, da Cidade de Vila Velha, litoral do Estado do Espírito Santo.