Sucesso do Enbrav 2018 supera expectativas mais otimistas. Apoio de entusiastas locais do turismo foi fundamental para a materialização do grande evento. Concebido apenas para fechar comemorações dos 10 anos da Revista Receptiva, pode ganhar até mais de uma edição por ano.

 

Enbrav 2018: explosão de elogios, expressão de satisfações

 

Admirável, arrebatador, charmoso, completo, encantador, espetacular, excelente, excepcional, extasiante, extraordinário, fascinante, deslumbrante, fantástico, inesquecível, inspirador, magnífico, maravilhoso, memorável, perfeito, primoroso, singular, surpreendente, único…

Esses eram alguns dos diversos qualificativos repetidamente expressos pela quase centena de profissionais de diversos pontos do Brasil durante os momentos finais da edição 2018 do Encontro Brasileiro de Agentes de Viagens — Enbrav, desenvolvido de 4 a 7 de novembro.

“Ano que vem, estou de volta.” “Já vou deixar reservada minha inscrição.” “Não perco mais.” “Nunca participei de um evento tão bom em minha vida.” “Tentarei trazer outros colegas na próxima vez.” “Uma experiência sem igual.” — exemplos do também ouvido a todo instante.

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

O encerramento da edição 2018 do Encontro Brasileiro de Agentes de Viagens — Enbrav, desenvolvido de 4 a 7 de novembro, foi coroado por explosão de qualificativos repetidamente expressos pela quase centena de profissionais de diversos pontos do País presentes ao evento

 

Enbrav 2018: primeiros 10 anos da Revista Receptiva

 

O Enbrav nasceu da busca por um grande evento, capaz de fechar com chave de ouro a série de promoções acontecidas ao longo dos últimos meses, em comemoração pelos primeiros 10 anos da revista Receptiva, pertencente a dois empreendedores: Iva Volpini e Claudir Benini.

Baseados na Cidade de Bento Gonçalves, ícone do turismo da Serra Gaúcha, belíssima região de montanhas ocupando boa parte da região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, eles desenvolvem outro importante veículo de comunicação regional, o Jornal Cidades da Serra.

O evento saiu do papel e tornou-se realidade pelas capacidades de mobilização e realização de ambos, e o patrimônio de prestígios pessoal e profissional somado ao longo da última década com o empresariado da região e também fora dela — como exemplo, no Estado de São Paulo.

As atividades do Enbrav 2018 foram distribuídas pelo Município de Bento Gonçalves e pelo Município de Garibaldi — esse, outro importante polo de turismo da Serra Gaúcha —, tendo foco produtos e serviços resultantes do forte empreendedorismo das populações ali vivendo.

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

O Enbrav 2018 tornou-se realidade pela mobilização e realização de Iva Volpini e Claudir Benini, graças ao patrimônio de prestígios pessoal e profissional angariado na região e fora dela, indo além do Estado do Rio Grande do Sul, até mercados como o Estado de São Paulo

 

Enbrav 2018: apoio do empresariado ligado ao turismo

 

A iniciativa conjunta daqueles três empreendedores, em virtude da sua grande envergadura, só se tornou possível graças ao apoio inigualável do empresariado ligado ao turismo local. E ele não foi pouco, devido ao grande número de participantes e a complexidade da programação.

Essa participação viabilizou a realização em sua totalidade: transferes de chegada e partida, hospedagem, alimentação, passeios por atrativos da região, visitas técnicas, workshop com fechamento de negócios, tarde de apresentações e palestras, encontros sociais e muito mais.

O encontro permitiu tanto a agentes de viagem quanto a outros profissionais relacionados ao turismo testar pessoalmente serviços de receptivo, empresas de transporte, equipamentos de hospedagem, variedades de alimentação, passeios estruturados, vivências diferenciadas etc.

