Edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado prova que crises podem ser vencidas. Evento levou cerca de 15 mil profissionais à Serra Gaúcha. Geração de negócios ultrapassou R$ 200 milhões. Só com gastos de hotelaria, economia da cidade de Gramado recebeu R$ 14 milhões.

 

Diretores do Festival de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello: "Em ano extremamente difícil, trabalhamos dobrado. Conseguimos crescer 3% em relação a 2014. É pouco, sabemos. Mas, pelo menos não ficamos parados. Ou, pior, não andamos para trás."; Marta Rossi: "Os ventos da crise nos alcançaram. Não passamos ilesos. Ninguém está passando. Mas olhamos para o mercado e buscamos identificar oportunidades."; e, Marcos Rossi: "O Buyers Club, nossa plataforma de agendamento de reuniões de negócios, contabilizou dois mil apontamentos durante os dois dias da feira. O Beacons, nosso inovador sistema de notificação por proximidade, funcionou a contento. "

Diretores do Festival de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello: “Em ano extremamente difícil, trabalhamos dobrado. Conseguimos crescer 3% em relação a 2014. É pouco, sabemos. Mas, pelo menos não ficamos parados. Ou, pior, não andamos para trás.”; Marta Rossi: “Os ventos da crise nos alcançaram. Não passamos ilesos. Ninguém está passando. Mas olhamos para o mercado e buscamos identificar oportunidades.”; e, Marcos Rossi: “O Buyers Club, nossa plataforma de agendamento de reuniões de negócios, contabilizou dois mil apontamentos durante os dois dias da feira. O Beacons, nosso inovador sistema de notificação por proximidade, funcionou a contento.”

 

O Salão Turismo Religioso foi dos grandes destaques da edição deste ano do Festival de Turismo de Gramado — perfilado ao lado dos Salão Acessibilidade, Salão Enoturismo, Salão Gastronomia, Salão LGBT, Salão MICE, Salão Parques de Entretenimento, Salão Sustentabilidade e Salão Gastronomia. Sustento esta minha afirmação por diversos fatos atrelados à grande realização — e pelo termo que escolhi para definir o evento de 2015.

Além da Paróquia de São Pedro, templo católico do Município de Gramado, receber e abrigar por vários dias a imagem de Nossa Senhora da Piedade, trazida do Município de Caeté, localizado no interior do Estado de Minas Gerais — sendo a mesma a atração maior de uma procissão pelas ruas centrais da cidade da Serra Gaúcha —, foi bastante forte a presença de destinos trabalhando seus potenciais voltados a turismo religioso.

Lá estavam o roteiro do Circuito do Ouro, entre Serra da Piedade e Serra do Caraça, no interior do Estado de Minas Gerais; o Município de Santa Maria, do interior do Estado do Rio Grande do Sul; o Município de Trindade, do interior do Estado de Goiás; e, o Município de Santa Cruz, do interior do Estado do Rio Grande do Norte. Havia, ainda, representante de culto oriundo da África, atendendo visitantes em sua tenda especial.

E foi dentro das religiões, qualquer delas, que garimpei a palavra-chave para descrever o que comprovei dias 6 e 7 de novembro, no interior dos dois pavilhões do Sierra Park, o portentoso centro de feiras da cidade de Gramado: milagre! Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcos Rossi, diretores, e toda a sua equipe comercial conseguiram um feito digno de deuses, transformando um limão bem azedo em uma limonada saborosa.

— Os ventos da crise nos alcançaram. Não passamos ilesos. Ninguém está passando. Mas olhamos para o mercado e buscamos identificar oportunidades. As crises acabam ficando para trás. Esses problemas morais, conflitos políticos e desordem econômica vivenciados no momento brasileiro serão vencidos — ressaltou Marta Rossi ainda na abertura do evento, muito aplaudida pela plateia que lotava o Palácio dos Festivais.

Assim, desde o encerramento do Festival de Turismo de Gramado de 2014, quando começaram a trabalhar a edição 2015, a cada “Não!” ouvido aqui buscava um “Sim!” acolá. Barreiras antepostas à frente eram contornadas pelos lados: “Foi um ano difícil, é verdade, mas também de enorme aprendizado. Evoluímos com cautela e sabedoria. Tivemos resultados satisfatórios” — garantiu a executiva, já bastante emocionada.

