Valor foi levantado através de pesquisa desenvolvida segundo metodologia científica. Além de promover vendas, evento debateu temas importantes para o negócio do turismo no Brasil e no mundo: liberação de jogos, crescimento em economia compartilhada, fim da burocracia…

 

Festuris 2016: resultados positivos em momento de crise

 

22 mil metros quadrados de exposição; oito mil compradores, sem contar convidados, expositores e membros da imprensa; 1.350 agendamentos entre compradores e vendedores; cerca de 100 profissionais de comunicação do Brasil e do exterior; e o mais importante: R$ 253,3 milhões em geração de negócios, segundo pesquisa realizada utilizando metodologia científica — crescimento de quase 20% em relação ao montante alcançado ano passado.

Estes são os números atestando o sucesso da edição desse ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, nos últimos dias 3 a 6 de novembro, na Cidade das Hortênsias de Gramado, ícone do turismo da região das Serras Gaúchas. O evento reuniu destinos e marcas nacionais e internacionais no ambiente considerado como o melhor para compras e vendas business to business — o famoso B2B — em toda a América Latina.

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

A diretora da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, Mata Rossi, na solenidade de abertura do evento, na noite do dia 3 de novembro, no palco do Palácio dos Festivais, situado no Centro da Cidade das Hortênsias de Gramado

 

Festuris 2016: ênfase na disseminação de conhecimentos

 

Em paralelo à feira, uma forte oferta para disseminação de conhecimento aos profissionais presentes. Durante todas as manhãs, apresentação de cases de sucesso, discussão de temas relevantes e palestras diferenciadas no Congresso da Festuris 2016, desenvolvido dentro do Palácio dos Festivais, localizado no Centro da cidade. À tarde, ampla grade de capacitações distribuídas por diversos pontos da área ocupada no Sierra Park Centro de Feiras e Eventos.

Ao encerramento do evento, na já tradicional coletiva de imprensa, os diretores da Festuris 2016 — Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi — recepcionaram e atenderam os jornalistas, apresentando os resultados da edição 2016 e começando a dividir os sonhos para a edição de 2017. Todos os números foram detalhados por Maximilianus Pinent, professor do Curso de Turismo das Faculdades Integradas de Taquara — Faccat.

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

Momento inédito na história de quase três décadas da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris: a abertura do evento com a participação de um ministro de Estado; no caso, Marx Beltrão, ocupando a Pasta do Turismo, discursando no Palácio dos Festivais

 

Festuris 2016: pesquisa desenvolvida por gente de casa

 

Ele coordenou o levantamento dos dados, captados por alunos daquela entidade durante os dois dias da realização. Até 2015, esta apuração estava a cargo do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense — UFF. A partir de agora, estará sob responsabilidade de um estabelecimento de formação profissional do Estado do Rio Grande do Sul, situado no Município de Taquara, fato de muito orgulho para os realizadores, todos eles gaúchos.

Detalhando ainda mais os resultados da pesquisa, o professor Maximilianus Pinent revelou: 17% dos participantes da Festuris 2016 trabalham em agências de viagens ou operadoras; 46%, funcionários ou proprietários de empresas com o turismo como atividade principal; e, 64%, pessoas com o poder de tomar decisões e efetivar negócios. O conjunto destes dados exibiu, mais uma vez, e com clareza, o caráter extremamente profissional da Festuris 2016.

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

Uma das provas do sucesso da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 está visível nesta imagem? Notem a quantidade de pessoas fazendo o credenciamento para acessar os pavilhões onde estavam montados os estandes

 

Festuris 2016: crescimento da participação internacional

 

Em seguida, falaram os três diretores da realização. O primeiro a se manifestar, Eduardo Zorzanello, destacou o crescimento da participação internacional, e concluiu revelando a data da edição do próximo ano: “Tivemos, em 2017, a vinda de destinos que nos prestigiam pela primeira vez, como Hungria e Tunísia. E temos certeza: esta participação internacional deve aumentar bastante para 2017, quando a feira será realizada de 9 a 12 de novembro.”

