Empreendimento está para completar 40 anos. Tudo começou com turistas comprando peixe na casa do casal Maria dos Santos Oliveira e Francisco da Silva Oliveira, o “Seu Capote”, e pedindo para eles também prepararem. Depois, comiam lá mesmo, com gosto e sem qualquer cerimônia.

 

Restaurante O Capote: culinária de qualidade na Cidade de Raposa

 

A Upaon-Açu, a Ilha Grande dos nativos, é, realmente, imensa. Seu território abriga quatro Municípios. O maior é a Cidade de São Luís, a capital do Estado do Maranhão. Ocupa pelo menos 75% da área, toda a Sudoeste, deixando o Sudeste aos outros três.

Eles são Município de Paço do Luminar, Município de Raposa e Município de São José de Ribamar. O segundo, além de rico acervo de atrativos culturais, históricos e naturais, oferece endereço especial a apreciadores da boa culinária local: Restaurante O Capote.

Espaço enorme, com diversos destaques: estacionamento amplo, instalações simples, bom atendimento, cardápio variado, preço adequado, porções generosas, gastronomia qualificada. Tudo de acordo com a origem do estabelecimento, surgido 35 anos atrás.

 

Restaurante O Capote: preço adequado, porções generosas culinária qualificada

No Restaurante O Capote, mobiliário rústico e conforto despojado são compensados por qualidade e sabor. Afinal, a proposta da casa é servir ótimas refeições, unindo comida caseira de alta qualidade, em quantidades dignas de banquetes e a preços bem em conta

 

Restaurante O Capote: turista comprava peixe e contratava preparo

 

Os fundadores: Maria dos Santos Oliveira e Francisco da Silva Oliveira, “Seu Capote”, como era conhecido. Mulher e marido: ela, dona de casa; ele, pescador. Pobre, dividia a produção retirada do mar com o dono da embarcação, depois das despesas descontadas.

O patrão levava a parte dele embora. Dona Maria e Seu Capote vendiam ali mesmo na casinha deles. Geralmente, os peixes eram adquiridos por turistas passeando pelas praias da Cidade de Raposa. Descobrindo ser Dona Maria boa cozinheira, exigiram upgrade.

Contratavam-na para preparar e marcavam hora para voltar. Depois de aproveitar o Sol, andar à toa, mergulhar e nadar, retornavam para almoçar. Comiam lá mesmo, sem exigir luxo: sentados à mesa da sala, de pé na cozinha, em cadeiras distribuídas pelo terreno…

 

Restaurante O Capote: preço adequado, porções generosas culinária qualificada

Antes de criar o Restaurante O Capote, Dona Maria e Seu Francisco, os proprietários, contratados pelos turistas que compravam os peixes, preparavam os pratos e serviam nos próprios ambientes da casinha à beira da praia em que viviam na Cidade de Raposa

 

Restaurante O Capote: fama cresce e exige espaço mais adequado

 

Com o passar do tempo, a fama crescendo, não deu mais para atender dessa forma. Foi necessário criar espaço especialmente para isso. Assim, surgiu o Restaurante O Capote. O mobiliário rústico e o conforto despojado eram compensados por qualidade e sabor.

O cardápio foi ampliado, com opções de carnes e frango. Mas os carros-chefes seguiram suas rotas de muito sucesso: arroz com camarão, camaroada, camarões, cavala grelhada, anchova grelhada, pescada… Sempre em porções generosas, com preços bem em conta.

Todos acompanhados de arroz de Cuxá, farofa, molho vinagrete e pirão. Combinação de excelência dentro da proposta da casa: oferecer ótimas refeições, ressaltando ser comida caseira de alta qualidade, servidas aos comensais em quantidades dignas de banquetes.

Não é local para pressa. Com tudo feito na hora, demora um pouco até chegar à mesa. Enquanto aguarda, deguste uma das muitas entradas, acompanhada de cerveja sempre bem gelada. Se estiver com crianças, há muito espaço com brinquedos para entretê-las.

 

Restaurante O Capote: preço adequado, porções generosas culinária qualificada

Um dos carros-chefes do Restaurante O Capote é a anchova grelhada, servida sempre acompanhada de arroz de Cuxá, farofa, molho vinagrete e pirão. Com tudo feito na hora, demora um pouco até chegar à mesa, então é local para se curtir com tranquilidade

 

Restaurante O Capote: preço adequado, porções generosas culinária qualificada

Apesar dos carros-chefes do Restaurante O Capote serem todos baseados em frutos do mar, o cardápio oferece mais opções, como carnes e frango. Outra característica marcante da casa é a cerveja servida sempre bem gelada. Há, ainda, opções de sucos de frutas regionais

 


 

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc. 

A repetição da expressão “Restaurante O Capote”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo.

Todas as fotos têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

Material produzido a partir da participação na edição 2017 do São João de São Luís, a convite da Revista Maranhão Turismo com apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura da Cidade de São Luís.