Complexo reúne circuito de bondes aéreos, instalações para arvorismo, espaço de floresta encantada, trenó de montanha e tirolesa radical, tudo isso em meio a uma grande reserva de Mata Atlântica. Operação vai completar 20 anos sem incidentes. Sucesso total!

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

 

Parque Unipraias: circuito de bondes aéreos

 

Um dos mais impressionantes complexos de estruturas destinadas ao turismo no Brasil é o Parque Unipraias, no Município de Balneário Camboriú, localizado na costa Nordeste do Estado de Santa e Bela Catarina. Criado a partir de circuito de 47 bondes aéreos, une duas praias através de três estações, tem reserva de Mata Atlântica, trilhas de arvorismo, espaço da floresta encantada, trenó de montanha e tirolesa de tirar o fôlego de corajosos.

A estrutura de cabos e todos os equipamentos são padrão Primeiro Mundo, importados da Itália, país europeu líder neste tipo de tecnologia. Os bondinhos têm capacidade para até seis pessoas sentadas. Todos envidraçados, oferecem visão panorâmica em qualquer sentido do percurso de 3.250 metros, ida e volta. O acesso àquele cardápio de passeios únicos se dá tanto a partir da Estação Barra Sul quanto da Estação Praia de Laranjeiras.

Seja na que direção for, alcança-se o cume do Morro da Aguada, 250 metros acima do nível do mar. Ali fica a Estação Mata Atlântica e seu conjunto de opções capazes de agradar crianças, adolescentes, jovens, adultos e Melhor Idade — inclusive grande parte das pessoas com necessidades especiais, o que deve ser consultado antes, pois só se chega lá através os bondinhos, e precisa-se saber se são capazes de fazer o transporte.

Os bondes aéreos deslocam-se na velocidade constante de 16 quilômetros por hora, mantendo a distância de 97 metros entre eles. O trajeto completo, ida e volta, realizado sem paradas dura cerca de 30 minutos. A operação é toda gerenciada por computadores, monitorados por operadores capacitados e treinados. Controladores de velocidade e de direção dos ventos em todas as torres de sustentação monitoram as condições externas.

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

Equipamentos, sistemas, tecnologia e treinamento de pessoal foram contratados junto à fabricante considerada das melhores e maior do mundo no segmento, a filial italiana da empresa alemã Leitner-Poma, com estruturas semelhantes espalhadas por todo o planeta

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

São 47 bondes aéreos. Eles deslocam-se na velocidade constante de 16 quilômetros por hora, mantendo a distância de 97 metros entre eles. O trajeto completo, ida e volta, tem 3.250 metros de extensão. Sendo realizado sem as paradas, dura cerca de 30 minutos

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

Cada bonde aéreo, em suas cabines envidraçadas por todos os lados, tem a capacidade para carregar até seis passageiros confortavelmente sentados. Operando todos ao mesmo tempo, transportam 282 pessoas de uma única vez, ou por volta de 800 a cada hora

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

A operação é gerenciada por computadores, monitorados por operadores capacitados e treinados. Controladores de velocidade e de direção dos ventos em todas as torres de sustentação monitoram as condições externas, interrompendo tudo quando necessário

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

A qualidade do empreendimento, tanto na sua estrutura física quanto de equipamentos, pessoal e operação, vem sendo reconhecida por atestados, condecorações, destaques, diplomas, prêmios e troféus de entidades mais representativas dos mais diversos setores

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

Além dos 47 bondes aéreos para passageiros, há ainda pequenas plataformas abertas, como esta, em destaque na foto. Elas são utilizadas pelos membros das equipes técnicas em inspeções de rotina, manutenção preventiva, reparos simples, pequenos transportes…

 

Parque Unipraias: 20 anos de operação

 

Operadores posicionados nas três estações podem solicitar, por rádio, a interrupção do sistema para auxiliar pessoas da Melhor Idade ou com necessidades especiais a entrar ou sair dos bondes aéreos. Afinal, nos seus mais de 200 mil metros quadrados de área total, dos quais 132 mil de preservação, estão aglomerados atrativos capazes de aliar aventura, beleza, emoção, natureza, paisagem, segurança, tranquilidade e tecnologia.

O Parque Unipraias foi inaugurado em 26 de agosto de 1999 e, até hoje, é considerado um dos maiores investimentos em turismo já feitos no Estado de Santa e Bela Catarina. E, desde seus primeiros momentos de operação, segue a tendência mundial de reunir várias modalidades de lazer num só local. Por conta disso, tem movimentação o ano todo, atraindo, em média, meio milhão de turistas vindos de todo o País e do exterior.

