Faltando nova meses para o início da edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris já garantiu quantidade expressiva de expositores. Tem contribuído para isso a crescente internacionalização do evento, sucesso de mídia por todo o mundo.

 

El Salvador, destino da América Central apresentando crescimento significativo dentro do mercado mundial de turismo, garantiu presença na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016. Esta participação num dos eventos considerados mais importantes da atividade, no Brasil e no exterior, foi confirmada no escritório de negócios mantido por aquele país na cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo.

Ela coroou reunião na qual estiveram o adido comercial daquela nação, Vladimiro Villalta Nóvoa, seu conselheiro, Abelino Argueta Lazo, e a diretora da Festuris, Marta Rossi. El Salvador, assim, junta-se ao México, país que também garantiu seu estande, para aproveitar a oportunidade de divulgar seus potenciais junto aos cerca de 15 mil profissionais presentes na região de serras do Estado do Rio Grande do Sul, início do mês de novembro próximo.

El Salvador, com apenas 21 mil quilômetros quadrados de área, é o menor país da América Central. Apesar de ter população pequena, com cerca de 6,5 milhões de pessoas, é o mais densamente povoado daquela região. A grande maioria de seus habitantes é formada por mestiços de nativos e europeus. Limita-se com Honduras, ao Norte; Oceano Pacífico, ao Sul; Nicarágua, através do Golfo de Fonseca, pelo lado Leste; e a Guatemala, a Oeste.

O atual território de El Salvador compreende o que antes eram a Província de Sonsonate e a Província de San Salvador. Conquistaram a independência da Espanha em 1821, junto com a Capitania da Guatemala. Em 1824, fundiram-se no Estado de El Salvador, como parte dos Estados Unidos da América Central. Deixou esta federação de países em 1839. Atualmente, sua economia é baseada em agricultura, indústria e serviços — no qual se insere o turismo.

El Salvador torna-se, assim, mais um das centenas de expositores marcando presença na cidade de Gramado, Município do Estado do Rio Grande do Sul, de 3 a 6 de novembro próximo. Vai contribuir para construir o sucesso desta edição 2016 do evento considerado pelo trade como a mais importante e mais rentável feira de negócios turísticos da América Latina, e a melhor plataforma de negócios B2B para mercados brasileiro e sul-americano.

 

El Salvador, destino da América Central, garante sua presença na Festuris 2016

Conselheiro da embaixada de El Salvador, Abelino Argueta Lazo; o encarregado pelo Escritório de Negócios daquele país na cidade de São Paulo, Sérgio Prade; a diretora da Festuris, Marta Rossi; e o assessor comercial da Festuris, Vladimiro Villalta Nóvoa

Vila Galé, segundo grupo hoteleiro português, também na Feira Internacional de Turismo de Gramado  2016

 

A presença de cases de sucesso do turismo mundial na cidade de Gramado, Município da região de serras do Estado do Rio Grande do Sul, no mês de novembro, nos últimos quase 30 anos, não é novidade. Assim, não surpreende um nome com Vila Galé, o segundo maior grupo hoteleiro de Portugal, também com quase três décadas de existência, confirmar sua participação nesta edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris.

Uma decisão deste porte, tomada por empresa de classe internacional faltando nove meses para a realização, reafirma o potencial do evento para as grandes redes mundiais, como é o caso da Vila Galé. Mas isso não acontece à toa?! Para se ter um parâmetro, a Festuris 2015 gerou por volta de R$ 215 milhões em negócios para as mais de 2.500 marcas participantes — valor levantado pelo Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense.

A Vila Galé, cujo lema é “Paixão pela hotelaria e pelo turismo”, conta com 27 unidades hoteleiras: 20 estão espalhadas de Norte a Sul de Portugal, e sete no Brasil, todas com localização estratégica e privilegiada. São 6.476 quartos, 13.068 leitos e 2.500 funcionários. E segue modelo de gestão no qual a viabilidade econômica está associada a práticas de responsabilidade social, preocupação com seus públicos e o respeito ao meio ambiente.

