Melhora progressiva da economia torna organizadores otimistas. Eles projetam bater todos os seus diversos recordes: presença de expositores, profissionais visitantes, projeção de negócios… Luxury Space é a novidade. Itaipu Binacional assume Espaço de Sustentabilidade e Turismo Verde.

 

Festuris 2016 entra na reta final de vendas, organização e preparativos da realização

A edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, melhor evento do setor na América Latina para o segmento B2B, acontece de 3 a 6 de novembro, na Cidade da Rota Romântica de Gramado, ícone do turismo da Serra Gaúcha

 

Entidades do turismo engajadas no sucesso da Festuris 2016

 

O sucesso e a perenidade de grandes eventos, como a Feira Internacional de Turismo de Gramado —Festuris, depende muito do envolvimento das entidades representativas do setor turístico com a realização. E neste quesito, a edição deste ano do empreendimento, a Festuris 2016, de 3 a 6 de novembro, está sendo preparada com a união de entidades que, juntas, oferecem solidez e credibilidade a uma trajetória próxima de completar três décadas.

Foi com esse sentido que representantes de diversas das mais representativas associações das classes empresariais vinculadas ao turismo reuniram-se com a executiva Marta Rossi, diretora da Festuris 2016. Na oportunidade, debateram as parcerias e possibilidades capazes de fortalecer ainda mais os laços criados e mantidos há 28 anos. O encontro entre os líderes empresariais aconteceu na Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul.

— A Festuris, se não é o melhor, é um dos melhores eventos profissionais do turismo em nosso País. Apoiar, participar, é obrigação para de todo aquele interessado em investir na sua própria carreira. Além de espaço fomentador de negócios, tornou-se espaço voltado à qualificação. Reconhecido internacionalmente, atrai fornecedores do mundo todo, tanto para expor quanto para se capacitar — analisa Juarez Barrozo, atual presidente da Redetur.

Afirmações corroboradas por Paulo Artur Queiroz, presidente do Sindetur-RS: “A Festuris tornou-se grande canal para divulgação de produtos, soluções e serviços, e relacionamento entre empresários. Segunda maior feira de turismo do Brasil, mas primeira em importância para nós, gaúchos.” Marta Rossi destacou: “A participação das entidades representativas do turismo sempre foi decisiva para nossa realização. Isso se repetirá durante a Festuris 2016.”

 

Entidades presentes ao encontro

 

Associação Brasileira de Agências de Viagem do Estado do Rio Grande do Sul — Abav-RS

Federação Nacional dos Guias de Turismo no Estado do Rio Grande do Sul — Fenagtur

Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul — Sindetur-RS

Sistema Brasileiro de Integração de Agências de Viagem Independentes — Redetur

União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo do Rio Grande do Sul — Ugart

 

Festuris 2016 entra na reta final de vendas, organização e preparativos da realização

Executiva Marta Rossi, de vermelho, reunida com representantes de entidades do turismo na Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul: “Na Festuris 2016, como em todas as edições anteriores, exibiremos também a força desta grande aliança”

 

Embaixador Festuris valoriza trabalho dos agentes de viagem

 

Os gestores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris criaram mais um instrumento para a valorização dos profissionais envolvidos com o grande evento. Trata-se do projeto “Embaixador Festuris”, cuja intenção principal é ampliar ainda mais os canais de comunicação entre a realização e os agentes de viagem. Aqueles que aderirem à campanha receberão certificado e selo, especialmente criados para enriquecer materiais de divulgação.

A executiva Marta Rossi, diretora da realização, explicou o funcionamento desta iniciativa: “Ao final de cada edição da nossa Feira, concederemos o título de Embaixador Festuris a um profissional. Essa honraria vai homenagear os profissionais envolvidos na promoção e divulgação da Festuris, esforço pessoal já merecedor de reconhecimento público. Eles vêm fazendo isso há 28 anos. Já passou da hora disso ser trazido à luz, exibido para o mercado.”

O Embaixador Festuris junta-se à campanha “A Festuris é do Agente”, com estadia a preço diferenciado e diversas opções free: credenciamento; transfer entre a Cidade de Gramado e as cidades de Novo Hamburgo, Porto Alegre e São Leopoldo; transporte hotéis e feira; e, visitação à Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Museu de Cera, Parque Vale dos Dinossauros Super Carros e Terra Mágica Florybal — e descontos com outros parceiros.

 

Festuris 2016 entra na reta final de vendas, organização e preparativos da realização

A convite da organização da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, os promotores de turismo do Estado do Rio Grande do Sul prestigiaram o lançamento do novo projeto de envolvimento de profissionais com o sucesso do evento: Embaixador Festuris

 

Argentinos e gaúchos fecharão parcerias na Festuris 2016

 

O ministro de Turismo da Argentina, Gustavo Santos, virá à Cidade da Rota Romântica de Gramado, nas Serras Gaúchas, participar da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, nos próximos dias 3 a 6 de novembro. A agenda, fechada em encontro com o governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, vai valorizar a integração da nova Rota dos Jesuítas, projeto de turismo envolvendo territórios daquela nação e do Brasil.

