Paisagens naturais, acervo histórico, diversidade cultural, gastronomia diferenciada e atratividade para eventos foram as forças do Estado do Espírito Santo na Serra Gaúcha. E, ainda, riqueza em agroturismo, ecoturismo, turismo de aventura, turismo náutico…

 

As belezas capixabas marcaram presença na Região da Serra Gaúcha dias 6 e 7 de novembro agora. Elas estavam sendo apresentadas no estande do Estado do Espírito Santo dentro da feira de negócios do Festival de Turismo de Gramado. Os visitantes, além de conhecer um belo acervo de paisagens naturais, descobriam as delícias de uma gastronomia sem igual, tanto em termos de Brasil quanto até mesmo de outras nações.

Todos os produtos já disponíveis no mercado estavam lá expostos, sendo trabalhados pela equipe da Secretaria de Turismo junto aos quase 15 mil profissionais presentes. Gente que ficava surpresa com a variedade de opções em termos de cultura, história e tradições existentes num território tão pequeno. E ficavam admirados com a riqueza disponível em agroturismo, ecoturismo, turismo de aventura, turismo náutico…

O presidente do Convention & Visitors Bureau das Montanhas Capixabas, Leandro Carnielli, oferecendo a degustação de cafés especiais, afirmou: “Após a participação do ano passado, o número de visitantes do Sul do País na região serrana do Espírito Santo cresceu 50%. Ficam surpresos com o clima e cultura europeia, semelhantes aos deles. É uma grande oportunidade de fazer negócios e atrair novos turistas” — explica Carnielli.

A subsecretária de Turismo, Simone Módolo, também destacou esta participação do Estado do Espírito Santo nesta edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado. “Esse evento é voltado somente para o profissional do turismo. É um momento importante para se aproximar daqueles realmente com poder de decisão, e mostrar nosso potencial para, assim, realizarmos novos negócios entrando em outros mercados” — explicou.

Além do Estado do Espírito Santo, a edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado contou com a presença do Município de Itapemirim, num esforço elogiável daquela Prefeitura do Sudeste capixaba. Wilson de Souza Viana Neto, o secretário de Turismo, revelou ser a primeira vez da sua cidade no evento. E isso permitiu a profissionais do Brasil e do exterior conhecerem o significativo potencial turístico de lazer lá existente.

Em belíssimo estande, uma boa equipe servia quitutes regionais e distribuía material de informação de alta qualidade. Alguns visitantes questionavam quanto à denominação do mesmo, achando ser a terra natal do rei Roberto Carlos. Sanadas todas as dúvidas, saíam de lá sabendo que, além do Município de Itapemirim, há o Município do Cachoeiro do Itapemirim e o Rio Itapemirim, fator geográfico responsável pela repetição de nomes.

Tanto o Estado do Espírito Santo quanto o Município de Itapemirim marcaram presença nesta que é considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o turismo do Brasil e da América do Sul. Caminhando para completar seus 30 anos de existência, sempre desenvolvido em dois dias de intensa atividade, o Festival de Turismo Gramado propicia o clima ideal para concretização de negócios e parcerias de sólidos resultados.

Voltada exclusivamente para profissionais, durante a edição deste ano recepcionou por volta de 15 mil profissionais, mais de 65 países, que circularam pelos 20 mil metros quadrados da feira, conferindo produtos inéditos e serviços inovadores lá expostos por mais de 2.500 expositores, distribuídos em 400 estandes. Tem grande força também na geração de negócios em blocos, dentro do segmento business to business — ou B2B.

Só para se ter uma ideia do potencial do evento, a geração de vendas foi estimada em R$ 212 milhões, levantamento feito através de uma pesquisa estruturada a partir de fundamentos estatísticos, desenvolvida pelo Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense, coordenada pelo professor Osíris Marques, especialista no tema. Quando apresentado, a feira não havia sido encerrada. Por isso, este número vai crescer.

 

estande_espirito_santo_01

O estande ocupado pelo Estado do Espírito Santo na edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado ficou numa excelente posição, tomando toda a cabeça de um das ilhas montadas no Pavilhão I do Centro de Feiras Sierra Park

 

estande_espirito_santo_02

 

O presidente do Convention & Visitors Bureau das Montanhas Capixabas, Leandro Carnielli, oferecia a degustação de cafés especiais da região serrana capixaba, bebida apreciada por todos que paravam para provar

 

municipio_itapemirim

Num esforço elogiável, o Município de Itapemirim, situado a Sudeste do Estado do Espírito Santo, participou pela primeira vez do Festival de Turismo de Gramado. E isso permitiu a profissionais do Brasil e do exterior conhecerem o significativo potencial turístico de lazer lá existente

 


 

 

Matéria produzida a partir da participação na edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado, dias 5 a 7 de novembro, no Centro de Eventos Sierra Park, no Município de Gramado.