Passeio integra cardápio de opções dos visitantes da Serra Gaúcha. Durante manhã e início da tarde, visita-se propriedades ao longo da Linha Bella, até o Marco Zero da Cidade de Gramado. Degustação de delícias locais e produtos típicos enriquecem este belo roteiro de Turismo Rural.

 

Tour Linha Bella: um dos passeios rurais da Cidade de Gramado

 

A história da colonização da região da Cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, região de montanhas a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, teve início em meados de 1875. Passados quase 150 anos, destaca-se grande herança dos pioneiros, alemães e italianos.

Partes desta longa trajetória, adornadas por visuais incomparáveis, são revividas através de passeios pela área rural. São roteiros unindo a beleza ímpar de todo aquele território a costumes e tradições mantidos com amor e fidelidade por herdeiros de desbravadores.

Três são oferecidos pela Vento Sul Turismo, todos realizados a bordo da Princesinha, a lotação de 1979 restaurada justamente para ampliar o clima de nostalgia vivenciado ao longo destas aventuras prazerosas: Tour O Quatrilho, Tour do Vale e Tour Linha Ávila.

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

Tour Linha Bella — Partes da longa trajetória da colonização da Cidade de Gramado são revividas em passeios pela área rural. Os roteiros unem a beleza ímpar do território a costumes e tradições mantidos com amor e fidelidade por herdeiros de desbravadores

 

Tour Linha Bella: iniciativa de casal de empreendedores seriais

 

O primeiro e o segundo já tratamos em matérias específicas. Basta clicar sobre os títulos das mesmas, no parágrafo anterior, para ter acesso aos conteúdos. Já o tour Linha Ávila será abordado em próxima oportunidade, assim que retornarmos à Cidade de Gramado.

Outro é o Tour Linha Bella, criado, implantado e desenvolvido com extremo carinho e singular dedicação por um casal de empreendedores seriais: a descendente de italianos Luciana Cavichion da Rosa e o descendente de portugueses Antônio Garcia da Rosa.

Além do passeio, ambos estão à frente de, até o momento, mais três atividades inter-relacionadas e ligadas à exploração do turismo com qualidade e seriedade na região da Cidade de Gramado: Cantina Linha Bella, Massas Linha Bella e Pousada Linha Bella.

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

Tour Linha Bella — O passeio vem sendo desenvolvido com extremo carinho e singular dedicação por um casal de empreendedores à esquerda: a descendente de italianos Luciana Cavichion da Rosa e o descendente de portugueses Antônio Garcia da Rosa

 

Tour Linha Bella: saída da Praça das Etnias, em direção Norte

 

Um esclarecimento: o termo “linha” identifica a distribuição das terras aos imigrantes, no final do século XIX, anos 1800. Nas plantas, os lotes eram demarcados ao longo de retas numeradas, depois transformadas em estradinhas de de acesso às propriedades.

O ponto de partida é a Praça das Etnias, no coração de Cidade de Gramado. Ali, três reproduções de residências originais dos imigrantes — alemã, italiana e portuguesa — enaltecem as origens dos criadores das riquezas desfrutadas por todos nos dias atuais.

Também lá ficam os Fornos Comunitários, ao lado dos quais são vendidos biscoitos, bolos e pães produzidos segundo as receitas dos antigos e assados na hora. É o local, ainda, da Feira Orgânica, com frutas, legumes e vegetais cultivados sem agrotóxicos.

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

Tour Linha Bella — Partida da Praça das Etnias, coração de Cidade de Gramado. Ali, três reproduções de residências originais dos imigrantes — alemã, italiana e portuguesa — enaltecem as origens dos criadores das riquezas desfrutadas por todos atualmente

 

Tour Linha Bella: veículo para pessoas com necessidades especiais

 

O Tour Linha Bella usa dois veículos para cobrir o percurso do passeio: Jardineira dos anos 1970 reformada e ônibus moderno — este, adaptado para receber pessoas com necessidades especiais. Em dias de grande movimento, somam-se vans e micro-ônibus.

