Cardápio atende à Santíssima Trindade da filosofia gastronômica ali reinante: origem orgânica, composição vegana, digestão não-fermentativa. Seu prato de resistência está baseado na busca por equilíbrios biológico e químico. Se já conhece, retorne; se não, vá pela primeira vez. Surpreenda-se!

 

Restaurante Alimento: 90% orgânico, 100% vegano, 110% amoroso

 

Há pouco mais de um ano, um centro comercial esquálido, localizado no limite entre as casas da Mata da Praia e os prédios do Bairro República, abocanhou novo inquilino de nome incomum: Alimento. Se, antes, havia um jejum de vivalmas circulando por entre muitas vitrines vazias, de uma hora para outra passou a empanturrar-se com um rebanho de assíduos frequentadores, movimento este nunca antes visto na história daquele local.

O Alimento é um restaurante de conceito vegano, digerido do antigo Cio da Terra, por mais de três décadas point de vegetarianos do bairro Jardim da Penha. Acomodado em uma das muitas lojas lá ainda aguardando locação ou venda — com o atendimento aos clientes e a oferta de produtos no térreo e a cozinha no jirau acessado por escada —, foi autorizado a robustecer o espaço disponível à frente com pequena praça de alimentação.

Um vizinho com negócio inapetente em relação à presença ou não de consumidores por perto, criou um engasgo, discordando daquela ocupação. Rangendo dentes por um lado, mastigando solução por outro, cozinhando temores em banho maria, ruminou-se a saída antes de se formar a indigestão. O mobiliário seria colocado um pouco antes das 11 da manhã e retirado por volta das três da tarde. O “inimigo” aceitou deglutir o Alimento.

 

Restaurante Alimento, de conceito vegano, serve equilíbrio e paz ao físico e ao espírito

A presença do Restaurante Alimento no interior do centro comercial conhecido como Shopping Mata da Praia, criou um espaço no qual as pessoas podem se alimentar a partir de um cardápio reunindo produtos naturais manipulados com muito carinho e servidos num ambiente de paz

 

Restaurante Alimento: deguste uma saborosa atmosfera de paz

 

Sem qualquer limitação física ao redor, 10 mesas e 40 cadeiras lá arrumadas, adquiridas com apoio dos frequentadores mais assíduos, parecem protegidas por redoma invisível. Quem toma a liberdade de ali sentar para almoçar, compartilha uma saborosa atmosfera de paz, não afetada pela possível circulação de pessoas no entorno. Se o menu servido nutre maravilhosamente bem o físico, aqueles momentos fazem o mesmo com a alma.

Os mais gregários servem-se de conversas animadas, num menu de assuntos variados: bandalheira na política, descrição de viagens, filmes em cartaz, problemas no trabalho, recomendação de leituras etc. Os mais solitários, cozinhando seus pensamentos, falam pouco, ouvem muito. Tanto uns quanto outros degustam vagarosamente a sequência de um cardápio variado dia a dia: salada verde, torrada, sopa, prato principal e sobremesa.

Carnes fora, assim como ingredientes e produtos obtidos com imposição de sofrimento a animais: ovo, leite, mel… O farnel é o mais natural possível, com procedência sobre a qual se tem controle. Uma miscelânea de iguarias criadas a partir da junção de cereais, vegetais e verduras capazes de atender à Santíssima Trindade da filosofia gastronômica ali reinante: origem orgânica, composição vegana, digestão não-fermentativa. Só isso!

 

Restaurante Alimento, de conceito vegano, serve equilíbrio e paz ao físico e ao espírito

Esta Praça de Alimentação, à frente da loja abrigando as instalações do Restaurante Alimentos, no interior do centro comercial conhecido como Shopping Mata da Praia, parece protegida por redoma invisível, sob a qual pessoas compartilham uma atmosfera de muito equilíbrio

 

Restaurante Alimento: fim de azia, enjoo, gastrite, inchaço…

 

Se os dois primeiros são importantes, o último é fundamental. Pode-se afirmar, sem o mínimo receio de errar: é o prato de resistência para levar ao corpo humano equilíbrios biológico e químico. E pôr fim às incômodas sensações de azia, enjoo, gastrite, inchaço, refluxo e muitas outras provenientes da ingestão de gororobas temperadas com excesso de ácidos, acidulantes, conservantes, flavorizantes, gorduras, saborizantes, sódio etc.