Isso ficou totalmente comprovado ao se adentrar o interior da feira. Estavam ali, presentes, marcas registradas construídas ao longo das quase três décadas em que o Festival de Turismo de Gramado projetou-se como um dos principais eventos do setor, tanto dentro do Brasil quanto fora dele: organização exemplar, montagem primorosa, ambientação elegante, estandes portentosos, circulação confortável, qualidade total…

E o que é mais importante: a geração de um montante de negócios estimado em R$ 212 milhões. Chutômetro? Não! Apurado através de uma pesquisa estruturada a partir de fundamentos estatísticos, desenvolvida pelo Observatório do Turismo da Universidade Federal Fluminense, coordenada pelo professor Osíris Marques. Quando apresentado, a feira não havia sido encerrada. Por isso, este número vai crescer.

Na entrevista coletiva de demonstração dos resultados da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado, o diretor Eduardo Zorzanello revelou que o mesmo estudo traduziu o impacto econômico gerado pelo evento na região: R$ 14 milhões de reais, considerando apenas a ocupação média de quatro dias na rede hoteleira. Ficam de fora os gastos que os quase 15 mil visitantes fizeram com alimentação, compras, táxi etc.

Destes, cerca de seis mil revelaram estar na cidade de Gramado pela primeira vez. “Em ano extremamente difícil, trabalhamos dobrado. Conseguimos crescer 3% em relação a 2014. É pouco, sabemos. Mas, pelo menos não ficamos parados. Ou, pior, não andamos para trás. E acumulamos know how para cruzar com mais segurança períodos como os atuais. Já sabemos que 2016 será duro, mas venceremos outra vez” — disse Eduardo.

Ficou a cargo do diretor Marcus Rossi ressaltar as tecnologias lançadas no evento. “O Buyers Club, nossa plataforma de agendamento de reuniões de negócios, contabilizou dois mil apontamentos durante os dois dias da feira. O Beacons, nosso inovador sistema de notificação por proximidade, funcionou a contento. O mesmo pode ser dito quanto ao aplicativo para leitura de cartão de visitas baixado em dispositivos móveis” — revelou.

Outro ponto destacado por Marcos Rossi foi a entrada no ar do novo site do evento, estruturado segundo os parâmetros mais atuais para ambiente Web. A home ganhou em dinamismo, com imagem em movimento, sobre a qual destacam-se os links de acesso aos diversos segmentos do espaço. Ao longo dos próximos meses, cada um deles sofrerá o up grade para esta nova linguagem, somando mais interatividade a todo o conjunto.

Todos os dados, números e resultados apresentados pelos organizadores do Festival de Turismo de Gramado em sua edição 2015 podiam ser comprovados ao se conversar com diversos expositores presentes ao evento. Muitos ali pela primeira vez, não se furtavam em elogiar o perfil do público visitante, formado por profissionais do setor e, em sua maioria, pessoas com poder de decisão dentro das organizações que representavam.

A seguir, um pouco do que pude levantar durante os dois dias da feira, aqui dispostos em ordem alfabética pelo título dos respectivos textos. São resumos de conversas e entrevistas informais, bem rápidas, para não tomar tempo das pessoas, uma vez que precisavam atender aqueles que os procuravam em busca de informações sobre produtos expostos e serviços apresentados. Aliás, este é objetivo primordial deles ali estarem, não é mesmo?

 

A edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado atraiu cerca de 15 mil profissionais à Serra Gaúcha. E gerou mais de R$ 200 milhões em negócios

A edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado atraiu cerca de 15 mil profissionais à Serra Gaúcha. E gerou mais de R$ 200 milhões em negócios. Só com diárias de hotéis, foram injetados R$ 14 milhões na economia da cidade de Gramado

 

Air Europa: nova imagem, novos aviões, novos destinos

A Air Europa aproveitou a edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado para lançar sua nova imagem corporativa. Com frota já próxima de 50 aviões, incluindo Boeing 787 Dreamliner, buscou um visual capaz de traduzir diferenciais tais como a busca contínua por evolução, ser melhor a cada dia e, fundamental, oferecer ao passageiro experiências únicas ao voar, desde o ato da compra dos bilhetes até a chegada ao destino escolhido.

