Empresa especializada em serviços de tecnologia com amplo espectro de soluções. Foco em Marketing Digital, com opções específicas para suas segmentações. E, também, grande experiência no desenvolvimento de soluções para Web: e-mail marketing, experiência mobile, lojas virtuais…

 

Orgânica Digital: marketing do século XXI

 

Outra empresa especializada na prestação de serviços de tecnologia participando da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 foi a Orgânica Digital. Sua equipe usou o evento para apresentar suas propostas de Marketing século XIX, calcado na exploração das possibilidades oferecidas pelo ambiente Web. Um universo de oportunidades à disposição para negócios micros, pequenos, médios…

Apesar de relativamente jovem, pois foi fundada em 2008, a Orgânica Digital apresenta trajetória bastante rica no mercado da inovação. Iniciou entregando soluções contratadas sob demanda por softwares houses e agências de propaganda. Em apenas dois anos, já tinha acumulado habilidades suficientes para transformar-se em uma produtora digital, então desenvolvendo projetos por completo, envolvendo conteúdo, design e marketing.

A partir de 2012, passou a ser apresentar como agência digital, profissionalizando suas atividades de Marketing Digital, antes realizadas apenas em apoio às iniciativas dos seus clientes. As facilidades oferecidas pelo home office permitiram expandir as suas operações: além da matriz na Cidade da Rota Romântica de Canela, tem agora um escritório próprio na Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Orgânica Digital e seu rico cardápio de serviços apresentado na Festuris 2016

Imagem da equipe no estande da Orgânica Digital durante a edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. A empresa aproveitou o evento para apresentar aos visitantes suas propostas para desenvolver Marketing Digital

 

Orgânica Digital: diferenciais em soluções criativas

 

Os diferenciais oferecidos pela Orgânica Digital foram estabelecidos a partir da visão do Marketing passivo, ainda praticado pela grande maioria nos dias de hoje, não se traduzir nos resultados buscados. Bem mais do que apresentar soluções criativas, gerar vendas e tirar objetivos do papel, mostra-se capaz de capacitar seus contratantes para superar os complexos desafios impostos pela realidade de revolução continuada imposta pela Web.

Diversidade de opções, enormidade de produtos, quantidade de serviços e variedade de concorrentes vão criando consumidores cada vez mais exigentes, buscando informação qualificada antes de decidir compras. O baixo custo para geração de ações de Marketing nos novos canais eleva a disputa a níveis antes inimagináveis. Uma luta sem fim para não perder as boas oportunidades geradas pelo uso crescente de ferramentas de Internet.

Há uma corrida desenfreada pela busca de novas formas para conseguir a afinidade do público para ideias, marcas, produtos, serviços etc. O cenário é uma quantidade massiva de conteúdos publicitários imposta à rotina dos internautas. Estes, conscientemente ou inconscientemente, passaram a ignorá-los. Como fazem isso? E-mails no lixo, bloqueios em redes sociais, escolha criteriosa dos itens listados por buscadores e assim por diante.

 

Orgânica Digital e seu rico cardápio de serviços apresentado na Festuris 2016

Boa solução para uma empresa buscar novos negócios é participar de feiras fora do seu ramo de atividade. E a Orgânica Digital trilhou esse caminho ao tornar-se expositora da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016

 

Orgânica Digital: pequeno cardápio de soluções

 

Frente a esta realidade, a Orgânica Digital apresentou um pouco do seu rico cardápio de soluções, listadas a seguir segundo a ordem alfabética de suas identificações:

 

Orgânica Digital: Automação de E-mail Marketing

 

Hoje, apenas 5% do mercado americano utiliza esta ferramenta. No Brasil, é ainda mais rara. O que ela faz? Simples: ao perceber a abertura de e-mail marketing ou newsletter, a partir do conteúdo destes, identifica o interesse do destinatário e programa o envio de informações similares, aprofundando o assunto, apresentando cases etc. Mas faz isso de modo controlado, sem criar sobrecarga, para não gerar efeito contrário àquele esperado.

 

Orgânica Digital: Construção de Blogs

 

Blog é poderosa solução para divulgação com qualidade de marcas, produtos e serviços de toda empresa. Serve também para ampliar o nível de confiança no relacionamento com consumidores. Trata-se de canal através do qual é possível deixar à disposição na Web conteúdo de interesse do universo visado. Bem estruturado, atrai público de modo natural, principalmente aqueles usando ferramentas de pesquisa: Bing, Google e Yahoo!

