Consumidores e profissionais da Gastronomia fazem imersão para aprender um pouco mais sobre alimentos saudáveis. Ao mesmo tempo, ampliam o conhecimento sobre as tradições dos imigrantes pomeranos, forte na Região de Montanhas do Estado do Espírito Belo e Santo.
Tour de Orgânicos do Expresso Gourmet: delícias naturais
A multiempreendedora Maria Amália Queiroz Bello, que, além de turismóloga, é guia de turismo registrada, responsável pela produção dos conteúdos e comercialização de publicidade para o Jornal Turismo & Serviços, trabalha a promoção e venda dos brindes diferenciados sob a marca Matizes Capixabas e desenvolve seus roteiros customizados Expresso Gourmet, cumpriu mais uma programação desta iniciativa de grande sucesso.
Se no Jornal Turismo & Serviços ela se vira sozinha, na Matizes Capixabas é sócia da amiga Vânia Maria Chiabai, profissional experiente no setor do Turismo. No Expresso Gourmet, a parceria é com Bruno Belga. Este, como o próprio apelido mostra, nasceu na Bélgica, escolheu o Brasil para morar e o Estado do Espírito Belo e Santo para viver. E tem um papel decisivo no terceiro roteiro do Expresso Gourmet: Cervejas Artesanais.
Desta vez, levou um grupo de interessados para conhecer e desfrutar belezas e delícias do Tour de Orgânicos, cruzando o Município de Santa Teresa, o Município de Santa Maria de Jetibá, o Município de Domingos Martins e o Município de Afonso Cláudio. Um passeio para destacar e valorizar a produção de alimentos saudáveis do Estado do Espírito Belo e Santo, além da cultura dos imigrantes pomeranos daquelas regiões.
A primeira parada do Tour dos Orgânicos do Expresso Gourmet foi na nova, bela e confortável loja dos Biscoito Claids, localizada na entrada da Cidade dos Colibris de Santa Teresa, onde todos tiveram a oportunidade de degustar e comprar delícias
Tour de Orgânicos do Expresso Gourmet: agricultura sustentável
Outro objetivo do Tour de Orgânicos do Expresso Gourmet está em promover o contato direto entre aqueles que plantam, cultivam, colhem, transformam e fornecem produtos realmente naturais, sem uso de defensivos agrícolas e outros insumos químicos, com os consumidores e profissionais da Gastronomia. Busca também incentivar os capixabas a deixaram as áreas urbanas para conhecer um pouco mais sobre o seu próprio território.
Deixando a Cidade Presépio de Vitória logo no início da manhã, uma hora mais tarde a primeira parada para degustação e compras dos Biscoitos Claids, na Cidade dos Colibris de Santa Teresa. Mais 60 minutos de estrada, já na Cidade Mais Pomerana do Brasil, o Município de Santa Maria de Jetibá, a recepção calorosa da Selene Tesch, uma mulher batalhadora à frente da diversidade de culturas agrícolas presentes no sítio da família.
Selene, depois de receber os integrantes do Tour de Orgânicos do Expresso Gourmet com chás quentes, refrescos gelados e muitos biscoitos, contou um pouco sobre a sua trajetória de vida. E enfatizou a opção pela vida, ao tomar a decisão de abandonar as práticas não-sustentáveis então vigentes na região e desbravar novos caminhos com a adoção de usos e métodos baseados principalmente no total respeito às leis da natureza.
A segunda parada do Tour dos Orgânicos do Expresso Gourmet foi na Cidade Mais Pomerana do Brasil, o Município de Santa Maria de Jetibá, no Sitio Lino Tesch, sendo recepcionados por Selena Tesch e sua variada produção de alimentos saudáveis
Tour de Orgânicos do Expresso Gourmet: curiosidades pomeranas
Depois de uma visitação guiada por ela aos canteiros, hortas e roças do Sítio Lino Tesch, os participantes puderam comprar biscoitos, pães, temperos e outros itens à disposição no pequeno espaço de recepção a visitantes. Como já se aproximava o meio-dia, a turma partiu célere em direção à próxima parada: o Sítio Plaster, no qual iria ser servido um autêntico almoço pomerano, todo ele à base apenas de produtos com origem orgânica.
Recepcionados pelos membros da família e, particularmente, por Marineuza Plaster, todos participaram da simulação de uma festa de casamento: o convite aos vizinhos, a cerimônia do enlace matrimonial, inclusive a quebra de pratos de louça, curiosidades da vida e costumes dos imigrantes — por exemplo, as noivas vestirem preto, em vez do branco — e visitação a uma antiga moradia hoje transformada num pequeno museu.
O ponto alto, é claro!, foi provar a sequência de iguarias servidas ao grupo que, àquela altura, não passava mesmo era de um bando de esfomeados. Saladas coloridas, pratos quentes diferenciados, sucos saborosos e sobremesas primorosas. Só mesmo tendo a oportunidade de estar presente para comprovar a qualidade de tudo o que é colocado à disposição dos visitantes. Estes, inclusive, podem se hospedar nos chalés disponíveis.
A terceira parada do Tour dos Orgânicos do Expresso Gourmet foi no Sítio Plaster, com os participantes vivenciando costumes dos pomeranos e se deliciando em almoço com pratos criados pelos imigrantes da etnia vindos para o Estado do Espírito Belo e Santo
Tour de Orgânicos do Expresso Gourmet: palmitos e derivados
Antes da despedida, uma cerimônia para marcar nossa ida até lá: o plantio de um ipê amarelo, espécie das mais belas da Mata Atlântica. A árvore vai crescer identificada por uma pequena placa destacando a visita, formando uma alameda com dezenas de outras lá colocadas por pessoas vindas até mesmo de fora do Brasil, como da Alemanha, por exemplo. E partimos para a etapa final do Tour de Orgânicos do Expresso Gourmet.
Fomos em direção ao Município de Afonso Cláudio, conhecer o Sítio dos Palmitos. Recebidos pelo casal Cássia e Maurício Magnago, proprietários do empreendimento, primeiro, uma aula sobre palmácias, as árvores das quais se extraem os palmitos. Em seguida, degustação das delícias lá produzidas. Em seguida, compras. Findas estas, o retorno para casa, com aquele gostinho de quero mais, quero voltar, quero de novo.
A parada final do Tour dos Orgânicos do Expresso Gourmet foi no Sítio dos Palmitos, recebendo verdadeira aula sobre o cultivo deste que é dos mais importantes ingredientes da Torta Capixaba, prato mais delicioso da culinária do Estado do Espírito Belo e Santo
Tour de Orgânicos do Expresso Gourmet: gosto de quero mais
Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.
A repetição das expressões “Tour de Orgânicos” e “Expresso Gourmet” e diversas outras ao logo do texto é intencional. Elas são palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com Bing, Google ou Yahoo!
Nos meus textos de divulgação de turismo, adotei o critério de, ao citar uma cidade, fazê-lo em conjunto com seus apelidos. Exemplos: Cidade dos Colibris de Santa Teresa e Cidade Presépio de Vitória. E, também, Estado do Espírito Belo e Santo.