Assim, ao retornarem às duas bases, terão melhores condições de oferecer e vender aos seus clientes uma enorme bateria de opções relacionadas às diversas especializações do turismo moderno: aventura, contemplação, cultura, ecologia, eventos, festas, negócios, religião…

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

O Enbrav 2018, em virtude da sua grande envergadura, só se tornou possível graças ao apoio inigualável do empresariado ligado ao turismo local. E ele não foi pouco, devido ao volume de participantes e a complexidade da programação, com atividades ao longo de quatro dias

 

Enbrav 2018: agente de viagem buscando diferenciais

 

Com a oferta de novas modalidades de prestação de serviços proporcionada pelo ambiente Web modificando o mundo dos negócios, em todos os segmentos, não seria diferente com as agências de viagens, seguidamente perdendo clientes para as compras diretas pela Internet.

Sofrendo fortíssima concorrência das soluções identificadas pela sigla OLA — iniciais dos termos em inglês “on-line agency”—, para se manter no mercado, precisam de diferenciais significativos de atendimento — deixando de simplesmente “vender” e passando a assessorar.

O passageiro aceita pagar um pouco mais, em troca de segurança nas suas escolhas de voos, receptivos, destinos, hospedagens, passeios, visitas e alimentação e bem mais. Quer fugir do risco de contratar lebre e encontrar gato, pagar por profissionalismo e receber amadorismo.

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

O Enbrav 2018 reforçou o conceito do passageiro aceitar pagar um pouco mais, em troca de segurança nas suas escolhas de voos, receptivos, destinos, hospedagens, passeios, visitas e alimentação e bem mais, fugindo do acentuado risco de contratar lebre e encontrar gato

 

Enbrav 2018: imersões permitindo visões diferenciadas

 

Uma das condições fundamentais para qualquer agente de viagem alcançar esse padrão de atendimento é conhecer a fundo os produtos ou serviços a serem oferecidos. Ajuda nesse sentido vivenciá-los pessoalmente — tornando-se ele próprio um turista como outro qualquer.

Foi essa a proposta principal do Enbrav 2018 — a ser mantida em suas prováveis reedições, estando previstas até mais de uma a cada ano, se a recuperação da Economia no nosso País permitir: experiências únicas e imersões prazerosas sem esquecer os contatos comerciais.

As visitas técnicas englobaram Centro de Eventos Chardonay, Centro de Eventos Malbec, Madelustre Industrial, Devorata Trufas Artesanais, Dall’Onder Grande Hotel e Restaurante Fenachamp — além de três vinícolas sinônimo de Enoturismo: Aurora, Garibaldi e Miolo.

Nestas últimas, apesar do script semelhante — história da viticultura, evolução da produção, modernização das instalações, processos de elaboração das bebidas e degustação dirigida —, as diferenças de estruturas físicas e propostas comerciais levam sempre a novos conteúdos.

As imersões na Madelustre e na Devoratta permitiram a comparação de processos artesanais distintos. Na primeira, produção de artigos de decoração em vidro; na segunda, delícias tendo como base o chocolate. Tanto numa quanto noutra, tudo acontecendo às vistas dos visitantes.

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

O Enbrav 2018 reuniu as condições fundamentais para o agente de viagem alcançar melhor padrão de atendimento: conhecer a fundo todos os produtos ou serviços a serem oferecidos, vivenciando-os pessoalmente — tornando-se ele próprio um turista como outro qualquer

 

Enbrav 2018: vivências prazerosas ao lado de contatos comerciais

 

O roteiro Caminhos de Pedra, nos arredores da Cidade de Bento Gonçalves, percorrido em toda a extensão, permitiu paradas em alguns pontos: Vinícola Salvatti & Sirena, Ristorante del Pomodoro, Cantina Strapazzon, Parque da Ovelha, Casa do Tomate e Casa da Erva Mate.

Ao longo dos 12 quilômetros de uma via sinuosa, mas extremamente charmosa, a memória dos colonizadores italianos é valorizada com a preservação das casas de madeira assentadas sobre bases erguidas com as pedras lapidadas pela Natureza, abundantes naqueles terrenos.

