Governo do Estado, Prefeituras e empreendedores privados trabalharam o Turismo capixaba em estande próprio. Participantes do evento receberam treinamento especifico para potencializar ainda mais suas atuações na feira. Resultados alcançados a curto e longo prazos são animadores.

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2019: protagonismo capixaba

 

Fazia tempo, o Estado do Espírito Santo não tinha uma participação tão diferenciada e expressiva nas edições da Abav Expo Internacional de Turismo como agora em 2019. Das iniciativas tímidas dos anos anteriores passou a grande protagonista da realização.

Se, até 2018, vinha ocupando pequeno setor em espaços compartilhados, ora da Região Sudeste, ora do Ministério do Turismo, agora apresentou-se em estande próprio, com montagem especial, com boa localização e frentes para três lados das vias de circulação.

A presença na já consolidada maior feira especializada em produtos, soluções e serviços dedicados ao Turismo da América Latina teve o inestimáveis apoio e assessoria vinda da seccional capixaba da Associação Brasileira das Agências de Viagens — Abav-ES.

 

A presença do Estado do Espírito Santo na Abav Expo Internacional de Turismo 2019, considerada a maior feira especializada da América Latina, teve total apoio e assessoria da seccional capixaba da Associação Brasileira das Agências de Viagens — Abav-ES

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2019: 30 mil visitantes

 

A realização, desenvolvida no Expo Center Norte, um dos mais modernos centros de convenções da Cidade de São Paulo, a capital do Estado de São Paulo, desenvolveu-se entre os dias 25, 26 e 27 de outubro, atraindo em torno de 30 mil profissionais de setor.

Durante três dias, agentes de viagens e jornalistas especializados, oriundos de todo o Estado de São Paulo e de muitos outros pontos do Brasil e, até mesmo, do exterior, conheceram de perto inúmeras potencialidades de Turismo do Estado do Espírito Santo.

Houve degustação de produtos da agroindústria, como biscoitos, cachaça, café, cerveja e queijo, por exemplo. Uma performance ao vivo remetia aos passeios para se de perto a migração das baleias-Jubarte ao longo do litoral, atração diferenciada do grande evento.

 

Durante os três dias da Abav Expo Internacional de Turismo 2019, agentes de viagens e jornalistas especializados de todo o Estado de São Paulo, de outros pontos do Brasil e, até mesmo, vindos do exterior, conheceram mais o Turismo do Estado do Espírito Santo

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2019: 30 mil visitantes

 

Representantes do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoveram a Feira Nacional do Agroturismo Rural — RuralTur. Isso porque sua edição de número 15 acontecerá entre dias 20 a 24 de novembro, na Cidade de Venda Nova do Imigrante.

Essa ação foi potencializada com presença de sanfoneiro e rainha da região, além da degustação de socol, embutido criado no Estado do Espírito Santo, com Denominação de Origem e licença para ser exportado e vendido em todo o País e até mesmo fora dele.

O Município de Venda Nova do Imigrante é referência em todo o Brasil em termos de agroturismo, modalidade de turismo rural associando a vivência do cotidiano agrícola à visitação por lazer e valorização das atitudes em prol da preservação do meio ambiente.

 

Na Abav Expo Internacional de Turismo 2019, o Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau promoveu a Feira Nacional do Agroturismo Rural — RuralTur, cuja edição 15 acontece dias 20 a 24 de novembro, na Cidade de Venda Nova do Imigrante

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2019: Copa do Mundo Sub-17

 

Participação especial do Município de Cariacica teve ação promocional envolvendo um jogo sobre os atrativos da cidade. Seus representantes trabalharam, ainda, oportunidades por sediar jogos da Copa do Mundo Fifa Sub-17, competição de projeção internacional.

A Região Turística da Costa e da Imigração, cobrindo litoral Sul do Estado do Espírito Santo, disponibilizou óculos de realidade virtual para mostrar belezas como as inúmeras praias e o Santuário Nacional de São José de Anchieta, situado na Cidade de Anchieta.

