Mix agrega oferta de conhecimento, foco em inovação, valoripromoção de networking, segmentação de mercado e geração de negócios. Perspectivas são de 2.500 marcas, 500 estandes, público de 15 mil profissionais e R$ 220 milhões e geração de negócios.

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

 

Festuris 2016: salões destinados a vocações específicas

 

A Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris caminha para completar seus primeiros 30 anos de existência numa trajetória de sucesso calcada num mix de premissas básicas desde seu surgimento, em 1988. E, dentre todas essas, destacam-se valorização regional, abrangência nacional, inserção internacional, oferta de conhecimento, foco em inovação, promoção de networking, segmentação de mercado e geração de negócios.

E para a edição de 2016 não será diferente. Os 22 mil metros quadrados de área ocupada dentro do pavilhão de exposições do Serra Park serão compartimentados em salões, cada um voltado à sua vocação comercial específica: Acessibilidade, Cultural, Enoturismo, Entretenimento, Gastronomia, MICE, Religioso, Sustentabilidade, Tecnologia e Verde — além da estreia do Luxury, agregando produtos e serviços voltados ao mercado de luxo.

A diretora da Festuris 2016, Marta Rossi, ressalta o Salão Luxury como proposta surgida após estudos sobre o segmento de turismo de luxo. “Participando da Bolsa Internacional de Turismo de Milão — BIT Milão, na Itália, pudemos entender melhor como seria um salão dentro da nossa Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, e chegamos ao formato que estaremos apresentando ao mercado em novembro” — adianta e executiva.

— Destinos especializados fortemente no turismo de luxo já garantiram sua presença nesta novidade da Festuris 2016. Vamos surpreender mesmo! Temos categorias diferentes de patrocínios, algumas com diferenciais nas quais o cliente, além de transfers exclusivos, será atendido por mordomo. São propostas dentro de um conceito desenhado especialmente para nosso evento nas Serras Gaúchas — revela Eduardo Zorzanello, outro diretor da realização.

 

Salas de Capacitação

 

Também no mesmo ambiente do Serra Park funcionarão as Salas de Capacitação, com uma grade de programação ininterrupta de apresentações, oficinas, encontros, painéis, palestras, seminários e workshops. Aplicativos para dispositivos móveis em versões atualizadas vão permitir maior aproveitamento do tempo disponível, acelerando e organizando a marcação e cumprimento de agendas, além de permitir a troca de cartões de visita por meio digital.

Previsões mais pessimistas estabelecem cerca de 2.500 marcas expostas em quase 500 estandes, e público por volta de 15 mil profissionais, vindos de todos os Estados do Brasil e países de todos os continentes. O impacto econômico a ser gerado pela Festuris 2016 dever superar com folga os R$ 212 milhões da última edição, montante levantado por pesquisa oficial, desenvolvida pelo Observatório de Turismo, da Universidade Federal Fluminense.

Outro espaço da Festuris 2016 voltado à qualificação é o Palácio dos Festivais, localizado no Centro da Cidade da Rota Romântica de Gramado, ícone do turismo da região de serras do Estado do Rio Grande do Sul. Funcionando pela manhã — sem interferir no andamento da Feira, à tarde, e na movimentação social, á noite —, ele torna-se palco de apresentações de cases pelos mais expressivos profissionais do turismo, tanto brasileiro quanto mundial.

Só para se ter uma pequena ideia dos conteúdos ali desenvolvidos durante a Festuris 2015, apresentaram-se os seguintes nomes relacionados abaixo em ordem alfabética. Suas falas somaram quase 10 horas contínuas de exposição de conhecimentos e troca de experiências, no que poderia até ser definido como um completo Master Business Administration — MBA em gestão de turismo, tanto na iniciativa privada quanto na administração pública:

 

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

A oferta de capacitação, característica que a Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris traz desde sua primeira edição, em 1987, será um dos pontos fortes da edição 2016 do evento, quanto estão sendo esperados cerca de 15 mil profissionais nas Serras Gaúchas

 

Festuris 2016: Emirates Airlines e Royal Air Maroc

 

Duas das mais importantes companhias aéreas em operação no mundo estarão presentes como expositoras na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. Emirates Airlines e Royal Air Maroc confirmaram participação no evento, de 3 a 6 de novembro, no pavilhão de exposições Serra Park, situado na Cidade da Rota Romântica de Gramado, importante destino de turismo na região das Serras Gaúchas.

