Festuris 2016 chega ao ano 28 rejuvenescido por novidades. Evento ocorre de 3 a 6 de novembro agora, na Cidade da Rota Romântica de Gramado. Novo Espaço Luxury será grande surpresa para esperados 15 mil visitantes. Geração de negócios deve superar a casa dos R$ 250 milhões. 

 

Reta final preparativos edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado

 

Festuris 2016: presença de marcas mundialmente conhecidas

 

Faltando menos de um mês para a abertura da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, dia 3 de novembro próximo, este grande evento de negócios já conta com a confirmação da presença, como expositoras, de companhias e marcas mundialmente conhecidas. Todos os continentes estarão representados, seja com destinos, seja com empresas, seja com entidades, todas elas referências ímpares no setor.

Uma novidade prometendo surpreender os profissionais em busca de produtos e serviços realmente diferenciados é o Espaço Luxury, com a presença de nomes específicos deste segmento, recebendo compradores de luxo dos mercados nacional e internacional. Já confirmaram participação nesta áreas cujo diferencial será a extrema exclusividade Air Tahiti Nui, Curaçao, Hotel Saint Andrews Gramado, Ilhas Seychelles e Turks e Caikos.

O novo Espaço Luxury e o já estabelecido Salão MICE, este em sua quarta edição, serão destaques na Festuris 2016, potencializando ofertas e comercialização destes dois nichos de mercado. Outra participação decisiva é o de entidades representativas do setor do turismo, unidas em defesa da perenidade deste evento único, grande patrimônio da Cidade da Rota Romântica de Gramado, situada na Serra Gaúcha, Norte do Estado do Rio Grande do Sul.

A grade das apresentações que irão compor o Congresso da Festuris 2016, ainda sendo preparada em uma parceria com a Seccional Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Agências de Viagens — Abav-RS, terá seus temas focados em Inovação, Competitividade, Expansão, Gestão e Inovação na Era da Economia Compartilhada. Tudo isso, é claro!, em paralelo à cada vez mais forte presença da tecnologia e à realidade Web.

— A Festuris é o melhor evento profissional do turismo brasileiro. Participar é obrigação para qualquer profissional investindo em sua carreira. Ou seja: todos, sem sobra de dúvida! Trata-se de encontro formador, reconhecido internacionalmente. Atrai fornecedores do mundo todo, vindo para expor e capacitar os profissionais presentes — analisa o presidente Sistema de Integração de Agências de Viagem Independentes — Redetur, Juarez Barrozo.

Os diretores da Festuris 2016, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, têm trabalhado com afinco, intensificando a agenda de viagens desde o início do ano, em uma empreitada para tornar a feira um momento anticrise para o setor turístico: “Em ano tão complicado para a economia, queremos que a Festuris seja um espaço de ruptura, com muita geração de negócios e novidades para o setor” — destaca a executiva Marta Rossi.

— Não estamos mediando esforços. Nossa agenda de relacionamentos e fechamento de contratos tem sido intensa desde janeiro. Por isso, o resultado já é bem positivo — salienta Eduardo Zorzanello. Ele é seguido por Marcus Vinícius Rossi: “Teremos uma feira bonita, produtiva, potencializando a concretização de vendas. Esta é uma das nossas características e focamos em produtividade para alcançar os números positivos para os nossos parceiros.”

Em sua edição de número 28, a Festuris 2916 vai ocupar 22 mil metros quadrados do belo Sierra Park Centro de Feiras e Eventos. Os estandes serão configurados segundo espaços especializados por proximidade de negócios: Acessibilidade, Gastronomia, Enoturismo, Entretenimento, LGBT, Luxury, Sustentabilidade, Turismo Cultural, Turismo Religioso, Turismo Verde, Salão MICE e Tecnologia — além das várias Salas de Capacitações.

Esta segmentação impulsiona divulgação e comercialização das marcas participantes. Neste modelo, aproxima-se expositores dos principais players de seu nicho, sem perder contato com buyers de outros segmentos. Serão 2.500 marcas, mais de 450 estandes e público de cerca de 15 mil profissionais. Ano passado, a geração de negócios resultou em impacto de R$ 212 milhões, segundo o Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense.

