São quatro décadas voltada à formação de profissionais capazes de atender às demandas de um mercado em crescimento constante. Instituição contribuiu para o padrão de qualidade exibido pela atividade na região da Serra Gaúcha. Grade de cursos vai da Graduação ao Doutorado.

 

UCS: parceira da qualidade do turismo na Serra Gaúcha

 

A Serra Gaúcha, região de montanhas a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, reúne grandes fatores de atração de visitantes no Brasil: clima agradável, culinária diferenciada, manifestações culturais, paisagens deslumbrantes, patrimônios históricos, povo hospitaleiro e muito, mais.

A estrutura para receber pessoas, já significativa, mantém-se crescendo: agências de receptivo, atrativos diferenciados, espaços para sediar eventos, guias de turismo capacitados, passeios singulares, equipamentos de hospedagem, restaurantes apropriados, rede de transporte…

Esse novo universo, e empresas há tempos em atividade passando por períodos de expansão nos negócios, demandam profissionais qualificados. Uma mão de obra especializada nos mais diversos setores, praticamente impossível de ser formada pelos seus próprios empregadores.

 

Imagem ilustrativa do post “Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil”, produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em turismo baseado na Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.

A Serra Gaúcha, região de montanhas a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, reúne grandes fatores de atração de visitantes no Brasil: clima agradável, culinária diferenciada, manifestações culturais, paisagens deslumbrantes, patrimônios históricos, povo hospitaleiro e mais, muito, mais

 

UCS: profissionais de acordo com necessidades do mercado

 

Assim, é alento encontrar instituição de ensino superior engajada nos esforços de formar com visão de suprir da melhor forma possível necessidades do mercado real. E não focando, apenas, em conhecimentos importantes, mas de aplicações práticas mais difusas, lentas.

É o caso da Universidade Caixas do Sul — UCS. Como sua própria denominação diz, ela tem sua base principal na Cidade de Caxias do Sul, um dos ícones na atração de turistas da já citada Serra Gaúcha —forte também em Turismo de Negócios, por ser um grande polo industrial.

E seis unidades em polos com focos mais diversificados, abrangendo Agroturismo, Ecoturismo, Enoturismo, Turismo Cultural, Turismo de Aventura, Turismo de Eventos, Turismo Ferroviário, Turismo Gastronômico, Turismo Histórico, Turismo de Lazer, Turismo de Melhor Idade etc.

Elas estão na Cidade de Bento Gonçalves, mais precisamente na região do Vale dos VinhedosCidade de Canela, uma das integrantes da Rota Romântica; Cidade de Farroupilha; Cidade de Guaporé; Cidade de Nova Prata; Cidade de São Sebastião do Caí; e, por fim, Cidade de Vacaria.

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

A UCS tem seis unidades em polos diversificados, abrangendo Agroturismo, Ecoturismo, Enoturismo, Turismo Cultural, Turismo de Aventura, Turismo de Eventos, Turismo Ferroviário, Turismo Gastronômico, Turismo Histórico, Turismo de Lazer, Turismo de Melhor Idade etc.

 

UCS: Curso Superior de Hotelaria surge em 1978

 

Em paralelo à sua plataforma de formações tradicionais — Administração, Direito, Engenharia, Farmácia, Geografia, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Sociologia e outros não recordados nesse momento —, disponibiliza extensa grade relacionada ao Turismo.

Aliás, a UCS é, atualmente, referência na área da Hospitalidade e Turismo no Brasil, expertise decisiva para tornar a Serra Gaúcha ter excelência nesse segmento. O pontapé inicial foi a oferta do Curso Superior de Hotelaria — iniciado em 1978, marca um pioneirismo de quatro décadas.

Ao longo desses mais de 40 anos de atuação, agregou novas formações e iniciativas. E também se destacou por ser das primeiras instituições a produzir e disponibilizar coleção de obras científicas voltada para essa área do conhecimento, usando, para isso, sua própria editora.

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

A UCS é, atualmente, referência na área da Hospitalidade e Turismo no Brasil, expertise decisiva para tornar a Serra Gaúcha ter excelência nesse segmento. O pontapé inicial foi a oferta do Curso Superior de Hotelaria — iniciado em 1978, marcando, então, um pioneirismo de quatro décadas

 

UCS: total integração com as comunidades impactadas

 

Além dos cursos de Graduação e Pós-Graduação, destacam-se ampla ofertas na modalidade de Extensão. Outro diferencial da UCS está a cargo do seus Observatório de Turismo e Cultura — Observatur, polarizando e potencializando a articulação de programas com as comunidades.

