Processo para obtenção do título de Patrimônio Mundial é rigoroso. Escolhas atendem condições estabelecidas pela Organização das Nações Unidas para Ciência, Cultura e Educação — Unesco. Conjunto Moderno da Pampulha, reunindo diversos parâmetros, alcançou esta cobiçada láurea.

 

Título de Patrimônio Mundial amplia as possibilidades de preservação e proteção

 

Conjunto Moderno da Pampulha: melhores condições preservação 

 

Declarar como sendo um Patrimônio Mundial, ou um Patrimônio da Humanidade, foi uma solução encontrada pela Organização das Nações Unidas para Ciência, Cultura e Educação — Unesco para ampliar as possibilidades de preservação e proteção de ambientes naturais, conjuntos arquitetônicos, manifestações culturais e sítios arqueológicos existentes por todo o planeta. Como o caso, agora, do complexo definido por Conjunto Moderno da Pampulha.

Ele é formado por cinco edificações e duas praças, todas localizadas às margens da Lagoa da Pampulha, cujo espelho d’água também foi incluído, e está situado a Oeste do Centro da Cidade de Belo Horizonte, a capital do Estado de Minas Gerais. E reúne trabalhos de quatro gênios brasileiros, em fase inicial de carreira: arquitetura de Oscar Niemeyer, paisagismo de Roberto Burle Marx, pinturas de Cândido Portinari e escultura de Alfredo Ceschiatti.

Mas, para alcançar este objetivo, é preciso antes vencer um processo de seleção e votação frente aos membros daquela entidade, obedecendo critérios estabelecidos por especialistas de diferentes áreas do conhecimento humano. E, depois de recebida a láurea, cumprir com fidelidade as condições para manter o título. O Conjunto Moderno da Pampulha mereceu ser estabelecido como Patrimônio Cultural da Humanidade devido às referências a seguir:

 

Conjunto Moderno da Pampulha: paisagismo fundamental projetos

 

O paisagista Roberto Burle Marx, então um nome ainda no início de sua carreira de fama mundial, conseguiu formar conjuntos homogêneos, integrados à paisagem circundante e à natureza local. Suas inovações já representavam preocupações ecológicas, valorização da flora nativa e exibiam composições botânicas de forte expressividade plástica. O resultado de seu trabalho exibe extrema valorização da vegetação pré-existente e do espaço público.

 

Título de Patrimônio Mundial amplia as possibilidades de preservação e proteção

O entorno da Casa do Baile é bom exemplo do paisagismo integrado a projeto de edifício. A criação de Roberto Burle Marx formou conjuntos homogêneos, integrados à paisagem circundante e à natureza local, com suas inovações antevendo preocupações ecológicas

 

Conjunto Moderno da Pampulha: aprimoramento do urbanismo

 

Concebido por demanda do Poder Público, o conjunto de edifícios em torno de lago urbano artificial, com função de polo de habitação em padrões de cidade-jardim, conjugou formas de expressão artística em todo integrado. Uniu arquitetura, cerâmica, escultura, paisagismo e pintura numa expressividade traduzida em grande harmonia com paisagem já existente, influenciando todo o planejamento de ocupação urbana já em andamento nos seus entornos.

 

Título de Patrimônio Mundial amplia as possibilidades de preservação e proteção

A Casa JK tornou-se modelo de residência para polos de habitações obedecendo padrões cidade-jardim. Sua construção conjuga diversas formas de expressão artística, unindo desde a arquitetura até a cerâmica, passando pela escultura, escultura, paisagismo e pintura

 

Conjunto Moderno da Pampulha: inovação na criação monumentos

 

Suas qualidades originais representam momento de nova síntese na evolução da arquitetura mundial. Materializado a partir da conjunção integrada de várias formas de expressão em arte, influenciadas por movimentos culturais efervescentes na cena do País naquele período, expressou-se com laboratório privilegiado na busca por soluções inovadoras em termos de ocupação ordenada dos espaços públicos: esculturas, instalações, jardins, painéis, prédios…

 

Título de Patrimônio Mundial amplia as possibilidades de preservação e proteção

O prédio projetado por Oscar Niemeyer para sediar o Cassino da Pampulha sintetizou suas concepções de arquitetura, rompendo com tradicionalismos importados principalmente do Velho Mundo, materializando influências da movimentada cena cultural brasileira da época

 

Conjunto Moderno da Pampulha: novas tecnologias de construção

 

Inovações quanto à utilização de curvas, vinculadas à ideia da “forma livre”, levaram à reformulação de tecnologias já em utilização e à busca de novas soluções. As necessidades impostas pelo arrojo dos projetos romperam a mesmice até então vigente em obras civis à base de concreto armado. O resultado alcançado ampliou as possibilidades de se conseguir forte expressividade mesmo em se tratando de prédios com finalidades de usos diversos.