Com saídas às segundas, quartas e sextas-feiras, no início da manhã, parte-se em direção Norte. Cruzado o Centro da Cidade de Gramado, adentra-se a Zona Rural e, de um lado e outro da via, paisagens exuberantes descortinando-se ao longo do agradável trajeto.

Daí em diante, até o meio da tarde, serão cinco paradas com palestras, degustações e compras de produtos locais: Vinícola Masotti, Velho Casarão, Cantina Linha Bella — a mais longa, com almoço típico italiano e cantoria —, Moinho Cavichion e Linha Nova.

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

Tour Linha Bella — São usados dois veículos para cobrir o percurso: uma Jardineira dos anos 1970 reformada e um ônibus moderno —adaptado para receber pessoas com necessidades especiais. Em dias de grande movimento, somam-se vans e micro-ônibus

 

Tour Linha Bella: Vinícola Masotti e produção de sucos e vinhos

 

Mergulhado neste universo de pontos bucólicos, é possível admirar recantos naturais, encantar-se com diferentes espécies da fauna, perceber a variada flora e vivenciar o dia a dia das famílias de descendentes de imigrantes, conhecendo seus hábitos e costumes.

A primeira parada acontece na Vinícola Masotti, e todos são brindados com palestra sobre curiosidades e particularidades da produção e comercialização de sucos e vinhos. O mestre de cerimônias é o senhor Euclides Masotti, profundo conhecedor da atividade.

Em cerca de 30 minutos, ele resume todas as fases daquele árduo trabalho, explicando detalhadamente: primeiro, plantio da uva e acompanhamento da maturação; depois, colheita e esmagamento; após, depuração, fermentação, envasamento e distribuição.

Ao final, segue degustação orientada tanto dos sucos quanto dos vinhos da vinícola. Isto é feito na loja anexa, em meio a ofertas de embalagens com as bebidas, lembranças da visita e outros produtos locais: biscoitos, doces, embutidos, geleias, licores, queijos etc.

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

Tour Linha Bella — Primeira parada: Vinícola Masotti. Todos são brindados com palestra sobre curiosidades e particularidades da produção e comercialização de sucos e vinhos. O mestre de cerimônias: Euclides Masotti, profundo conhecedor da atividade

 

Tour Linha Bella: Velho Casarão e criatividade dos colonizadores

 

Deixando a Vinícola Masotti, a segunda parada ocorre no Velho Casarão, pertencente a descendentes de Visenzo Marcon, já em sua quinta geração. O local é um museu, com objetos resumindo soluções desenvolvidas por imigrantes frente às dificuldades vividas.

À frente de pequeno auditório improvisado no paiol, mãe e filha detalham aspectos da história de vida daquele pioneiro. Ele, esposa e as primeiras crianças moraram dentro do tronco de uma árvore, até conseguirem construir sua primeira casa, nas proximidades.

Vestígios do passado podem ser observados na arquitetura da construção, mobiliário e ferramentas da época. Depois das histórias, hora de aproveitar degustações e conhecer a lojinha tomada por artesanatos, biscoitos, doces, licores e outros produtos ali expostos.

Como é comum acontecer, frente à qualidade e o bom preço das ofertas, novas sacolas são acrescentadas à bagagem dos visitantes. Em maior parte, agrados para familiares, lembranças para amigos e presentes para colegas de trabalho e também para si mesmo.

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

Tour Linha Bella — Segunda parada: Velho Casarão, pertencente a descendentes de Visenzo Marcon, já em sua quinta geração. O local é um museu, com objetos resumindo soluções desenvolvidas por imigrantes frente às dificuldades vividas na colonização

 

Tour Linha Bella: almoço típico italiano na Cantina Linha Bella

 

Deixando o Velho Casarão muito a contragosto, aproximando-se a metade do dia, com o estômago dando sinais de vida, a terceira parada do passeio é daquelas de dar água na boca: almoço na Cantina Linha Bella, local impossível de se resistir ao pecado da gula.

