Espaço exclusivo para produtos e serviços do segmento de Turismo de Luxo é grande novidade da Festuris 2016. Área terá acesso controlado, permitido a compradores especialmente selecionados. Setor vem crescendo por volta de 10% ao ano no Brasil.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

 

A grande novidade da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 é seu Espaço Luxury, um ambiente diferenciado, exclusivo e restrito para produtos e serviços relacionados ao Turismo de Luxo. Com assinatura da conceituada Villa Sérgio Bertti, seus 120 metros quadrados de área vão abrigar sete lounges de marcas atuantes naquele nicho de mercado, e acesso direcionado a buyers específicos, trazidos especialmente para o evento.

O espaço terá, ainda, um bar e restaurante específico, também com chancela Sérgio Bertti. Sua Villa fica localizada na Avenida Borges de Medeiros, a principal via urbana da cidade de Gramado. Montada como um grande complexo, agrupa arquitetura, arte, design e moda. Está distribuída ao longo de um belíssimo, percurso cercado por bosques e margeando um lago, dentro de um terreno de pontos elevadas, somando 40 mil metros quadrados de área.

Estas inovações adotadas agora pela Festuris 2016 estão de acordo com tendência mundial de crescimento deste segmento de negócios, apresentando-se com saída e oportunidade de retomada para o setor nestes tempos de instabilidade econômica. Segundo estudo feito pelo Beverly Hills Convention & Visitors Bureau, entidade especializada no segmento, o turista de luxo tem gasto médio, diário, três vezes superior àquele tido como turista convencional.

— Esperávamos o momento ideal para lançar o Espaço Luxury. A crise econômica nos fez perceber ser, este, segmento sem flutuações, fortalecido ano após ano. Outro fator era o Município de Gramado não estava, ainda, preparado para receber com eficiência o nicho. Inauguramos salões focados no desenvolvimento da cidade, como fizemos com os espaços de acessibilidade e sustentabilidade — explica Marta Rossi, diretora do Festuris 2016.

— Queremos oferecer um espaço que possibilite aos destinos e grandes marcas a venda de seus serviços exclusivos para um público seleto — comenta o também diretor do evento, Eduardo Zorzanello. Ele destaca o trabalho de preparação da Direção da Feira: E completa: “Fizemos verdadeiras imersões, com grande investimento, buscando o maior aprendizado possível. Tudo isso com o objetivo de oferecer algo realmente único nesta Festuris 2016.”

Segundo o outro diretor da Festuris 2016, Marcus Vinícius Rossi, “a característica mais marcante daquele trabalhando com Turismo de Luxo é oferecer diversidade, exclusividade, privacidade e experiências únicas aos compradores. Vamos replicar estas condições no nosso Espaço Luxury. Outra preocupação relevante neste segmento é com sustentabilidade. Não se importam em pagar mais por produtos e serviços que agreguem esta condicionante.”

A inclusão do Espaço Luxury na Festuris 2016 está de acordo com dados divulgados pela Brazilian Luxury Travel Association — BLTA (Associação Brasileira de Viagens de Luxo, em português), apontando o setor com crescimento médio de 10% ao ano no País. E não pode estar fora da considerada mais importante e mais rentável feira de negócios de turismo da América Latina, e a melhor plataforma business to business, o B2B, para mercados brasileiro e sul-americano.

A Festuris 2016, englobando feira, congresso e eventos paralelos, reunirá cerca de 15 mil visitantes na cidade de Gramado, de 3 a 6 de novembro próximo. São profissionais do setor de viagens e turismo, empresários e executivos com poder de decisão em negócios. Em sua edição 2015, o evento teve impacto econômico de R$ 212 milhões em geração de negócios, segundo levantamentos do Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

O Espaço Luxury, lançamento da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, terá planta diferenciada, com acesso controlado para compradores especialmente selecionados

 

TravelPort amplia presença na Ásia comprando concorrente e confirma participação na Festuris 2016

 

A Travelport, um dos expositores já confirmados para a Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, anunciou a compra do sistema de consolidação de reservas Galileo Japão a um consórcio de proprietários de companhias aéreas daquele país, dentro dos objetivos de expandir os negócios na Ásia. O Japão é o terceiro maior mercado em oferta de voos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos da América e da China.