O ponto alto das emoções vividas no Parque da Ovelha é a atividade de pastoreio do rebanho com uso de cães amestrados. O controle desses animais apenas por serenos comandos de voz, sem utilização de atitudes de violência ou gestos bruscos, encanta crianças de todas as idades.

A Cantina Strapazzon, com sua ambientação de 1880 — na qual se destaca o piso em terra batida — é cenário perfeito para a produção de filmes e novelas de época. Um dos primeiros terem cenas gravadas por lá foi O Quatrilho, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

Destaque da programação do Enbrav 2018 foi percorrer o roteiro Caminhos de Pedra, com paradas em alguns dos seus principais pontos, como Vinícola Salvatti & Sirena, Ristorante del Pomodoro, Cantina Strapazzon, Parque da Ovelha, Casa do Tomate e Casa da Erva Mate

 

Enbrav 2018: estrutura turística, rodada de negócios, workshop…

 

O passeio de maria-fumaça, partindo da Cidade de Bento Gonçalves ou da Cidade de Carlos Barbosa, e parada na Cidade de Garibaldi, com 23 quilômetros e hora e meia de duração, é enriquecida por apresentações musicais e degustações de espumante, suco de uva e vinho.

Na partida ou na chegada à estação da Cidade de Bento Gonçalves, há a encenação Epopeia Italiana. Trata-se de uma peça teatral na qual o público imerge em ambientações da trajetória cumprida por colonizadores italianos da região, desde a saída da Itália até chegada ao Brasil.

Entremeando tudo isso, sucessão inesgotável de clima ameno, heranças culturais, paisagens singulares, verde intenso e sabores inesquecíveis, graças à bateria de seguidas degustações, com provas de biscoitos, cafés, chocolates, doces, espumantes, queijos, salames, vinhos…

Finda a parte mais lúdica da programação, a grade de compromissos trouxe apresentação da estrutura turística local, rodada de negócios, workshop e palestra motivacional. E momentos livres aqui e ali permitiram aos participantes maior integração com o dia a dia dos moradores.

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

Em paralelo à programação técnica do Enbrav 2018, os participantes vivenciaram clima ameno, heranças culturais, paisagens singulares, verde intenso e sabores inesquecíveis, graças a seguidas degustações, com provas de biscoitos, cafés, chocolates, doces, espumantes, queijos, salames, vinhos…

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

Finda a parte mais lúdica da programação do Enbrav 2018, vieram apresentação da estrutura turística local, rodada de negócios, workshop e palestra motivacional. Momentos livres aqui e ali permitiram aos participantes uma maior integração com o dia a dia dos moradores locais

 

Enbrav 2018: depoimentos de patrocinadores e participantes

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

— A realização do Enbrav vai além de reafirmar a Cidade de Bento Gonçalves como destino turístico. Ele impacta toda a nossa região, somando 28 Municípios, cada um deles com sua riqueza própria — falou Tarcísio Michelon, diretor-presidente da Rede Dall’Onder de Hotéis.

— Não poderíamos perder a oportunidade de encontrarmos centenas de agentes de viagem de diversos pontos da Nação — disse Alessandro Binatti, gerente comercial do Grupo AR Hotéis e Receptivo, da Cidade de Porto Seguro, destino muito procurado no Sul do Estado da Bahia.

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

— Mesmo não sendo empreendimento da Cidade de São Paulo, apoiamos o Enbrav e viemos trocar experiências com agentes de viagem de todo o País, pois são emissores de clientes para nós — revelou Roberto Gracioso, gerente de Marketing e Vendas do Hotel Century Paulista.

— Quanto mais agentes de viagens souberem do nosso envolvimento com o turismo, maior a sustentabilidade econômica do nosso empreendimento. Nosso diferencial está na qualidade; nunca estará na quantidade — opinou Mariana Milani, à frente da Devorata Trufas Artesanais.