 

Orgânica Digital: Construção de Sites sob Medida

 

Ferramenta para Marketing Digital e vendas online de atualização simples como colocar foto no Facebook. Ou seja: sem necessidade de conhecimento técnico! Isso, tanto para textos quanto para áudios, imagens ou vídeos. Tecnologia embarcada, design do layout, definições de acessibilidade e opções de usabilidade associadas à cultura da empresa: visão de longo prazo, objetivos imediatos, autonomia da equipe, perfil dos clientes…

 

Orgânica Digital: Criação de Landing Pages

 

Landing Pages são páginas otimizadas para levar a ações positivas, como aceitar envio de promoção, assinar newsletter, curtir postagem, preencher cadastro, realizar compra etc. O internauta é levado a elas a partir de anúncios publicitários, banners comuns, e-mails marketing, links patrocinados e outras ações semelhantes. São fundamentais para alcançar o retorno esperado quando do lançamento e desenvolvimento de campanhas.

 

Orgânica Digital: Desenvolvimento de Aplicativos

 

A experiência mobile, através dos aplicativos, facilitou a vida em muitíssimos aspectos. Com um smartphone, dá para se fazer de tudo, praticamente: ler e responder e-mails, consultar conta corrente em banco, fazer pagamentos, comprar ingresso para cinema e shows… Há soluções para quase tudo, e as que não existem estão sendo criadas. Toda empresa, seja de qual ramo for, pode aproveitar esta facilidade, agilizando negócios.

 

Orgânica Digital: Desenvolvimento de MVP

 

MVP, do inglês Minimum Viable Product, ou Produto Viável Mínimo, é a versão mais simples de software que pode ser lançada. Esta solução, investindo menor quantidade de recursos, agiliza o aprendizado frente à realidade do mercado. Empreender com maior eficiência em recursos e tempo deixou de ser exclusivo para startups. Esta realidade está acessível a empresas de qualquer porte, notadamente aquelas de porte micro e pequeno.

 

Orgânica Digital: Desenvolvimento de Sistemas Web

 

Automatização total dos processos de marketing, vendas e atendimento, antecipando-se a um cenário em que 90% das empresas competirão entre si para cativar um consumidor voltado a experimentar soluções de Internet — segundo estudo Gartner. Sair na frente nessa tendência será fundamental não só para concretização de negócios, mas também para ampliar a fidelização de Clientes num mercado dia a dia mais e mais competitivo.

 

Orgânica Digital: Desenvolvimento para Terceiros

 

A larga experiência no desenvolvimento de produtos Web permite evitar erros em novos projetos. Por isso, há como oferecer ao mercado o diferencial de contratar apenas horas produtivas, evitando pagar ociosidade. Essa vantagem é fundamental na construção de sistemas, por exemplo, processo envolvendo regras de negócio, montagem de banco de dados, interface, testes, experiência do usuário, tempo de carregamento, servidores etc.

 

Orgânica Digital: Domínio em Marketing de Conteúdo

 

Marketing de Conteúdo é a espinha dorsal do Inbound Marketing e deve ser trabalhado em todas as ações de Marketing Digital: blog, e-mails marketing, landing pages, loja virtual, newsletter, portais, redes sociais, site etc. Ele é composto pelo conhecimento compartilhado para atrair a atenção das pessoas, despertar o interesse dos internautas, estabelecer relacionamentos, convencer no momento da compra e garantir a fidelização.

 

Orgânica Digital: Edição de Newsletter

 

Newsletter é boletim informativo enviado por e-mail para potenciais clientes. Além de visual específico, deve seguir uma linha editorial. Sua característica mais importante não está em oferecer promoção, mas informações relacionadas ao negócio da empresa. Importante: só ser remetido a quem autorizou, que tenham mostrado interesse. Sendo personalizável, permite mensurar sua eficiência, ampliando a eficiência das decisões.

 

Orgânica Digital: Estruturação de Portais sob Medida

 

Portal é site dando acesso a outros sites. Precisa exprimir, na página inicial, um resumo dos conteúdos presentes em todo o universo ali representado, variando de apresentação de serviços, divulgação de notícias, encaminhamento de educação, indicações turísticas e ofertas de negócios até soluções mais complexas, em acordo com demanda do cliente. É preciso ter grande experiência para atender com qualidade a este tipo de solicitação.

 

Orgânica Digital: Expertise em Inbound Marketing

 

Inbound Marketing pode ser traduzido por Marketing de Entrada. Sua missão principal está em captar a atenção das pessoas, fazendo-as adentrar o funil de vendas por conta própria. Surgiu pela necessidade de se trocar o Marketing tradicional, voltado a grandes massas de consumidores, por algo mais personalizado, focado nas demandas individuais de cada cliente e, assim, ampliar a conversão de oportunidades dispersas em negócios.