— A decisão de transformar uma franchise de distribuição numa operação totalmente integrada segue nossos objetivos de expandir ainda mais os negócios na Ásia — afirmou Gordon Wilson, presidente e chief executive officer — CEO da Travelport. Com a aquisição do Galileo Japão, a Travelport anunciou também que vai estabelecer uma nova entidade no país, sem deixar de oferecer as opções das plataformas Apollo e Worldspan.

A Travelport, atualmente, processa praticamente a metade de todas as reservas de voos internacionais feitas pelas agências de viagens japonesas, sendo líder de mercado. Com esta nova absorção, vai ampliar sua vantagem frente aos concorrentes, tornando-se imbatível neste segmento de mercado. Esta potência mundial estará representada na Serra Gaúcha de 3 a 6 de novembro próximo, com estande próprio e equipe de atendimento profissional.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

A TravelPort consolida-se na Ásia com a compra da Galileo Japão, tornando-se léder absoluta naquela região

 

Rio Quente Resorts, referência de entretenimento e qualidade em toda a América Latina, na Festuris 2016

 

O grupo formado pelo Rio Quente Resorts, Hot Park, Rio Quente Vacation Club e Valetur Viagens confirmou sua presença na Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. Com empreendimentos acumulando prêmios de melhor em segmentos variados, é referência em entretenimento na América Latina. Sua marca principal, Rio Quente Resorts, paraíso de águas quentes, naturais, tem uma das maiores praias artificiais em todo o mundo.

Além de ser o maior complexo de águas termais do planeta, seu parque aquático é o maior do País em número de visitantes. Cerca de um milhão de pessoas se dirigem a cada ano ao balneário situado no interior do Estado de Goiás. São seis hotéis, com 893 apartamentos, capazes de acomodar até 4 mil pessoas a cada dia — inclusive com unidades preparadas para receber aqueles como necessidades especiais —, e 490 mil metros quadrados de lazer.

Contando com cerca de 1.600 profissionais, em empregos diretos e indiretos, o complexo de serviços oferecidos pelo Rio Quente Resorts é muito diversificado. Há espaços para eventos de portes os mais variados: apresentações, congressos, encontros, festas, imersões, reuniões, treinamentos, workshops etc. Tudo isso com o apoio de restaurantes capazes de atender cafés da manhã, brunches, almoços, lanches, jantares, coquetéis e recepções.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

O complexo Rio Quente Resorts, próximo à cidade de Caldas Novas, no interior do Estado de Goiás, reúne quatro hotéis, com 893 apartamentos

 

Abreu, MGM, FRT: operadoras de todos os portes confirmam presença na edição 2016 da Festuris

 

Uma das forças que mantém a Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 como referência tanto no turismo nacional e quanto no turismo internacional vem do alto nível das operadoras presentes às suas edições nestes quase 30 anos de história. E, como não poderia ser diferente, neste ano, marcas de importância e reconhecimento mundial já confirmaram suas presenças na cidade de Gramado, de 3 a 6 de novembro: Abreu e MGM.

A estas duas mais tradicionais, junta-se agora a FRT Operadora de Turismo, com sede na cidade de Foz do Iguaçu, situada no extremo Oeste do Estado do Paraná. Surgida em 2001, a partir de um pequeno departamento operacional do Grupo Frontour, atuante no mercado do turismo desde 1979, hoje é uma empresa independente, trabalhando com viagens de negócios e de lazer, e também aquelas relacionadas a eventos nacionais e internacionais.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

A operadora FRT chega aos seus 15 anos de mercado com metas arrojadas de crescimento, e estar na Festuris 2016 é parte deste processo

 

Sky Team consolida sua ampla presença nacional e confirma de vez sua participação na Festuris 2016

 

A Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, ao longo dos seus quase 30 anos de existência, tem contado com o aval de grandes empresas que, com o passar das edições, tornaram-se amigas e integrantes ativas do evento. São companhias apostando na fórmula vencedora de expor suas marcas. Uma destas parceiras é a Sky Team Consolidadora. Ela, como faz há tempos, já confirmou sua presença dias 3 a 6 de novembro, na Serra Gaúcha.

