Rio Poty Hotel São Luís, um dos mais tradicionais da Cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, passa por processo de reformulação e recuperação. Sua arquitetura, bastante inovadora para a época da concepção, ainda impressiona passados quase 30 anos da construção.

 

Rio Poty Hotel São Luís: recuperação, reformulação…

 

— Nossa! É bom ouvir isso. Afinal, recuperar o Rio Poty Hotel São Luís é como ressuscitar um morto. Essa foi a reação de Armando Ferreira, ao ouvir elogios meus referentes à estadia no empreendimento sob seu comando nos últimos dois anos, após um período de decadência.

Ele, junto com sua esposa, Dinalva Ferreira — através da administradora hoteleira Tarrafas Hotéis, sociedade dos dois —, arrendou a estrutura por uma década. E a está reformulando paulatinamente, naquela situação de trocar a roda de um carro com o veículo em movimento.

Sem condições de fazer grandes investimentos, reformando tudo, de alto a baixo, numa tacada só, ataca os problemas principais, criando condições para entregar hospedagem de qualidade, serviços adequados e alimentação de primeira — além de dinamizar sua captação de eventos.

 

Armando Ferreira, junto à esposa, Dinalva Ferreira — através da administradora hoteleira Tarrafas Hotéis, sociedade dos dois —, arrendou o Rio Poty Hotel São Luís. E o reformula paulatinamente, naquela situação de trocar a roda de um carro com o veículo em movimento

 

Rio Poty Hotel São Luís: retorno a patamares perdidos

 

O objetivo do casal é recolocar o Rio Poty Hotel São Luís nos patamares antes desfrutados pelo empreendimento. Momento marcante daquela era de ouro foi acolher, hospedar e sediar um encontro das cúpulas de dois grandes conglomerados mundiais da produção de alumínio.

Na ocasião, o norte-americano Alain Belda, chief executive officer — CEO da multinacional Alcoa — dona da nacional Alumar —, à frente de sua diretoria, recepcionou o staff da gigante russa Rusal, liderado por Oleg Deripaska — então a terceira maior fortuna daquela nação.

Os dois últimos andares do hotel, e todas as Suítes Executivas e a Suíte Presidencial foram ocupadas por dois dias. Os estrangeiros, além de visitar as instalações da Alumar, debateram a possível formação de uma sociedade, visando formar um megaprodutor mundial de alumínio.

 

O norte-americano Alain Belda, chief executive officer — CEO da multinacional Alcoa — dona da nacional Alumar —, usou o Rio Poty Hotel São Luís para receber o staff da gigante russa Rusal, liderado por Oleg Deripaska — então, terceira maior fortuna daquela nação

 

Rio Poty Hotel São Luís: localização muito privilegiada

 

Ao ser projetado, lá nos meados da década de 1980, o Rio Poty Hotel São Luís foi idealizado com objetivo de atender bem o turista chegando à Cidade de São Luís, bela capital do Estado do Maranhão — viajando para tratar de negócios ou a lazer: sozinho, em casal ou em família.

Tudo começou pela localização privilegiada, no bairro da Ponta do Farol, a meio caminho dos principais polos de entretenimento e lazer da região. E está no extremo Oeste da Avenida dos Holandeses, via moderna, permitindo deslocamentos fáceis para todas as direções da cidade.

Situado a 20 quilômetros do Aeroporto Internacional da Cidade de São Luís — Marechal Hugo da Cunha Machado, e a 25 do complexo formado pelo Porto de Vila do Conde, Porto do Itaqui e Terminal da Ponta da Madeira, torna-se ideal para abrigar eventos corporativos.

 

O Rio Poty Hotel São Luís, a 20 quilômetros do Aeroporto Internacional da Cidade de São Luís — Marechal Hugo da Cunha Machado e 25 do complexo formado por Porto do Itaqui, Terminal da Alumar e Terminal da Ponta da Madeira, é ideal para eventos corporativos

 

Rio Poty Hotel São Luís: prédio com design inovador

 

O Centro Histórico, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura — Unesco, dista cerca de 30 minutos de carro do Rio Poty Hotel São Luís — o mesmo se dá para todos os demais atrativos locais.

O prédio inundou a paisagem com design inovador. Com dois blocos conectados em ângulo de 90 graus, pavimentos subindo como pirâmide invertida, todos os seus 142 apartamentos, amplos e com varanda, permitem vistas deslumbrantes para o mar da Baía de São Marcos.

