Faltando sete meses para o início do evento, a Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, nesta edição 2106, tem números expressivos para apresentar. Um exemplo vem da internacionalização: 17 países confirmaram presença. E há mais negociações em andamento.

 

A Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, cuja edição de 2016 será de 3 a 6 de novembro, inicia o segundo trimestre do ano com motivos para comemorar. Um deles é captação de representações de destinos internacionais. África do Sul, Egito, El Salvador, Espanha, Estados Unidos da América, Itália e México já confirmados. E olha que ainda faltam sete meses até o evento começar. Até lá, mais novidades nesta área.

— Esta presença internacional está potencializada principalmente pelo investimento que fazemos na captação no exterior — comentou Eduardo Zorzanello, um dos diretores da Festuris, ainda na cidade de São Paulo, após reunião com Mohamed Youssef Mostafa Darwich, gerente geral da EGP Viagens, representação do Egito no Brasil. E complementa: “Isso, sem esquecer o trabalho feito no Brasil, com resultados expressivos também.”

Prova da captação internacional ser uma prioridade da organização da Festuris, além de atualização e busca por tendências, é a participação da diretora Marta Rossi na Feira Internacional de Turismo de Lisboa — BTL, desenvolvida na capital de Portugal de 2 a 6 de março. “A Europa aponta as tendências do turismo no mundo. Por isso, investimos cada vez mais em nossa presença nos eventos realizados aqui” — destaca Marta Rossi.

Outros exemplos do significativo crescimento nos mercados do exterior da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris vêm da confirmação de participação na edição 2016 de marcas como Celebration Tours & Travel, Beds On Line, South African Airways e United Airlines — além, é claro!, de destinos como os da cidade de Orlando, de países como El Salvador e dos Caminhos de Santiago de Compostela.

Estes últimos, tradicionais expositores do evento, representam rotas medievais de peregrinação com mais de 11 séculos de existência, frequentada por andarilhos de todas as partes do mundo. Eles vêm representados pela entidade de turismo da região da Galícia, situada no extremo Noroeste da Espanha, na qual está localizada a cidade de Santiago de Compostela, objeto de desejo de cristãos de todos os cantos da Terra.

Destino famoso, cuja popularidade possivelmente só é superada pelas das cidades de Roma e de Jerusalém, sua fundação remonta ao século IX. O destaque é a Catedral de Santiago, com sua fachada em estilo barroco. No interior, o túmulo de Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo. Desde 1985, todo o Centro Histórico de Santiago de Compostela foi incluído na relação de Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco.

 

Países já presentes na edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, diretamente ou através dos representantes no Brasil:

 

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

O diretor da Festuris, Eduardo Zorzanello, na cidade de São Paulo, com Mohamed Youssef Mostafa Darwich, gerente Geral da EGP Viagens, representação do turismo do Egito no Brasil

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

A diretora da Festuris, Marta Rossi, com Horácio Neves, diretor do Jornal Brasilturis, e o empresário português Humberto Pedrosa, líder do Consórcio Gateway, atual controlador da TAP, junto ao belíssimo estande desta empresa na Feira Internacional de Turismo de Lisboa — BTL

 

Marrocos desembarca em Gramado através da Royal Air Maroc

 

Em ano de recessão, as boas notícias trazidas do Estado de São Paulo por Marta Rossi, diretora da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, foram bastante comemoradas pela organização deste empreendimento. Em reunião com Mehdi El Yaalaqui, diretor da Roayl Air Maroc no Brasil, e José Azzolini, gerente de Vendas, foi confirmada a participação daquela companhia aérea internacional neste grande evento.

A Royal Air Maroc, também conhecida pela sigla RAM, é a companhia aérea nacional do Marrocos, com sede na capital do país, a cidade de Casablanca. Tendo seu principal centro de operações no aeroporto internacional lá localizado, opera voos para diversos destinos da África, América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa. Presente na Festuris 2016, além dos seus serviços, vai vender os destinos da sua nação de origem.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

A riqueza do turismo do Marrocos será apresentada na edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris pela Royal Air Maroc

 

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

José Azzolini, gerente de Vendas da Royal Air Maroc; Rúbia Andrade, representante comercial da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, no Estado de São Paulo; Mehdi El Yaalaqui, diretor da Royal Air Maroc, e Marta Rossi, diretora da Festuris

 

Festuris 2016 lança Espaço Luxury, seguindo tendência do turismo mundial

 

Pesquisa da Brazilian Luxury Travel Association — BLTA revela que as viagens de luxo crescem, em média, 10% ao ano no Brasil. Um número em consonância com os avanços exibidos pelo segmento do turismo de luxo pelo mundo. Em tempos de muita instabilidade econômica, atuar nesta área é oportunidade de crescimento e retomada do setor. Sem contar que os gastos do turista de luxo são superiores ao do turista comuns.