Criada em 1998, a Sky Team iniciou atividades com a distribuição de quatro companhias aéreas buscando maior participação no mercado do Estado do Rio Grande do Sul. Com perfil combativo desde os primeiros dias, ofereceu atrativos às agências de viagem, além de simplesmente comissões, sendo reconhecida pela rentabilidade gerada aos clientes. Com matriz na cidade de Porto Alegre, conta com 12 filiais e sete home-offices por todo o País.

A Sky Team traz a marca de pioneirismo em seu DNA. Começa pela inovação de usar o termo “consolidadora” como marca perante no mercado, aplicar taxas de serviço e facilitar sua cobrança via cartão de crédito e adotar a identificação “ponto-tur” nos domínios de seus endereços eletrônicos, além de ter sido a primeira a oferecer atendimento de back-office. É com orgulho que a Festuris 2016 recebe a Sky Team como uma das suas expositoras.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

A SkyTeam acaba de ser apontada pela segunda vez como a “Aliança de Companhias Aéreas do Ano”, na última cerimônia de entrega dos Prêmios Air Transport News, realizada em Salzburg, na Áustria

 

Município de Gramado, como não poderia ser diferente, caminha para 30 anos de apoio à Festuris

 

Como não poderia ser diferente, o Município de Gramado já confirmou sua participação na Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. Afinal, o evento que levou o nome da cidade a todos os cantos do mundo tem tudo a ver com este destino turístico eleito como o segundo melhor do Brasil, perdendo para a cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro, apenas por conta de estar sediando os Jogos Olímpicos neste ano.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

Na foto, o diretor da Feira Internaciona de Turismo de Gramado — Festuris 2016, Eduardo Zorzanelo, e a secretária de Turismo do Município de Gramado, Rosa Helena Pereira Volk, ladeada por Rose Ott e Luiz Kraieski, assessores comerciais do evento

 

Argentina dá partida às ações de seu novo Plano Estratégico para o Turismo durante a Festuris 2016

 

Outra forte presença já garantida na Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 é a Argentina. Aquele país une-se a diversos outros destinos da América do Sul, tendo sua participação organizada pelo Instituto Nacional de Promoção Turística — Inprotur, uma entidade similar ao nosso Instituto Brasileiro de Turismo — Embratur. A presença na Serra Gaúcha faz parte do Plano Estratégico de Marketing elaborado pelo novo Governo do país.

Os argentinos partem para seguir à risca os objetivos de converter sua República num país líder na América Latina em termos de turismo, baseados principalmente na qualidade e na diversidade de oferta. Dando início à superação de anos e mais anos de crises econômicas, vão aproveitar o desenvolvimento equilibrado dos seus territórios para captar visitantes no Brasil e nos vizinhos mais próximo, sem esquecer de trabalhar mercados por todo o mundo.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

O novo Governo da Argentina vê o turismo como a melhor oportunidade de acelerar a recuperação econômica do país

 

Diretores da Festuris 2016, na WTM, fortalecem relacionamentos com expositores e prospects

 

Os três diretores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 estiveram presentes à última edição da World Travel Market Latin America & Encontro Comercial Braztoa, realizado recentemente, na cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo. Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcos Rossi aproveitaram os três dias de trabalho para uma agenda de encontros e reuniões com prospects e expositores do evento que dirigem.

Mais conhecido apenas como WTM, é um evento essencialmente business-to-business, o famoso B2B, promovendo a América Latina para o mundo e promovendo o mundo para a América Latina, criando oportunidades de negócios e contatos pessoais de alta qualidade. Os três executivos trabalharam acompanhados de Rúbia Andrade, representante da Festuris 2016 na cidade de São Paulo, e de Inaaê Machado, do Departamento Comercial do evento.

As negociações envolveram executivos da TAP Linhas Aéreas e da operadora Schultz, com sede na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná. E também gestores de destinos de classe mundial, como Brand USA, Estado da Califórnia, Estado do Texas e Visit Flórida, dos Estados Unidos da América; representações do turismo de países como Chile e Peru, na América do Sul, e México, na América do Norte; e as ilhas Turks & Caicós, no Caribe.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

Os diretores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, Marcos Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, na WTM, em São Paulo, ampliando contatos com expositores e prospects

 

Festuris 2016 amplia parceria com a Feira da Aviesp, grande evento do interior do Estado de São Paulo

 

A Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 ampliou sua parceria com as ações promovidas pela Associação das Agências de Viagem Independentes do Interior do Estado de São Paulo — Aviesp. Durante a feira realizada no início de abril na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, intensa agenda de trabalho permitiu a clientes e parceiros de toda aquela região conhecer um pouco mais sobre o evento da Serra Gaúcha.