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

— Passamos a receber visitantes não faz muito. Para isso, reformamos as instalações, abrindo espaços para recepção e montagem da loja. E definimos um roteiro dentro da área da fábrica — explicou Nathália Ritter, a responsável pelo Setor de Turismo da Madelustre Industrial.

— O potencial em turismo da Serra Gaúcha e, em particular, da Cidade de Bento Gonçalves ainda tem muito a ser explorado e aproveitado. O Enbrav vai contribuir para isso acontecer — expressou Josiane Pezzini, responsável pela área Comercial do Dall’Onder Grande Hotel.

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

— Buscamos estar ao lado do agente de viagem. E um evento como o Enbrav é excelente para isso — assegurou Everaldo Silva, da BDS Milhas, assessoria especializada em negociações de pontos de programas de milhagem para compra de passagens em condições muito vantajosas.

— A Cidade de Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos dispõem de roteiros customizados, de acordo com tipo de visitante. O Enbrav permitiu mostrarmos isso para agentes de viagem de todo o Brasil — concluiu Mariane Dalcin, da Liberty Consultoria Turismo & Eventos.

 

Enbrav 2018: imagens do grande evento, falando por si mesmas

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e Cidade de Garibaldi

 

Enbrav 2018: apoiadores e patrocinadores garantidores do sucesso

 

A realização da edição 2018 do Enbrav contou com a colaboração dos seguintes apoiadores:

 

 


 

O post “Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e pela Cidade de Garibaldi”, foi produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em turismo baseado na Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, em função da sua participação na edição 2018 do Encontro de Agentes de Viagem — Enbrav, a ser realizado de 4 a 7 de novembro de 2018, na Cidade de Bento Gonçalves, Cidade de Carlos Barbosa e Cidade de Garibaldi, ícones do turismo da Serra Gaúcha, região de montanhas situada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, evento contando com o apoio dos seguintes empreendimentos e entidades: Adega Chesini, Associação Brasileira dos Jornalistas e Blogueiros de Turismo — Ajobtur, Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos — Aprovale, Centro Universitário Uniftec, Dall’Onder Grande Hotel, Fra Paisagismo, Gérson Bem Gastronomia, Giordani Turismo, Jornal Cidades da Serra, Léo Hendges Fotografia, Rádio Cidades Serra, Rede de Supermercados Paolo, Restaurante Fenachamp, Restaurante Portuguesa, Roteiro Caminhos de Pedra, Salumeria Caminhos da Serra e Valmo Pedrosso Som e Luz. O jornalista teve apoio pessoal da Rede Ficare de Hotéis.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto do post “Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e pela Cidade de Garibaldi” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição de diversas expressões ao longo do conteúdo do post “Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e pela Cidade de Garibaldi” — como “Enbrav 2018” — é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e pela Cidade de Garibaldi” pode apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e pela Cidade de Garibaldi” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

O post “Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e pela Cidade de Garibaldi” está republicado nos seguintes endereços da Web:

• Link de notícias do site da Associação de Jornalistas e Blogueiros do Brasil — Ajobtur, e

• Revista Receptiva, da Cidade de Bento Gonçalves, um dos ícones do turismo da Serra Gaúcha, região de montanhas localizada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul.

O post “Enbrav 2018 reúne cerca de 100 agentes de viagem na Serra Gaúcha e apresenta a estrutura turística oferecida pela Cidade de Bento Gonçalves e pela Cidade de Garibaldi” pode estar republicado nos seguintes endereços da Web:

• Blog do Jornal Passaporte, da Cidade de Belém, capital do Estado do Pará;

• Facebook do Jornal Cidade Sorriso, da Cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul;

• Site do Jornal MG Turismo, da Cidade de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais; e,

• News do Jornal Turismo & Serviços, da Cidade de Vila Velha, vizinha pelo Sul da Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.