Elas juntam-se a grandes marcas nacionais e internacionais do setor com estandes próprios, como Aeroméxico, Air Europe, Avianca, Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, Latam Airlines, South África Airways, TAP Air Portugal e United Airlines — além de dezenas de outras trabalhadas a partir das suas alianças internacionais, como a Sky Team. E isso num momento em que tanto Emirates quanto Royal Air Maroc estão em momentos de expansão.

A Emirates vai terminar este ano com 10 novas aeronaves em sua frota total. Isso, porque, ela vai retirar de operação 26 modelos antigos e incluir 36 novos. São modelos Airbus e Boeing com cerca de 15 anos de operação, uma década a menos do tempo útil normal para equipamentos com esses. Também estão nos planos substituir mais 13 jatos em 2017 e 13 em 2018, transformando a companhia em uma das de mais baixa idade média do mercado.

Com a chegada da temporada de inverno 2016 e 2017 no Hemisfério Norte, a Royal Air Maroc planeja aumentar para quatro seu número de frequências semanais para o Brasil, e também fazer substituição de aeronaves. Com isso, além de maior número de assentos a cada voo, os passageiros que viajando entre Casablanca e Rio de Janeiro ou Casablanca e São Paulo terão mais opções de dias para embarcar a partir do dia 30 de outubro de 2016.

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

A Emirates Airlines deu início a um processo agressivo de renovação da sua frota, a ser desenvolvido até 2018. Jatos ainda dentro da vida útil serão substituídos por modelos mais novos, oferecendo mais conforto e segurança aos seus passageiros em todo o mundo

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

A Royal Air Maroc vai aproveitar a queda de demanda causada pela temporada de inverno no Hemisfério Norte para ampliar suas frequências para o Brasil, com voos da Cidade de Casablanca para a Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro e a Cidade 24 Horas de São Paulo

 

Festuris 2016: crescimento em destinos internacionais

 

Desde sua primeira edição, lá nos idos do ano de 1988, as criadoras e organizadoras da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, empreendedoras Marta Rossi e Sílvia Zorzanello, viam o processo de internacionalização como fundamental para crescer e se expandir. E assim foram buscando o mercado exterior, com participação constante em eventos similares em todos os continentes. Aos poucos, este processo vem dando resultado.

O evento deste ano — a Festuris 2016 — traz expositores e marcas expressivas do turismo mundial. Inclusões recentes são a Cidade de Águeda, em Portugal, localizada próximo à Cidade de Coimbra, mais ou menos a meio caminho entre a Cidade de Lisboa, ao Sul, e a Cidade do Porto, ao Norte, e Ilha de Aruba, destino dos mais procurados no Mar do Caribe. Ambas vão enriquecer mais ainda o mix à disposição dos 15 mil profissionais esperados.

A Cidade de Águeda aposta cada vez mais na ida de brasileiros para lá. Destino de doces tradicionais e rica gastronomia, um dos expoentes dentro da Europa na atualidade, estará pela primeira vez representada na feira, com um estande de 24 metros quadrados. Ela vem se juntar a outros nomes expressivos do turismo de Portugal, como a companhia aérea TAP, expositora há alguns anos, e a Agência Abreu, também confirmadas para a Festuris 2016.

Esta proposta de captar cada vez mais brasileiros também é a da Ilha de Aruba. Oferecendo uma infraestrutura de Primeiro Mundo, e somando atrativos turísticos de cultura, história e lazer, adornados por belas praias sem rivais em todo o planeta, além de vida uma noturna agitada o ano todo, chega com potencial para se destacar no evento de 3 a 6 de novembro próximo, no Serra Park, o centro de exposições da Cidade da Rota Romântica de Gramado.

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

A Cidade de Águeda, de Portugal, aposta na ida de brasileiros para lá. Destino de doces tradicionais e rica gastronomia, um dos expoentes dentro da Europa na atualidade, estará pela primeira vez representada na feira, com um estande de 24 metros quadrados

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

A Ilha de Aruba oferece infraestrutura de Primeiro Mundo e soma atrativos turísticos de cultura, história e lazer, adornados por belas praias sem rivais em todo o planeta, além de vida noturna das mais agitadas o ano todo. Tudo isso será apresentado na Festuris 2016

 

Festuris 2016: ministro do Turismo garante presença

 

Os executivos Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, ambos diretores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, estiveram recentemente em Brasília, a Capital Federal, sendo recebidos pelo ministro interino do Turismo do Brasil, Alberto Alves. Na reunião, puderam apresentar o evento àquele dirigente e receberam dele a garantia de que, estando ainda no cargo, estará presente à solenidade de abertura do evento no dia 3 de novembro.

