Estrutura é voltado aos comerciários, oferecendo serviços de alto padrão de qualidade mas com preços diferenciados. Atende também hóspedes comuns, havendo disponibilidade. Situado ao lado de Reserva Particular do Patrimônio Natural — RPPN, prioriza o ecoturismo.

 

Onça-pintada morta economiza US$ 2,5 mil por ano; onça-pintada viva gera US$ 110 mil

 

Hotel Sesc Porto Cercado: serviços de alto padrão

 

Em seus mais de 60 anos de existência, o Serviço Social do Comércio — Sesc montou uma grande rede de serviços de hospedagem por todo o Brasil. Voltados preferencialmente ao atendimento dos comerciários e seus familiares, oferecendo serviços com alto padrão de qualidade a custos acessíveis, recebem também pessoas comuns, com diárias em excelentes condições de mercado. Mas uma dessas unidades agrega características bastante especiais.

Trata-se do belo Hotel Sesc Porto Cercado, uma das principais referências em hotelaria e ecoturismo do Pantanal brasileiro. Localizado no Município de Poconé, situado a 145 quilômetros a Sudoeste da Cidade Verde de Cuiabá, a capital do Estado de Mato Grosso, fica às margens dos meandros do Rio Cuiabá. Imerso em paisagem exuberante, está ao lado de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural — RPPN, sendo voltado ao ecoturismo.

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

O Hotel Sesc Porto Cercado fica no Município de Poconé, situado a 145 quilômetros a Sudoeste da Cidade Verde de Cuiabá, a capital do Estado de Mato Grosso. Está às margens do Rio Cuiabá e imerso na paisagem exuberante de uma reserva natural dentro do Pantanal

 

Hotel Sesc Porto Cercado: destino de ecoturismo

 

O Hotel Sesc Porto Cercado integra os projetos social e ambiental da Estância Ecológica Sesc Pantanal. Planejado e construído sob critérios de respeito ao meio ambiente, está apto a operar tanto nos períodos de seca quanto durante a época de cheia. Seus apartamentos nos padrões Standard, Superior e Suíte distribuem-se ao redor de áreas de lazer, cinema, trilhas para caminhadas, fitness center, piscinas, pontos de observação, restaurante e muito mais.

Eles podem ser individuais, duplos, triplos e quádruplos, nos pisos superior e inferior. São mobiliados com cama de casal; cama de casal e duas de solteiro; duas de solteiro; ou quatro de solteiro. Além de telas nas janelas, para evitar a entrada de insetos, e fornecimento de energia elétrica 24 horas por dia, têm toalete privativo com ducha de água quente, aparelho de refrigeração do ar, frigobar, ramal de telefone com discagem direta, cofre e frigobar.

As instalações da Estância Ecológica Sesc Pantanal, da qual o Hotel Sesc Porto Cercado é parte, privilegiam soluções de baixo impacto ambiental: aproveitamento de chuvas, uso de energia solar, compostagem de lixo orgânico, estações de tratamento de água, estações de tratamento de esgoto, reciclagem do lixo, reuso de água, telhado verde, uso de abafadores de ruídos, uso de madeiras de manejo florestal ou de florestamento legal e vala séptica.

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

A estrutura do Hotel Sesc Porto Cercado é de baixo impacto ambiental: aproveitamento de chuvas, energia solar, compostagem de lixo orgânico, tratamento de água, tratamento de esgoto, reciclagem do lixo, reuso de água, telhado verde, madeira de manejo florestal…

 

Hotel Sesc Porto Cercado: vivências únicas

 

As atividades recreativas proporcionam vivências únicas, como contemplar o nascer do Sol no horizonte da água do rio, emoldurado pela silhueta das árvores e o despertar de pássaros e bugios; navegar até o rancho de um autêntico pantaneiro, tomando ciência de sua cultura bem peculiar, manifestada na forma como a casa foi erguida, seus costumes e maneiras de falar e cantar; ou ainda se aventurar na focagem noturna dos animais às margens das águas.

Soma-se a isso o Eixo Ambiental, reunindo Borboletário, Centro de Interpretação, Coleção Entomológica e Formigueiro Vivo. São espaços de visitação voltados à educação para o respeito com a natureza, materializando experiências a partir de curiosidades, informações, imagens e sons expressando a extraordinária beleza e a biodiversidade do Pantanal e sua importância para o planeta. E o novo Espaço Vida e Saúde, dedicado à melhoria da qualidade de vida.