Este nicho, segundo o Beverly Hills Conference & Visitors Bureau — BHCVB, segue tendências mudando a cada ano e padrão de desenvolvimento direcionado. Analisando estes dados, os organizadores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris aproveitam para dar continuidade ao histórico de lançamento de tendências do evento. E apresentam o Espaço Luxury como grande novidade da edição de novembro próximo.

Trata-se de ambiente diferenciado dentro da feira de negócios, trazendo apenas marcas e produtos de alto nível. Em espaço fechado, serão apresentadas as novidades nacionais e internacionais deste mercado a público seleto, gente em busca de experiências únicas e diferenciadas, com exclusividade. “Estávamos esperando o momento ideal. E ele veio com esta crise. Este segmento é uma saída” — revela Marta Rossi, diretora da Festuris.

— O luxo não apresenta flutuações, sendo fortalecido ano após ano. Outro fator para só agora o integrarmos à nossa Feira é que, até recentemente, a nossa cidade de Gramado não estava pronta para receber, com eficiência, o nicho de luxo. Gostamos de inaugurar os salões focados no desenvolvimento do Município e de toda a região, do mesmo modo com fizemos com os espaços de acessibilidade e sustentabilidade — explica a diretora.

— Queremos oferecer um espaço que possibilite aos destinos e grandes marcas a venda de seus serviços exclusivos para um público seleto — comenta Eduardo Zorzanello, outro diretor da Festuris. E destaca o trabalho que a direção da Feira vem fazendo, de imersão neste universo, com investimentos voltados ao aprendizado, para oferecer um espaço único nesta edição, a acontecer de 3 a 6 de novembro próximo, na Serra Gaúcha.

Segundo Marcus Rossi, o diretor da Festuris mais envolvido nesta área, “algumas das características para quem trabalha com turismo de luxo está em oferecer exclusividade, privacidade, diversidade e experiências únicas aos visitantes. Assim será construído o Espaço Luxury da Festuris 2016. Sem esquecer da preocupação com a sustentabilidade, um dos aspectos mais relevantes deste mercado” — complementa o jovem executivo.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

Marta Rossi, diretora da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris: “Esperávamos o momento certo para lançar o Espaço Luxury. E esta crise foi um deles. Outro foi a evolução do turismo na nossa cidade de Gramado

 

 

Ruta del Vino e vinícolas chilenas enriquecerão o Salão do Enoturismo

 

O mercado chileno sempre é atrativo aos brasileiros quando o assunto é turismo. Esta parceria entre os dois países é via de mão dupla com relação a visitantes. E um dos endereços destes nossos vizinhos aqui no Brasil é a Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris. É na Serra Gaúcha que eles apresentam suas novidades para este mercado cativo e também para profissionais vindos de de diversos pontos do planeta.

Para acertar detalhes finais desta participação em 2016, e visando também captar novos expositores para a feira, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, dois dos diretores da Festuris, desenvolveram intensa agenda de encontros, reuniões e visitas naquele país. Os executivos viajaram pela tradicional Ruta del Vino, passando pelo Valle del Maule e Vale de Colchagua, áreas concentradoras de pelo menos 15 vinícolas de grande porte.

Entre os encontros positivos, destaque para reunião com Jéssica Canelo, subgerente para a América Latina do Turismo do Chile. Outra visita importante foi à Festa da Vindima, na cidade de Curicó. Em encontro o prefeito local, Javier Muñoz Riquelme, debateu-se a possível presença daquela localidade em Gramado, no mês de novembro próximo. Em seu retorno ao Brasil, ambos demonstraram satisfação com os resultados já alcançados.

— Numa época em que brasileiros buscam viagens mais curtas, para países próximos, o Chile torna-se um dos principais atrativos — comentou Eduardo Zorzanello. Além de reuniões de prospecção com a entidade de turismo do Chile, cumpriram uma agenda de muitas visitas vinhedos. “O foco é trazer este nicho de mercado para o nosso Salão de Enoturismo, espaço concentrador dos melhores produtores” — revela Marcus Vinícius.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

Os diretores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, Eduardo Zorzanello e Marcos Rossi, cumpriram extensa programação ao longo da Ruta del Vino, no Chile

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

A subgerente para a América Latina do Turismo do Chile, Jéssica Canelo,entre os diretores da Festuris, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

O prefeito de Curicó, Javier Muñoz Riquelme, a atendente do estande da Vinícola Korta, e os diretores da Festuris, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, durante a Festa da Vindima

 

 

Estância Hidrotermal Termas de Jurema confirma presença na Festuris 2016

 

A belíssima Estância Hidromineral Termas de Jurema, situada no Município de Iretama, localizado na Região Centro-Oeste no Estado do Paraná, já confirmou sua participação, como expositor, na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. O evento, avaliado como a melhor plataforma de negócios B2B em toda a América Latina pelos profissionais do setor, caminha para comemorar seus 30 anos.