Marcos Rossi, além de corroborar a fala de Eduardo Zorzanello, trouxe outra novidade, revelando a empreitada a ser promovida pela Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos. Trata-se do Gramado Summit, um encontro com foco em tecnologia, programado para o segundo semestre do próximo ano. Marta Rossi começou sua fala dando destaque para o fato inédito na história de três décadas da Festuris: a abertura do evento por um ministro de Estado.

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

A quantidade de participantes dentro dos pavilhões onde estavam os estandes da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 era tanta que, em alguns momentos, ficava praticamente impossível se deslocar pelos seus amplos corredores

 

Festuris 2016: inédita abertura com o ministro do Turismo

 

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, deslocou-se até à Cidade das Hortênsias de Gramado para prestigiar a realização. Em seguida, ela discorreu sobre a estreia de grande sucesso do Espaço Luxury, recebendo expositores como Air Tahiti Nui, Barbados, Ilhas Seychelles, Ilhas Turcas e Caicos, La Hacienda, Mercatur Premium, Hotel Saint Andrews e Tahiti Tourisme. E assegurou: “Ano que vem, a área será maior, abrigando mais participantes.”

Estande com visual diferenciado, fechado, criou ambiente realmente privativo no meio da feira. Exclusivo para expositores e vendedores de produtos e serviços específicos para o mercado de luxo, reuniu 120 buyers especializados, atendendo com agendamento prévio. A decoração sofisticada, da Villa Sérgio Bertti, e o ar perfumado por essência criada pela Santho Aroma, chamavam a atenção de todos aqueles circulando em suas proximidades.

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

A maior novidade da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, o Espaço Luxury, voltado a produtos e serviços específicos para o mercado do turismo de luxo, alcançou o sucesso esperado pelos organizadores do grande evento

 

Festuris 2016: segmento turismo de luxo veio para ficar

 

A curadoria do Espaço Luxury ficou sob a responsabilidade de Marcelo Zingalli, gerente da agência Travel Mix e especialista neste segmento de mercado de luxo. Os organizadores da Festuris 2016 o nomearam Manager Luxury: “Mercado de luxo supera mercado de turismo tradicional. Nosso passageiro prefere a comodidade de contratar um profissional capaz de prestar toda a assessoria na viagem, com serviços personalizados, exclusivos e autênticos.”

E continuou: “A Festuris é um dos eventos na área do turismo com muita credibilidade dentro do trade. Não poderia deixar de lado essa fatia de negócio, crescendo quase 5% ao ano, mesmo nestes momentos de crise, seja interna, seja externa. O Espaço Luxury surge, então, aliando parceiros para um trabalho bastante focado. Ele marcará a história do evento, com a Festuris tendo o antes e o depois do Espaço Luxury” — finalizou Marcelo Zingalli.

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

Outra imagem valendo por mil palavras exibe a melhor característica da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016: comprador e vendedor negociando serviços de produtos; o total de negócios fechados superou R$ 250 milhões

 

Festuris 2016: expositores renovam presença para 2017

 

Eduardo Zorzanello comentou os bons resultados alcançados pela novidade. “Segundo os compradores e os expositores, o Espaço Luxury foi brindado com muita satisfação. Muitos já avisaram pretender renovar a participação em 2017, nos deixando felizes e orgulhosos. E facilita nosso trabalho, pois o objetivo é duplicar a área para o ano que vem. A partir desta segunda-feira agora, dia 7 de novembro de 2016, sairemos a campo buscando negócios.”

 

Festuris 2016: imagens de dois dias de muito sucesso

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

 

Festuris 2016 mostra força mercadológica, gerando R$ 253 milhões em negócios

 


 

Matéria produzida a partir da participação na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, dias 3 a 6 de novembro, no Sierra Park Centro de Feiras e Eventos, na Cidade das Hortênsias de Gramado, no Estado do Rio Grande do Sul.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Tryp Jesuíno Arruda Hotel” — e outras mais — é intencional. Ela é a principal palavra-chave dos conteúdos. Colocá-la várias vezes na postagem faz parte das técnicas deSearch Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com Bing, Google ou Yahoo.

Nos meus textos de divulgação de turismo, adotei o critério de, ao citar uma cidade, fazê-lo em conjunto com seus apelidos. Exemplo: Cidade das Hortênsias de Gramado.