Exemplo: parcerias do Observatur com a Feira Internacional de Turismo da Cidade de Gramado — Festuris levaram à realização de pesquisas capazes de antecipar o volume de comercialização de produtos e serviços gerado pelos expositores durante os dois dias de participação no evento.

Desenvolvendo o único Mestrado em Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, o conhecimento gerado e disponibilizado tem respaldo em numerosos projetos de pesquisa ali realizados — bem como importantes contribuições trazidas pela Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade.

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

Parcerias da UCS com seu Observatur e a Feira Internacional de Turismo da Cidade de Gramado — Festuris levaram à realização de pesquisas capazes de antecipar o volume de comercialização de produtos e serviços gerado pelos expositores durante os dois dias de participação no evento

 

UCS: parceira de iniciativas tratando Turismo como Ciência

 

Estreitando relações da Graduação e Pós-Graduação, a UCS promove, anualmente, o Seminário de Turismo Júnior — Semintur Jr., espaço de apresentação e discussão de pesquisas realizadas na Graduação, por meio de iniciação científica e elaboração de trabalhos de conclusão de curso.

Destaque para eventos de extensão promovidos pelo Mestrado em Turismo, como Seminário Internacional de Pesquisa em Turismo do Mercosul. A cada dois anos, reúne pesquisadores do Cone Sul para fomentar e socializar o desenvolvimento científico em Hospitalidade e Turismo.

Ressalta-se a inserção internacional da área da Hospitalidade e Turismo da UCS. Convênios com instituições de referência internacional possibilitam tanto a mobilidade acadêmica de alunos e professores quanto o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa e extensão.

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

Estreitando relações da Graduação e Pós-Graduação, a UCS promove, anualmente, o Seminário de Turismo Júnior — Semintur Jr., espaço de apresentação e discussão de pesquisas realizadas na Graduação, por meio de iniciação científica e elaboração de trabalhos de conclusão de curso

 

UCS: cursos no Vale dos Vinhedos com chancela internacional

 

Aperfeiçoamentos e capacitações oferecidos pela Escola de Gastronomia e o Curso de Técnico em Hospedagem, no campus da UCS na região do Vale dos Vinhedos, no Município de Bento Gonçalves, têm suporte do Italian Culinary Institute for Foreigners — ICIF, único na Nação.

Curta duração ou longa duração; latu sensu ou stricto sensu; e, Graduação ou Pós-Graduação — especialização, Mestrado ou Doutorado —, todos com enfoque em Tecnologia, os cursos estão agrupados sob três diretrizes: Escola de Viagens, Escola de Gastronomia e Escola de Eventos.

Todas voltadas a aperfeiçoamento, capacitação e qualificação dentro dos temas expressos nas respectivas denominações. As formações oferecidas provêm de conhecimentos acadêmicos e experiência de mercado de professores e profissionais reconhecidos no segmento do Turismo.

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

Aperfeiçoamentos e capacitações oferecidos pela Escola de Gastronomia e o Curso de Técnico em Hospedagem, no campus da UCS na região do Vale dos Vinhedos, no Município de Bento Gonçalves, têm suporte do Italian Culinary Institute for Foreigners — ICIF, único na Nação

 

UCS: opções de Graduação, Mestrado e Doutorado em Turismo

 

As opções de cursos de Graduação, listados — e, depois, descritos um a um, — segundo a ordem alfabética, são Bacharelado em Turismo, Tecnologia em Eventos, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Hotelaria. Na Pós-Graduação, além de especializações, Mestrado e Doutorado.

 

  • Bacharelado em Turismo

 

Estudos envolvem deslocamentos dos turistas, englobando gestão pública dos espaços, planejamento de destinos, relações de hospitalidade, impactos ambientais, apropriações culturais, conquistas sociais e resultados econômicos a partir da administração de empresas especializadas.

Nesse cenário, o profissional precisa atuar de forma empreendedora, tanto nas empresas privadas quanto nos órgãos públicos, elaborando e implementando produtos e roteiros urbanos ou rurais, planejando, implantando, promovendo e acompanhando o desenvolvimento dos mesmos.

Na área privada, o campo de atuação envolve agências de viagem, consultoria especializada, empresas de alimentação, guiamento especializado, meios de hospedagem, oferta de passeios, opções de lazer, operadoras de turismo, programação de eventos, serviços de receptivo e outros.

 

  • Tecnologia em Eventos

 

Formação de nível superior, gerando profissionais de gestão, capazes de planejar, organizar, promover e captar eventos de todo porte. Individualmente ou liderando equipes, desenvolve ideias criativas, elabora projetos e viabiliza realizações, cuidando da operação em todas as fases.