Instalado em área de aproximadamente 340 hectares, o Termas de Jurema possui 188 unidades habitacionais. Além de estrutura de lazer, oferece Circuito de Relaxamento, serviços de SPA e programação noturna, dentre outras atividades. Piscinas ao ar livre e  piscinas cobertas são abastecidas com água de fonte com 42 graus Celsius, renovadas a cada 12 horas. Gastronomia regional enriquece sabor do café da manhã, almoço e jantar.

A denominação da cidade vem da língua tupi: o termo “iretama” tem o significado de “lugar das águas”. A colonização da região se deu entre 1947 a 1950, com a introdução das culturas de café e de cereais. Com povoamento formado e economia baseada em grandes lavouras, realidade ainda presente na atualidade, o Município foi constituído em 30 de agosto de 1954. Nos últimos anos, a cidade tem investido na atração de turistas.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

O resort Estância Hidromineral Termas de Jurema está confirmado como expositor da Festuris 2016, no mês de novembro, na cidade de Gramado

 

“2016 será difícil. Temos de identificar oportunidades” — diz Edmar Bull, presidente da Abav Nacional

 

O empresário Edmar Bull tomou posse como presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens — Abav Nacional em dezembro de 2015. De imediato, tornou público seu plano de metas a serem buscadas pela entidade nos próximos dois anos. Findo seu primeiro trimestre à frente destes desafios, nos dá sua visão sobre o futuro próximo para o mercado do turismo no País, marcado por greve recessão na economia.

Quais suas expectativas para o turismo no Brasil em 2016?

Será difícil, com entraves a serem vencidos. Mas temos de identificar oportunidades. Este ano esperamos ver o turismo brasileiro reconhecido como importante vetor de crescimento econômico que é.

A instabilidade política pode atrapalhar, ou já atrapalha, o crescimento do setor?

É fator desestabilizador de qualquer setor, mas o de serviços é certamente um dos mais suscetíveis. Enfrentamos crises cíclicas nas últimas décadas e as políticas, como a que domina nosso cenário neste momento, mostraram-se sempre mais desafiadoras do que as meramente ancoradas nas questões econômicas.

As Olimpíadas podem ser ponto de crescimento, ou não terão impacto muito forte, internamente falando?

Assim como ocorreu com a Copa do Mundo, em 2014, estamos certos de que os Jogos Olímpicos deste ano serão outro grande momento para agências de viagens ampliarem seus ganhos.

Quais as principais ações da Abav para o fomento ao turismo este ano?

No agenciamento, onde atuamos diretamente, o desafio tem sido o de consolidarmos nossa atuação como fomentadores de demanda de mercado. Criatividade e inovação serão fundamentais para buscar na especialização um diferencial. Estabelecemos 50 metas a serem trabalhadas ao longo de dois anos, e uma delas, com a qual esperamos poder contribuir muito para o setor, prevê a criação do Big Data Abav. Ela é uma forma de suprirmos a carência por informações e números confiáveis sobre a nossa atividade.

Como enxerga o mercado de eventos em 2016?

O setor de eventos sempre se configurou como balão de oxigênio para o turismo. É um dos que representa menor índice de retração, mesmo diante de economia desfavorável. Na última medição da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, a Abracorp, os eventos figuraram entre as cinco atividades apresentando crescimento em 2015, com índice de 5,7% na comparação com o ano anterior. Somente na cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, foram sediados, no ano passado, 2.522 eventos. Eles atraíram 33 milhões de visitantes.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

Edmar Bull, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem — Abav Nacional: “2016 será um ano muito difícil. É hora de usar a criatividade para identificar oportunidades”

 

Rede Harbor de Hotéis confirma presença na Festuris 2016

 

Outro tradicional expositor da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, já confirmado para a edição 2016 do evento, é a Harbor Administradora de Hotéis. Uma empresa relativamente jovem, pois foi fundada em março de 2003, oferece assessoria administrativa e assessoria comercial, apoiada por equipe de vendas nos principais Estados do País e um rede de representantes em diversas outras unidades da Federação.