O mix de atividades do que é conhecido pelo mercado como a Feira da Aviesp contempla capacitação, networking e oportunidades de geração de negócios para os profissionais de turismo lá presentes, colocando os agentes de viagens como protagonistas. Há espaço para associado tirar dúvidas com assessor jurídico, mostras das tendências de mercado, Ilha Corporativa Abracorp, presença de grandes marcas, lançamentos de produtos e muito mais.

A Festuris 2016, além de contar com um estande próprio, se fez presente com seus diretores Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, e a nova representante Rúbia Andrade. Dentre as muitas novidades lá apresentadas pelos diretores, o Espaço Luxury foi a mais importante, uma das atrações prometendo agitar a Serra Gaúcha em novembro. Como tudo em turismo é à base de reciprocidade, a Aviesp se fará presente em Gramado, também com seu espaço próprio.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

Os diretores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, ladeando a representante do evento na cidade de São Paulo, Rúbia Andrade, no estande próprio do evento dentro da Feira da Aviesp, realizado na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo

 

Hotelaria da Serra Gaúcha com nova entidade de representação e comercialização junto ao mercado

 

A hotelaria da região de montanhas do Estado do Rio Grande do Sul ganhou nova entidade reunindo 20 empreendimentos do Município de Canela, Município de Gramado, Município de Nova Petrópolis e Município de São Francisco de Paula. Sob a denominação de Grupo de Pousadas da Serra Gaúcha, tem como seu objetivo primordial vender hospedagem agregada a serviços como atendimento personalizado e qualidade realmente diferenciada.

O executivo à frente da organização é o hoteleiro Francisco Bérgamo. Recentemente, ele fez a apresentação das propostas defendidas por seu grupo para a empresária Marta Rossi, diretora da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. Na oportunidade ela estava acompanhada da gerente do evento, Vânia Oliveira. O encontro ocorreu na sede da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos, localizada no Centro da cidade de Gramado.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

As belezas da região das Serras Gaúchas, ícone do turismo do Estado do Rio Grande do Sul, são grandes atrativos de venda dos meios de hospedagem representados pela nova marca Pousadas da Serra Gaúcha

 

Empreendedores do Vale do Taquari conhecem os cases de sucesso da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos

 

Um grupo de empreendedores do Vale do Taquari, região do Estado do Rio Grande do Sul integrada pelo Município de Encantado, Município de Imigrantes, Município de Lajeado, Município de Santa Cruz do Sul e Município de Teutônia, deslocou-se até o Município de Gramado com o objetivo de conhecer mais sobre as operações da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos, promotora da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris.

Esta ação é proveniente de parceria entre a Seccional Vale do Taquari do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas — Sebrae-RS e Seccional Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira das Empresas Organizadores de Congressos e Eventos — Abeoc-RS. Recebidos pelos diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi, os visitantes foram brindados com apresentação de estratégias para se obter sucesso na promoção de eventos.

A diretora Marta Rossi integrou-se ao grupo para mostrar aos presentes a contribuição de promoções como a Feira Internacional do Chocolate — Chocofest e a Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris e na consolidação dos dois mais importantes destinos de turismo da Serra Gaúcha: a cidade de Canela e a cidade de Gramado. Ambos são cases de sucesso não só dentro das fronteiras do País, mas, principalmente, no mercado externo.

Além disso, o consultor financeiro da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos, Sérgio Prade, apresentou o sistema de gestão implantado na empresa. Foi a adoção e utilização contínua de seus procedimentos que permitiu as recentes conquistas de dois dos mais importantes selos de qualidade do setor, o da Organização Mundial do Turismo — OMT e o da Abeoc Brasil. Enfatizou ser este um processo sempre em evolução, de aprimoramento infinito.