O grupo é recepcionado com cantoria, sanfona, viola e tabletes de Polenta Brustolada: fritos e adornados por fatias de queijo derretido. O ambiente é aconchegante e bonito, com cadeiras e mesas de madeira e paredes adornadas por elementos da cultura italiana.

Na direção ao grande salão de refeições, uma mesa abarrotada com entradas diversas: batatas mergulhadas em azeite, embutidos fatiados, molhos, palmito, pepino, queijos, saladinhas, tomate… Tudo à disposição, com as pessoas podendo servir-se à vontade.

Mais à frente, um grande fogão a lenha mostra-se tomado por panelas, tigelas, travessas e outros recipientes, oferecendo o melhor da culinária italiana original da roça: carne de porco, galinha ao molho pardo, frango assado, massas variadas, vegetais cozidos…

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

Tour Linha Bella — Quarta parada: Cantina Linha Bella. Almoço à base de culinária italiana típica da roça. O grupo é recepcionado com cantoria, sanfona, viola e deliciosos tabletes de Polenta Brustolada: fritinhos e adornados por fatias de queijo derretido

 

Tour Linha Bella: alegria, aromas, cantoria, sabores…

 

O aroma daqueles sabores, e a aura de calor envolvendo o local, remetem a um passado de mais de um século, quando todos reuniam-se aos domingos para degustar as delícias na casa da nona. Tudo coroado com farto bufê de sobremesas e muitos licores de frutas.

Enquanto todos se deliciam, sanfoneiro e violeiro circulam pelo espaço, inundando o ar com clássicos das culturas gaúcha e italiana, além de alguns do cancioneiro popular do Brasil. O ambiente é uma festa só, gerando um nível de alegria poucas vezes visto.

Mais que saciada a fome, antes da partida, nova surpresa. A equipe de atendimento da casa — caixas, cozinheiros, garçons, gerente e proprietários, apoiado pelo guia — dá um show de despedida, convidando a todos a participarem dos cânticos e das danças.

Tudo acontece sob as vistas do “pautrocinador” do evento. Isto mesmo: um enorme pau de mexer polenta, manuseado com maestria pela simpática menina da recepção e caixa. E ai daquela ou daquele achando-se no direito de não interagir durante as brincadeiras.

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

Tour Linha Bella — Show da equipe de atendimento da Cantina Linha Bella em grande interação com os visitantes. O “pautrocinador” é uma forte garantia para a participação de todos, nas brincadeiras, cantoria e danças antes de deixar a casa muito a contragosto

 

Tour Linha Bella: Moinho Cavichion com performance divertida

 

Com a turma deixando a Cantina Linha Bella — isso não é fácil! —, o próximo destino é o Moinho Cavichion. Também em auditório improvisado no depósito da construção, são mais 30 minutos de uma narrativa entremeada de performances bem interessantes.

Ao final, tem-se nítido um painel sobre a chegada, instalação e formação das famílias dos imigrantes alemães e italianos por toda aquela região. Na conclusão, informações sobre o funcionamento do moinho e pequena demonstração da produção de farinha.

Outra atração do local é a exposição de peças antigas: além de móveis, máquinas e equipamentos arrumados no ambiente, as paredes estão tomadas por armas de caça, ferramentas de carpintaria, retratos de familiares, utensílios de cavalaria e muito mais.

Antes de deixar o local, momento para degustação de biscoitos doces ou salgados, além de licores, e compra de artigos produzidos lá mesmo ou lembranças de visita. Na parte externa, visita à antiga roda d´água, impulsionadora dos equipamentos ali instalados.