O Município de Santa Teresa, berço da imigração italiana em terras brasileiras, levou 16 nonas, todas devidamente caracterizadas, responsáveis por apresentar atrativos da região também conhecida como a Terra dos Colibris: culinária, festas, paisagens, produtos etc.

 

Na Abav Expo Internacional de Turismo 2019, o Município de Cariacica fez uma ação específica pelo motivo de sediar alguns jogos da Copa do Mundo Fifa Sub-17, mas não deixou de trabalhar atrativos diferenciados como o Carnaval do Congo de Máscaras

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2019: depoimentos positivos

 

Em paralelo às ações institucionais do Governo do Estado e Prefeituras, 20 empresários do setor marcaram presença, recebendo visitantes, distribuindo material de promoção, participando de palestras, trabalhando possíveis vendedores, ampliando networking…

O secretário de Turismo do Estado do Espírito Santo, Dorval Uliana, avaliou o sucesso da participação como resultado da mobilização desenvolvida com objetivo de qualificar o trabalho a ser desenvolvido no evento, batizada de “Feira – Acesso a bons negócios”.

— Preparamos o empresário para este tipo de evento. É importante ele não só apresentar informações de seu produto ou atrativo, mas realizar ações de encantamento frente a um público importante para o desenvolvimento do nosso Turismo — disse o gestor público.

O treinamento aconteceu em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Espírito Santo — Sebrae-ES. A palestrante, também consultora daquela entidade, Fernanda Gomes, deu dicas para aproveitamento da ação.

— Isso envolve levar material de divulgação atualizado, manter redes sociais em dia e entregar aos interessados nosso melhor. E, é claro, aproveitar o momento para conhecer mais, trocar experiências, aperfeiçoar habilidades e muito mais — apontou a consultora.

O secretário enfatizou a importância do Estado do Espírito Santo estar na Abav Expo Internacional do Turismo 2019, uma das grandes vitrines para se apresentar e vender destinos, empreendimentos, passeios, visitações e bem mais na atividade do Turismo:

— É o principal evento de Turismo do Brasil. Reúne por completo os segmentos ligados ao setor. Qualificamos participantes para todos aproveitarem ao máximo o momento e, juntos, apresentarmos o destino Estado do Espírito Santo da melhor forma — finalizou.

Outra manifestação enaltecendo a participação diferenciada na Abav Expo Internacional de Turismo 2019 veio da presidente da Abav-ES, Teresinha Stange — empresária com cerca de cinco décadas de atuação no mercado, através da Stange Viagens e Turismo:

— Não se pode ficar de fora de oportunidades como essa. E, estando dentro dela, não dá para simplesmente fazer presença. É preciso se destacar frente aos outros destinos. Eles, como nós, vêm para cá em busca do mesmo objetivo: aumento do número de visitantes.

Valdeir Nunes, também empreendedor do segmento, como seu complexo de hotelaria e lazer Parque do China, próximo à região de Pedra Azul, ícone na atração de turistas da Região de Montanhas do Estado do Espírito Santo, acompanhou o mesmo raciocínio:

— Sou veterano de participações em eventos como esse, sozinho ou integrado a grupos como o nosso, e posso garantir: se não tivermos atuação ativa, buscando os visitantes, mostrando nossos produtos, explicando nossos diferenciais, perderemos o investimento.

Paulo Renato Fonseca Júnior, atuante no Turismo Receptivo capixaba através da sua Formatur e liderança respeitada pelas diversas responsabilidades exercidas nos últimos anos — até mesmo como secretário de Turismo do Estado do Espírito Santo — disse:

— Temos potenciais incríveis: povo hospitaleiro, praia e montanha muito próximos, culinária diferenciada, história, cultura, um agroturismo sem igual no País. Precisamos mostrar isso a todo momento. Só assim seremos conhecidos, procurados, visitados…

Gustavo Aride Guimarães, proprietário da Guará Pousada, na Cidade de Guarapari, e presidente da Seccional Estado do Espírito Santo da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis — ABIH-ES, enalteceu a ação na Abav Expo Internacional de Turismo 2019:

— O trabalho obedeceu um planejamento profissional: preparação em casa, cooperação no estande. Todos imbuídos de dar o melhor de si, tanto na venda dos próprios serviços e empreendimentos quanto do Estado do Espírito Santo como um destino diferenciado.