Entidades unidas em prol da Festuris

 

Reta final preparativos edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado

A edição 2016 da Festuris vai trazer 2.500 marcas, mais de 450 estandes e público de cerca de 15 mil profissionais, com previsão de geração de negócios superior a R$ 250 milhões — projeção até otimista frente aos R$ 212 milhões levantados no auge da crise em 2015

 

Festuris 2016: integração do turismo no Mercosul

 

Um dos temas importantes, pautando reuniões entre autoridades turísticas, atualmente, é a integração das fronteiras. E nos países integrantes do Mercosul isso não é diferente. Em novembro, durante a Festuris 2016, esse assunto será amplamente abordado no Congresso, inclusive com lançamento da Rota dos Jesuítas. Tanto é assim que o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo — Embratur, Vinícius Lummertz, fará palestra sobre este assunto.

Vinícius Lummertz antecipa algumas informações: “O número de turistas estrangeiros no País está maior desde janeiro, devido às Olimpíadas na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro. Mas poderia ser maior se a isenção do visto fosse ampliada no Brasil, como fez a Argentina. Um bom exemplo é o das Cataratas do Iguaçu. O lado argentino recebe bem mais visitantes internacionais porque o país vizinho já tomou esta medida” — destaca.

O ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, poderá confirmar esta informação, uma vez que garantiu estar na Cidade da Rota Romântica de Gramado, no início do mês de novembro agora. Ele pretende aproveitar a Festuris 2016 para conversar com os brasileiros sobre as vantagens desta integração. Também pretende avançar nas propostas de trabalho conjunto para acelerar a formatação e venda deste novo produto no mercado internacional.

As vantagens da internacionalização do turismo no Brasil são cada vez mais claras. Nos seis primeiros meses do ano, os gastos de visitantes estrangeiros dentro da Nação cresceram 7% em relação ao mesmo período de 2015. O segundo semestre será melhor devido a Jogos Olímpicos, fim do visto de entrada para oriundos de Austrália, Canadá, Estados Unidos da América e Japão, no período olímpico e alta temporada, iniciada em meados de novembro.

Outro exemplo de como a integração entre fronteiras poderia ser favorável ao Brasil é o caso da Cidade da Rota Romântica de Gramado. Do volume total de turistas que visitam o Município, apenas 3% são argentinos, número baixo pela proximidade entre aquele país e o Estado do Rio Grande do Sul. As principais autoridades do turismo na América do Sul vão estar presentes para debater esta importante demanda dos consumidores internacionais.

— No intercâmbio do turismo social, na busca conjunta de turistas em mercados distantes, como China, na quebra de barreiras do visto de entrada, em regiões de fronteira, onde o Município de Foz do Iguaçu é bom exemplo, Argentina e Brasil devem caminhar juntos — fala o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz. Ele afirmou, ainda, ser preciso buscar fontes alternativas de receita para impulsionar o turismo internacional no Brasil.

 

Reta final preparativos edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado

Presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, ao receber, em Brasília, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, diretores da Festuris 2016, acertou sua presença na Cidade da Rota Romântica de Gramado, quando fará palestra sobre a integração do turismo dos país do Mercosul

 

Festuris 2016: Congresso debaterá legalização do jogo

 

A edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, ocorrendo na Serra Gaúcha de 3 a 6 de novembro, além de impulsionar grandes negócios do mercado turístico, irá além da feira, abrindo espaço para debates relevantes para a atividade durante o desenrolar do seu Congresso, a ser desenvolvido nas manhãs dos dias 4 e 5 de novembro, no Palácio dos Festivais, situado no Centro da Cidade da Rota Romântica de Gramado.

Novamente apresentado no formato talk show, com a parceria da Seccional Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Agências de Viagem — Abav-RS, promoverá grade temática com painéis e palestras cases de sucesso em diversos nichos de mercado, com presença de executivos, líderes e profissionais do turismo. Em 2016, o tema central será “Competitividade, Expansão, Gestão e Inovação na era da Economia Compartilhada”.

— Nosso objetivo é fazer com que a Festuris 2016 seja vetor tanto de geração de negócios quanto de conhecimento. Por isso, não abrimos mão de uma grade temática com assuntos relevantes e variados, e com a presença de verdadeiros cases de sucesso, tanto do Brasil quanto do exterior. Convidamos o mercado para participar destes dois dias de debates importantes para o setor — destaca Marra Rossi, criadora e diretora da grande realização.