Ele também assegurou o apoio e a participação do Ministério à Festuris 2016, ressaltando a importância da realização na promoção do Brasil, principalmente no mercado internacional. “Apresentamos o evento, o ministro mostrou-se bastante receptivo e confirmou a presença em Gramado” — destacou Marta Rossi. “Ele mostrou-se surpreso pelas dimensões da nossa realização, e com a forma segmentada em que ocorre” — completou Eduardo Zorzanello.

 

Ministro tem larga experiência no setor privado

 

Alberto Alves é bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo — USP e acumula mais de quatro décadas de experiência como gestor em diversas áreas dos setores público e privado. Tem sólida formação acadêmica, com especializações em temas como Análise de Projetos, Estratégia e Planejamento, incluindo diversas temporadas de estudos na American University, estabelecida na cidade de Washington, capital dos Estados Unidos da América.

De 2002 a 2013, Alberto Alves atuou como diretor-adjunto da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores — Anfavea. Antes disso, durante toda a década de 1990, foi diretor da Mercedes Benz do Brasil. Sua trajetória no setor privado inclui, ainda, o cargo de diretor de Relações Governamentais e Institucionais da British Petroleum e posições de destaque em diversas outras companhias de renome no mercado brasileiro.

No setor público, Alberto Alves atuou na Secretaria de Planejamento da Presidência da República e no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Foi superintendente na então estatal Companhia Vale do Rio Doce. À frente do Ministério do Turismo, está concentrado no esforço de gerar impactos positivos nos milhares de estrangeiros vindo ao Brasil para assistir os Jogos Olímpicos 2016, na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro.

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

O ministro do Turismo do Brasil, Alberto Alves, à esquerda na imagem, recebeu Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores do Festuris 2016, em audiência especial na sede do Ministério, em Brasília, e conheceu detalhes sobre o grande evento da Serra Gaúcha

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

O ministro do Turismo do Brasil, Alberto Alves, por ser interino, garantiu que, estando ainda à frente do cargo no início de novembro, estará presente à solenidade de abertura da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016

 

Festuris 2016: participação Bancorbrás e Indonésia

 

Cumprindo extensa programação de encontros e visitas no Distrito Federal, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello estiveram na Embaixada da Indonésia, quando se reuniram com o embaixador daquele país no Brasil, Toto Riyanto. O diplomata confirmou que sua nação será um dos expositores da Festuris 2016, com estande próprio. Esta será a quinta vez que a Indonésia estará presente nas Serras Gaúchas, exibindo seus potenciais únicos de turismo.

Outra agenda positiva desta última estada em Brasília dos diretores Marta Rossi e Eduardo Zorzanello foi a confirmação como expositor da Bancorbrás como expositora da Festuris 2016. Um dos mais antigos, respeitados e tradicionais clubes de viagem do País, é também participante de longa data do evento, usado como plataforma para a divulgação das suas propostas, visando a captação de novos integrantes para sua base de opções aos associados.

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

Cumprindo pesada agenda de compromissos em Brasília, os executivos Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, foram recebidos por Carolina Lopes, a responsável pelo Marketing da Bancorbrás

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

Dentro da extensa programação de visitas no Distrito Federal, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello estiveram na Embaixada da Indonésia, e se reuniram com o embaixador daquele país no Brasil, Toto Riyanto, confirmou a presença daquela nação na Festuris 2016

 

Festuris 2016: Estado de São Paulo como expositor

 

O Estado de São Paulo estará na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 como expositor. Esta confirmação foi dada pelo secretário de Turismo deste mais importante destino do Brasil, Romildo Campello. Este compromisso foi selado em visita especial que os executivos Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores do evento, fizeram àquele gestor público, em viagem recente à Cidade 24 Horas de São Paulo.