 

El Salvador, destino da América Central, garante sua presença na Festuris 2016

A rede Vila Galé conta com 27 unidades hoteleiras: 20 estão espalhadas de Norte a Sul de Portugal, e sete no Brasil, todas com localização estratégica e privilegiada. São 6.476 quartos, 13.068 leitos e 2.500 funcionários

 

Cidade de Águeda, localizada no Centro de Portugal, pode ser mais um dos expositores da Festuris 2016

 

O prefeito da cidade de Águeda, situada no interior de Portugal, Gil Nadais, acompanhado da sua esposa, Cláudia Moreira, fez visita técnica ao Município de Gramado, conhecendo os potenciais da cidade ícone do turismo da região de serras do Estado do Rio Grande do Sul. Recebido oficialmente na Câmara de Vereadores, assistiu a uma breve apresentação sobre a edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016.

Duas representantes da Festuris participaram deste encontro com o prefeito Gil Nadais: a gerente Comercial, Rose Ott, e a executiva de Projetos e Compras, Vânia Regina Oliveira. E relatam que ele ficou bastante admirado e surpreso ao saber que a Festuris é considerada, pelo trade, como a mais importante e mais rentável feira de negócios turísticos da América Latina, e a melhor plataforma de negócios B2B para mercados brasileiro e sul-americano.

E retornou a Portugal deixando bastante adiantados entendimentos para a participação da sua cidade na Festuris 2016. Águeda fica na região de Aveiro, no centro de Portugal. Entre as tradições artesanais estão artefatos de metal, bordados, olaria, produção de cestos, tonéis de madeira para armazenar vinho e rendados. O destaca na gastronomia é seu leitão assado à Bairrada com prato típico e os doces barriga de freira, fuzis, pastel de Águeda e sequilho.

Confirmada a participação da cidade de Águeda na Festuris 2016, ela vai se juntar às mais importantes agências de turismo, companhias aéreas e operadoras internacionais do mundo, tais como a Beds On Line, rede de hotéis Best Western International, Celebration Tours & Travel, United Airlines e South African Airways. E vai dividir a preferência do público especializados com os destinos El Salvador, México, Orlando e Santiago de Compostela.

 

El Salvador, destino da América Central, garante sua presença na Festuris 2016

Na foto, da esquerda para a direita, Rose Ott e Vânia Regina Oliveira, representantes da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris; a esposa do prefeito, Cláudia Moreira; o prefeito de Águeda, Gil Nadis; e vereadores da cidade de Gramado

 

Festuris 2016 divulgado durante Borsa Internazionale del Turismo — BIT 2016, na cidade italiana de Milão

 

A edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 teve forte divulgação durante a realização da Borsa Internazionale del Turismo — BIT 2016, de 11 a 13 de fevereiro, na cidade de Milão, uma das mais importantes metrópoles situadas na região Norte da Itália. Estiveram trabalhando naquele evento os dois diretores da Festuris, Eduardo Zorzanello e Marcos Rossi, com foco na prospecção de expositores internacionais.

Esta viagem para a Europa foi decidida em decorrência da grande presença de profissionais italianos na Festuris 2015, notadamente agentes de viagem e jornalistas especializados. Uma das reuniões lá realizadas com a executiva Araci Coimbra, gerente geral da TAP para a Itália.  “Com a TAP, ano passado, conseguimos trazer muitos agentes e pessoas da mídia. Queremos repetir todo este sucesso agora em novembro” — destacou Eduardo Zorzanello.

Outro encontro importante dos brasileiros durante a BIT 2016 foi com Ornella Naccari, representante do turismo da cidade de Veneza, situada no litoral do Mar Adriático, também ao Norte da Itália. “Vamos repetir na edição 2016 da Festuris a presença de um grande grupo de hoteleiros e operadores turísticos italianos. Formaremos o estande Made In Italy, dando a este espaço mais destaque do teve em na edição 2015” — salienta Marcus Rossi.

Na BIT 2016, Eduardo Zorzanello e Marcos Rossi deram ênfase ao segmento do Turismo de Luxo, em alta tanto na Itália, na Europa e no mundo. Trata-se de um mercado que, a cada ano, ganha mais e mais adeptos. São pessoas buscando alto nível em personalização em serviços autênticos e exclusivos. Dados da Organização Mundial de Turismo — OMT mostram o turista de luxo com gasto médio diário oito vezes superior ao do turista comum.