Atualmente. a Rede Harbor comanda a administração e a comercialização em 14 unidades de hotéis, nas seguintes cidades brasileiras:

 

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

A Rede Harbor será um dos expositores da Festuris 2016, de 3 a 6 de novembro, na cidade de Gramado, ícone do turismo da Serra Gaúcha

 

Comissão Europeia de Turismo representará sete destinos na Festuris 2016

 

A Comissão Europeia de Turismo estará presente na edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, como representante de destinos europeus tais como Alemanha, Dinamarca, Espanha, Flanders, Mônaco, Noruega e Suíça. Esta participação expressiva consolida cada vez mais a internacionalização do evento, caminhando para bater recorde de presença estrangeira, de 3 a 6 de novembro deste ano, na Serra Gaúcha.

Segundo a vice-presidente da Comissão Europeia de Turismo no Brasil, Elvira Marcos Salazar, a Festuris apresenta-se com uma oportunidade da mais importantes no reforço do relacionamento com os empreendedores do setor no País, impulsionando destinos europeus e gerando novos negócios. “Estamos sempre pensando em ações e parcerias visando o desenvolvimento do turismo entre Europa e Brasil — afirmou a executiva.

E concluiu: “Esta ação é de grande relevância para o mercado de turismo brasileiro, já que este representa fatia importante dos turistas que chegam ao continente europeu.” Na edição de 2015, a Festuris reuniu representantes de destinos de todos os continentes do globo, com impacto de 212 milhões de reais em geração de negócios, montante apurado através de pesquisa do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

Os destinos Alemanha, Dinamarca, Espanha, Flanders, Mônaco, Noruega e Suíça estarão representados pela Comissão Europeia de Turismo na Festuris 2016

 

“Consulados são portas para negócios”, diz Ricardo Malcon, cônsul do Líbano na cidade de Porto Alegre

 

A cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, conta hoje com 34 consulados, entre os de carreira e honorários. Eles são representados pela Associação do Corpo Consular, entidade à qual estão vinculados apenas 20. Ela é presidida pelo cônsul geral da Alemanha, Stefan Traumann. Seu presidente-executivo, atual cônsul honorário do Líbano, Ricardo Malcon, falou sobre a atividade do turismo que vem sendo desenvolvida pelo Brasil.

De que forma a Associação do Corpo Consular no Estado do Rio Grande do Sul vê o mercado de turismo no Brasil?

O momento é importante e ímpar: aproveitar a desvalorização cambial para atrair turistas estrangeiros, pois com o atual valor do dólar ficou muito barato e interessante para estrangeiros virem a investir as suas férias aqui. E os consulados servem como portas para se ter acesso a estes tipos de oportunidades, gerando negócios.

A Associação exerce alguma atividade específica, voltada ao desenvolvimento do mercado de turismo?

O papel da Associação no desenvolvimento do turismo é facilitar aos consulados o acesso aos diversos órgãos representativos dos diversos setores. Estamos congregando, buscando empresas, outras entidades, para divulgar nosso corpo consular, e vice-versa. Temos uma ação prevista para o final de 2016, congregando 34 países. Este trabalho está sendo realizado em conjunto com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Vamos fazer um evento com folclore brasileiro e de alguns países, como Argentina e Uruguai. E um grande elenco de ações sendo desenvolvidas ao longo deste ano.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

A cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, conta hoje com 34 consulados, entre os de carreira e honorários. Eles são representados pela Associação do Corpo Consular, entidade à qual estão vinculados apenas 20. Seu presidente-executivo, atual cônsul honorário do Líbano, é Ricardo Malcon

 

Best Western vai modernizar empreendimentos na África do Sul

 

No mesmo momento do anúncio do seu Plano de Desenvolvimento Dinâmico na África do Sul, a rede internacional Best Western Hotels & Resorts confirmou sua presença na edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, a acontecer de 3 a 6 de novembro próximo, na Serra Gaúcha. E vai marcar presença no grande evento mostrando a força de sua marca a partir de um estande de 40 metros quadrados de área.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

A nova cara da Best Western na África do Sul será resultado da conversão de 13 hotéis para o padrão de qualidade de sua bandeira em todo o mundo

 

Café 35, marca tradicional da cidade de Pelotas, presente na Festuris 2016

 

Parceria já fechada para a edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris é a participação do Café 35, marca tradicional do Município de Pelotas, no extremo Sudeste do Estado do Rio Grande do Sul. Surgida como Café Nacional em 1914, ganhou a nova denominação em 1935, fazendo homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha. Como mais de 100 anos de vida, virou sinônimo de qualidade.