Tecnologia de ponta, indústria diversificada, agropecuária modelo e comércio de alto padrão são alguns destaques no Estado mais rico da nação, responsável por 31% do Produto Interno Bruto — PIB nacional. É verdade dizer que os 41 milhões de paulistas respiram trabalho. Mas, a começar pelos paulistanos da gema, não faltam razões para se crer que, principalmente na sua capital pode-se fazer de tudo, o dia todo, todos os dias da semana.

Teatro, exposições as mais diversas, bares, restaurantes, eventos de todas as especificações e shoppings sempre lotados. No interior, a tranquilidade das antigas fazendas de café, agora pousadas ou hotéis charmosos, no Município de Águas de Lindoia e Município de Serra Negra. E pontos de ecoturismo, como no Município de Brotas e no Município de Estância de Socorro, além da meca brasileira do balonismo e paraquedismo: Município de Boituva.

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

O secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Romildo Campello, entre Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 garantiu a participação daquela unidade da Federação com expositor em novembro

 

Festuris 2016: otimismo com vinda de Curaçao

 

O destino Curaçao, no Mar do Caribe, ainda é mistério para muitos brasileiros. O país está a apenas 70 quilômetros do litoral da Venezuela. Sua língua oficial é o holandês, mas o que se ouve nas ruas é papiamento, dialeto misturando seis idiomas, inclusive português. Com apenas 150 mil habitantes e economia baseada em refino de petróleo e turismo, destaca-se entre as ilhas caribenhas pelo clima agradável o ano todo e estar fora da rota de furacões.

Curaçao busca novas opções de promover-se dentro do Brasil. À frente da tarefa, Giselle Makinde e Janaína Araújo, sócias da Double Task, representação de destinos responsável pelo turismo daquela nação dentro do território brasileiro. Elas têm mantidos negociações para transformar Curaçao em um dos expositores na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. As perspectivas neste sentido são bem otimistas.

Em reunião nos escritórios da Double Task, localizados na Cidade 24 Horas de São Paulo, capital do Estado de São Paulo — encontro promovido pelo jornalista e consultor em comunicação Marcos Júnior Oliveira —, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, diretores da Festuris 2016, acompanhados de Rúbia Andrade, representante do evento, detalharam as qualidades e vantagens sobre a presença na Serra Gaúcha de 3 a 6 de novembro próximo.

— Curaçao é completo, atende todos os públicos: jovens, casais em Lua de Mel, famílias e Melhor Idade — comentou Janaína Araújo. “Ano passado, por questões estratégicas, não conseguimos ir. Mas, como o mercado do Sul do Brasil é estratégico especialmente pelo voo da Copa Airlines direto da Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, para Curaçao, estamos nos esforçando para ir em 2016” — adiantou Giselle Makinde.

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

Os diretores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, ladeando Janaína Araújo e Giselle Makinde, nos escritórios da Double Task, situada na Cidade 24 Horas de São Paulo, capital do Estado de São Paulo

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

Curaçao é o tipo de destino de turismo completo, atendendo a todos os públicos: jovens, casais em Lua de Mel, famílias, Melhor Idade, MICE etc. E tem o mercado do Sul do Brasil como estratégico, especialmente pelo voo direto partindo da Cidade de Porto Alegre

 

Festuris 2016: projeto inovador no Salão de Enoturismo

 

Aromas e sabores tornaram-se razão de muitas viagens ao redor do mundo. Esta é uma das tendências de turismo de experiência com maior crescimento na atualidade. Assim, para acompanhar este movimento, os organizadores da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 renovaram os conceitos do Salão de Enoturismo. Seu projeto inovador vai surpreender os cerca de 15 mil profissionais presentes ao evento.

O espaço, além de palco para lançamento de produtos e serviços, terá também debates e workshops. O grande potencial desse setor está nos sentidos, despertando emoções únicas, vivenciadas através do paladar, mas impregnadas por cultura, história, tradições e muito mais. Enoturismo, de atividade turística baseada em viagens motivadas pela apreciação de vinhos, vai bem mais além, incorporando componentes de todos os segmentos do setor.

 

Festuris 2016 reúne valorização local, respeito nacional e prestígio internacional

Enoturismo, de atividade turística baseada apenas em viagens motivadas pela apreciação de vinhos, vai mais além, incorporando componentes de todos os segmentos do setor a partir das emoções únicas do paladar, impregnadas por cultura, história, tradições e muito mais