Museu de Cera e Vale dos Dinossauros iniciam o Foz do Iguaçu Park Show, que terá Bar Harley Davidson, Casa do Terror, Cinema 9D, Mininundo, Museu de Carros Clássicos… Tudo do grupo Dream Land, dos Municípios de Canela e Gramado, na Serra Gaúcha.

 

O Município de Foz do Iguaçu, situado no extremo Oeste do Estado do Paraná, junto às fronteiras do Brasil com Argentina e Paraguai, tornou-se dos maiores destinos turísticos do País. Isto consolidou-se a partir do início dos anos 1960, em função de dois grandes atrativos: Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu e compras de artigos importados nas zonas francas criadas em duas localidades vizinhas: Ciudad del Este e Puerto Iguazu.

Se região já abrigava o Marco da Três Fronteiras, e ganhou a Ponte da Amizade, com a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu a movimentação de visitantes explodiu. E, assim, novos pontos de visitação foram sendo agregados às opções oferecidas tanto aos seus moradores quanto àqueles vindos de fora — sendo grande parcela destes últimos oriunda do exterior. Estas, além daquelas já citadas acima, podem ser assim resumidas:

Recentemente, começou a ser acrescentado àquela lista o Foz do Iguaçu Park Show, estrutura que, quando completa, terá um conjunto de nove edificações, cada uma delas abrigando uma atração específica. Alguns exemplos: Bar Harley Davidson, Casa do Terror, Cinema 9D, Minimundo, Museu de Carros Clássicos… Duas já estão prontas, em funcionamento, e recebendo visitação: o Museu de Cera e o Vale dos Dinossauros.

O investimento e a gestão são do grupo Dream Land, trazendo para a cidade de Foz do Iguaçu atrações semelhantes àquelas existentes no Município de Canela e no Município de Gramado: Hollywodd Dream Cars, Harley Motor Show, Super Carros e o primeiro Vale dos Dinossauros. O objetivo é tornar o Foz do Iguaçu Park Show um complexo cultural e de lazer voltado às famílias, especialmente, às crianças e aos adolescentes.

Situado numa área às margens da BR-469, a Rodovia das Cataratas, estrade de acesso ao Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, vai contribuir para uma permanência maior do turista na região. “Fizemos isso pensando no Destino Iguaçu, aproveitando o grande número de turistas que recebe, tanto brasileiros como estrangeiros, e também o pessoal morador da região, Argentina e Paraguai” — afirmou o gerente-geral José Luiz Moreira.

 

Museu de Cera Dreamland de Foz do Iguaçu

 

Esta é a belíssima construção que abriga o Museu de Cera do Município de Foz do Iguaçu. O edifício está equipado para permitir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais de locomoção

Esta é a belíssima construção que abriga o Museu de Cera do Município de Foz do Iguaçu. O edifício está equipado para permitir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais de locomoção

 

O Museu de Cera Dreamland de Foz do Iguaçu ocupa uma belíssima construção que, em 16 cenários, apresenta estátuas em tamanho natural de quase 100 personalidades de todo o planeta, incluindo muitos brasileiros. Todos nomes que alcançaram destaques no cinema, esporte, história, música, política, religião, TV e muito mais. O conjunto leva à imersão num mundo de fantasias e boas recordações, principalmente dos grandes ídolos.

Além de personagens de desenhos animados — como Bob Sponja e Patrick — e da saga “Guerra nas Estrelas”, há até o navio de Jack Sparrow, da série “Piratas do Caribe”, com uma tripulação que inclui o Capitão Gancho. Com tudo produzido em Londres, o museu também se destaca pela qualidade da decoração dos seus ambientes. Todo o conjunto pode ser apreciado em um passeio tranquilo, como mais ou menos uma hora de duração.