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Victor Hugo, reafirmou a intenção de trabalhar de forma integrada com a Argentina da Rota dos Jesuítas, partindo do Patrimônio Mundial da Humanidade representado pelo conjunto de ruínas conhecido como Missões Jesuíticas na América. “Nossa ideia é formatar e vender o produto no mercado internacional, ampliando a exposição dos dois países” — afirmou.

A parceria deve ser apresentada oficialmente durante a realização da Festuris 2016. Ainda na estada na Cidade de Buenos Aires, a bela capital daquela nação, o ministro do Turismo da Argentina encontrou-se com o secretário de Planejamento do Ministério dos Transportes do Brasil, Gérmán Bussi, tratando de temas ligados à infraestrutura regional. Empresários brasileiros integrando missão comercial participaram de reunião com grandes importadores.

Além de comércio exterior, transporte e turismo, a cultura foi outro importante tema tratado durante a presença em solo portenho. O secretário Victor Hugo reuniu-se com a diretora de Cooperação Internacional do Ministério da Cultura da Argentina, Beatriz Lezica. “Com objetivos convergentes aos nossos, alinhamos cooperação. O primeiro: indústria criativa da cultura. Os argentinos têm interesse de trabalhar a cultura neste viés econômico” — relatou.

O secretário revelou que o Estado do Rio Grande do Sul está abrindo a primeira incubadora pública de cultura criativa do Brasil. “Ao avançarmos neste processo, vamos intercambiar os conhecimentos desta área” — afirmou. E exibiu proposta para a instituição de Semana Cultural tanto aqui como lá, a exemplo da já existente com o Uruguai. Nesta mostra, anual, os parceiros têm a oportunidade de trazer a pública suo produção cultural contemporânea.

 

Festuris 2016 entra na reta final de vendas, organização e preparativos da realização

O governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e o secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Victor Hugo — ambos sentados à direita, na ponta da mesa —, durante a audiência concedida pelo ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos

 

Itaipu e Espaço Sustentabilidade e Turismo Verde da Festuris 2016

 

A Itaipu Binacional, maior geradora de energia limpa e renovável de todo o planeta, e a Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris juntam-se para potencializar um dos nichos de mercado mais importantes da economia mundial atual: o Turismo Verde. O evento, completando 28 anos na edição 2016, traz há 14 anos o Espaço Sustentabilidade e Turismo Verde, dando destaque para destinos, empresas e marcas apostando neste nicho.

A Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada, em território brasileiro, no Município de Foz do Iguaçu, assina o espaço. Ela mantém um complexo turístico referência no planeta em ações de sustentabilidade, no qual reúne atrativos de relevância internacional: Circuito Especial, cruzando pelo interior da barragem, Ecomuseu, passeio de barco sobre o espelho d’água do lago formado pela represa, Refúgio Biológico Bela Vista, Visita Panorâmica e outros mais.

À época, a Festuris criou seu espaço Sustentabilidade e Turismo Verde de forma inovadora. Ele surgiu com o objetivo, também, de discutir e fomentar temas de relevância relacionados aos conceitos de sustentabilidade aplicados às iniciativas do turismo. Em seus quase 15 anos de existência, permitiu a ampliação da visibilidade de muitas marcas, dinamizou a troca de conhecimento, formatou um Buyers Club específico e promoveu networking.

Nesta Festuris 2016, já estão confirmados, no Espaço Sustentabilidade e Turismo Verde, atrativos e destinos como o Município de Praia Grande, localizado no litoral Sudeste do Estado de Santa e Bela Catarina; Estado do Mato Grosso do Sul; Vale do Paranhana, parte da Região do Vale do Rio dos Sinos, Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul; Município de Ilha Bela, localizado no litoral Nordeste do Estado de São Paulo; e Estado do Maranhão.

— Para a Festuris 2016, é uma confirmação fundamental, principalmente pela reconhecida atuação da Itaipu Binacional no fomento da Sustentabilidade e do Turismo Verde. Cada vez mais, precisamos colocar em destaque ações positivas como as realizadas pela hidrelétrica. Esta parceria oferece muita mais credibilidade e maior chancela ao espaço dentro da nossa feira de negócios — destaca a empreendedora Marta Rossi, criadora e diretora da Festuris.

— A visão 2020 de Itaipu é ser líder planetária em sustentabilidade. Nosso programa de cuidado com águas, considerado melhor prática do mundo, pela Organização das Nações Unidos — ONU. O Complexo Turístico Itaipu, reconhecido pela Organização Mundial do Turismo — OMT como excelência e inovação. É uma honra compartilhar essa experiência com a Festuris — disse Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu.

 

Festuris 2016 entra na reta final de vendas, organização e preparativos da realização

O Complexo Turístico Itaipu, de atrativos como Circuito Especial, Ecomuseu, passeio de barco no lago formado pela represa, Refúgio Biológico Bela Vista e Visita Panorâmica, foi reconhecido pela Organização Mundial do Turismo — OMT como excelência e inovação.