Passados quase 30 anos do início da sua construção, o resultado arquitetônico, inovador para aquela época, mantém-se arrojado nos dias de hoje. E diferencia-se frente às novas unidades à disposição no mercado, ricas em visuais minimalistas, espaços exíguos, serviços enxutos etc.

 

Passados quase 30 anos do início da sua construção, o resultado arquitetônico, inovador para aquela época, mantém-se arrojado nos dias de hoje. E diferencia-se frente às novas unidades à disposição no mercado, ricas em visuais minimalistas, espaços exíguos, serviços enxutos etc.

 

Rio Poty Hotel São Luís: estacionamento e garagem gratuitos

 

Na chegada ao Rio Poty Hotel São Luís, ao nível da rua, enorme área de estacionamento na frente e garagem coberta logo atrás. O acesso à Recepção, já no primeiro piso, se dá por escadas e rampas, para veículos e pedestres. À esquerda, um complexo de lojas variadas.

Hóspedes e visitantes são recebidos em hall enorme, protegido aos fundos por paredes em vidro, permitindo visão de pátios internos e piscina ao ar livre. À direita, balcão de check-in e check-out, com atendimento informatizado, operado por equipe de uma cortesia sem igual.

O acesso aos andares superiores se dá por três elevadores e, para se alcançar os apartamentos, circula-se por corredores bem largos, adornados por janelas em formato triangular. As chaves das portas são em cartões magnéticos, servindo para liberar fornecimento de energia elétrica.

 

Na chegada ao Rio Poty Hotel São Luís, ao nível da rua, enorme área de estacionamento na frente e garagem coberta logo atrás. O acesso à Recepção, já no primeiro piso, se dá por escadas e rampas, para veículos e pedestres. À esquerda, um complexo de lojas variadas

 

Rio Poty Hotel São Luís: acomodações em quatro categorias

 

As acomodações do Rio Poty Hotel São Luís estão distribuídas em quatro categorias: são 79 unidades Superior, com opções Duplo Solteiro, Duplo Casal, Triplo Solteiro e Triplo Casal; 54 na Luxo, com opções Solteiro ou Casal; oito suítes Executivas; e, uma Suíte Presidencial.

Todas as unidades têm decoração sóbria e são ocupados com mobiliário moderno, variando de acordo com o padrão escolhido. Os leitos, solteiro ou casal, modelo Box, apresentam colchões extremamente confortáveis, tipo ortopédico, com enxoval de roupa de cama de primeira linha.

Além do piso frio, armários, conjuntos de gavetas, bancadas, mesas e cadeiras complementam a ambientação. Há, também, cofre com segredo, ramal de telefone fixo, frigobar, monitor de TV tela plana, sinal de televisão via canais a cabo e aparelho de ar condicionado modelo Split.

 

As acomodações do Rio Poty Hotel São Luís estão distribuídas em quatro categorias: são 79 unidades Superior, com opções Duplo Solteiro, Duplo Casal, Triplo Solteiro e Triplo Casal; 54 na Luxo, com opções Solteiro ou Casal; oito suítes Executivas; e, uma Suíte Presidencial

 

Rio Poty Hotel São Luís: café-da-manhã no estilo café-colonial

 

As toaletes do Rio Poty Hotel São Luís são espaçosas, com as pias assentadas em bancadas de granito. Os confortos se completam com louças sanitárias de qualidade superior, box com banheira, duchas fria ou quente, enxoval de roupa de banho de padrão A e kit de amenidades.

O café-da-manhã segue o estilo café-colonial, com uma enorme variedade de itens e sabores: diversidade de frutas tropicais, pães de diferentes espécies, biscoitos variados, muitas opções de laticínios, embutidos selecionados, pratos quentes e as deliciosas tapiocas feitas na hora.

Um aparador especial reúne itens selecionados como menos prejudiciais à saúde ou voltados às pessoas com restrições alimentares. Não podem ser esquecidos confortos de acessibilidade para aqueles com mobilidade reduzida — inclusive apartamentos especialmente preparados.

 

O café-da-manhã segue o estilo café-colonial, com uma enorme variedade de itens e sabores: diversidade de frutas tropicais, pães de diferentes espécies, biscoitos variados, muitas opções de laticínios, embutidos selecionados, pratos quentes e as deliciosas tapiocas feitas na hora

 

Rio Poty Hotel São Luís: restaurante aberto a não-hóspedes

 

O restaurante do Rio Poty Hotel São Luís atende durante todo o dia, inclusive não-hóspedes. Cardápio elaborado por chef de cozinha reúne cozinha internacional com receitas regionais. A carta de bebidas vai de refrigerante a uísque, sem deixar de lado cervejas e vinhos premiados.