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

Operadores posicionados em cada uma das três estações podem solicitar, através de rádio, a interrupção do sistema para auxiliar pessoas da Melhor Idade, ou aquelas com necessidades especiais, a entrar ou sair dos bondes aéreos, com visto nesta imagem

 

Parque Unipraias: Estação Barra Sul

 

A Estação Barra Sul está localizada no extremo Sul da Praia Central, a maior e mais frequentada da Cidade de Balneário Camboriú. A estrutura em três pavimentos remete ao formato de embarcações. Além de amplo estacionamento e confortável Praça de Alimentação, tem espaços de uso múltiplo, comportando exposições de arte, mostras de artesanato e manifestações populares. O embarque e desembarque se dá no terceiro piso.

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

A Estação Barra Sul é uma das portas de acesso ao Complexo de Bondes Aéreos do Parque Unipraias. Com estrutura em três pavimentos, está situada na Barra Sul da Praia Central, a maior e mais frequentada das praias da Cidade de Balneário Camboriú

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

A Estação Barra Sul do Parque Unipraias tem estacionamento, Praça de Alimentação e confortável e espaços de uso múltiplo, comportando exposições de arte, mostras de artesanato e manifestações populares. O embarque e desembarque se dá no terceiro piso

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

Partindo da Estação Barra Sul do Parque Unipraias, os bondes aéreos sobrevoam a foz do Rio Camboriú, deixando para trás a bela paisagem da Praia Central da Cidade de Balneário Camboriú. Subindo 250 metros, alcançam o topo do Morro da Aguada

 

Parque Unipraias: Estação Mata Atlântica

 

A Estação Mata Atlântica está situada no topo do Morro da Aguada, mais ou menos 250 metros acima do nível do mar. Com estrutura em dois pisos, o acesso aos bondes aéreos se dá no pavimento superior. Ao redor do pavimento térreo, quiosques, loja de souvenir, o Auditório Ângelo Bogo e pontos de acesso para a ambientação do arvorismo, Parque Ambiental, tirolesa Zip Rider, trenó de montanha Yohoo! e a nova Fantastic Forrest.

As armações do arvorismo foram penduradas entre grandes espécies da Mata Atlântica. O Parque Ambiental, com sua vegetação exuberante, é cruzado por passarelas com 500 metros de extensão, sinalizadas com placas indicativas sobre a fauna e a flora nativa. No caminho, dois pontos de observação: Mirante Camboriú, de frente para a orla da Praia Central; e Mirante Oceano, voltado para a Praia de Laranjeiras e o Oceano Atlântico.

Ainda no percurso, duas paradas obrigatórias: Casa do Chocolate, famosa por abrigar o Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel nas respectivas datas comemorativas; e Oratório, guardando estátua em bronze de Santo Antônio da Aguada. Produzida na Europa, antes da inauguração do Parque Unipraias, em 1999, foi abençoada em missa solene celebrada na Basílica de Santo Antônio, na cidade de Padova, localizada no Nordeste da Itália.

A Zip Rider é uma tirolesa de tecnologia norte-americana, exclusiva na América Latina, na qual se desce os 250 metros do topo do Marro da Aguada até o nível do mar, na Estação Laranjeiras. A distância é percorrida com total segurança, sentado em moderna cadeirinha, apreciando a paisagem e curtindo a sensação de total liberdade. O Youhoo! é um trenó de montanha, circulando por trilho pendurado de frente para a Praia Central.

A Fantastic Forrest é a mais nova atração do conjunto de opções à disposição junto à Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias. Este verdadeiro mundo secreto dentro da Mata Atlântica, repleto de seres encantados do bem, foi criado especialmente para as crianças, mas tem agradado sobremaneira adolescentes, jovens, adultos e até mesmo os de Melhor Idade, todos vivenciando outra vez suas emoções dos tempos de infância.

A magia começa na bilheteria, montada no oco de uma imensa árvore esculpida, lar de um simpático duende que, vez e outra, espia da janela. A partir dali, percorrendo-se 200 metros de trilhas especialmente projetadas, cruza-se por espaços onde seres encantados vivem harmoniosamente em meio à natureza. Espaço Guardiões da Floresta, Vila dos Duendes, pontes e Poço dos Desejos são alguns dos elementos dessa experiência única.

O Espaço Guardiões da Floresta exibe árvores esculpidas, unindo meio ambiente com magia de modo singular. Na Vila dos Duendes, estes simpáticos personagens, inseridos em seu habitat, mostram suas casas interativas e levam curiosos até o Poço dos Desejos. Ao final do percurso, mais uma grande surpresa: outro oco dentro de uma árvore imensa abriga a lojinha oficial, com produtos e souvenires exclusivos para recordar o passeio.

