Realização chega à edição 28 mantendo tradição de inovar e debater temas importantes para o setor. Capacidade de organização de eventos internacionais, liberação do jogo, integração de produtos internacionais, performance do segmento MICE e enoturismo serão algumas abordagens.

 

Festuris 2016 começa dia 3 de novembro sob perspectivas de melhora da economia

 

Festuris 2016: presidente da Embratur abrirá os trabalhos

 

O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo — Embratur, Vinícius Lummertz, abrirá os trabalhos do Congresso em paralelo à edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. O evento, mais uma vez, será desenvolvido em talk shows, dinamizando apresentações e debates relevantes para atividade neste momento. O tema do evento focará “Competitividade, Expansão e Gestão na Era da Economia Compartilhada”.

Importantes líderes deste importante segmento da economia mundial confirmaram presença na Cidade das Hortênsias de Gramado, na região de serras do Estado do Rio Grande do Sul, neste início de novembro. E vão compor tanto a plateia quanto o grupo de apresentadores dos painéis. O primeiro deles começa bem cedo, às 8:30 horas do dia 4, quinta-feira, e vai versar sobre a “Integração das Fronteiras — Potencializando a Economia Compartilhada”.

Este tema também será pauta de reunião de autoridades durante a feira. O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem — Abav Nacional, Edmar Augusto Bull, será o mediador. Vão compor a mesa de debates com ele ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão; Vinícius Lummertz; secretário de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul, Victor Hugo; e presidente da Associação Amigos das Missões, Carlos Augusto Silveira.

Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, a oportunidade para desenvolver esse assunto é propícia: “Temos muito futuro na solução destas questões. Precisamos trabalhar essa nova forma de fazer turismo com tecnologia e novos destinos.” O secretário Victor Hugo vê a união de Argentina e Brasil com esta finalidade: “Com o patrimônio cultural das Missões, podemos desenvolver e vender a nova Rota dos Jesuítas em uma ação integrada.”

 

Festuris 2016 começa dia 3 de novembro sob perspectivas de melhora da economia

O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo — Embratur, Vinícius Lummertz, vai tratar da importância da integração internacional de roteiros de turismo: “Temos muito futuro na solução destas questões. Apenas precisamos trabalhar com tecnologia e novos destinos”

 

Festuris 2016: legalização dos jogos na ordem do dia

 

A legalização dos jogos no Brasil será, talvez, o mais importante tema do Congresso que acontece em paralelo à edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. Isso será abordado durante o painel “Legalização de Jogos e o Impacto sobre a Atividade Turística”. E comprova que, além de fomentar negócios, o evento não se furta em colocar para discussão assuntos fundamentais para o desenvolvimento da atividade.

A mesa de trabalhos estará composta pelo palestrante Magnho José, presidente do Instituto Jogo Legal, junto com debatedores Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação — FBHA; Luigi Rotunno, presidente da Associação Brasileira de Resorts — Resorts Brasil; e, Paulo Artur Chagas de Queiroz, presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul — Sindetur-RS.

Com mediação do jornalista Cláudio Schopochnik, a argumentação está baseada na análise que os plenários da Câmara de Deputados e do Senado Federal farão sobre projeto de Lei neste sentido. Segundo adianta Magnho José, se houver vontade política ainda em 2016, os cassinos podem estar funcionando até maio de 2017. “Temos de compensar um atraso de 70 anos. Colocar os jogos na legalidade vai gerar ganhos imediatos” — ressalta o dirigente.

— Hoje, os jogos clandestinos movimentam R$ 20 bilhões ao ano e nem o Estado e nem a sociedade têm ganho com isso. Com a legalização, vamos atrair mais investimentos, criar empregos, gerar tributos para o Município, para o Estado e para o País — ressalta, para, em seguida, completar: “Somos o maior exportador de jogadores do mundo. Assim, também exportamos divisas para a Cidade de Las Vegas, por exemplo, e alguns países do Mercosul.

Magnho José complementa: “Com a implantação dos jogos no Brasil, os brasileiros podem ficar no País e os hotéis e resorts vão gerar empregos e renda. Na rede hoteleira de quatro ou cinco estrelas, existem hoje cerca de 0,6 a 1 funcionário por apartamento. Aprovada a legalização, pode ocorrer aumento para 3,2 funcionários por apartamento. Os cassinos são equipamentos de turismo e geram 85 novas profissões não existentes em um hotel normal.”