Gustavo André Queiroz Alves, da Capixaba Turismo, foi mais um classificar proveitoso o esforço dispendido dias 25, 26 e 27 de setembro, tanto dentro do Expo Center Norte quanto em iniciativas paralelas fora de lá, de todos os presentes na Cidade de São Paulo:

— Quantidade e qualidade dos contatos foram relevantes. Encontramos profissionais de todo o Brasil e até vindos do exterior e, a todos eles, pudemos vender nossos serviços e os destinos Cidade de Vitória e Estado do Espírito Santo. Vamos colher frutos adiante.

 

Em paralelo ao Governo do Estado e Prefeituras, 20 empresários estiveram na Abav Expo Internacional de Turismo 2019, ampliando networking, distribuindo material, participando de palestras, recebendo visitantes, trabalhando possíveis vendedores…

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2019: números promissores

 

A Abav Expo Internacional de Turismo registrou cerca de 30 mil visitantes ligados ao setor do Turismo, tanto o brasileiro quanto o internacional. Esse número correspondeu a um crescimento de 10% em relação ao público presente na edição acontecida em 2018.

A maior feira de negócios do setor de viagens e turismo da América Latina congregou duas mil marcas expositoras e gerou 1.700 empregos diretos e indiretos durante o curto espaço de tempo de sua realização, considerando montagem, exposição e desmontagem.

Fechando com chave de ouro o evento, nas últimas horas do último dia, a sexta-feira, houve uma promoção inédita, a Black Friday de Viagens, voltada a público final. A fila de interessados em aproveitar descontos de até 50% em preços de pacotes foi enorme.

— O maior evento de turismo das Américas teve recorde de participações — enfatizou a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, ao lado do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, do secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinícius Lummertz.

Magda Nassar também destacou a importância do turismo para o nosso País. Em 2018, representou 8,1% do Produto Interno Bruto — PIB, faturou em torno de R$ 600 bilhões e proporcionou 6,9 milhões de postos de trabalho, 7,5% do total de empregos no Brasil.

— Nossa indústria gera 319 milhões de empregos diretos e indiretos em todo o mundo. Já ultrapassamos a indústria automobilística. Mas não podemos descansar sobre esses louros. Precisamos é de muito mais ações e investimentos para continuarmos crescendo.

 

A Abav Expo Internacional de Turismo registrou cerca de 30 mil visitantes ligados ao setor do Turismo, tanto o brasileiro quanto o internacional. Esse número correspondeu a um crescimento de 10% em relação ao público presente na edição acontecida em 2018

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2019: imagens do sucesso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O post “Estado do Espírito Santo destaca-se durante a Abav Expo Internacional de Turismo 2019” foi produzido, originalmente, para o Jornal Turismo & Serviços — o qual autorizou sua republicação neste espaço —, por João Zuccaratto, jornalista especializado em Turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo.

Clique nos trechos em colorido ao longo do post “Estado do Espírito Santo destaca-se durante a Abav Expo Internacional de Turismo 2019” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a conteúdos do próprio Turismoria, verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

O post “Estado do Espírito Santo destaca-se durante a Abav Expo Internacional de Turismo 2019” pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Estado do Espírito Santo destaca-se durante a Abav Expo Internacional de Turismo 2019” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.

No post “Estado do Espírito Santo destaca-se durante a Abav Expo Internacional de Turismo 2019”, a repetição de algumas expressões, como “Abav Expo Internacional de Turismo 2019”, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.