Os diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi também explanaram sobre a expertise da empresa na criação, realização e organização de eventos em geral, inclusive como prestação de serviços para terceiros, como o Aluno Nota 10, da Secretaria de Educação do Município de Gramado. O diretor executivo da Abeoc-RS, Roger Kaiser Lages, concluiu: “Essa é uma história iniciada por Marta Rossi e Sílvia Zorzanello, agora passada por genes aos filhos.”

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

Os empreendedores da região do Vale do Taquari, no interior do Estado do Rio Grande do Sul, em visita técnica às intalações da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos,, oportunidade em que conheceram diversos cases de sucesso da empresa da cidade de Gramado

 

Chocolates Planalto chega aos 40 anos como referência da cidade de Gramado, e 30 anos de apoio à Festuris

 

O Município de Gramado é exemplo de como atrativos os mais diversos — artificiais, culturais, históricos etc. — podem fomentar o turismo e a economia local. Bom exemplo neste sentido vem das produtoras artesanais de chocolate, mas conhecidos como chocolates caseiros, famosos em todo o Brasil e até mesmo fora das nossas fronteiras. A cidade conta com dezenas destas pequenas fábricas, com distribuição para todo o País e até no exterior.

Um destes destaques é a Chocolates Planalto, grande parceira da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos, promotora da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. A Chocolates Planalto possui enorme tradição neste nicho de mercado, iniciando a produção em 1977, fundada pelo casal Líria Bertoluci e Adail Bertoluci. Viviam no Bairro Planalto, daí a denominação da empresa, permanecendo por lá até 1984, quando mudaram de local.

A Chocolates Planalto, alcançando destaque nacional, ampliou sua distribuição para todo o território brasileiro. Recentemente, profissionalizou a administração com a entrada dos sócios Ana Paula Schlieper e Samuel Schlieper. E revitalizou sua marca, lançando novo slogan: “Muito mais chocolate.” A previsão nova identidade estará totalmente em uso a partir de junho de 2016, quando começam as comemorações pelos 40 anos da empresa.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

A Chocolates Planalto é uma das marcas dos chamados “chocolates caseiros” da cidade de Gamado mais conhecidas em todo o Brasil e até mesmo no exterior

 

Deputado do Estado de Minas Gerais faz benchmarking em planejamento de turismo no Município de Gramado

 

O deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira — PSDB, do Estado de Minas Gerais, Antônio Carlos Arantes, esteve na cidade de Gramado. Veio em companhia do jornalista Antônio Claret Guerra, proprietário do jornal MG Turismo, da cidade de Belo Horizonte, capital daquele Estado. A visita teve o objetivo de se conhecer sobre o sucesso do turismo na Serra Gaúcha, e se seria possível replicar esta receita em terras mineiras.

Os visitantes foram recebidos nos escritórios da Rossi & Zorzanello Feiras e Eventos, empresa organizadora da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, pelos diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcos Rossi, além do prefeito da cidade de Gramado, Pedro Bertolucci. Este último falou de sua experiência à frente do Executivo local, explicando como o Município tornou-se um case de sucesso mundial.

Pedro Bertolucci destacou a importância de o Poder Público abrir portas para eventos como a Festuris 2016, enfatizando deles servirem como vetores tanto na divulgação do Município de Gramado quanto do Estado do Rio Grande do Sul. O deputado Antônio Carlos Arantes foi só elogios quanto à estrutura vista ao seu redor, ressaltando ser este um modelo pronto a ser adaptado e seguido por diversas cidades, tanto as do seu Estado quanto de todo o País.

O deputado Antônio Carlos Arantes, presidente da antiga Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais — no final de 2015, passou a ser chamada apenas de Comissão de Desenvolvimento Econômico —, garantiu que, no seu retorno, iria dividir com seus pares a experiência vivida na visita à Serra Gaúcha, sugerindo também a cada um deles repetir esta experiência enriquecedora.

 

Festuris 2016 inova com grande espaço especializado para o Turismo de Luxo

Jornalista Antônio Claret Guerra, prefeito Pedro Bertolucci, deputado Antônio Carlos Arantes e os diretores da Feturis 2016: Marta Rossi, Marcus Vinícius Rossi e Eduardo Zorzanello