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

Vista aérea da Estação Mata Atlântica do Complexo de Bondes Aéreos do Parque Unipraias. Situada no topo do Morro da Aguada, está a 250 metros acima do nível do mar. E é o centro de uma área de preservação com mais de 130 mil metros quadrados

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

Ponto de chegada dos bondes aéreos à Estação Mata Atlântica, com seu complexo de atrações, reunindo quiosques, loja de souvenir, ambientação do arvorismo, Parque Ambiental, tirolesa Zip Rider, trenó de montanha Yohoo! e a nova Fantastic Forrest

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

A estrutura da Estação Mata Atlântica se confunde com a beleza da Mata Atlântica. Em três pisos, o embarque e desembarque se dá no terceiro pavimento; no segundo, acesso ao Auditório Ângelo Bogo; e, no primeiro, acesso ao cardápio de diversões ali presentes

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

A primeira grande atração integrada ao complexo da Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias foi o Parque Ambiental. Circulando pela trilha com 500 metros de extensão, o visitante conhece um pouco sobre diversas espécies animais e vegetais ali presentes

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

A trilha cortando toda a área do Parque Ambiental da Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias oferece conforto e segurança aos visitantes, tendo piso regular, guarda-corpo e sinalização com explicações sobre animais e árvores ao longo de todo o percurso

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

Um dos pontos altos da trilha dentro do Parque Ambiental da Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias é, sem sombra de dúvidas, o Mirante Camboriú. Ele permite uma vista deslumbrante da Praia Central e de outros pontos da Cidade de Balneário Camboriú

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

Outro atrativo sem igual integrado à Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias é o trenó de montanha Yohoo! Seus carrinhos circulam com toda segurança por um trilho perdurado na montanha, cruzando por paisagens surgindo por entre as áreas de floresta

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

A penúltima atração incorporada ao conjunto oferecido pela Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias é a tirolesa Zip Rider. O momento do embarque para descer os 250 metros montanha abaixo mostra que a aventura é realizada com a segurança necessária

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

A tirolesa Zip Rider oferece quatro posições de descida, sendo muito procurada para se fazer a descida em grupo, como mostra esta imagem. Enquanto voam para o ponto de chegada na Estação Laranjeiras, aproveita-se, ao mesmo tempo, o passeio e a paisagem

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

O mais recente espaço acrescido ao conjunto à disposição na Estação Mata Atlântica do Parque Unipraias é Fantastic Forrest. E as emoções começam pela bilheteria, esculpida no oco de uma enorme árvore. Dali em diante, um mundo encantado em meio à floresta

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

No interior da Fantastic Forrest, duendes e fadas são os verdadeiros guardiões daquela bela floresta, e eles são encontrados o tempo todo, alegrando crianças de qualquer idade. No final, numa lojinha também esculpida em oco de árvore, lembranças e recordações

 

Parque Unipraias: Estação Laranjeiras

 

A estação está localizada em uma das mais lindas praias do Estado de Santa e Bela Catarina: pequena, rasa, com águas claras e tranquilas, próprias para banho. Por isso, sua arquitetura em espiral remete às belíssimas conchas encontradas pelo litoral brasileiro. Além da beleza natural, a Praia de Laranjeiras conta ainda com diversas lojas e restaurantes, todos especializados na rica culinária de frutos do mar típica da região.

Além de ponto de embarque e desembarque, a Estação Laranjeiras é o local de chegada dos aventureiros da tirolesa Zip Rider. Enquanto espera o bonde aéreo, o visitante pode apreciar a exposição “Um dia no Parque Unipraias”. A história, narrada pelo simpático mascote Bondinho, mostra todas as atrações de um divertido dia no Parque Unipraias.

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

A descida entre o topo do Morro da Aguada, deixando a Estação Mata Atlântica, e indo em direção à Estação Laranjeiras oferece aos passageiros dos bondes aéreos do Parque Unipraias uma coleção de paisagens deslumbrantes, compostas por céu, mata e mar

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

Outra vista do belíssimo trajeto entre Estação Mata Atlântica e a Estação Laranjeiras, destacando-se um conjunto de bondes aéreos do Parque Unipraias em suas linhas de circulação, uma descendo, outra subindo, revelando um dia de grande movimentação

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

A estrutura da Estação Laranjeiras, do complexo de bondes aéreos do Parque Unipraias, foi inspirada nas conchas encontradas nas areias das praias, como a Praia de Laranjeiras, ali bem próxima, com todos os seus acessos em escadas ou rampas na forma de caracol

 

Parque Unipraias é o maior complexo de turismo da Cidade de Balneário Camboriú

O ponto de chegada da tirolesa Zip Rider fica, justamente, num dos níveis da Estação Laranjeiras, onde monitores capacitados e treinados aguardam os aventureiros para auxiliá-los a descer do equipamento e a se desvencilhar dos recursos de segurança

 


 

Matéria produzida a partir da participação na edição deste ano da Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul — BNT Mercosul 2016.

 

As atividades foram desenvolvidas em três Municípios da costa Nordeste do Estado de Santa e Bela Catarina: Cidade de Balneário Camboriú, que concentrou a hospedagem e as rodadas de negócios do Business Center, no Infinity Blue Resort & SPA; Cidade de Itajaí, cujo Centro de Eventos sediou a feira; e Cidade de Penha, recebendo a festa de enceramento, realizada nas instalações do parque temático Beto Carrero World.