 

El Salvador, destino da América Central, garante sua presença na Festuris 2016

Os diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi promoveram a edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016 durante a Borsa Internazionale del Turismo — BIT 2016, na cidade de Milão, localizada na região Norte da Itália

 

El Salvador, destino da América Central, garante sua presença na Festuris 2016

Em reunião com Araci Coimbra, representante da TAP para a Itália, os diretores Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi acertaram a vinda de agentes de viagem e profissionais de imprensa para a edição 2016 da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris

 

El Salvador, destino da América Central, garante sua presença na Festuris 2016

Encontro dos diretores da Festuris, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, com Ornella Naccari, representante do turismo de Veneza, cidade às margens do Mar Adriático, no Norte da Itália. Trataram da vinda de hoteleiros e operadores italianos ao Brasil em novembro

 

 

Festuris ganha destaque na imprensa de países como China, Espanha, Estados Unidos, Itália e Portugal

 

O crescimento da importância no mercado externo da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris se consolida ano a ano. Uma destas evidências se dá através das matérias publicadas em veículos de comunicação de todo o mundo. Por exemplo, o jornal Travel Quotidiano, da Itália, onde o evento foi apresentado como de grande impacto para a economia tanto da cidade de Gramado como do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Aquele órgão de imprensa foi mais além, descrevendo nosso País como um importante destino para turismo de lazer e turismo de negócios. Além de na Itália, a feira foi notícia também na China, Espanha, Estados Unidos da América e Portugal. Os textos ressaltam que, apesar de ainda se estar no início do ano, a Festuris 2016 apresenta crescente número de expositores confirmados, resultado de muito trabalho realizado pelos seus diretores.

A presença na Feira Internacional de Turismo — Fitur 2016, ocorrida em janeiro último, na cidade de Madri, capital da Espanha, uma das principais do mundo, alavancou ainda mais a internacionalização. Além de contar com estande próprio, o diretor Eduardo Zorzanello fez palestra sobre o sucesso da participação do segmento LGBT na Festuris, um dos eventos pioneiros em criar um espaço especializado para este tipo de turista em todo o mundo.

 

El Salvador, destino da América Central, garante sua presença na Festuris 2016

A internacionalização da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris torna o evento pauta jornalística para veículos de comunicação em todo o mundo

 

Marta Rossi, diretora da Festuris, surpresa com os bons resultados das viagens e eventos corporativos no Brasil

Marta Rossi, diretora da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, esteve na cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, participando da edição deste ano da Latin American Corporate Travel Experience — Lacte 2016. Esta realização, desenvolvida de 14 a 16 de fevereiro último, é considerada das maiores e mais importantes da indústria de eventos e viagens destinadas apenas aos diversos segmentos do mercado corporativo.

A Lacte 2016, promovida pela Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas — Alagev, debateu pautas importantes sobre o setor, todas elas tendo como fundo o uso da tecnologia como aliada na fomentação de negócios. Marta Rossi deus seus parabéns, tanto ao presidente da Alagev, Eduardo Murad, quanto ao gerente-executivo da entidade, Paulo Amorim, pela organização impecável e excelência dos temas abordados.

Em 2015, as viagens corporativas movimentaram quase R$ 40 bilhões no Brasil, ou 55% do setor como um todo. Os dados são da edição 10 do Indicadores Econômicos das Viagens Corporativas — Ivec, revelados durante a Lacte 2016. Apesar de ligeira queda de 3,6% em relação a 2014, apresentou eficiência frente ao PIB negativo do País. E o impacto gerado por aquele total na economia foi de R$ 70,57 bilhões, contra R$ 75,93 bilhões de 2014.

 

El Salvador, destino da América Central, garante sua presença na Festuris 2016

A diretora da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, Marta Rossi, ao lado de e o assessor comercial da Festuris, Vladimiro Villalta Nóvoa, participando da Latin American Corporate Travel Experience — Lacte 2016

 

Chocolates Caracol, dos mais tradicionais da cidade de Gramado, com várias novidades para a Páscoa 2016

 

A Caracol Chocolates, das mais respeitadas produtoras desta guloseima sediada na cidade de Gramado, Município da região de serras do Estado do Rio Grande do Sul, entende que o melhor sempre está nos detalhes, nos sabores e, também, na atenção dedicada a cada tradição compartilhada. E, seguindo essa filosofia de trabalho, neste início de 2016, colocou no mercado três novíssimas versões de sabores para os seus já tradicionais ovos de Páscoa.

Para um sabor mais intenso, a marca oferece blend de 85% de cacau e caviar de chocolate: nibs de cacau drageados com chocolate 70% cacau. O Ovo Chia, feito com chocolate 70% cacau e sementes de chia, segue essa linha. Ovos com cranberry ou amêndoas são opções de alimentos funcionais que, misturados com chocolate, ficam mais apetitosos. E o Suíço, o queridinho desta Páscoa, e seus 48% cacau, aguça os paladares com caramelo de amêndoas.