Toda esta fórmula de sucesso é cozinhada hoje por três mulheres especiais: duas sócias do Alimento e uma consultora informal. A primeiras são Maria Aparecida da Silva, a Cida, e Maria Teresa de Jesus, a Tetê. Como não existe receita suficiente para contar com equipe ampliada, elas se desdobram, dando conta de tudo: administração, carinho, compras, contas, fogão, limpeza, pagamento, pia, recebimento, recepção, vassoura…

A terceira é Jovana Nineaoum, preferindo ser definida como a “guardiã” do Alimento. Funcionária pública aposentada, muitos a taxam como proprietária do espaço. E ficam surpresos ao descobrir o seu voluntarismo. Calma, carinhosa, cativante, comunicativa, conciliadora, confidente, convidativa, cooperativa e coordenadora, cativa a todos com aparência calma, semblante tranquilo, voz serena e um permanente sorriso quilométrico.

 

Restaurante Alimento, de conceito vegano, serve equilíbrio e paz ao físico e ao espírito

Além de servir refeições e fazer entregas nas proximidades da sua localização, o Restaurante Alimento também vende linhas de produtos macrobióticos, naturais, orgânicos, veganos e outros mais, disponíveis para escolha em vitrines, prateleiras e congeladores

 

Restaurante Alimento: se já conhece, retorne; se não, apareça

 

Em muitos momentos, trajando vestuário produzido com fibras cruas, postada de modo a observar tudo e todos com seu olhar de placidez profunda, sua figura remonta a uma camponesa da Idade Média. É a verdadeira relações públicas do local. Virou vegetariana já na idade adulta, mas parece ter nascido assim, tal a profusão de conhecimentos, dicas, ensinamentos e exemplos saborosamente divididos a todo momento com todo mundo.

Bom, depois de empanturrar-se com estas informações, uma sugestão: se já conhece o Alimento, retorne; se não conhece, vá conhecer. O endereço parece complicado, pois fica na junção de vias de nomes incomuns: Avenida Desembargador Demerval Lyrio com Avenida Rosendo Serapião de Souza Filho, no Bairro República. Mas, ao contrário desta impressão, é simples de achar. Tão simples quanto a alimentação lá encontrada.

Ah! Em tempo: o Restaurante Alimento fica na Cidade Presépio de Vitória, capital do Estado do Espírito Belo e Santo. E fica aberto para almoço das segundas-feiras até sábados, das 11 da manhã às três da tarde. Assim, turistas em visita às terras capixabas adeptos de uma alimentação diferenciada, sejam macrobióticos, veganos ou vegetarianos têm esta excelente opção para não deixar de lado nem por um dia seus hábitos saudáveis.

 

Restaurante Alimento: instalações, cardápios, produtos…

 

Restaurante Alimento nutre com equilíbrio e paz corpo físico e corpo espiritual

 

Restaurante Alimento nutre com equilíbrio e paz corpo físico e corpo espiritual

 

Restaurante Alimento nutre com equilíbrio e paz corpo físico e corpo espiritual

 

Restaurante Alimento nutre com equilíbrio e paz corpo físico e corpo espiritual

 

Cardápios e produtos encontrados no

 

Cardápios e produtos encontrados no

 

A partir de 23 de novembro de 2019, o Restaurante Alimento mudou sua Denominação Social, passando a chamar Cida Terra Restaurante, mantendo suas instalações do mesmo endereço: Av Rosendo Serapião de Souza Filhoi 691 — Loja 10 — Boulevard Mata da Praia — Mata da Praia — Vitória — ES. Contatos pelo DDD 27 e móvel 9-9843-7646 ou fixo 3024-6174.

 


 

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Restaurante Alimento” é intencional. Ela é a principal palavra-chave dos conteúdos. Colocá-la várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com Bing, Google ou Yahoo!.

Nos meus textos de divulgação de turismo, adotei o critério de, ao citar uma cidade, fazê-lo em conjunto com seu apelido. Exemplo: Cidade Presépio de Vitória ou Estado do Espírito Belo e Santo.

Todas as fotos têm autoria identificada. Se algum autor não concordar com sua publicação é só avisar que será substituída.