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

As atividades de lazer no Hotel Sesc Porto Cercado proporcionam vivências como nascer do Sol no horizonte do rio, despertar de pássaros, conhecer o autêntico pantaneiro e sua cultura peculiar, seus costumes e maneiras de falar e cantar e focar animais durante a noite

 

Hotel Sesc Porto Cercado — Borboletário

 

O Borboletário da Estância Ecológica Sesc Pantanal é composto de Viveiro de Visitação, Laboratório, Viveiro de Hospedagem e Jardim de Atração de Borboletas. A grande atração é o Viveiro de Visitação. Com estrutura em forma circular e hemisférica, tem 300 metros quadrados na base e nove metros de altura na parte central. Sob tela especial, abriga jardim com cascata e bancos, permite ao visitante apreciar até 3.000 borboletas de várias espécies.

Trata-se de espaço dedicado a quem queira conhecer os segredos e encantos das borboletas. Nele, foi recriado o ambiente natural desses insetos, estimulando descobertas e reflexões aos visitantes. É um ambiente para contemplação, mas muito mágico, onde aqueles seres diminutos, frágeis, vivem em harmonia com plantas e pessoas. Mas vai bem além disso, como indutor de geração de renda para diversas famílias carentes do Município de Poconé.

Por ser criação em cativeiro, é monitorada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis — Ibama. E, além de contribuir para a educação ambiental e programas de reintrodução de espécies após a restauração de ambientes, criou uma possibilidade de complementação de receita para pessoas carentes. Uma atividade tão importante que elas estão integradas na Associação de Criadores de Borboletas de Poconé.

Esta entidade agrega 25 famílias. Elas recebem pequenas varetas com os ovos coletados no Borboletário e os levam para suas casas. Cuidam daquilo até a eclosão, nascendo as larvas. Estas recebem atenção até a fase de crisálida, quando então são compradas de volta pela Estância Ecológica Sesc Pantanal, conforme um critério de cotas para manter o equilíbrio e a diversidade das espécies e Tabela de Preços específica, conhecida pelos participantes.

Além da complementação de renda, e de proporcionar nova ocupação profissional numa região onde as opções de trabalho são bastantes reduzidas, o Borboletário amplia o nível de conhecimento e de respeito pela natureza. O trabalho ali desenvolvido é parte de um grande elenco de projetos de desenvolvimento sustentável da Estância Sesc Pantanal em prol das populações situadas no entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural — RPPN.

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

O Borboletário do Hotel Sesc Porto Cercado é bem mais que simples espaço dedicado a quem queira conhecer os segredos e encantos das borboletas, tendo se tornado indutor de atividade para complementação de renda de muitas famílias do Município de Poconé

 

Hotel Sesc Porto Cercado — Centro de Interpretação

 

O Centro de Interpretação é também um espaço interativo, composto por 25 atrativos sobre o Pantanal. Eles estão distribuídos por temas, como aspectos da ecologia, características geográficas, diferenças entre regiões, diversidade da fauna, espécies mais importantes da flora, variação das paisagens etc. Este conteúdo é detalhado em maquetes, painéis e vídeos. No auditório, exibem-se filmes e documentários relacionados à temática socioambiental.

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

O Centro de Interpretação Ambiental do Hotel Sesc Porto Cercado resume a riqueza da biodiversidade do Pantanal em 25 ambientes interativos e lúdicos, compostos de maquetes, painéis e vídeos, e também com a apresentação de documentários e filmes no auditório

 

Hotel Sesc Porto Cercado — Coleção Entomológica

 

Outra atração do Eixo Ambiental é a Coleção Entomológica, com seus insetos agrupados a partir de pesquisa científica em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso. Os 4.695 exemplares, todos vindos da Reserva Particular do Patrimônio Natural, exibem uma diversidade ímpar de cores, formas, funções e tamanhos: 2.926 besouros, 681 borboletas, 533 cigarras, 366 barbeiros, 110 gafanhotos, 43 baratas-do-mato e 36 baratas comuns.

