Potenciais em turismo são cada vez melhor explorados. Eventos e negócios crescem impulsionados por agricultura, indústria, pecuária e serviços. Clima quente, chuvas controladas e acervo de atrativos de natureza de fácil acesso atraem visitante de lazer para aventura, ecologia e esportes.

 

Município de Jaciara: turismo de aventura, ecologia, eventos, esportes e negócios

 

Município de Jaciara: grande acervo de atrativos de natureza

 

Município de Jaciara: turismo de aventura, ecologia, eventos, esportes e negócios

Sucesso em turismo de eventos e turismo de negócios, o Município de Jaciara aposta agora em se transformar num polo de turismo voltado à natureza. E tem todas as condições para isso, graças a um acervo de atrações em igual e ainda inexploradas

 

Município de Jaciara: região bastante aprazível

 

Os potenciais de turismo do Município de Jaciara, localizado 145 quilômetros a Sudeste da Cidade Morena de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, começaram a receber a atenção merecida. Situado numa altitude média de 370 metros acima do nível do mar, e apresentando relevo exuberante, com 65% de áreas planas e 30% levemente onduladas, é considerada uma das regiões mais aprazíveis de todo o amplo Centro-Oeste brasileiro.

Os segmentos de Turismo de Eventos e Turismo de Negócios já possuem relevância em virtude dos polos de agricultura e pecuária e posição estratégica em termos de logística. E, nos últimos anos, vêm crescendo a procura por aventura, ecologia e esportes radicais. Isso, graças ao rico acervo de atrativos de natureza disponível e de fácil acesso, como cavernas, grutas, cachoeiras, corredeiras, reservas de matas, rios, trilhas e muitos vales.

O clima predominante no Município de Jaciara é o tropical quente e meio úmido, com quatro meses de seca, cobrindo os meses de maio a agosto. Mesmo na época de chuvas, as precipitações maiores só ocorrem de dezembro a abril. A temperatura média oscila em torno dos 25 graus Célsius. Ou seja: um combinado de características capazes de oferecer aos visitantes as possibilidades de aproveitar todos os atrativos o tempo todo.

 

Município de Jaciara: turismo de aventura, ecologia, eventos, esportes e negócios

As competições do estilo off road atraem milhares de visitantes todos os anos para o Município de Jaciara. A combinação de temperatura em torno dos 25 graus Célsius e período de chuvas bem definido permitem aos visitantes programar suas viagens

 

Município de Jaciara: polo de esportes radicais

 

Com forte potencial para se tornar referência em esportes radicais no Brasil, a Cidade de de Jaciara ressalta essa vocação com seu Circuito das Águas. Seu eixo principal é o Rio Tenente Amaral, procurado atividades como banho, contemplação, canoagem e rafting. Esta última é a maior atração, num trecho de águas claras e límpidas, emoldurado pela vegetação do Cerrado, diversas formações de rochas e três primorosas quedas d’água.

Com percursos variando de dificuldades de 1 a 4, oferece diversão para turistas de todas as idades, indo de crianças a partir dos seis, sete anos, até pessoas de Melhor Idade, e também aquelas com necessidades especiais. Isso é possível graças aos equipamentos de proteção individual adequados, barcos especialmente construídos, equipe preparada e experiente, instruções claras e respeito irrestrito às mais severas normas de segurança.

A aventura, iniciada sob as cortinas de água da Cachoeira da Fumaça, é de pura calma e tranquilidade no primeiro trecho, permitindo a todos apreciar a beleza da paisagem do entorno. Não é preciso remar os botes para sete pessoas, pois eles deslizam suavemente, sendo levado pela correnteza. A adrenalina começa a subir quando se ouve leve rugir, não muito longe. Ele informa que o primeiro momento decisivo está se aproximando.

 

Município de Jaciara: turismo de aventura, ecologia, eventos, esportes e negócios

O rafting no Rio Tenente Amaral é uma atração oferecida pelo Município de Jaciara para aqueles procurando turismo de aventura. Seu trajeto de dificuldades de 1 a 4 pode ser adaptado para receber crianças, Melhor Idade e pessoas com necessidades especiais

 

Município de Jaciara: rafting de qualidade

 

Mas, nada de pânico. Protegido por capacete e colete para flutuação obrigatórios, basta seguir as instruções do monitor sentado na parte posterior, de onde tem uma visão privilegiada de tudo o que está acontecendo. Ele antecipa o que vai acontecer e dá as dicas para orientar as remadas, de forma a se recobrar o domínio frente às corredeiras. Se, por acaso, alguém, ou todos, caírem, salva-vidas a postos ajudam de imediato.