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

Tour Linha Bella — Quarta parada: Moinho Cavichion. Performance de 30 minutos resume chegada, instalação e formação das famílias dos imigrantes alemães e italianos. E exposição de armas, ferramentas, fotografias, equipamentos móveis, máquinas…

 

Tour Linha Bella: Linha Nova, Marco Zero da Cidade de Gramado

 

O último ponto de parada do tour Linha Bella é na região de Linha Nova, onde a Cidade de Gramado nasceu. Ali foram instalados os primeiros açougue e mercado da região e o movimento assim gerado impulsionou o crescimento do entorno, criando pequena vila.

Tudo corria bem, com o progresso avançando de vento em popa, até à inauguração do ramal da ferrovia unindo a Cidade de Canela à Cidade de Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul. Isto aconteceu em 1924 e a estrada de ferro atendeu a região durante 37 anos, sendo desativa em 1963.

A estação, hoje transformada na Rodoviária da Cidade de Gramado, canalizou os novos investimentos para lá. Assim, a Linha Nova teve freado o seu pujante desenvolvimento exibido nas duas primeiras décadas do século XX, anos 1900, ficando parada no tempo.

Se isto foi prejudicial naquele momento, mostra-se agora bastante positivo, pois criou um atrativo turístico de grande valor. Sua exploração de modo sustentável é o ponto de partida para uma nova era de crescimento sem depredar a bela natureza vista ao redor.

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

Tour Linha Bella — Última parada: Linha Nova, local onde a Cidade de Gramado nasceu. Ali foram instalados os primeiros açougue e mercado da região e o movimento assim gerado impulsionou o crescimento do entorno, criando uma pequena vila

 

Tour Linha Bella: momento de retorno para a Cidade de Gramado

 

Finda a visita às instalações do açougue e do mercado, após apresentação da história do local, todos se dirigem à lojinha junto à residência do atual proprietário daquele espaço. Nova rodada de degustação: embutido produzido lá mesmo, biscoitos, vinhos e sucos.

É momento para se comprar as últimas lembranças, pois chega ao fim a epopeia do tour Linha Bella. Dali, jardineira, ônibus, van e micro-ônibus retornam direto para a Cidade de Gramado, deixando seus passageiros no mesmo local da partida, a Praça das Etnias.

A opinião de todos é uma só: se não é o melhor passeio, trata-se, sem dúvida, de um dos melhores. Tudo nota 10: qualidade do transporte, profissionalismo dos guias, locais das visitas e, sem dúvida!, aquele delicioso e inesquecível almoço na Cantina Linha Bella.

E, mais: retornando à Serra Gaúcha, e havendo condições, refazer o passeio tantas vezes quanto possíveis. Até lá, participar da propaganda boca a boca nos locais em que vivem, aconselhando a todos viajando ao Sul do País a também mergulhar no tour Linha Bella.

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

Tour Linha Bella — Opinião unânime: se não é o melhor passeio, trata-se, sem dúvida, de um dos melhores. Tudo nota 10: qualidade do transporte, profissionalismo dos guias, locais das visitas e aquele delicioso e inesquecível almoço na Cantina Linha Bella

 

Tour Linha Bella: marcas de uma saudade sempre eterna

 

A série de imagens a seguir é uma homenagem ao trabalho produzido pelo site Comer- Dormir-Viajar para o Tour Linha Bella. Apresentação correta, fotos coerentes, texto bem produzido… Parabéns aos responsáveis. Fiquei fã. Voltarei a consultar sempre.

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 

Tour Linha Bella viaja pelo grande legado da colonização italiana da Cidade de Gramado

 


 

Material produzido a partir da participação na edição do ano passado da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2017, desenvolvida em duas etapas: dias 4 e 5 de novembro na Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Rede Ficare de Hotéis e da Noratur Trade Turismo e Negócios; e, de 6 a 12 de novembro, na Cidade de Gramado, situada na Serra Gaúcha, ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul, com apoio da Brocker Turismo e Pousada Vovó Carolina.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Tour Linha Bella”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

Não se trata de trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções. Todas as fotos têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

Matéria republicada no seguinte veículo:

• Jornal Passaporte, sediado na Cidade de Belém, capital do Estado do Pará.