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

A Coleção Entomológica do Hotel Sesc Porto Cercado foi montada apenas com insetos que vivem no território da Reserva Particular do Patrimônio Natural ali existente, a partir de um trabalho científico desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso

 

 Hotel Sesc Porto Cercado — Formigueiro Vivo

 

As formigas, insetos organizados em grupo, têm funções nobres na natureza, como poda de árvores, aeração da terra e adubação do solo. Para apresentar estas e outras informações, o Formigueiro Vivo do Eixo Ambiental é um sistema fechado, com campânulas interligadas por tubulação em acrílico transparente. Assim, é possível o visitante observar a organização social ali existente, a divisão das tarefas entre as operárias e a forte ascendência da rainha.

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

O Formigueiro Vivo do Hotel Porto Cercado é a representação do modo de vivo de estes seres que, apesar de diminutos em tamanho têm importância gigantesca no equilíbrio e renovação do meio ambiente, principalmente com a areação das terras e adubação do solo

 

Hotel Sesc Porto Cercado — Espaço Vida e Saúde

 

O Espaço Vida e Saúde do Hotel Sesc Porto Cercado é uma estrutura com serviços voltados ao bem-estar. Integrando a Estância Ecológica Sesc Pantanal, visa também o ecoturismo, a preservação da natureza e a educação ambiental. Montado sob forma de SPA, trabalha o desenvolvimento integral do ser humano, buscando fim do estresse, reeducação alimentar e melhora da postura corporal, além de outras atitudes para a melhoria da qualidade de vida.

Oferece ambiente para hidroterapia, avaliação de postura, avaliação física, caminho das águas, diagnóstico para os pés, estética do corpo, estética da face, fitness center, piscina aquecida, quiosque SPA, relaxamento para o corpo, relaxamento para a mente, sala de massagem, salão de beleza, sauna seca e sauna úmida. Sua estrutura preza acolhimento, qualidade e segurança, e toda a equipe treinada e qualificada é a garantia da excelência.

As atividades oferecidas foram planejadas e programadas para atender as expectativas dos diferentes clientes do hotel, mas especialmente trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e pessoas idosas. No Restaurante Cambará, opções saudáveis para almoço. Com foco na reeducação alimentar, são utilizados ingredientes naturais, integrais e orgânicos, preservando os nutrientes e mantendo o menu totalmente balanceado.

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

O Espaço Vida Saudável do Hotel Sesc Porto Cercado oferece um conjunto de opções para aqueles em busca de desenvolvimento integral do ser humano, além do fim do estresse, reeducação alimentar, correção da postura corporal e relaxamentos do físico e da mente

 

Hotel Sesc Porto Cercado — Imagens das instalações

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

 

Hotel Sesc Porto Cercado é referência em hotelaria e ecoturismo à beira do Pantanal

 


 

Nos textos de divulgação de turismo, ao citar uma cidade, faço isso em conjunto com seu apelido. Se ela tem, e eu o conheço, uso-o. Por isso Cidade Verde de Cuiabá, por exemplo.

Clique sobre os trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, trazendo informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição de termos, como Hotel Sesc Porto Cercado, é intencional. São palavras-chave. Colocá-las diversas vezes ao longo da postagem é parte das modernas técnicas de Search Engine Optimization — SEO, a otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se faz pesquisas utilizando Bing, Google, Yahoo etc.

Texto produzido a partir de conhecimentos gerais do autor e pesquisas na Internet: site do Hotel Sesc Porto Cercado, Wikipedia, site do Governo do Estado do Mato Grosso, site do Município de Poconé etc. Como fundamenta matéria com fins de divulgação do turismo, e não trabalho científico, pode apresentar erros. Se forem apontados, farei as correções.

Matéria desenvolvida a partir dos seguintes investimentos do Governo do Estado do Mato Grosso:

• Participação no fampress de jornalistas brasileiros e estrangeiros, dias 16 a 19 de abril de 2016, pelos seguintes destinos do Estado do Mato Grosso: Município de Cáceres, Município de Chapada dos Guimarães, Município de Campo Novo dos Parecis, Município de Cuiabá,Município de Jaciara e Município de Nobres; e,

• Acompanhamento da Feira Internacional de Turismo do Pantanal — FIT Pantanal 2016, dias 20 a 24 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal, na cidade de Cuiabá, capital do Estado.