Vencida esta etapa, a coragem retorna e fica mais fácil enfrentar as próximas, bastando apenas manter a humildade necessária àqueles sem experiência, o caso dos passageiros a bordo, mesmo quem já tenha praticado o esporte antes. Geralmente, só se complicam os apelidados como “Rambo”, exibindo arrogância de grandes conhecedores. É comum vê-los sendo lançados ao ar, mergulhando atabalhoadamente e outros ridículos iguais.

No meio do caminho, bolsões de águas quentes, de até 45 graus Célsius de temperatura, propiciam banhos relaxantes. Outra parada durante o percurso é a Toca do Lobo, com uma pequena cachoeira, ao lado de abrigo natural de pedra. O passeio é concluído no que lá é identificado por balneário, espaço dotado de boa infraestrutura de atendimento, com toaletes, equipamentos de lazer, piscina, tobogã, restaurante e loja de souvenires.

 

Município de Jaciara: turismo de aventura, ecologia, eventos, esportes e negócios

Um dos mais significativos atrativos de natureza visitados no Município de Jaciara é a Gruta que Chora. O complexo de cavernas, sendo escavado há milhares de anos por um curso de água que brota de dentro da rocha, impressiona pela beleza de sua estrutura

 

Município de Jaciara: turismo de aventura, ecologia, eventos, esportes e negócios

O território do Município de Jaciara, apesar de relativamente plano, tem pequenas serras nas quais formam-se belíssimas quedas d’água, como a Cachoeira da Mulata. E isso é comum em praticamente todos os rios que cortam aquela região abençoada por Deus

 

Município de Jaciara: turismo de aventura, ecologia, eventos, esportes e negócios

Outro segmento do Turismo de Lazer em franco crescimento no Município de Jaciara é aquele representado pelas estâncias termais. Com suas águas aquecidas pelo calor vindo do interior da Terra, elas atraem turistas de todo o Estado do Mato Grosso e do País

 

Segurança do rafting está no respeito aos limites de sete níveis

 

Município de Jaciara: turismo de aventura, ecologia, eventos, esportes e negócios

A prática do rafting é segura, desde que seguida as normas de segurança estabelecidas para o esporte. Capacete e colete salva-vidas são obrigatórios, mesmo para aqueles acostumados a nadar e mergulhar. E os monitores passam as regras a serem seguidas

 

I

Corredeira calma e tranquila, presença de rochas pequenas e quedas pouco acentuadas, requerendo manobras simples. Bom para criança, Melhor Idade e necessidade especial.

II

Corredeiras agitadas, presença de rochas maiores e quedas mais acentuadas, exigindo manobras elaboradas, desenvolvidas com rapidez. Bom para adolescentes e adultos.

III

Corredeiras agitadas, gerando ondas pequenas, presença de rochas de tamanhos variados e quedas acentuadas, exigindo manobras mais elaboradas, desenvolvidas com rapidez.

IV

Corredeiras agitadas, gerando ondas médias, presença de rochas de tamanhos variados e quedas acentuadas, exigindo manobras mais elaboradas, desenvolvidas com rapidez.

V

Corredeiras agitadas, gerando ondas grandes, presença de rochas de tamanhos variados e quedas acentuadas, exigindo manobras mais elaboradas, desenvolvidas com rapidez.

VI

Corredeiras muito perigosas, gerando ondas enormes, presença de pedras e quedas bastantes acentuadas, gerando impactos capazes de causar estragos no equipamento.

VII

Circuito estritamente profissional, corredeiras extremamente perigosas, com quedas acentuadíssimas, podendo machucar seriamente os praticantes ou até levá-los à morte.

 


 

Clique sobre os trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, trazendo informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição do termo “Município de Jaciara” é intencional. É a principal palavra-chave do conteúdo. Colocá-lo diversas vezes é parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, a otimização para ferramentas de busca, destacando o trabalho quando se pesquisa com Bing,Google ou Yahoo.

Nos meus textos de divulgação de turismo, ao citar uma cidade, faço em conjunto com seus apelidos. Por isso Cidade Verde de Cuiabá.

Texto produzido a partir de conhecimentos gerais do autor e pesquisas na Internet, a partir da Wikipedia, site do Governo do Estado de Mato Grosso e resultados dos mecanismos de buscas. Como fundamenta matéria com fins de divulgação do turismo, e não trabalho científico, pode apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Matéria desenvolvida a partir dos seguintes investimentos do Governo do Estado do Mato Grosso:

• Participação no fampress de jornalistas brasileiros e estrangeiros, dias 16 a 19 de abril de 2016, pelos seguintes destinos do Estado do Mato Grosso: Município de Cáceres, Município de Chapada dos Guimarães, Município de Campo Novo dos Parecis, Município de Cuiabá, Município de Jaciara e Município de Nobres; e,

• Acompanhamento da Feira Internacional de Turismo do Pantanal — FIT Pantanal 2016, dias 20 a 24 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, na cidade de Cuiabá, capital do Estado.