O painel “Legalização de Jogos e o Impacto sobre a Atividade Turística” começa às 8:30 horas do dia 5 de novembro, no Palácio dos Festivais, localizado no Centro da Cidade das Hortênsias de Gramado. Ele é parte dos dois dias de oferta conhecimento em paralelo à feira de negócios. Para participar, basta comparecer no local. Para informações sobre a programação completa de atividades do Congresso, acessar www.festurisgramado.com.

 

Festuris 2016 começa dia 3 de novembro sob perspectivas de melhora da economia

Um destaque importante para a palestra do presidente do Instituto Jogo Legal, Magnho José Santos de Souza: “A liberação dos jogos no Brasil criará 85 novas profissões no País, para serem agregadas ao quadro de funcionários dos hotéis com cassinos em suas dependências”

 

Festuris 2016: sucesso das Olimpíadas vende Brasil no mundo

 

Não restam dúvidas: os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos realizados na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro, foram um sucesso e superaram todas as expectativas. A organização dos eventos, conseguindo surpreender e superar críticas e expectativas negativas, mostrou ao mundo a capacidade do Brasil em organizar empreendimentos de grande envergadura com toda a qualidade necessária.

Para abordar este case de sucesso, detalhando a formatação de parcerias e o trabalho de equipe responsáveis por este cenário favorável, Marcelo Pedroso, presidente da Autoridade Pública Olímpica — APO, vai ao Estado do Rio Grande do Sul fazer palestra durante o Congresso da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. O evento acontece de 2 a 6 de novembro, na Cidade das Hortênsias de Gramado.

— Vou falar um pouco sobre o trabalho de integração dos entes públicos e da iniciativa privada na preparação da Cidade do Rio de Janeiro para a realização dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos 2016. O que parecia impossível para poucos, mostrou-se possível para todos — destaca o Marcelo Pedroso. Sua apresentação começa às 11 horas do dia 5 de novembro, no Palácio dos Festivais, localizado no Centro da cidade, sem taxa de inscrição.

 

Festuris 2016 começa dia 3 de novembro sob perspectivas de melhora da economia

Marcelo Pedroso, presidente da Autoridade Pública Olímpica: “A integração entre os entes públicos e a iniciativa privada na preparação da Cidade do Rio de Janeiro para realizar os Jogos 2016 mostrou que o impossível de uns poucos transformou-se no possível de muitos”

 

Festuris 2016: luxo, MICE, business to business…

 

A edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 será realizada agora, de 3 a 6 de novembro. Desenvolvida na belíssima Cidade das Hortênsias de Gramado, localizada na região de serras do Estado do Rio Grande do Sul, trará, como de costume, as esperadas inovações de um evento consolidado como a melhor plataforma para negócios business to business — o famoso B2B — do segmento em toda a América Latina.

Além de novidades relacionadas ao Salão MICE — setor especialmente dedicado para as ações do turismo corporativo —, surge como destaque o Espaço Luxury, enfocando a área menos afetada por crises econômicas: compras, hospedagem, passeios, viagens e diversos outros serviços relacionados com o turismo de luxo. Aliás, um dos de maior crescimento em todo o mundo, mantendo taxas de ampliação superiores a dois dígitos entra ano sai ano.

Em lançamento oficial da realização na Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, seus diretores enfatizaram os grandes diferenciais a serem apresentados pela Festuris 2016 aos mais de 15 mil profissionais esperados nas Serras Gaúchas. Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi receberam autoridades, convidados e profissionais da mídia nos salões do Hotel Laghetto Viverone Moinhos, tradição repetida há algum tempo.

— A Festuris é, hoje, uma grande plataforma de negócios turísticos para a América Latina. Como trabalhamos o mercado observando as tendências, deixamos de ser apenas indutores dos processos de comercialização, e agregamos como obrigação apresentar novos conceitos em todos os segmentos da atividade. Focamos, também, na disseminação do conhecimento em dois eixos principais: um Congresso e Salas de Capacitação —  destacou Marta Rossi.

O diretor Marcus Vinícius Rossi apresentou os números de 2015, destacando os mais de 14 mil visitantes, 2.500 marcas e impacto de R$ 212 milhões na geração de negócios. Seguiu: “A Festuris tornou-se internacional. Temos expositores de todos os continentes, até mesmo dos mais distantes. E este nosso entendimento de como o mercado se comporta fez com que o evento alcançasse proporção grande, tanto no mercado nacional quanto no internacional.”

