A Cidade de São Luís ocupa parte da Upaon-Açu, a Ilha Grande, dos primitivos habitantes. Cercada por manguezais, mar e rios por todos os lados, situa-se nos limites entre a Vegetação de Caatinga e a Floresta Amazônica. Seus parques naturais resumem esta condição ambiental.

 

Completando 405 anos de fundação, a Cidade de São Luís, a bela capital do Estado do Maranhão, é dos mais importantes destinos para visitantes no Nordeste e Norte do País. E oferece diversidade de atrativos turísticos, como cultural, histórico, lazer e natureza.

Possui acervo arquitetônico colonial de cerca de 3.500 prédios, distribuídos por mais de 220 hectares do Centro Histórico, a maior parte Patrimônio da Humanidade, em decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura — Unesco.

Esportes como frescobol, futebol em areia, futevôlei, kitesurf, stand up paddle, surfe e vôlei em areia são populares na Cidade de São Luís em virtude dos 32 quilômetros de extensão de suas praias, algumas alcançando largura de sete quilômetros na maré baixa.

O potencial para turismo científico é enorme com a anunciada internacionalização dos lançamentos de foguetes no Centro de Lançamento de Alcântara, considerado hoje o melhor ponto para se alcançar o espaço, devido estar praticamente na Linha do Equador.

E, mais: a Cidade de São Luís é porta de entrada para dois ícones do turismo mundial: Parque das Chapada das Mesas, no Sudoeste, junto ao Estado do Tocantins, e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, junto ao litoral Nordeste do Estado do Maranhão.

Outro destaque é o turismo de negócios, graças à presença do seu setor industrial, em constante desenvolvimento. Grandes corporações e empresas de diversas áreas buscam a Cidade de São Luís devido à privilegiada posição geográfica e localização estratégica.

Ela ocupa posição equidistante em relação a grandes centros importadores de produtos do Primeiro Mundo, como os 28 países do Mercado Comum Europeu, a Leste, e Canadá e Estados Unidos da América, a Oeste, além de diversos outros do Caribe, por exemplo.

Considerando apenas pontos na área urbana, identificamos 88 deles, categorizados por Locais, IgrejasEdificaçõesMuseusPraças, Parques e Praias. Nesse post, abordaremos com imagens e resumos os cinco parques naturais da Cidade de São Luís merecedores de uma visita.

 

Parque Botânico da Vale

 

Parques naturais da Cidade de São Luís exibem os biomas do Norte do Brasil

Entregue ao público em 5 de julho, Dia Mundial do Meio Ambiente, de 2008, o Parque Botânico da Vale fica na região de Itaqui-Bacanga, na Cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão. Ele dispõe de estrutura com capacidade para atender até 10 mil pessoas por dia.

Trata-se do primeiro parque botânico construído na cidade, é espaço voltado a lazer, cultura, educação ambiental e pesquisa. Ele protege reservas de Mata Ciliar e de Floresta de Várzea, dispondo de um viveiro capaz de trabalhar 120 mil mudas de espécies daqueles dois biomas.

Nele, são geradas plantas para amenização paisagística, arborização urbana e recuperação de áreas degradadas. Além disso, diversas outras atividades são proporcionadas aos visitantes: apresentações musicais, cursos especiais, exposições temáticas, oficinas culturais e bem mais.

Instrutores especializados em fauna e flora da região da Upaon-Açu acompanham os passeios pelas trilhas ecológicas demarcadas por dentro de áreas com vegetação, assim denominadas: Angelim, com 400 metros de extensão; Mata Ciliar, com 550; e Restauração Vegetal, 450.

Além de exposições esporádicas, há duas permanentes: Ecossistemas do Estado do Maranhão, retratando ambientes como Caatinga, Campos Alagados, Cerrado, Costa, Floresta Amazônica e Mata dos Cocais; e Espaço Vale, de ações ambientais e sociais desenvolvidas pela empresa.

Entre as espécies de flora protegidas dentro do espaço do Parque Botânico da Vale destacam-se Andiroba, Buriti, Cedro, Copaíba, Fava-de-Rosca, Juçara, Mogno, Palmeira, Pau-Marfim, Pequiá e Sumaúma. Elas compõem também áreas usadas como refúgio de animais e pássaros.

Destes, chamam atenção Beija-Flor-Vermelho, Beija-Flor-Violeta, Bicho-Preguiça, Cutia, Gato-Maracajá, Jaguatirica, Macaco-Capijuba, Macaco-Prego, Paca, Papagaio-Maracanã-do-Buriti, Raposa e Tatu-Peba. Há, ainda, anfiteatro, lanchonete, salas de aula, auditório etc.

 

Parque Botânico de São Luís

 

 

Localizado na região de Itaqui-Bacanga, podendo receber até 10 mil pessoas, primeiro parque botânico construído na Cidade de São Luís, está voltado à cultura, educação ambiental e lazer. Sua formação florestal destaca-se em estar margeada por Mata Ciliar e Floresta de Várzea.

Viveiro para 120.000 mudas é dos principais projetos do parque. Além de preservar espécies típicas do Estado do Maranhão, servirá para reflorestamento de áreas, arborização urbana e amenização paisagística. Visitantes podem participar de apresentações, oficinas e palestras.

 

Parque do Bom Menino

 

Parques naturais da Cidade de São Luís exibem os biomas do Norte do Brasil

Situado na Avenida Alexandre de Moura, próximo à Rua do Outeiro, área cercada, protegida, com instalações para lazer e prática de esportes. Conta a história ele ter sido construído para atender crianças pobres, sem condições de frequentar quadras esportivas em clubes da cidade.

Voltado à inclusão de crianças e jovens em risco social, também atende adultos e Melhor Idade, com cultura, esporte e lazer. Tem anfiteatro, Centro de Mamíferos Aquáticos, espaço para alongamento, ginásio poliesportivo, núcleo ambiental, quadras e pista para caminhadas.

 

Parque Ecológico da Lagoa da Jansen

 

Parques naturais da Cidade de São Luís exibem os biomas do Norte do Brasil

O Parque Ecológico da Lagoa da Jansen ocupa área de 150 campos de futebol, no entorno do mais famoso espelho d’água da Cidade de São Luís. Entre Bairro São Francisco e Praia da Ponta d’Areia, espremido pelo mar e área urbana, tem rica variedade de fauna e flora nativas.

Calçadões, ciclovias, pistas para caminhadas, quadras para esportes e muito espaço para quem gosta de atividades ao ar livre são as principais atrações. O ponto mais concorrido é o Mirante da Lagoa. O nome homenageia a mais famosa matriarca do Estado do Maranhão: Ana Joaquina Jansen Pereira.

 

Parque Estadual da Bacanga

 

Parques naturais da Cidade de São Luís exibem os biomas do Norte do Brasil

Preserva remanescentes de Floresta Amazônica, protetores de mananciais alimentadores a Represa do Batatã, um dos abastecedores para o serviço de água tratada da Cidade de São Luís. Uma área de cerca de 3.000 campos de futebol protege espécies como angelim e babaçu.

 


 

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc. 

A repetição da expressão “Cidade São Luís”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo.

Texto redigido a partir de conhecimentos gerais do autor e  pesquisas na Internet, principalmente Wikipedia e espaços do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura da Cidade de São Luís e entidades ligadas à história e ao turismo do território maranhense presentes na Web. Não é um trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

Material produzido a partir da participação na edição 2017 do São João de São Luís, a convite da Revista Maranhão Turismo com apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura da Cidade de São Luís.