O Café 35 marcará presença no evento distribuindo máquinas de café nos ambientes do congresso e da feira. Nesta última, outra novidade: montagem de um café-bar no espaço internacional. O acordo foi fechado com o representante comercial do Café 35, Márcio Costa, que esteve na cidade de Gramado especialmente para isso, tendo sido recebido pela assessora comercial, Andréa Oliveira, e pelo diretor da Feira, Eduardo Zorzanello.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

O Café 35 marcará presença na Festuris 2016 distribuindo máquinas de café nos ambientes do congresso e da feira. Nesta última, outra novidade: montagem de um café-bar no espaço internacional

 

Cidade de Foz do Iguaçu é segundo destino do Brasil mais procurado por estrangeiros

 

O Município de Foz do Iguaçu, situado no extremo Oeste do Estado do Paraná, é o segundo principal polo de atração turística para estrangeiros que vêm ao Brasil. A cidade, considerada a capital do Turismo Sustentável, só fica atrás da cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, o setor do turismo gera 15% do Produto Interno Bruto — PIB do Município, referência mundial em sustentabilidade.

Seu principal atrativo é o Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, recebendo mais de 10 mil visitantes por dia, em feriados, por exemplo. Também muito procurados estão Usina Hidrelétrica de Itaipu, Parque das Aves, Templo Budista e Mesquita. Mesmo com este sucesso, o Município de Foz do Iguaçu não se descuida do mercado. E confirmou presença na edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

O Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu é o atrativo mais procurado pelos turistas em visita à cidade de Foz do Iguaçu

 

GVA traz a Gramado 2016 experiência no atendimento de destinos internacionais

 

A Global Vision Access Marketing e Comunicação em Turismo — GVA  estará com força total na edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris. E vem representando os grandes destinos internacionais com os quais trabalha: Barbados, Dinamarca, Ilhas Seychelles, Mônaco e Noruega. A GVA é uma empresa  especializada em pesquisas de mercado, planejamento estratégico e criação de projetos de marketing,

Também presta serviços de relações públicas para a indústria internacional de viagens, oferecendo um cardápio de serviços integrados capazes de potencializar a exposição do destino frente aos potenciais consumidores. Tendo acumulado larga experiência durante muitos anos de atuação, e contando com equipe qualificada e plataformas de tecnologia, monta planos de ação diferenciados de acordo com as particularidades de cada cliente.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

Eduardo Zorzanello, diretor da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, ao lado da equipe da GVA

 

Executivos e profissionais do turismo comemoram a redução do Imposto sobre Remessas ao Exterior, de 25% para 6%

 

A notícia sobre a redução de 25% para 6,38% da alíquota do Imposto sobre Remessas ao Exterior encheu de otimismo os profissionais do turismo no Brasil e no exterior. As manifestações de regozijo foram muitas, sendo considerado uma vitória para o setor. Agora, a luta é transformar a Medida Provisória em Lei, na votação pelo Congresso Nacional. Mas todas as entidades de classe já estão voltadas a alcançar este objetivo.

Em Portugal, participando da Feira Internacional de Turismo de Lisboa — BTL, a empresária Marta Rossi, diretora da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, ao encontrar o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, e o então ministro do Turismo do Brasil, Henrique Alves, comemorou com os dois a grande notícia: “A redução foi uma luta de todos os segmentos da atividade. Estamos todos felizes.”

Eduardo Zorzanello, também diretor da Festuris, salientou: “Para o mercado brasileiro, trata-se de grande notícia. Os 25% inviabilizariam o setor, acarretando no fechamento de empresas. O ideal é imposto zero, mas a redução para 6% é um alívio” — destacou. “Ganham todos: empresas, consumidor final e setor turístico. Com a volta do otimismo, a geração de negócios crescerá” — completou Marcus Rossi, outro diretor da Festuris.

A cobrança de Imposto sobre Remessas ao Exterior passou a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2016, com alíquota de 25%, gerando revolta no setor turístico brasileiro. A taxa elevou o custo das empresas prestando serviços fora do País, principalmente agências de turismo. Quem compra pacotes de viagem ao exterior, por exemplo, precisa pagar o imposto. Isso vale para hotéis, passagens aéreas e demais serviços turísticos.

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

Os três diretores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi — falam que a redução do Imposto sobre Remessas ao Exterior foi um grande alívio

 

Três importantes confirmações como expositores na edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016

 

Participação de destinos internacionais deve bater recorde na Festuris 2016