O ovo de colher, bastante procurado, é outra das tantas opções. Os grandes destaques são os ovos decorados de forma artesanal, feitos um a um. Os trufados com sabores napolitano e limão siciliano, bem como recém-lançado com recheio de brigadeiro, são daquelas delícias incomparáveis. Embalados em latas, chamam ainda mais a atenção. E para as pessoas com restrições alimentares, ovos diet e sem lactose, além da maioria dos produtos sem glúten.

Novidade também a linha de coelhos, cenouras, ovinhos e pirulitos de chocolate, trazendo cor aos produtos, além do ovo Folia cheio de confeitos coloridos. Isso tudo une-se ao já clássico ovo Coelhinho, fazendo a alegria dos pequenos. Importante: há versões para todos os bolsos, desde ovos e figuras menores até os mais sofisticados. E, como tudo é produzido artesanalmente, os valores tomados por quilo das barrinhas e dos ovos são muito próximos

A Caracol Chocolates é uma das pioneiras na fabricação de chocolates na Serra Gaúcha. Com mais de 30 anos do mercado, seu chocolate apresenta 44% a mais de cacau do que o mínimo estabelecido pela legislação brasileira. Seus chocolates artesanais buscam sempre surpreender mesmo os apreciadores mais exigentes. Além das lojas próprias nas cidades de Canela e Gramado, há franqueadas Brasil afora. Acesse www.caracolchocolates.com.br.

 

El Salvador, destino da América Central, garante sua presença na Festuris 2016

Caracol Chocolates, um dos mais tradicionais expositores da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris, criou versos de ovos de Páscoa para todos os bolsos, desde ovos e figuras menores até os mais sofisticados. E para as pessoas com restrições alimentares, ovos diet e sem lactose, além da maioria dos produtos sem glúten

 

Encontro de Empresas Familiares mostra cases de sucesso do Brasil e da Espanha na cidade de Gramado

 

Proposta inovadora e presença de marcas de renome nacional e internacional dão ideia do alto nível do Encontro de Empresas Familiares — Enef, dias 12 e 13 de abril, na cidade de Gramado, Município da região de serras do Estado do Rio Grande do Sul. Reunidas, as 26 companhias participantes somam mais de 1.500 anos de história e exibem um patrimônio superando os R$ 35 bilhões. A temática principal não poderia ser diferente: sucessão!

Um dos destaques do Enef será o case da empresa Codorníu. Ela tem sede na cidade de Barcelona, na Espanha, sendo a empresa familiar mais antiga daquele país e da Europa, além de décima-sétima do mundo. Soma 460 anos de existência, passada de herdeiros para herdeiros já por 18 gerações. A partir deste exemplo, os debates vão enfatizar sobre a importância do processo se sucessão nas discussões estratégicas das empresas familiares.

A realização acontece no Hotel Master Premium Gramado, sendo comemorativa pelos 33 anos da Werner Bornholdt Consultores, empresa de consultoria e gestão estabelecida na cidade de Porto Alegre, a capital do Estado do Rio Grande do Sul. Ela é especializada em processos de sucessão familiar e reconhecida como das mais importantes do Brasil neste segmento. E realiza o evento em parceria com a Imersões Educação e Desenvolvimento.

Desenvolvido sob apoio da Brain Con Gestão Empresarial e Roda Sistema de Governança Corporativa, além de organização da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, será oportunidade única para os participantes, pois 26 famílias empresariais de diversos setores, com cases de crescimento e sucesso, dividirão suas histórias e experiências. Em dois dias de integração, serão abordados temas dos mais simples aos mais complexos, tais como:

 

  • Como liderar uma empresa de mais de 400 anos, presente em três continentes, com 220 acionistas familiares alinhados;
  • Como sustentar a cultura da empresa de uma geração para a outra;
  • Como preparar os sucessores;
  • O papel do Conselho de Administração e os demais órgãos de governança no processo sucessório;
  • O cuidado com futuro da empresa em todos os seus aspectos: negócios, gestão e patrimônio; e,
  • Como encontrar novos desafios para os sucedidos;

 

O Enef contará com representantes das seguintes empresas familiares de todo o Brasil: