Visita ao Museu Etnográfico Casa dos Açores. Apresentação didática sobre a capoeira, única arte marcial genuinamente brasileira. Integração ao grupo, com a prática dos movimentos básicos. Degustação de feijoada, prato criado para alimentar escravos.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos: rafting unido à ecologia

A marca do projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” resume em seu design as diversas opções à disposição dos turistas

 

Uma das mais interessantes atrações das 16 opções oferecidas pelo projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” é a oportunidade de se vivenciar um pouco das ancestralidades africana e brasileira através da imersão na ginga da capoeira. E mais: o turista mergulha nesta arte marcial genuinamente brasileira, agora Patrimônio Cultural da Humanidade, dentro de uma edificação erguida por mãos de cativos negros.

Tendo como fundo a musicalidade já característica das exibições dos grupos por todo o mundo, após breve apresentação sobre a origem e desenvolvimento da luta ao longo dos séculos, o convite para se integrar ao conjunto e vivenciar gestos e movimentos básicos: agitação dos braços, balanço do corpo, uso das pernas… Para encerrar, a degustação de uma deliciosa feijoada, prato com o qual eram alimentados os escravos nas senzalas.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

As apresentações acontecem dentro do Museus Etnográfico Casa dos Açores, edificação erguida com o trabalho de escravos, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, um dos atrativos turísticos da cidade de Biguaçu, Município localizado no litoral do Estado de Santa Catarina

 

Todo esse conhecimento é vivenciado entre as grossas paredes do Museu Etnográfico Casa dos Açores, prédio tombado pelo Patrimônio Histórico Brasileiro, localizado no Balneário São Miguel, situado na cidade de Biguaçu, Município do litoral do Estado de Santa Catarina. Ali, durante todo o período colonial, abusou-se a mão de obra africana para as atividades rurais. E, até não muito atrás, era um polo de caçadores de baleias.

A atividade faz parte dos programas da Associação Cultural Capoeira na Escola, com mais de duas décadas de comprometimento com a valorização da cultura. Neste período, cerca de 20 mil crianças, adolescentes e jovens, além de se envolverem com atividades voltadas ao corpo físico, tornaram-se mais conscientes dos deveres e direitos de cidadão e das coletividades nas quais estão inseridos: família, vizinhança, escola, trabalho etc.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

A Associação Cultural Capoeira na Escola já atendeu cerca de 20 mil crianças, adolescentes e jovens que, além de se envolverem com atividades voltadas ao corpo físico, tornaram-se mais conscientes dos deveres e direitos de cidadão e das coletividades nas quais estão inseridos: família, vizinhança, escola, trabalho etc.

 

A Associação foi fundada por Fernando Bueno — o Mestre Tuti —, Luís Roberto Pereira — o Professor Cabrito — e Marcelo Cruz — o Professor Corcel. Fernando era professor de capoeira da rede ensino do Município de Biguaçu. Atualmente, em torno de 600 pessoas participam das aulas, tanto de escolas públicas quanto de privadas. E os objetivos da entidade foram ampliados, buscando desenvolver cidadãos responsáveis.

Os resultados têm ido muito além. Os alunos atendidos pelo Projeto gravaram um CD de capoeira, o terceiro trabalho deste tipo no Estado de Santa Catarina. E a reunião de textos diversos, publicados pelos integrantes da Associação no próprio informativo e em jornais e sites gerou o livro “Capoeira não é só jogo”, materializando uma obra que se transformou num excelente recurso educacional e de formação da identidade brasileira.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

Os alunos atendidos pelo Projeto gravaram um CD de capoeira, o terceiro trabalho deste tipo no Estado de Santa Catarina. E a reunião de textos diversos, publicados pelos integrantes da Associação no próprio informativo e em jornais e sites gerou o livro “Capoeira não é só jogo”, materializando uma obra que se transformou num excelente recurso educacional e de formação da identidade brasileira

 

Além destes já relacionados, há, também, o Grupo de Estudos Moenda, promovendo encontros presenciais e virtuais para pesquisas e debates relacionados ao Movimento Negro; os Festivais de Cantigas, com estimulo à musicalidade e ao ritmo; e o Encontro Catarinense de Capoeira Especial, reunião anual de pessoas com necessidades especiais, vindas de vários Municípios do Estado de Santa Catarina, apenas para jogar capoeira.