 

Orgânica Digital: Montagem de Lojas Virtuais

 

Vender online, 24 horas por dia, sete dias por semana, é realidade possível hoje para toda atividade, de todo porte: artesão, microempreendedor individual, microempresa, pequeno comércio, grandes negócios etc. Isso é alcançado através das Lojas Virtuais, montadas dentro do ambiente Web oferecendo padrões capazes de oferecer segurança em todas as transações, principalmente aquelas realizadas através de cartão de crédito.

 

Orgânica Digital: Otimização Para Buscadores

 

Em inglês, Search Engine Optimization. Daí a sigla SEO. Trata-se de ajustar conteúdos em texto para facilitar serem encontrados por ferramentas de busca como Bing, Google e Yahoo! Através do uso apropriado de palavras-chave, busca-se levar o link de acesso aos espaços do Cliente à primeira posição das listas geradas após pesquisa. Como quase ninguém consulta além da primeira página de sugestões, estar no topo é fundamental.

 

Orgânica Digital: Plano de Marketing Digital

 

Sem planejamento bem estruturado, esforços em Marketing Digital podem se tornar apenas custos, não trazendo os resultados esperados. Fazer um Plano de Marketing Digital é o primeiro passo para uma estratégia mostrar-se valiosa para a empresa. É preciso organizar muito bem informações como público a ser atingido, passos a serem seguidos, ações a serem escolhidas e, principalmente, resultados a serem alcançados.

 

Orgânica Digital: Preparação de E-mail Marketing

 

O E-mail Marketing é das ferramentas mais eficientes para desenvolver relacionamentos com clientes e acelerar vendas. Entretanto, por ser fácil de ser produzido, acaba gerando efeitos contrários aos esperados. Precisa ser trabalhado segundo estratégia, organização e planejamento. Assim, pode-se ter retornos chegando a 4.300% sobre os investimentos, conforme provado por estatísticas sérias: ou seja, R$ 43,00 para cada R$ 1,00 aplicado.

 

Orgânica Digital: Programação de Software sob Medida

 

Otimização de processos para maior integração com fornecedores e melhores resultados no atendimento ao Cliente, ampliando possibilidades do Marketing de Relacionamento. Integrado a ferramentas Web, possibilita maior geração de negócios num mundo em que, dentro de cinco anos, os consumidores vão administrar cerca de 85% de seus relacionamentos com empresas sem intervenção humana, conforme estudo Gartner.

 

Orgânica Digital: Soluções em Marketing Digital

 

Marketing Digital é a bola da vez no mundo Web. O universo de consumidores a serem alcançados cresce dia a dia. As ferramentas para alcançá-los, cada vez mais numerosas, são extremamente simples de serem exploradas. Mas, fica a dúvida sobre qual caminho seguir. A resposta vem da definição de necessidades, objetivos e prioridades diferentes daquelas estabelecidas para o mundo off-line. O caminho? Uma consultoria experiente.

 

Orgânica Digital: Treinamento para E-mail Marketing

 

São cerca de 5 bilhões de contas de e-mail, atualmente; 95% dos consumidores online usam e-mail; 91% deles afirmam checar e-mails ao menos uma vez por dia. Mas e-mail não é canal dominado por completo. As empresas têm de ser preparadas para usá-lo de modo profissional, reduzindo a classificação como spam ou colocação em listas negras e, sim, aumentando taxas de entrega, leitura dos conteúdos e cliques nos links presentes.

 

Orgânica Digital: presença na Cidade de Canela

 

Imagens da Catedral da Cidade da Rota Romântica de Canela, vista a partir das janelas dos escritórios da Orgânica Digital, situados nas proximidades

 

Orgânica Digital e seu rico cardápio de serviços apresentado na Festuris 2016

 

Orgânica Digital e seu rico cardápio de serviços apresentado na Festuris 2016

 


 

Matéria produzida a partir da participação na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, dias 3 a 6 de novembro, no Sierra Park Centro de Feiras e Eventos, na Cidade das Hortênsias de Gramado, no Estado do Rio Grande do Sul.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Orgânica Digital” — e outras mais — é intencional. Ela é a principal palavra-chave dos conteúdos. Colocá-la várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com Bing, Google ou Yahoo!

Nos meus textos de divulgação de turismo, adotei o critério de, ao citar uma cidade, fazê-lo em conjunto com seu apelido. Exemplo: Cidade da Rota Romântica de Gramado.

Conteúdo desenvolvido a partir de conhecimentos gerais do autor e pesquisas na Internet, principalmente Wikipedia e sites de entidades relacionadas à tecnologia. Não é um trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.