 

Festuris 2016 amplia mix de expositores internacionais

 

Destinos nacionais, destinos internacionais, marcas locais e marcas mundiais continuam confirmando participação como expositores na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. São presenças enriquecendo o mix de produtos, soluções e serviços a serem apresentados aos cerca de 15 mil profissionais presentes ao grande evento, de 3 a 6 de novembro próximo, na Cidade da Rota Romântica de Gramado.

Alguns exemplos: Município de Celso Ramos, distante cerca de 450 quilômetros a Oeste da Cidade Ilha do Mel de Florianópolis, capital do Estado de Santa e Bela Catarina; cidade de Fort Lauderdale, no Estado da Flórida, extremo Sudeste dos Estados Unidos da América; e Toronto, a maior cidade do Canadá. Elas vão juntar-se a diversas outras já confirmadas, tanto do Brasil quanto do exterior: América do Sul, América Central, Caribe, Europa

Reforçaram o time de companhias aéreas presentes na Festuris 2016 nomes como Air France, Delta Airlines, Gol e KLM, unindo-se a Aeroméxico, Air Europe, Avianca, Azul, Latam, Royal Air Maroc, South África Airways, TAP e United Airlines. Outro grupo crescendo é o de operadoras. Neste caso, a lista torna-se, a cada dia, mais extensa, confirmando a importância da Festuris 2016 como indutora de novos negócios.

São elas, em ordem alfabética: Abreutur, Brocker, Cativa, Celebration, Flytour, FRT, Incomum, Lynden, MB, MGM, New Age, Personal, Redetur, RGE Style, Schültz, Terra, Tia Iara, Trip4U, Unejovem, UTL, Visual e Voucher. Elas vão ocupar boa parte dos 22 mil metros quadros da exposição, com estandes especialmente projetados para atrair e capturar atenção dos visitantes em busca de produtos novos, serviços inovadores, soluções únicas…

Como nas edições anteriores, a Festuris 2016 será segmentada em espaços temáticos, como Acessibilidade, Gastronomia, Enoturismo, Entretenimento, Luxury, MICE, Salão BGLT, Sustentabilidade, Tecnologia, Turismo Cultural, Turismo Religioso e Turismo Verde. Um modelo impulsionador da divulgação e promoção das marcas participantes, dinamizando a comercialização graças à concentração de interesses entre os vendedores e os compradores.

 

Festuris 2016 entra na reta final de vendas, organização e preparativos da realização

O Luxury Space, grande novidade da Festuris 2016, é uma das segmentações da feira de negócios, modelo impulsionador da divulgação e promoção das marcas, dinamizando a comercialização graças à concentração de interesses entre os vendedores e os compradores

 

Festuris 2016 promove nova edição da Árvore da Integração

 

Quando se pensa turismo como atividades agregando bem-estar, experiência e vivências, um segmento ainda precisando de maiores investimentos e atenção é Sustentabilidade e Turismo Verde. Esta causa foi abraçada pela Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris há cerca de 15 anos, com uma grande inovação àquela época: criação do Espaço Sustentabilidade e Turismo Verde em área segmentada dentro da grande feira de negócios.

— Não há dúvida: avanço, desenvolvimento, progresso, tudo é essencial. Fundamental é ocorrerem sob bases sustentáveis, para não perdermos características essenciais à qualidade de vida. De que adianta crescer destruindo tudo ao redor. É importante darmos prioridade às questões sociais, mas sem deixar de lado as ambientais. As primeiras, sendo isoladas das segundas, conduzem ao desastre — comenta Eduardo Zorzanello, diretor da Festuris 2016.

— Neste contexto, nossa ação “Árvore da Integração”, realizada durante a Festuris 2015, tem destaque positivo, ideia trazida do Fórum Ibero-Americano de Turismo. Autoridades e convidados plantaram mudas de araucárias, identificadas com o nome de cada um deles. E um dos homenageados de agora será o empresário Evandro Schültz, da Schültz Operadora, apoiador constante do desenvolvimento econômico sustentável na sua região de atuação.

 

Festuris 2016 entra na reta final de vendas, organização e preparativos da realização

Pode parecer pouca coisa, mas o plantio de um único exemplar de araucária contribui para evitar o desaparecimento desta espécie, ameaçada de extinção pelo intenso desmatamento ocorrido principalmente durante o final do século XIX, anos 1800, e século XX, anos 1900

 


 

Clique sobre os trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, trazendo informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição do termos  é intencional. São palavras-chave do conteúdo. Colocá-los diversas vezes é parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, a otimização para ferramentas de busca, destacando o trabalho quando se pesquisa como BingGoogle ou Yahoo.

Nos meus textos de divulgação de turismo, ao citar uma cidade, faço em conjunto com seus apelidos. Por isso Cidade da Rota Romântica de Gramado e Cidade Ilha do Mel de Florianópolis. E, também, Estado de Santa e Bela Catarina.