 

Temas a serem debatidos durante o Congresso da Festuris 2016

  • Cliente como Protagonista
  • Evolução das Tecnologias
  • Generalista ou Especialista?
  • Integração das Fronteiras
  • Legalização dos Jogos
  • Mercado de Luxo
  • Sucesso da Olimpíada do Rio de Janeiro

 

Debatedores confirmados do Congresso da Festuris 2016, relacionados por ordem alfabética dos seus nomes

 

Adriano Nagão Schissatti

Gerente de Vendas da CWT

Alexandra Aranovich

Publicitária

Augusto Rocha

Sales Partner da Pmweb Marketing Cloud

Carlos Augusto Silveira

Presidente da Associação Amigos das Missões

Edmar Bull

Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem — Abav Nacional

Geraldo Castelli

Diretor da Castelli Escola Superior de Hotelaria

Jean-Philippe Pérol

Diretor para as Américas da Agência de Desenvolvimento Turística França — Atout France

João Augusto Godoy Chagas Machado

Presidente da Seccional Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Agências de Viagem — Abav-RS

José Gustavo Santos

Ministro do Turismo da Argentina

Luciane Aquino

Jornalista

Luigi Rotunno

Presidente da Associação Brasileira de Resorts — Resorts Brasil

Luiz Carlos Barboza

Diretor da LCB Consultoria Ambiental

Magno José Santos de Souza

Presidente do Instituto Jogo Legal

Marcelo Pedroso

Diretor Executivo da Autoridade Pública Olímpica — APO

Paulo Artur Chagas de Queiroz

Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Sul — Sindetur- RS

Paulo Roberto Chiele

CEO da PRC Consultoria em Luxo, e autor do livro “Luxury Branding”
Rita Vasconcellos

Diretora da Seccional Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Agências de Viagem — Abav-RS

Rubens Schwartzmann

Presidente da Associação Brasileira de Viagens Corporativas — Abracorp

Vaniza Schuler

Consultora em Turismo de Eventos

Victor Hugo

Secretário de Cultura e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul

Vinícius Lummertz

Presidente da Embratur

 

Reta final preparativos edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado

O Congresso da Festuris 2016, que acontece no Palácio dos Festivais, situado no Centro da Cidade da Rota Romântica de Gramado, debaterá diversos assuntos de relevância para o turismo do Brasil, inclusive a polêmica sobre a legalização dos cassinos no País

 

Festuris 2016: Itaipu e Espaço Sustentabilidade e Turismo Verde

 

A Itaipu Binacional, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, e a Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris juntaram-se para potencializar um dos nichos de mercado mais importantes do turismo: Turismo Verde. O evento, completando 28 anos em 2016, desenvolve, há 14, o Espaço Sustentabilidade & Turismo Verde, colocando em pauta e dando destaque para empresas, destinos e marcas que investem neste nicho.

A Usina de Itaipu, localizada no Município de Foz do Iguaçu, situado na fronteira Oeste do Estado do Paraná, assina o espaço, dando ênfase ao Complexo Turístico Itaipu, mantido pela hidrelétrica, referência em ações de sustentabilidade, valorização e potencialização do Turismo Verde. Ele possui atrativos de relevância internacional, como a Visita Panorâmica, o Circuito Especial pelo interior da usina, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista.

— Para a edição 2016 da Festuris, esta confirmação é fundamental, principalmente pela reconhecida atuação da Itaipu Binacional no fomento da Sustentabilidade e do Turismo Verde. Precisamos, cada vez mais, colocar em destaque ações positivas como as realizadas pela usina. E esta parceria oferece muita credibilidade e forte chancela ao espaço dentro da feira de negócios — fala a empresária Marta Rossi, criadora e diretora do grande evento.

— Itaipu será líder global em sustentabilidade. Nossos cuidados com as águas é a melhor pratica do mundo em gestão dos recursos hídricos, pela Organização das Nações Unidos — ONU. O Complexo Turístico, excelência e inovação em turismo, pela Organização Mundial do Turismo — OMT. Para nós, é uma honra compartilhar essa experiência com a Festuris — ressalta Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional.

Estão confirmados no Espaço Sustentabilidade e Turismo Verde atrativos e destinos como o Estado do Mato Grosso do Sul; Estado do Maranhão; Município de Ilha Bela, situado no litoral Norte do Estado de São Paulo; Município de Praia Grande, situado ao Sul do Estado de Santa e Bela Catarina — apesar do nome, fora do litoral, junto à fronteira com o Estado do Rio Grande do Sul; e, Vale do Paranhana, no interior do Estado do Rio Grande do Sul.