Eduardo Zorzanello destacou: “Devido à recessão, redobramos esforços na busca por mais investimentos, novos parceiros e expositores inéditos. Fizemos isso vendendo a Festuris no exterior, em trabalho incansável, de muitas viagens ao longo do ano. É importante ressaltar: comprovamos competitividade, representatividade, respeitabilidade, pois, ao deixarmos as nossas fronteiras, fomos sempre recebidos de braços abertos no difícil mercado externo.”

Foi o próprio Eduardo Zorzanello quem detalhou aos presentes estrutura e funcionamento do novo Espaço Luxury. Formatado segundo os moldes das feiras realizadas na Europa, já foi escolhido por destinos como Barbados, Ilhas Seychelles e Ilhas Turcas e Caicos; meios de hospedagem como La Hacienda e Saint Andrews Gramado; e a Air Tahiti Nui, empresa com serviços de voo da classe premium — eles priorizarão buyers específicos do segmento.

Ao final, vídeo institucional sobre a Festuris 2016 detalhou a estrutura do evento: serão 22 mil metros quadrados de área de estandes, agrupados segundo especialização de negócios: Acessibilidade, Enoturismo, Entretenimento, Gastronomia, LGBT, Luxury, Setor MICE, Sustentabilidade, Tecnologia, Turismo Cultural, Turismo Religioso e Turismo Verde. As Salas de Capacitações terão programação ininterrupta de oficinas, palestras e workshops.

Essa segmentação acelera capacitação, comercialização, divulgação e promoção das marcas participantes. O modelo aproxima os expositores dos principais players de seu nicho sem perder contato com buyers de outros segmentos. Assim, a geração de negócios acontece na própria feira. Na edição 2105, resultou em impacto econômico de R$ 212 milhões segundo levantamento científico do Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense.

 

Festuris 2016 começa dia 3 de novembro sob perspectivas de melhora da economia

João Machado, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem do Estado do Rio Grande do Sul — Abav-RS; Marcus Vinícius Rossi e Marta Rossi, diretores da Festuris 2016; Nestor Tissot, prefeito da Cidade das Hortênsias de Gramado; Eduardo Zorzanello, diretor da Festuris 2016; e Abdon Barretto Filho, diretor de Turismo da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul

 

Festuris 2016: Salão MICE confirmando tendência mundial

 

À semelhança dos maiores eventos da modalidade pelo mundo, o Salão MICE da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 é espaço voltado a aproximar compradores e vendedores do setor de turismo corporativo. Especializado em produtos e serviços referentes a Meetings, Incentives, Conferencing e Exhibitions, acontece com decisivo apoio da Associação Brasileira das Empresas de Eventos — Abeoc Brasil.

Além da comercialização e promoção, ali também vão acontecer capacitações específicas, pois trata-se de segmento extremamente diferenciado, com pacotes e programas integrando todos os setores do turismo, mas voltados apropriados a universos bem específicos. Tanto o vendedor quanto o comprador MICE têm perfis fugindo àqueles interessados em turismo de aventura, cultura, ecologia, educacional, gastronomia, história, lazer, Melhor Idade, saúde…

Em paralelo às atividades da Festuris 2016, expositores do Salão MICE Abeoc Brasil terão programação especial, com visitas técnicas a equipamentos situados na Serra Gaúcha e capazes de atender as demandas do setor. Gestores oriundos do Sul do Brasil, do Estado de São Paulo e dos Estados Unidos da América visitarão hotéis, restaurantes, SPA e vinícolas, numa promoção do Convention & Visitors Bureau de Bento Gonçalves, Canela e Gramado.

— O roteiro tem intuito de promover e fortalecer destinos do Estado do Rio Grande do Sul, com destaque no setor de turismo de negócios e eventos — destaca o empresário Eduardo Zorzanelllo. Ele, além de diretor da Festuris 2016, também é o presidente do Convention. Serão visitados Casa Wilfrido, Kurotel, La Hacienda Hotel, Master Premium Hotel, Hotel Prodigy Gramado, Hotel Wish Serrano, Saint Andrews Gramado e Villla Sérgio Bertti.