A seguir, um resumo de outros projetos levados adiante pela Associação Cultural Capoeira na Escola:

 

  • Arte Especial para Pessoas Especiais

Iniciativa de envolvimento de pessoas com necessidades especiais com a arte e a prática da capoeira. Iniciado em 2001, neste pouco tempo de existência já possibilitou que seu público apresentasse melhoras tanto em suas qualidades físicas quanto de socialização.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

Quem foi que estabeleceu que uma pessoa com necessidades especiais, e que se desloca usando cadeira de rodas, não tem capacidade de jogar capoeira?

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

Existe momento de alegria maior que este? Claro que não! Reparem nas expressões de felicidade destes dois campeões e de seus respectivos responsáveis. Também, pudera: olhem o peso das medalhes que carregam com orgulho, à frente do corpo

 

  • Campeonato Jogo de Ouro

Competição visando estimular o treinamento em duplas e também a valorização do melhor jogo do dia. Nas apresentações, são avaliadas as esquivas de corpo, entradas de quedas, sequência de jogo e diversos outros detalhes. Acontece todo mês de setembro.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

No Jogo de Ouro da capoeira, sai vencedor aquele com melhores esquivas de corpo, entradas de quedas, sequência de jogo e diversos outros detalhes observados pelos mestres no papel de juízes

 

  • Festival O Pulo do Gato

Oficina de movimentação com o objetivo de aprimorar e desenvolver as acrobacias inerentes à prática da capoeira. Em paralelo, aproveita-se o momento para debater sobre o período da escravidão e sua herança no Brasil atual. Acontece todo mês de maio.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

O Festival O Pulo do Gato é voltado à movimentação, com o objetivo de aprimorar e desenvolver as acrobacias inerentes à prática da capoeira. Aproveita-se também o momento para debater sobre o período da escravidão e sua herança no Brasil atual

 

  • Fora das Drogas, Dentro da Roda

Encontros mensais nas quais são desenvolvidas palestras enfatizando a importância de se manter longe das drogas, seja estas lícitas ou ilícitas, e se de praticar esportes como forma de aumentar a qualidade de vida. E, é claro!, a capoeira se insere neste aspecto.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

Fora das Drogas, Dentro da Roda são encontros mensais nas quais são desenvolvidas palestras enfatizando a importância de se manter longe das drogas, seja estas lícitas ou ilícitas, e se de praticar esportes como forma de aumentar a qualidade de vida

 

  • Informativo da Cultura Afrodescendente

Veículo de comunicação especializado, divulga toda as atividades desenvolvidas. Trata-se de informativo impresso, de periodicidade semestral, e suas edições agregam textos, fotos, agenda, notícias e muitas atividades relacionadas ao rico universo afro-brasileiro.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

Capa de uma das edições do Informativo da Cultura Afrodescendente, veículo de comunicação especializado que divulga toda as atividades desenvolvidas. Trata-se de informativo impresso, de periodicidade semestral, e suas edições agregam textos, fotos, agenda, notícias e muitas atividades relacionadas ao rico universo afro-brasileiro

 

  • Intercâmbio Nacional de Capoeira

Busca aprofundamento teórico e técnico sobre capoeira, com a troca de conhecimento com mestres convidados. É um momento para fortalecer o compromisso de disseminar a cultura afro-brasileira e posicionar-se contra todas as formas de discriminação racial.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

Se lá nos seus primórdios o jogo da capoeira era atividade exclusivamente masculina, agora não mais. As mulheres tomaram seus espaços, inclusive na produção do ritmo envolvente da atividade

 

  • Roda da Madrugada

Um tipo de roda de capoeira totalmente inovador. Ela é realizada de meia-noite até o Sol raiar, sempre na primeira Lua cheia do mês de janeiro. O local em que o evento vai acontecer é divulgado com antecedência, para agendamento de todos os interessados.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

A Roda da Madrugada é realizada de meia-noite até o Sol raiar, sempre na primeira Lua cheia do mês de janeiro. O local em que o evento vai acontecer é divulgado com antecedência, para agendamento de todos os interessados

 

  • Semana Afro-Biguaçuense

Atividades como apresentações artísticas, debates, exibição de filmes, oficinas e palestras variadas na semana de 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. O objetivo é quebrar preconceitos e refletir sobre problemas e progressos da etnia negra.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

É de menino que se torce o pepino. O mestre integrando seu filho ao ambiente da capoeira. Quem sabe, quando crescer, torne-se também professor deste jogo, como seu pai

 

