Experiências no Turismo de Experiência não precisam ser grandiosas. Coisas simples encantam tanto quanto as complexas. Ao lado de banho em tartarugas, mergulhos como profissional ou rafting em corredeiras, preparar uma caipirinha tem seu lugar.

A marca do projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” resume em seu design as diversas opções à disposição dos turistas
O Turismo de Experiência é uma das mais novas e crescentes vertentes do mercado de viagens em todo o mundo. Ele busca oferecer aos visitantes de um determinado destino momentos de total imersão em atividades, costumes, experiências, práticas, tradições e vivências das comunidades da região. O turista troca a passividade pela interatividade e constrói suas emoções, tornando memorável o que antes era apenas, ato de consumo.
O projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” foi criado e desenvolvido para incentivar e promover pequenos negócios da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. E, no formato colocado ao mercado, agrupa 16 operadores orientados e preparados para oferecer passagens memoráveis àqueles em busca de roteiros realmente diferenciados, capazes de romper com a mesmice do lugar comum.
Olhando assim, a impressão é que apenas atividades de maior expressividade integram o cardápio de opções disponíveis aos interessados. Como aquelas cinco já abordadas neste espaço: A Magia do Barro, Alimentação e Banho Interativo com Tartarugas, Ecorafting, Entre Gingas e Histórias: a Capoeira, Patrimônio Cultural da Humanidade e Experiência de Mergulho. Ou mesmo as demais 11 a serem trabalhadas até o final desta nossa série.
Entretanto, duas, especialmente, fogem a este perfil de certa grandiosidade. Elas são de uma simplicidade atroz, revelando não existirem limites inferiores ou superiores para se incorporar uma experiência num projeto como este. A primeira é “Faça sua Caipirinha”, agora abordado. A segunda, “Jogos da Experiência”, a ser tratada adiante, logo depois de “Feira da Freguesia” e do “História Para Todos”, para não interromper a sequência.
“Faça sua Caipirinha” é uma iniciativa do Restaurante Canto do Mar, mas somente na unidade localizada na Praia dos Ingleses — integrado às instalações do Hotel Costa do Norte ali situado. E é bastante simples: o turista informa ao atendimento a intenção de participar da experiência; apetrechos e ingredientes são colocados à mesa, junto com um roteiro impresso dos passos a serem seguidos; e a pessoa, então, prepara o seu drinque.
Mas você pode perguntar: “Por que a caipirinha?” Afinal, existem centenas de outras combinações: um Manhattan, por exemplo; ou um Screw Drive — este, até bem mais fácil de ser feito? A resposta é também simples como a experiência: a caipirinha é uma das formulações de bebidas mais populares do Brasil. Ela leva açúcar, cachaça, gelo e limão. Não precisa passar agitar, bater, chacoalhar, coar… É juntar tudo, mexer e beber.
A caipirinha nasceu como remédio para o corpo e, atualmente, é elixir para os males da alma. Apesar de ser o drinque nacional mais conhecido no exterior, e de sermos os seus maiores consumidores, poucos brasileiros sabem como preparar esta delícia. A ideia e mudar esta realidade o mais rápido possível, da maneira mais fácil que existe, com um passo-a-passo impresso, utensílios e ingredientes levados à mesa do apreciador. Saúde!

Um pequeno impresso detalha a receita e as etapas a serem cumpridas para se fazer uma deliciosa caipirinha

Os apetrechos e os ingredientes são colocados à mesa, à disposição do turista interessado em curtir a experiência de preparar a própria caipirinha

A caipirinha é o drinque mais popular do Brasil e seus ingredientes estão ao alcança de qualquer um: açúcar, cachaça, gelo e limão