 

Festuris 2016 começa dia 3 de novembro sob perspectivas de melhora da economia

Expositores do Salão MICE vão cumprir roteiro especial visitando equipamentos voltados ao turismo de negócios na região da Serra Gaúcha — hotéis, restaurantes, SPA e vinícolas —, promoção do Convention & Visitors Bureau de Bento Gonçalves, Canela e Gramado

 

Festuris 2016: diferenciais voltados a negócios do Salão MICE

 

Há mais de uma década, o Brasil está no ranking dos 10 países que mais sediam eventos internacionais. Em termos das Américas, segundo. Na América Latina, primeiro. É, ainda, oitavo em viagens corporativas. Estas colocações refletem toda a importância do segmento MICE — sigla com as iniciais dos termos ingleses Meetings, Incentives, Conferencing e Exhibitions — na atualidade. Hoje, dificilmente se fala em turismo sem englobar o setor.

Além de se mostrar, também, como maior em faturamento, outro dado interessante vem da aviação comercial: de cada três assentos vendidos, dois são compras corporativas. Outro ponto positivo é contribuir para reduzir os problemas de sazonalidade. Além de tratar-se de um mercado crescendo cerca de 15% ao ano, apesar da crise. Recebendo cada vez mais e mais investimentos, já é responsável por 4,32% do Produto Interno Bruto — PIB do País.

Entretanto, para se alcançar os melhores resultados em vendas no Turismo de Negócios não basta apenas se valer dos recursos de tecnologia, ao alcance de todos. Contato pessoal ainda é grande diferencial para a conclusão das tratativas comerciais. E aí apresenta-se diferencial dos mais significativos da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016: melhor plataforma para o business to business em toda a América Latina.

 

Diferenciais do Espaço MICE na Festuris 2016

 

  • Buyers Club específico

 

Ferramenta eficaz para o agendamento de reuniões com compradores e vendedores do setor, otimizando o tempo de expositores e participantes

 

  • Disseminação de conhecimento

 

Capacitações para se conhecer as tendências do setor e as novidades para os próximos anos e qual o rumo deste mercado e suas inovações

 

 

Contatar com aqueles interessados nos produtos e serviços do segmento, impulsionando a rede de relacionamentos

 

  • Visibilidade de marca

 

Cerca de 14 mil profissionais do turismo internacional e do turismo nacional visitando a feira em seus dois dias de realização.

 

Festuris 2016 começa dia 3 de novembro sob perspectivas de melhora da economia

Salão MICE da Festuris 2016 com diferenciais semelhantes àqueles encontrados pelos expositores do segmento nas maiores feiras de turismo do mundo: Buyers Club específico, disseminação de conhecimento, networking especializado e visibilidade de marca

 

Festuris 2016: grande novidade está voltada ao turismo de luxo

 

A edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 está apostando suas fichas na mais nova segmentação do seu mix de soluções para dinamizar a geração de negócios. Trata-se do Espaço Luxury, especializado em produtos e serviços direcionados ao mercado do Turismo de Luxo. Com ambientação em design exclusivo e decoração especial, vai concentrar expositores deste segmento imune às crises econômicas.

Apenas marcas com expertise no atendimento a este tipo de turista ocuparão o espaço de 120 metros quadrados, com sete lounges. E o acesso será direcionado somente para buyers específicos do segmento de luxo, tanto nacionais e quanto internacionais, trazidos para o evento pela direção de feira. As perspectivas quanto ao sucesso dessa nova iniciativa são as melhores, pois é um extrato apresentando índices constantes de crescimento ano a ano.

Assim, a organização da Festuris 2016 investiu pesado na diferenciação do novo Espaço Luxury, dotando-o de confortos semelhantes àqueles oferecidos nos grandes eventos mundiais, notadamente os realizados na Europa. O mais decisivo deles é a presença de 100 compradores exclusivos, dividindo com seus anfitriões segurança particularizada, rede de wifi específica com capacidade de transmissão incrementado e um confortável bistrô bar.

— Com a crise econômica, percebemos que o segmento de luxo não apresenta flutuações. Ao contrário, sai fortalecido ano após ano. Outro fator era o Município de Gramado ainda não estar pronto para receber, com eficiência, o nicho de luxo. Gostamos de inaugurar os salões focados no desenvolvimento da cidade, assim como fizemos com os espaços de Acessibilidade e Sustentabilidade — explica Marta Rossi, diretora da Festuris 2016.

E a Cidade das Hortênsias de Gramado vai se unir a esta novidade, usando a Festuris 2016 para lançar seu primeiro roteiro turístico de voltado ao segmento luxo. Isso porque dados da Brazilian Luxury Travel Association — BLTA, entidade reunindo apenas operadores desta especialização, apontam viagens de luxo crescendo em média 10% ao ano no País. Ou seja: enquanto tudo amarga taxas negativas, apresenta índices positivos em patamares invejáveis.