  • Subindo a Ladeira

Etapas quinzenais de apresentações da cultura afrodescendente, em especial a capoeira, nos morros e periferias. Integra alunos do centro urbano com os mais carentes e suas comunidades em entretenimento, lazer e aprendizado cultural e de cidadania para todos.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

Uma oficina de confecção de cordas, aquelas que, além de ajudarem a firmar o uniforme do jogador, com suas cores representam o grau de amadurecimento dentro da atividade. Aqui, crianças com necessidades especiais participam da produção

 

De uma prática ilícita a patrimônio cultural do Brasil e da humanidade

 

A capoeira é filha da África, mas nasceu no Brasil. Surgiu como luta física, servindo como defesa e proteção dos escravos. Foi sendo aprimorada ao longo de séculos, numa mistura de passos de danças africanas com movimentos de animais da fauna brasileira. Assim que os senhores tomaram conhecimento da sua existência, percebendo o impacto da atividade nas lutas pela libertação dos cativos, proibiram terminantemente a prática.

Mesmo considerada ilícita pelas autoridades, a partir de 1888, com o fim da escravatura, transformou-se em arma de defesa pessoal diante das perseguições àqueles obrigados a viver às margens dos centros urbanos, em aglomerados de barracos identificados como favelas a partir do retorno das tropas envolvidas na Guerra de Canudos à capital federal, a cidade do Rio de Janeiro. A descriminalização só ocorreu em meados do século XX.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

O principal responsável pelo fim da proibição da prática da capoeira foi Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba da Bahia

 

O principal responsável pelo fim da proibição da prática da capoeira foi Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba da Bahia. A partir da década de 1960, o jogo começa a se expandir pelo Brasil e, na década seguinte, inicia-se o êxodo de mestres para outras partes do mundo, notadamente América do Norte e à Europa. Atualmente, a capoeira está presente em mais de 200 países, com sua prática falada e cantada em português.

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos, com a ginga da capoeira

Em foto publicada no site da Associação Capoeira na Escola, mestres de capoeira embarcando num avião da antiga companhia aérea Cruzeiro do Sul, para divulgar o jogo fora do Brasil. Na imagem, da esquerda para a direita: Camafeu de Oxossi, Roberto Satanás, Gildo Alfinete, João Grande, Gato e Pastinha

 

Rapidamente, foi galgando prestígio similar aos das artes marciais milenares, oriundas do Oriente, como caratê e judô. Destas, adotou graduação por categorias para identificar o nível de seus praticantes. Em 2008, teve o reconhecimento de Patrimônio Cultural do Brasil. E, seis anos mais tarde, em 2014, alcançou a mais alta láurea mundial, com seu registro como Patrimônio Cultural da Humanidade, um título concedido pela Unesco.

 

Um pouco sobre os operadores do projeto Turismo de Experiência: Santa Catarina em Todos os Sentidos

 

  • A Magia do Barro

Visita à Olaria Beira Mar, conhecendo a vida e formação do oleiro, técnicas de modelagem do barro e equipamentos necessários para o desenvolvimento da arte. Passeio pelo Centro Histórico da cidade de São José, com resgate da memória a partir da descrição dos casarões antigos ao redor da Praça Hercílio Luz. Apresentação das artesãs Meninas da Terra, acompanhada de café, sucos, bolos, biscoitos, patês…

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Meninas da Terra

DDD 48 — Fixo 3244-6225

facebook.com/meninasdaterra

 

  • Alimentação e Banho Interativo com Tartarugas

O visitante participa do ritual de alimentação e do banho das tartarugas vivendo na base doProjeto Tamar no Município de Florianópolis. Exemplares das cinco espécies que desovam no litoral do Brasil, vivem em tanques, após salvas da morte por sufocamento no processo de eclosão do ovos. Como todos os outros Centros de Visitantes do Tamar pelo País, trabalha conscientização e educação de comunidades, visitantes e pescadores.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Projeto Tamar Florianópolis

DDD 48 — Fixo 3236-2015

www.tamar.com.br

 

  • Ecorafting

Tudo começa com oficinas sobre fauna e flora da região da Serra do Tabuleiro. Depois, o ritual de confecção das bombas de argila misturada a sementes de espécies nativas da Mata Atlântica. A seguir, a emoção de descer as corredeiras do Rio Cubatão do Sul em barcos infláveis, passeio realizado com segurança impecável. Quase ao final do trajeto, parada estratégica, com todos bombardeando as margens desmatadas, usando estingues.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Apuana Rafting

