A oferta de acesso à Internet por wifi gratuito cria responsabilidades a partir das ações dos usuários. Agressões, falsidades, ilegalidades, ofensas e outros crimes cometidos com a utilização do sistema podem refletir no provedor do mesmo. Assim, prevenir é bem melhor que remediar.

 

Acesso wifi à Internet: antes, caro e raro; agora, comum e gratuito

 

Há algum tempo, praticamente no mesmo mês, vivenciei duas experiências interessantes relacionadas a acesso à Internet disponível em hotéis. Primeiro, na Cidade de Manaus, a capital do Estado do Amazonas. O empreendimento é destes considerados top, vendido como cinco estrelas e tudo mais. O serviço, além de caro, era péssimo. Cobrado minuto a minuto, pagava-se por tempo não utilizado: demora, lentidão, travamento e vai por aí.

Não demorou muito, fui para o Estado de Pernambuco, ficando no Hotel Costeiro, junto ao mar da bela Cidade de Olinda. Concluído o check in, perguntei à Recepção sobre o sistema de acesso à Web: gratuito, tarifado, senha, esses detalhes. Como resposta, uma grata surpresa: totalmente liberado! Era ligar o computador ou dispositivo móvel e usar. Melhor ainda: funcionando sempre bem no apartamento, restaurante, área da piscina…

Perguntei ao proprietário se aquela situação não gerava problemas para eles. Afinal, os moradores das casas mais próximas podiam usar também o serviço. Ele disse que não, pois a capacidade do sistema tinha condições de suportar estas possíveis “invasões”. Dei meus parabéns a ele, relatando a vivência de dias antes no Norte do País. E, sempre que posso, conto este caso, citando como exemplo de bom atendimento em hospedagem.

 

Flex Spot e sua solução para gestão de acesso à Internet por wifi na Festuris 2016

Foi uma grata surpresa descobrir que o Hotel Costeiro, situado de frente para o mar da Cidade de Olinda, no Estado de Pernambuco, oferecia acesso wifi à Internet totalmente liberado e de excelente qualidade: bastava ligar o computador ou o dispositivo móvel e usar sem cerimônia

 

Acesso wifi à Internet: cada vez mais onipresente em nossa vida

 

Recordei essa história recentemente, durante a realização da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. Dentro do evento, na minha busca por nichos de informação exclusiva para explorar neste meu site de notícias de turismo, acabei no estande de um expositor com atuação neste segmento de prestação de serviços: gestão de acesso à rede mundial de computadores através de sistema wireless.

Aliás, sua Denominação Social enfatiza isso: Flex Spot Gestão de Wifi. Com aquele ar tão comum em empresas de tecnologia dos dias de hoje atualidade — todos bem jovens, presença feminina forte, linguajar dominado por termos técnicos em inglês, otimismo o tempo todo, clima de startup… —, foi instrutivo conhecer os níveis de responsabilidade subjacentes à oferta de acesso gratuito à Internet — e não restrito somente à hotelaria.

Todo aquele disponibilizando esse conforto para os clientes, frequentadores, hóspedes, usuários e outras denominações precisa ter como rastrear a navegação. Se algum crime ou ilegalidade for perpetrada a partir da utilização do sistema, um relatório detalhado de uso eliminará qualquer possibilidade de envolvimento. E é esse o grande diferencial que a Flex Spot estava apresentando aos visitantes do seu estande durante a Festuris 2016.

 

Flex Spot e sua solução para gestão de acesso à Internet por wifi na Festuris 2016

Se um crime ou ilegalidade for perpetrada a partir da utilização do sistema wifi, um relatório detalhado de uso eliminará qualquer possibilidade de envolvimento. Esse foi o diferencial que a Flex Spot estava apresentando aos visitantes do seu estande durante a Festuris 2016.

 

Acesso wifi à Internet: solução inovadora para gerenciar o serviço

 

Trata-se de uma solução completa de gerenciamento e monitoramento de hotspots em configurações de todos os tipos e portes: ambientes corporativos, áreas a céu aberto, bibliotecas públicas, centros comerciais, espaços de entretenimento, locais de eventos, meios de hospedagem e muitos outros segmentos. Relatórios de controle oferecem um conjunto de registros identificando quem usou, período utilizado e endereços acessados.

É importante ressaltar que todo esse processo é desenvolvido sem qualquer desrespeito à legislação de privacidade. Tudo acontece em concordância com os limites impostos pelo Marco Civil da Internet, nome popular da Lei 12.965, em vigor desde junho de 2014. Este dispositivo jurídico surgiu para regulamentar a Internet dentro do Brasil, fixando deveres, direitos e princípios de usuários e provedores destes serviços no País.

Além do mais, os dados captados podem formar excelente base para ações de marketing digital, transformando uma infraestrutura antes passiva em poderosa ferramenta para se manter e captar negócios. Para concluir, um resumo das características da solução de gestão completa para wifi apresentada com bastante sucesso pela equipe da Flex Spot durante a edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016:

  • Autenticação de usuários integrada ao sistema de gestão
  • Captura de informações úteis para a geração de leads
  • Controles sobre o consumo da banda: total, hotspots, usuários…
  • Criação de regras de acesso baseadas em horários
  • Equilíbrio na distribuição de acesso, mesmo sob alta demanda
  • Melhor aproveitamento da capacidade contratada
  • Melhoria da experiência de utilização para o usuário
  • Redução ou eliminação de desperdícios e perdas
  • Velocidades de conexão variáveis, de acordo com a necessidade

 

Todo aquele disponibilizando esse conforto para os clientes, frequentadores, hóspedes, usuários e outras denominações precisa ter como rastrear a navegação. Se algum crime ou ilegalidade for perpetrada a partir da utilização do sistema, um relatório detalhado de uso eliminará qualquer possibilidade de envolvimento. E é esse o grande diferencial que a Flex Spot estava apresentando aos visitantes do seu estande durante a Festuris 2016.

Boa solução para uma empresa buscar novos negócios é participar de feiras fora do seu ramo de atividade. E a Flex Spot Gestão de Wifi trilhou esse caminho ao tornar-se expositora da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016

 


 

Matéria produzida a partir da participação na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, dias 3 a 6 de novembro, no Sierra Park Centro de Feiras e Eventos, na Cidade das Hortênsias de Gramado, no Estado do Rio Grande do Sul.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Acesso wifi à Internet” — e outras mais — é intencional. Ela é a principal palavra-chave dos conteúdos. Colocá-la várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com Bing, Google ou Yahoo!.

Nos meus textos de divulgação de turismo, adotei o critério de, ao citar uma cidade, fazê-lo em conjunto com seu apelido. Exemplo: Cidade das Hortênsias de Gramado.

Conteúdo desenvolvido a partir de conhecimentos gerais do autor e pesquisas na Internet, principalmente Wikipedia e sites de entidades relacionadas à tecnologia. Não é um trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.