Como o drinque preparado, é só degustar, lembrando sempre de se beber com moderação, porque o teor alcoólico é bem forte. E, é claro!, não dirigir depois
Um pouco sobre os operadores do projeto Turismo de Experiência: Santa Catarina em Todos os Sentidos
-
A Magia do Barro
Visita à Olaria Beira Mar, conhecendo a vida e formação do oleiro, técnicas de modelagem do barro e equipamentos necessários para o desenvolvimento da arte. Passeio pelo Centro Histórico da cidade de São José, com resgate da memória a partir da descrição dos casarões antigos ao redor da Praça Hercílio Luz. Apresentação das artesãs Meninas da Terra, acompanhada de café, sucos, bolos, biscoitos, patês…
Meninas da Terra
DDD 48 — Fixo 3244-6225
-
Alimentação e Banho Interativo com Tartarugas
O visitante participa do ritual de alimentação e do banho das tartarugas vivendo na base do Projeto Tamar no Município de Florianópolis. Exemplares das cinco espécies que desovam no litoral do Brasil, vivem em tanques, após salvas da morte por sufocamento no processo de eclosão do ovos. Como todos os outros Centros de Visitantes do Tamar pelo País, trabalha conscientização e educação de comunidades, visitantes e pescadores.
Projeto Tamar Florianópolis
DDD 48 — Fixo 3236-2015
-
Ecorafting
Tudo começa com oficinas sobre fauna e flora da região da Serra do Tabuleiro. Depois, o ritual de confecção das bombas de argila misturada a sementes de espécies nativas da Mata Atlântica. A seguir, a emoção de descer as corredeiras do Rio Cubatão do Sul em barcos infláveis, passeio realizado com segurança impecável. Quase ao final do trajeto, parada estratégica, com todos bombardeando as margens desmatadas, usando estingues.
Apuana Rafting
DDD 48 — Fixo 3245-7602
-
Entre Gingas e Histórias: a Capoeira, Patrimônio Cultural da Humanidade
Oportunidade para se vivenciar um pouco das ancestralidades africana e brasileira, através da imersão nas artes da capoeira, arte marcial genuinamente brasileira, hoje Patrimônio Cultural da Humanidade. Ao final, degustação de uma deliciosa feijoada, prato com o qual eram alimentados os escravos nas senzalas das fazendas do Brasil. Tudo isso, acontecendo numa edificação construída pelas mãos de cativos negros.
Associação Cultural Capoeira na Escola
DDD 48 — Móvel 9655-4991
-
Experiência de Mergulho
Mergulho e aula sobre espécies marinhas e técnicas visuais em ambiente submerso. Escola e operadora de mergulho autônomo com qualidade e segurança certificadas pela Professional Association of Diving Instructor — PADI, maior organização do segmento em todo o mundo. Credenciada pela Handicapped Scuba Association — HSA Brasil, sendo capacitada no atendimento de pessoas com qualquer tipo de necessidade especial.
Água Viva Mergulho
DDD 48 — Fixo 3369-9003
-
Feira da Freguesia
A Feira da Freguesia acontece todo segundo domingo do mês, sendo montada ao redor da Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico da cidade de São José. Dentre seus atrativos, podem ser listados apresentações de dança, comércio de antiguidades, encenação de ofertas de sebo, peças teatrais, shows musicais e variedade de artesanato, além de visitas guiadas tanto à Casa de Cultura Nésia Melo da Silveira quanto ao Museu Histórico.
Feira da Freguesia
DDD 48 — Fixo 3259-2368
Feira da Freguesia da cidade de São José
-
História para Todos
Acompanhamento de roteiro cultural especial para surdos, tanto no Centro Histórico de Florianópolis quanto no Centro Histórico de São José. Participação especial em oficinas de montagem de abayomis, pequenas bonecas montadas com trapos de tecidos, estes bem diminutos. Herança dos açorianos, colonizadores da região, representam atores de circo, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.
Floripa Freetour
DDD 48 — Fixo 3224-4593
-
Jogos da Experiência
Sabe aquele velho prazer de um carteado bem jogado? Lembra da guerra com dados para tomar países e continentes, tornando-se dono do mundo no War? Que tal trazer de volta a alegria infantil de retirar varetas de cima das outras sem mexer nas que estão empilhadas abaixo? Tem de memória ainda os apelidos dos números da víspora? Este divertimento de brincadeiras e jogos, entre a família e grupo de amigos, está de volta.
Pousada Favareto
DDD 48 — Fixo 3369-2003
-
O Homem do Mar
Uma experiência inesquecível, a bordo de simples barcos de pescadores, participando da pesca de espécies da época, nadando em cantos secretos das muitas baías ao redor das inúmeras ilhas compondo o rico colar do Arquipélago da Ilha de Santa Catarina ou simplesmente contemplando o pôr do Sol por detrás das montanhas do continente. Um roteiro sempre surpresa, pois é definido praticamente no momento de se lançar ao mar.
Apino Turismo
DDD 48 — Fixo 3039-1404
-
OstraXperience