 

  • Tecnologia em Gastronomia

 

Domínio das técnicas culinárias considerando aspectos culturais, históricos e sociais envolvidos nas diferentes cozinhas previstas no curso. Conhecimento da ciência dos ingredientes, criatividade e inovação possibilitam ao profissional as condições para elaborar novas receitas.

Aprimora competências e habilidades para empreendedorismo e gestão. Custos de produção, depreciação de equipamentos, legislação sanitária, legislação ambiental e similares são outros domínios necessários à arte de conceber, planejar e gerenciar as produções culinárias.

 

  • Tecnologia em Hotelaria

 

Concebido para características do Turismo da região da Serra Gaúcha — mas aplicável a outros mercados —, oferece disciplinas voltadas a competências visando operação e gestão de meios de hospedagem dando ênfase aos empreendimentos de pequeno e médio portes.

 

  • Mestrado e Doutorado em Turismo

 

O Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade e Turismo consolidou a formação da UCS. A concentração do Mestrado, em Desenvolvimento Regional do Turismo, forma profissionais de planejamento e gestão, professores voltados ao ensino superior e pesquisadores.

Foram diplomados cerca de 200 mestres, provenientes de várias regiões do País. Destes, mais de 80% atuam em docência ou coordenações de cursos: 12 permaneceram na UCS. Outros estão no Setor Público, diretamente no Poder Executivo ou órgãos consultivos, como fundos de Turismo.

Vários estão na iniciativa privada, como consultores ou atuando diretamente em empresas. Esse amadurecimento em ensino e pesquisa tornou-se solo fértil para implantação do Doutorado em Hospitalidade e Turismo, constituindo novo espaço mostrando o ensino de excelência da UCS.

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

O Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade e Turismo consolidou a formação da UCS. A área de concentração do Mestrado, voltada ao Desenvolvimento Regional do Turismo, forma profissionais de planejamento e gestão, professores voltados ao ensino superior e pesquisadores

 

UCS: infraestrutura das melhores encontradas no Brasil

 

A infraestrutura relacionada aos cursos de Hospitalidade e Turismo oferecidos pela UCS é sem igual. Além de salas de aulas, dotadas do conforto necessário, algumas equipadas com suporte de multimídia última geração, a riqueza de espaços especializados é impressionante.

Laboratório de Eventos, Laboratório de Tecnologia e Auditório para até 90 pessoas servem para aulas expositivas, oficinas e workshop. As práticas de Gastronomia acontecem em 24 cozinhas independentes, além de contar com os equipamentos específicos para confeitaria e panificação

A Enoteca tem 24 bancadas individuais, voltadas à análise sensorial de bebidas, principalmente espumantes e vinhos. A cozinha do Ristorante Dolce Italia é específica para alunos vivenciarem a operacionalização de ambiente real, dentro da própria UCS, no decorrer da formação.

O mesmo se aplica tanto ao American Bar quanto ao Ristorante Dolce Italia, espaços didáticos nos quais se realizam simulações de trabalho praticando as técnicas de serviço em ambiente real, pois são abertos ao público em geral, para almoço e jantar e comemorações especiais.

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

A infraestrutura relacionada aos cursos de Hospitalidade e Turismo oferecidos pela UCS é sem igual. Além de salas de aulas normais, dotadas do conforto necessário, algumas equipadas com um suporte de multimídia última geração, a riqueza de espaços especializados é impressionante

 

UCS: mais imagens da estrutura de suporte ao aluno

 

• Auditório

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

• Laboratório de Informática

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

• Cozinha Prática

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

• Laboratório de Gastronomia

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

• Enoteca

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

• Confeitaria e Padaria

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

• Restaurante

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 

Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil

 


 

O post “Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil” foi produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em turismo baseado na Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.

Clique nos trechos em colorido ao longo do post “Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

No post “Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil”, a repetição da expressão “UCS”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil” não é trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.

O post “Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil” está republicado nos seguintes endereços da Web:

• Link de notícias do site da Associação de Jornalistas e Blogueiros do Brasil — Ajobtur; e,

• Revista Receptiva, da Cidade de Bento Gonçalves, um dos ícones do turismo da Serra Gaúcha, região de montanhas localizada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

O post “Universidade de Caxias do Sul mostra sua excelência no ensino do Turismo no Brasil” pode estar republicado nos seguintes endereços da Web:

• Jornal MG Turismo, da Cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais;

• Blog do Jornal Passaporte, da Cidade de Belém, capital do Estado do Pará;

• Facebook do Jornal Cidade Sorriso, da Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul; e,

• Jornal Turismo & Serviços, da Cidade de Vila Velha, litoral do Estado do Espírito Santo.