 

Título de Patrimônio Mundial amplia as possibilidades de preservação e proteção

O impacto visual do espelho d’água da Lagoa da Pampulha contribuiu para induzir criações arquitetônicas arrojadas. A materialização dos projetos são foi possível graças a inovações nas técnicas de construção civil, capazes de tornar viável o novo conceito de forma livre

 

Conjunto Moderno da Pampulha: integração arte e Arquitetura

 

A forte percepção de conjunto revelada na relação com a paisagem, e desta com os bens edificados, apresenta relações expressivas de diversas linguagens de criação. A colaboração coletiva na criação do conjunto fez expressões particulares contribuírem na expressividade de um todo coerente e harmônico. O sucesso desta experiência de caráter precursor acabou por criar um padrão de trabalho seguido por praticamente todos os profissionais do setor.

 

Título de Patrimônio Mundial amplia as possibilidades de preservação e proteção

Basta observar o visual da Igreja de São Francisco de Assis para perceber que ali estão integradas Arquitetura e diversas expressões da arte humana. O conjunto remete a uma pintura em três dimensões, adornada por relevo irregular do terreno onde foi erguida

 

Conjunto Moderno da Pampulha: edificações todas excepcionais

 

Vistos em seu todo, ou mesmo individualmente, as edificações fugiram completamente aos padrões vigentes no momento de suas concepções. Curvas onde antes só se aplicavam retas; linhas delgadas em contraposição a estruturas pesadas; vãos livres sobrepondo-se a espaços ocupados por colunas; rampas tornando obsoleto o uso de escadas; fachadas envidraçadas integrando o externo com o interno; concreto utilizado mais como massa de modelagem; …

 

Título de Patrimônio Mundial amplia as possibilidades de preservação e proteção

As edificações colocadas como ponto central de áreas públicas têm, ressaltadas, inovações de concepção nunca antes vistas na Arquitetura mundial: curvas ao contrário de retas; linhas finas em contraposição a espaços pesados; áreas livres em vez de espaços ocupados…

 

Conjunto Moderno da Pampulha: intercâmbio de cidadania e cultura

 

Exemplo de diálogo capaz de influenciar práticas arquitetônicas e culturais em várias partes da Terra. Importância não apenas na vertente da Arquitetura, mas também de afirmação da identidade de uma nacionalidade. Ruptura com domínios remanescentes dos períodos de colonização e submissão a padrões oriundos principalmente do Velho Mundo. Contribuição para a construção de personalidade distinta como Nação busca a plena soberania política.

 

Título de Patrimônio Mundial amplia as possibilidades de preservação e proteção

O Conjunto Moderno da Pampulha é entendido sob diversos pontos de vista, mas o mais importante deles seja o da afirmação da identidade de uma nacionalidade. E a Arquitetura brasileira pode hoje ser dividida em antes e depois deste trabalho de gênios brasileiros

 


 

Esta é a matéria 4 de 5, sendo que as outras complementam o assunto aqui iniciado. Então, se puder, leia também:

 

Matéria 1

Ocupação da região da Pampulha remonta aos primórdios do século XVII, anos 1600

Matéria 2

Margens da Lagoa da Pampulha ganham edificações com arquitetura inovadora

Matéria 3

Sucesso da Pampulha acaba contribuindo para a degradação ambiental e urbana

Matéria 5

Obra-prima da genialidade de brasileiros reconhecida pela comunidade internacional

 


 

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para a versão digital do documento “Conjunto Moderna da Pampulha — Patrimônio Cultural da Humanidade”, verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Conjunto Moderno da Pampulha” é intencional. Ela é a principal palavra-chave dos conteúdos. Colocá-la várias vezes na postagem faz parte das técnicas deSearch Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com Bing, Google ou Yahoo.

Nos meus textos de divulgação de turismo, adotei o critério de, ao citar uma cidade, fazê-lo em conjunto com seus apelidos. Exemplos: Cidade Atenas Brasileira de São Luís, Cidade das Mangueiras de Belém, Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, Cidade Presépio de Vitória etc. E, também, Estado de Santa e Bela Catarina e Estado do Espírito Belo e Santo.

Produzido a partir de conhecimentos gerais do autor e pesquisas na Internet, principalmente Wikipedia e sites do Governo do Estado de Minas Gerais, Município de Belo Horizonte e entidades ligadas à história e ao turismo do território mineiro. Não é um trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.