DDD 48 — Fixo 3245-7602

www.apuamarafting.com.br

 

  • Experiência de Mergulho

Mergulho e aula sobre espécies marinhas e técnicas visuais em ambiente submerso. Escola e operadora de mergulho autônomo com qualidade e segurança certificadas pela Professional Association of Diving Instructor — PADI, maior organização do segmento em todo o mundo. Credenciada pela Handicapped Scuba Association — HSA Brasil, sendo capacitada no atendimento de pessoas com qualquer tipo de necessidade especial.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Água Viva Mergulho

DDD 48 — Fixo 3369-9003

www.aguavivamergulho.com.br

 

  • Faça Você sua Caipirinha

A caipirinha nasceu como remédio para o corpo e, atualmente, é elixir para os males da alma. Apesar de ser o drinque nacional mais conhecido no exterior, e de sermos os seus maiores consumidores, poucos brasileiros sabem como preparar esta delícia. A ideia e mudar esta realidade o mais rápido possível, da maneira mais fácil que existe, com um passo-a-passo impresso, utensílios e ingredientes levados à mesa do apreciador. Saúde!

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Restaurante Canto do Mar

DDD 48 — Fixo 3261-3006

www.restaurantecantodomar.com.br

 

  • Feira da Freguesia

A Feira da Freguesia acontece todo segundo domingo do mês, sendo montada ao redor da Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico da cidade de São José. Dentre seus atrativos, podem ser listados apresentações de dança, comércio de antiguidades, encenação de ofertas de sebo, peças teatrais, shows musicais e variedade de artesanato, além de visitas guiadas tanto à Casa de Cultura Nésia Melo da Silveira quanto ao Museu Histórico.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Feira da Freguesia

DDD 48 — Fixo 3259-2368

Feira da Freguesia

 

  • História para Todos

Acompanhamento de roteiro cultural especial para surdos, tanto no Centro Histórico de Florianópolis quanto no Centro Histórico de São José. Participação especial em oficinas de montagem de abayomis, pequenas bonecas montadas com trapos de tecidos, estes bem diminutos. Herança dos açorianos, colonizadores da região, representam atores de circo, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Floripa Freetour

DDD 48 — Fixo 3224-4593

História Para Todos

 

  • Jogos da Experiência

Sabe aquele velho prazer de um carteado bem jogado? Lembra da guerra com dados para tomar países e continentes, tornando-se dono do mundo no War? Que tal trazer de volta a alegria infantil de retirar varetas de cima das outras sem mexer nas que estão empilhadas abaixo? Tem de memória ainda os apelidos dos números da víspora? Este divertimento de brincadeiras e jogos, entre a família e grupo de amigos, está de volta.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Pousada Favareto

DDD 48 — Fixo 3369-2003

www.pousadafavareto.com.br

 

  • O Homem do Mar

Uma experiência inesquecível, a bordo de simples barcos de pescadores, participando da pesca de espécies da época, nadando em cantos secretos das muitas baías ao redor das inúmeras ilhas compondo o rico colar do Arquipélago da Ilha de Santa Catarina ou simplesmente contemplando o pôr do Sol por detrás das montanhas do continente. Um roteiro sempre surpresa, pois é definido praticamente no momento de se lançar ao mar.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Apino Turismo

DDD 48 — Fixo 3039-1404

www.apino.com.br

 

  • Oficina Chinelo de Dedo

Visita à Olaria Beira Mar, com oficina prática sobre a arte de moldar em barro, uma das expressões culturais mais fortes da região da Grande Florianópolis. O participante tem a oportunidade de produzir duas peças, manipulando a tradicional roda de oleiro: uma de cerâmica utilitária e um instrumento musical. Ao final, um lanche reforçado, com água, café e sucos sendo degustados em louças de barro produzidas pelos alunos da escola.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Olaria Beira Mar

DDD 48 — Fixo 3241-4992

www.olariabeiramarsj.blogspot.com.br

 

  • OstraXperience

Visita a uma fazenda de criação de ostras na orla do Ribeirão da Ilha. Um maricultor apresentará todo o processo de produção deste apreciado marisco, detalhando sobre os materiais necessários para o cultivo e as etapas de desenvolvimento do molusco. Após esta explanação, degustação da iguaria in natura e preparada ao bafo, harmonizada com espumantes. Possibilidade de conhecer o artesanato local e uma doceria bem tradicional.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Floripa Xperience