Visita a uma fazenda de criação de ostras na orla do Ribeirão da Ilha. Um maricultor apresentará todo o processo de produção deste apreciado marisco, detalhando sobre os materiais necessários para o cultivo e as etapas de desenvolvimento do molusco. Após esta explanação, degustação da iguaria in natura e preparada ao bafo, harmonizada com espumantes. Possibilidade de conhecer o artesanato local e uma doceria bem tradicional.
Floripa Xperience
DDD 48 — Fixo 3333-4684
-
Paladares da Décima Ilha
Roteiro no Centro Histórico de Florianópolis. Vivência no Mercado Público: box especializado em produtos orgânicos, loja de especiarias e banca de pescados. Visita à cozinha de restaurante, com oficina de preparo de prato típico da culinária açoriana. Degustação do alimento em piquenique na área de praça com vista para a Ponte Hercílio Luz, monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — Iphan.
Restaurante Conselheiro do Paladar
DDD 48 — Fixo 3225-6111
vwww.conselheirodopaladar.com.br
-
Ratones: Uma Experiência da Terra ao Prato
Um dia inteiro para recuperar ou aprimorar nossas capacidades de perceber elementos da natureza. Aromas da flora, sons dos animais, ruídos da água corrente… Estas coisas simples das quais nos afastamos devido à correria do dia a dia. Visita à horta orgânica, para a escolha de plantas alimentícias não convencionais — conhecidas como PANCs. Degustação de delícias surpreendentes: canapés, tira-gostos, salgadinhos e sobremesas.
Jardim do Rancho
DDD 48 — Móvel 9972-3225
-
Tour das Experiências
Passeio interativo por diversos pontos da Ilha de Santa Catarina — também conhecida como Ilha da Magia. A bordo de um open top bus, o turista conhece atrativos turísticos da cidade de Florianópolis. Enquanto o veículo circula por avenidas, estradas e ruas, as narrativas de apresentação dos pontos de visitação vão sendo entremeadas por histórias e curiosidades da cultura local, e também por apresentações da criativa música nativa.
By Bus Turismo
DDD 48 — Fixo 3239-8966
-
Um Dia Inesquecível
Experiência de preservação ambiental na Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé, na área urbana do Município de Florianópolis. Visita a um Racho de Pesca e passeio pelo mar da área protegida, conhecendo bancos de areia, manguezal e Rio Tavares, além de ida até às proximidades da Ponte Hercílio Luz. Oficina de manuseio dos apetrechos de pesca e degustação de um menu de delícias criado com peixes e moluscos típicos.
Exoexperiências
DDD 48 — Móvel 9138-0951
Objetivos gerais do Turismo de Experiência
O projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” foi criado e desenvolvido com o objetivo de incentivar e promover pequenos negócios da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. No formato agora apresentado ao mercado, agrupa 16 operadores orientados e preparados para oferecer momentos memoráveis àqueles em busca de roteiros realmente diferenciados, capazes de fugir ao lugar comum.
O que se buscou foi a formatação de produtos capazes de atender os objetivos maiores do Turismo de Experiência, resumidos em estimular o envolvimento com comunidades locais, permitir o aprendizado de novas atividades e explorar limites dos sentidos, como conhecimento de gastronomia, integração a manifestações religiosas, participação em aventuras, brincar com folclore, envolver-se com esportes, produção de artesanato etc.
Como a modalidade do Turismo de Experiência ganha novos adeptos ano após ano, atraindo público diferenciado, mais exigente, cria-se uma miríade de oportunidades de novos negócios, capazes de serem aproveitados por empreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Basta que estes desenvolvam produtos inovadores, baseados nas próprias histórias de vida, costumes dos habitantes, tradições locais, cultura popular…
Objetivos específicos do Turismo de Experiência
O projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” foi pensado, planejado, criado, pesquisado e desenvolvido a partir de uma inovadora parceria entre a Fundação Municipal de Cultura e Turismo do Município de São José e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina — Sebrae-SC. Esta união teve o objetivo de buscar uma solução capaz de atender os seguintes objetivos específicos:
- Ampliar a participação das famílias e comunidades em atividades geradores de renda
- Divulgar costumes, cultura, folclore, gastronomia e manifestações religiosas locais
- Engajar as famílias e comunidades em atividades criadoras de postos de trabalho
- Incentivar o surgimento de pequenos negócios através do Turismo de Experiência
- Desenvolver o turismo no seu todo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis
- Promover as sustentabilidades ambiental e econômica do Turismo de Experiência
Matéria produzida a partir da participação no Press Trip Turismo de Experiência promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina — Sebrae-SC, dias 2 e 3 de dezembro de 2015, na Região Metropolitana da Grande Florianópolis.