Outra marca do Espaço Luxury nesta edição 2016 da Festuris é a Santho Aroma. Mais do que expor, vai transmitir aos compradores, convidados e visitantes sentimentos de alegria, conforto e requinte por meio da fragrância “Voyage”: “Este termo francês significa viagem, estando interligado a turismo. É um aroma com notas elegantes, exclusivas, transmitindo sensação de conforto ao ambiente — esclarece Luciana Reck, diretora da Santho Aroma.

 

Festuris 2016 começa dia 3 de novembro sob perspectivas de melhora da economia

Dados da Brazilian Luxury Travel Association — BLTA, entidade representativa do turismo de luzo, apontam segmento crescendo em média 10% ao ano no País. Ou seja: enquanto tudo amarga taxas negativas, apresenta índices positivos em patamares invejáveis

 

Festuris 2016: Buyers Club para potencializar e otimizar negócios

 

O Buyers Club, ou “Clube de Compradores”, dessa edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, é uma plataforma ao dispor dos participantes, com objetivo de potencializar o fluxo de negócios durante o evento. Ela acelera o contato entre os compradores e expositores, permitindo agendar reuniões com antecedência. Os encontros ocorrem nos estandes dos expositores, com duração mínima de 30 minutos cada.

Segundo um dos diretores da Festuris 2016, Marcus Vinícius Rossi, “é uma facilidade que faz diferença na produtividade, agilizando a programação de encontros entre compradores e vendedores. O agendamento prévio evita a perda de tempo durante os dois dias da feira, pois o interessado já chega ao pavilhão de exposições sabendo para onde deve ir. E isso é feito através do smartphone, de modo simples, direto, fácil, sem qualquer complicação.”

Ao confirmar a presença na Festuris 2016, todos os participantes passam a ter acesso ao campo Buyers Club, no site do evento. Lá, está disponibilizada uma lista atualizada dos expositores já confirmados. Basta escolher e solicitar o encontro. Assim que o pedido for aceito pelo expositor, a reunião estará confirmada com o envio de um e-mail. É um canal de duas mãos: tanto participante quanto expositor podem usufruir da agilidade da ferramenta.

 

Festuris 2016 começa dia 3 de novembro sob perspectivas de melhora da economia

Marcos Rossi, diretor da Festuris 2016: “A ferramenta do Buyers Club acelera contato entre compradores e expositores, permitindo agendar reuniões com antecedência. E os encontros ocorrem nos próprios estandes dos expositores, com duração mínima de 30 minutos cada”

 

Festuris 2016: oportunidades de crescimento do enoturismo

 

“Enoturismo no Brasil: Potencial e Oportunidades de Desenvolvimento” é tema da palestra promovida pelo Ministério do Turismo durante a tarde do dia 4 de novembro, dentro das atividades da edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. Trata-se de atividade com o objetivo fundamental de fomentar, no País, a criação e o desenvolvimento de modernos produtos e serviços de turismo a partir da cultura do vinho.

Dirigentes públicos, líderes do setor e empreendedores do segmento buscam criar e ampliar um ambiente favorável a este tipo de ação. Neste sentido, agentes do Governo, especialistas do setor e empresários envolvidos com a atividade confrontarão os desafios existentes com as experiências de sucesso já alcançadas. Desde embate, poderão ser delineadas ações para aproveitar melhor enorme potencial já existente, ainda deixado de lado por razões diversas.

 

Festuris 2016 começa dia 3 de novembro sob perspectivas de melhora da economia

Governo, especialistas e empresários envolvidos na atividade confrontarão desafios existentes com experiências de sucesso, com o objetivo de fomentar a criação e o desenvolvimento de modernos produtos e serviços de turismo a partir da cultura do vinho

 


 

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Festuris 2016”  e “Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris” e diversas outras ao logo do texto é intencional. Elas são palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com Bing, Google ou Yahoo.

Nos meus textos de divulgação de turismo, adotei o critério de, ao citar uma cidade, fazê-lo em conjunto com seus apelidos. Exemplos: Cidade da Rota Romântica de Gramado, Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, Cidade Presépio de Vitória etc. E, também, Estado de Santa e Bela Catarina e Estado do Espírito Belo e Santo.