DDD 48 — Fixo 3333-4684

www.floripaxperience.com.br

 

  • Paladares da Décima Ilha

Roteiro no Centro Histórico de Florianópolis. Vivência no Mercado Público: box especializado em produtos orgânicos, loja de especiarias e banca de pescados. Visita à cozinha de restaurante, com oficina de preparo de prato típico da culinária açoriana. Degustação do alimento em piquenique na área de praça com vista para a Ponte Hercílio Luz, monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — Ipham.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Restaurante Conselheiro do Paladar

DDD 48 — Fixo 3225-6111

vwww.conselheirodopaladar.com.br

 

  • Ratones: Uma Experiência da Terra ao Prato

Um dia inteiro para recuperar ou aprimorar nossas capacidades de perceber elementos da natureza. Aromas da flora, sons dos animais, ruídos da água corrente… Estas coisas simples das quais nos afastamos devido à correria do dia a dia. Visita à horta orgânica, para a escolha de plantas alimentícias não convencionais — conhecidas como PANCs. Degustação de delícias surpreendentes: canapés, tira-gostos, salgadinhos e sobremesas.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Jardim do Rancho

DDD 48 — Móvel 9972-3225

www.jardimdorancho.com.br

 

  • Tour das Experiências

Passeio interativo por diversos pontos da Ilha de Santa Catarina — também conhecida comoIlha da Magia. A bordo de um open top bus, o turista conhece atrativos turísticos da cidade de Florianópolis. Enquanto o veículo circula por avenidas, estradas e ruas, as narrativas de apresentação dos pontos de visitação vão sendo entremeadas por histórias e curiosidades da cultura local, e também por apresentações da criativa música nativa.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

By Bus Turismo

DDD 48 — Fixo 3239-8966

www.floripabybus.com.br

 

  • Um Dia Inesquecível

Experiência de preservação ambiental na Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé, na área urbana do Município de Florianópolis. Visita a um Racho de Pesca e passeio pelo mar da área protegida, conhecendo bancos de areia, manguezal e Rio Tavares, além de ida até às proximidades da Ponte Hercílio Luz. Oficina de manuseio dos apetrechos de pesca e degustação de um menu de delícias criado com peixes e moluscos típicos.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Exoexperiências

DDD 48 — Móvel 9138-0951

www.ecoexperiencias.com.br

 

Objetivos gerais do Turismo de Experiência

 

O projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” foi criado e desenvolvido com o objetivo de incentivar e promover pequenos negócios da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. No formato agora apresentado ao mercado, agrupa 16 operadores orientados e preparados para oferecer momentos memoráveis àqueles em busca de roteiros realmente diferenciados, capazes de fugir ao lugar comum.

O que se buscou foi a formatação de produtos capazes de atender os objetivos maiores do Turismo de Experiência, resumidos em estimular o envolvimento com comunidades locais, permitir o aprendizado de novas atividades e explorar limites dos sentidos, como conhecimento de gastronomia, integração a manifestações religiosas, participação em aventuras, brincar com folclore, envolver-se com esportes, produção de artesanato etc.

Como a modalidade do Turismo de Experiência ganha novos adeptos ano após ano, atraindo público diferenciado, mais exigente, cria-se uma miríade de oportunidades de novos negócios, capazes de serem aproveitados por empreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Basta que estes desenvolvam produtos inovadores, baseados nas próprias histórias de vida, costumes dos habitantes, tradições locais, cultura popular…

 

Objetivos específicos do Turismo de Experiência

 

O projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” foi pensado, planejado, criado, pesquisado e desenvolvido a partir de uma inovadora parceria entre aFundação Municipal de Cultura e Turismo do Município de São José e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina — Sebrae-SC. Esta união teve o objetivo de buscar uma solução capaz de atender os seguintes objetivos específicos:

 

  • Ampliar a participação das famílias e comunidades em atividades geradores de renda
  • Divulgar costumes, cultura, folclore, gastronomia e manifestações religiosas locais
  • Engajar as famílias e comunidades em atividades criadoras de postos de trabalho
  • Incentivar o surgimento de pequenos negócios através do Turismo de Experiência
  • Desenvolver o turismo no seu todo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis
  • Promover as sustentabilidades ambiental e econômica do Turismo de Experiência

 


 

 

Matéria produzida a partir da participação no Press Trip Turismo de Experiência promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina — Sebrae-SC, dias 2 e 3 de dezembro de 2015, na Região Metropolitana da Grande Florianópolis.