A criação do Espaço Sustentabilidade e Turismo Verde, em 2002, mostrou o pioneirismo que é marca registrada da Festuris. Ele nasceu com o objetivo de fomentar e fortalecer este segmento único de negócios, discutindo temas de relevância e estimulando a aplicabilidade dos conceitos de preservação do meio ambiente. Neste sentido, a feira oferece networking e Buyers Club específicos, além de ampliar o conhecimento e a visibilidade sobre as marcas.

 

Reta final preparativos edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado

A Usina de Itaipu, localizada no Município de Foz do Iguaçu, na fronteira Oeste do Estado do Paraná, tem, eu seu Complexo Turístico, atrativos de relevância internacional, como a Visita Panorâmica, Circuito Especial pelo interior da usina, Ecomuseu e Refúgio Biológico

 

Festuris 2016: Salão MICE Abeoc Brasil com diferenciais

 

Um dos mais importantes segmentos do mercado atual de turismo está reunido sobre a sigla MICE, criada pelas iniciais dos termos em inglês “meetings”, “incentives”, “conventions” e “exhibitions”. Em bom português, “encontros”, “programas de incentivo”, “convenções” e “exposições”. Neste sentido, vem crescendo em importância o Salão MICE Abeoc Brasil da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, em 2016 realizado pela quarta vez.

Neste ano, o Salão MICE virá carregado de diversas ações de capacitação relacionadas às especificidades de um mercado apresentando crescimento de 14% ao ano e já responsável por 4,32% do Produto Interno Bruto — PIB do Brasil. Aliás, em todo o mundo, nosso País se destaca como uma das nações que mais têm sediado eventos internacionais. E apresenta performance de destaque também em viagens corporativas, em uma honrosa oitava posição.

O Salão MICE Abeoc Brasil é uma plataforma de negócios voltada para mercado business to business — o B2B, consolidando destinos e marcas específicas deste segmento. Assim, a edição 2016 da Festuris terá Hosted Buyers exclusivos para a área, reunidos através do Buyer’s Club, sistema estratégico e ágil na geração de negócios. Ele será desenvolvido em uma forte parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Eventos — Abeoc Brasil.

O público-alvo do mercado MICE é abrangente, incluindo agências de viagem; centros de exposições e eventos; Convention & Visitors Bureaux; destinos turísticos; especialistas em cerimonial; Estados e Municípios; hotéis e resorts; grupos organizadores e promotores; locadoras de equipamentos multimídia; montadoras de estandes; órgãos oficiais de turismo; provedores de infraestrutura; serviços de receptivo; staffs de comunicação e marketing; etc.

Mesmo com o grande acesso à tecnologia, o contato pessoal é o grande diferencial para a conclusão das tratativas comerciais das empresas voltadas ao Turismo de Negócios, o que mais cresce no Brasil, apesar da crise. Este é um segmento em destaque dentro da economia do País, porque, só para dar uma ideia, de cada três assentos de avião vendidos, dois são corporativos, e entre os nichos do mercado, é o que mais cresce em termos de faturamento.

Para o Turismo de Negócios não existe sazonalidade, como é comum no Turismo de Lazer, dependente de determinados períodos do ano, como férias escolares e feriados prolongados, bem como da instabilidade do clima e da temperatura. Neste contexto, esta edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 apresenta-se como melhor opção para consolidar destinos, marcas, produtos e serviços especializados no corporativo.

Dentre os principais objetivos do Salão MICE Abeoc Brasil listamos fomento de negócios entre empresas do segmento de Turismo de Negócios e Turismo de Eventos; intercâmbio de informações; local propício para a troca de expertises entre os melhores do setor; e, promover o constante aperfeiçoamento e qualificação profissional. Eduardo Zorzanello, diretor da Festuris 2016, diz: “Investimos há quatro anos porque acreditamos no espaço.”