Para aqueles em busca de manter a forma, há espaço fitness bem equipado. Amantes de boas caminhadas ao amanhecer ou entardecer podem aproveitar os calçadões às margens da Lagoa Jansen e da Avenida Litorânea ou as largas faixas de areia das praias quando em maré baixa.

Ou seja, da chegada à partida, excelências como estrutura completa, atendimento primoroso, equipe preparada, pessoal atencioso, comodidades adequadas, room service eficiente, plantão de manutenção 24 horas por dia, gastronomia top, Internet via wi-fi gratuito em todo o hotel…

 

O restaurante do Rio Poty Hotel São Luís atende durante todo o dia, inclusive não-hóspedes. Cardápio elaborado por chef de cozinha reúne cozinha internacional com receitas regionais. A carta de bebidas vai de refrigerante a uísque, sem deixar de lado cervejas e vinhos premiados

 

Rio Poty Hotel São Luís: estrutura diferenciada para eventos

 

Outro grande diferencial do Rio Poty Hotel São Luís é a sua vocação para sediar eventos de diversos portes, sem corporativos ou sociais: aniversários, batizados, casamentos, encontros de famílias, congressos profissionais, feiras de negócios, treinamentos de funcionários etc.

O conjunto de nove salas separadas por divisórias removíveis pode abrigar até 1.400 pessoas. A ocupação se dá de acordo com a necessidade de cada organizador: auditórios tradicionais, arrumação U, disposição em grandes círculos, distribuição por mesas redondas e bem mais.

À disposição, também, toda a infraestrutura necessária para operar as mais atualizadas versões de equipamentos de multimídia, sejam próprios ou por locação, e o atendimento em alimentos e bebidas, como brunches, coffee-breakes, coquetéis, almoços informais ou jantares formais.

 

O conjunto de nove salas separadas por divisórias removíveis pode abrigar até 1.400 pessoas. A ocupação se dá de acordo com a necessidade de cada organizador: auditórios tradicionais, arrumação U, disposição em grandes círculos, distribuição por mesas redondas e bem mais

 

Rio Poty Hotel São Luís: área para shows e apresentações

 

A grande área livre no entorno da piscina do Rio Poty Hotel São Luís permite a realização de shows musicais e apresentações culturais. As Suítes Executivas e a Suíte Presidencial abrigam festas mais íntimas, sendo muito procuradas em momentos como as chegadas do Ano Novo.

Importante: como há dois restaurantes, fica facilitado o atendimento, pois um deles pode ser reservado a atividades específicas: divulgação de produtos, festas temáticas, lançamentos de serviços, recepções especiais e mais, de acordo com necessidades específicas de contratantes.

Para concluir, listamos, a seguir, mais confortos e facilidades oferecidos aos hóspedes e não-hóspedes do Rio Poty Hotel São Luís, dispostos por ordem alfabética de suas identificações:

  • Agência da Latam Linhas Aéreas
  • Agencia de Turismo
  • Área de lazer com piscinas
  • Bar na piscina
  • Canais de TV infantis
  • Check-in expresso
  • Check-out expresso
  • Depósito para bagagens
  • Estacionamento gratuito
  • Estacionamento gratuito
  • Lanchonete Subway
  • Lavanderia terceirizada
  • Locadora de veículos
  • Pet friendly
  • Recepção 24 horas
  • Serviço de passar roupas
  • Toalhas extras para uso na piscina
  • Toalhas extras para uso na praia

 

Rio Poty Hotel São Luís: mais imagens dos confortos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O post “Rio Poty Hotel São Luís é sinônimo de boa hospedagem na capital do Estado do Maranhão” foi produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em Turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo, com apoio da Revista Maranhão Turismo, Tarrafas Administradora Hoteleira, Rio Poty Hotel São Luís e o consultor de gestão de empresas José Domingues Neto.

Clique nos trechos em colorido ao longo do post “Rio Poty Hotel São Luís é sinônimo de boa hospedagem na capital do Estado do Maranhão” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

No post “Rio Poty Hotel São Luís é sinônimo de boa hospedagem na capital do Estado do Maranhão”, a repetição de algumas expressões, como “Rio Poty Hotel São Luís”, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “Rio Poty Hotel São Luís é sinônimo de boa hospedagem na capital do Estado do Maranhão” pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Rio Poty Hotel São Luís é sinônimo de boa hospedagem na capital do Estado do Maranhão” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.