O edifício do Museu de Cera Dreamland está equipado com recursos para acessibilidade de pessoas com necessidades especiais de locomoção. É permitido fotografar e filmar dentro de suas instalações, exceto em locais identificados como restritos, onde atuam fotógrafos autorizados, produzindo imagens vendidas ao final do trajeto. A seguir, uma pequena amostra do disponível nos diversos ambientes do Museu de Cera Dreamland:

 

Imagens de algumas das estátuas expostas no Museu de Cera de Foz do Iguaçu

 

São diversos os personagens do mundo das histórias em quadrinhos e da animação digital do cinema

São diversos os personagens do mundo das histórias em quadrinhos e da animação digital do cinema

 

Cenário reproduz o Salão Oval, local onde trabalham os presidentes dos Estados Unidos da América. E lá estão o dirigente atual, Barack Obama, ao lado de outro do passado, Abraham Lincoln

Cenário reproduz o Salão Oval da Casa Branca, local onde trabalham os presidentes dos Estados Unidos da América. E lá estão o dirigente atual, Barack Obama, ao lado de outro do passado, Abraham Lincoln

 

À frente, o papa João Paulo II; ao fundo, o atual para Francisco

À frente, o papa João Paulo II; ao fundo, o atual para Francisco

 

O saudoso comediante Mussum ao lado do atro do cinema, Daniel Craig, atual intérprete de James Bond

O saudoso comediante Mussum ao lado do atro do cinema, Daniel Craig, atual intérprete de James Bond

 

O cantor Michael Jackson ao lado do jogador de futebol argentino, Lionel Messi

O cantor Michael Jackson ao lado do jogador de futebol argentino, Lionel Messi

 

O personagem de revista de história em quadrinhos Homem de Ferro ao lado da atual rainha da Inglaterra, Elizabeth II

O personagem de revista de história em quadrinhos Homem de Ferro ao lado de Elizabeth II, atual rainha da Inglaterra

 

Vale dos Dinossauros de Foz do Iguaçu

 

A segunda atração do Foz do Iguaçu Park Show, em funcionamento e aberta ao público, é o Vale dos Dinossauros. Um amplo cenário a céu aberto reproduz a ambientação do Período Jurássico, apresentando reconstituições de 20 animais em pontos ao longo de uma trilha, entre muita vegetação. Todos produzem sons e executam movimentos robóticos, de braços, caudas, pescoços e os braços — além de abrirem a boca e mexerem os olhos.

Para o público, a sensação é de viajar no tempo ou, no mínimo, de estar no cenário de um filme de Hollywood. É um passeio bastante educativo para as crianças, pois placas colocadas à frente das espécies trazem informações sobre as mesmas. E como tudo obedece ao tamanho real de cada uma delas, uma das mais impressionantes é a do carnívoro Tiranossauro Rex, com 23 metros e comprimento e quatro andares de altura.

O passeio, de cerca de 45 minutos de duração, leva à imersão numa época desaparecida há 65 milhões de anos, quando um asteroide chocou-se com a Terra onde hoje é o Golfo do México. O impacto provocou uma série de cataclismos, levando ao fim da era dos grandes animais. Todo o espaço do Vale dos Dinossauros está dotado de recursos para facilitar a acessibilidade daquelas pessoas com necessidades especiais de locomoção.

 

Imagens de réplicas de animais pré-históricos expostos no Vale dos Dinossauros de Foz do Iguaçu

 

vale_dinossauros_foz_iguacu_01

 

vale_dinossauros_foz_iguacu_02

 

vale_dinossauros_foz_iguacu_03

 

vale_dinossauros_foz_iguacu_04

 


 

 

Todas as imagens que ilustram este post foram extraídas dos sites das atrações: Museu de Cera de Foz do Iguaçu e Vale dos Dinossauros de Foz do Iguaçu. Entretanto, a fotos disponíveis no site do Vale dos Dinossauros de Foz do Iguaçu, na verdade, são de cenários do Vale dos Dinossauros do Município de Canela. E os animais também não estão identificados, a não ser o último deles, um Tiranossauro Rex, figura facilmente reconhecível.

Matéria produzida a partir da participação na edição 2015 do Festival de Turismo das Cataratas, realizado de 17 a 19 de junho, na cidade de Foz do Iguaçu, localizada no extremo Oeste do Estado do Paraná, na região da Tríplice Fronteira, sendo vizinha à Argentina e ao Paraguai.