 

Diferenciais do Salão MICE Abeoc Brasil da Festuris 2016

  • Conhecimento direcionado
  • Buyers Club customizado
  • Capacitações personalizadas
  • Networking especializado
  • Visibilidade acentuada

 

Reta final preparativos edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado

Salão MICE Abeoc Brasil edição 2015 da Festuris. Como ano passado, em 2016 este espaço terá os seguintes diferenciais: conhecimento direcionado, Buyers Club customizado, capacitações personalizadas, networking especializado e visibilidade acentuada

 

Festuris 2016: roteiro exclusivo expositores Salão MICE

 

O Salão MICE Abeoc Brasil é semelhante àqueles presentes nas mais importantes feiras internacionais de turismo. Seu objetivo é aproximar expositores e compradores deste segmento de mercado, e promover capacitação relacionada aos setores representados na sigla formada pelas letras iniciais dos temos “meetings”, “incentives”, “conferencing” e “exhibitions”. Ou seja: encontros, programas de incentivo, congressos e exposições.

Como acontece já há quatro anos, ele é parte do mix de especializações oferecidos na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, evento a ser desenvolvido entre 3 e 6 de novembro, na Cidade da Rota Romântica de Gramado, na Serra Gaúcha, ao Norte do Estado do Rio Grande do Sul. E, desta vez, ao lado das muitas oportunidades de negócios, oferece programação bastante especial aos expositores do setor.

Os Convention & Visitors Bureaux das cidades de Bento Gonçalves, Canela e Gramado vão promover roteiro especial para os gestores das empresas, até o momento oriundos de destinos do Sul do Brasil, Estado de São Paulo e Estados Unidos da América. “Vamos mostrar equipamentos do Estado do Rio Grande do Sul capazes de atender Turismo de Eventos e do Turismo de Negócios” — diz Eduardo Zorzanello, diretor da Festuris 2016.

— Serão visitas técnicas a espaços, hotéis, restaurantes e SPA, como Casa Wilfrido, Hotel Master Premium, Kurotel, Pousada La Hacienda, Prodigy Hotel Serrano Gramado, Saint Andrews Hotel, Villla Sergio Bertti e Wish Serrano Resort, por enquanto — ressalta o executivo, atual presidente do Canela e Gramado Convention & Visitor Bureau e vice da Seccional Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira de Eventos — Abeoc-RS.

 

Reta final preparativos edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado

O Caminho de Pedras, roteiro dos mais procurados na Cidade de Bento Gonçalves, na Região de Serras do Estado do Rio Grande do Sul, fará parte da programação exclusiva para os gestores das empresas expositoras do Salão MICE Abeoc Brasil da Festuris 2016

 

Festuris 2016: lançamento de “O Sul é Meu Destino”

 

Projeto para fomentar o turismo na região meridional do Brasil, formatado há alguns meses, e tendo recebido a denominação de “O Sul é Meu Destino”, terá lançamento oficial na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. Trata-se de uma iniciativa com a participação de representantes dos Conventions & Visitors Bureau dos Estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Beto Carrero World.

“O Sul é Meu Destino” é um programa de turismo integrado com rotas incluindo aéreo e rodoviário, a ser comercializado por operadoras do Brasil. Detalhado pelo presidente do Beto Carrrero World, Rogério Siqueira, a Marta Rossi e Marcus Vinícius Rossi, diretores da Festuris 2016, seu foco é integrar a Região Sul como produto formatado, colocando os seus principais destinos para comercialização nos mercados nacional e da América Latina.

 

Reta final preparativos edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado

Andréa Oliveira, assessora Comercial da Festuris 2016; Rogério Siqueira, presidente do Beto Carrrero World; e, Marta Rossi e Marcus Vinícius Rossi, diretores da Festuris 2016. Reunião de apresentação do novo projeto de turismo integrado “O Sul é Meu Destino”

 


 

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Festuris 2016” e diversas outras ao logo do texto é intencional. Elas são palavras-chave dos conteúdos. Colocá-lax várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com Bing, Google ou Yahoo.

Nos meus textos de divulgação de turismo, adotei o critério de, ao citar uma cidade, fazê-lo em conjunto com seus apelidos. Exemplos: Cidade da Rota Romântica de Gramado, Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, Cidade Presépio de Vitória etc. E, também, Estado de Santa e Bela Catarina e Estado do Espírito Belo e Santo.

Produzido a partir de releases divulgados pela Assessoria de Imprensa da edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, conhecimentos gerais do autor e pesquisas na Internet, principalmente Wikipedia e sites de Governos de Estado, Municípios e entidades ligadas ao setor do turismo. Não é um trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.