A frota da Air Europa está próxima a 50 aviões, incluindo o Boeing 787 Dreamliner, o mais moderno do mundo, permitindo uma ampliação significativa da oferta de voos

 

Broker Turismo também apresenta seu novo visual

Outro expositor a usar a edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado para colocar no mercado sua nova imagem corporativa foi o agora Grupo Brocker Turismo. Trata-se de uma denominação sob a qual operam cinco empresas: Brocker Receptivo, a antiga Brocker Turismo; Brocker Viagens, voltada à venda de passagens e pacotes do turismo emissivo; Bus Tour, passeios turísticos; Jusepe Transporte Privativo; e, Liga Eventos.

brocker_turismo

O crescimento das operações da Brocker Turismo levou a uma reorganização, criando um grupo de cinco empresas, cada uma delas complementando a expertise das outras

 

Costa Cruzeiros: mais de duas mil opções de excursões

Sob a proposta “Um cruzeiro Costa é uma fonte inesgotável de emoções e diversão”, a Costa Cruzeiros foi à edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado oferecer mais de duas mil excursões diferentes, sendo capaz de entregar aos clientes uma nova aventura a cada dia, em qualquer lugar do mundo. Com portfólio de opções tão vasto, apresenta-se como excelente opção para ser trabalhada por agentes de viagens em todo o Brasil.

costa_cruzeiros

Costa Cruzeiros apresenta-se aos agentes de viagens de todo o Brasil como excelente opção para novos negócios, com seu portfólio de mais de duas mil excursões diferentes

 

Costão do Santinho e seus diferenciais ímpares

A ampla estrutura de resort e SPA, além de campo de golfe, quadras de tênis, quadras esportivas e o maior conjunto de piscinas aquecidas do Brasil, eram o cartão de visitas do Costão do Santinho em seu belo estande montado na feira da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado. Ao mesmo tempo, sua equipe de profissionais mantinha-se incansável na apresentação destes diferenciais nos contatos com os agentes de viagens.

costao_do_santinho

Profissionais do Costão do Santinho davam toda a atenção aos agentes de viagens que procuravam informações no estande do empreendimento montado dentro do Sierra Park

 

Estado do Espírito Santo surpreende pela diversidade

As belezas capixabas marcaram presença na Região da Serra Gaúcha dias 6 e 7 de novembro agora. Elas estavam sendo apresentadas no estande do Estado do Espírito Santo dentro da feira de negócios do Festival de Turismo de Gramado. Os visitantes, além de conhecer um belo acervo de paisagens naturais, descobriam as delícias de uma gastronomia sem igual, tanto em termos de Brasil quanto até mesmo de outras nações.

05_estado_espirito_santo

Os profissionais ficavam surpresos com a variedade de opções em termos de cultura, história e tradições existentes num território tão pequeno como o do Estado capixaba

 

Galápagos exibe sua experiência em América do Sul

Galápagos Tour, operadora especializada em turismo cultural e turismo ecológico, levou grande equipe para apresentar seus roteiros a profissionais do Brasil e do exterior. Com foco nos territórios da América do Sul, a variedade de produtos que oferece somam ao portfólio de toda agência de viagem em busca de variedade para oferecer aos clientes. A empresa usou o Festival de Turismo de Gramado para alcançar logo estes seus objetivo.

galapagos_tur

O crescimento na procura por roteiros de turismo cultural ou de turismo ecológico é um diferencial oferecido ao agente de viagens pela Galápagos Tour na feira em Gramado

 

Giordani mostra-se como especialista em Serra Gaúcha

A Giordani Turismo, uma das especialistas em Serras Gaúchas, foi à edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado oferecer suas diversas opções de passeios e atrações. O mais conhecido deles é a Maria Fumaça, com a magia de um trem a vapor circulando pelos Municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Outro é o parque temático Epopeia Italiana, revivendo o período da chegada dos imigrantes à região.

giordani_turismo

Os profissionais da Giordani Turismo ofereciam aos visitantes informações sobre o vasto cardápio de opções de passeios e atrações colocados à disposição dos turistas

 

Globo Tur e seu receptivo em português na Alemanha

A Globo Tur apresentou-se na edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado como uma empresa formada por um brasileiro-alemão e um alemão-brasileiro. Sua equipe passava ao agente de viagem que procurava o estande atrás de informações as vantagens dos serviços de receptivo oferecidos a turistas brasileiros em visita à Alemanha, com o conforto deles serem atendidos por guias dominando fluentemente o idioma português.

globo_tur

Os agentes de viagens saíram do Festival de Turismo de Gramado conhecendo um pouco melhor sobre serviços de receptivo em português da Globo Tur na Alemanha

 

Grace Bay Resorts e experiências feitas à mão

O paraíso de águas azuladas a areias cristalinas representados pelo arquipélago de Turks e Caicos, no Mar do Caribe, estava bem trabalhado pela Grace Bay Resorts, cujo slogan traduz o conceito do empreendimento: “Experiências trabalhadas à mão desde 1993”. É um nicho de mercado voltado ao turismo de luxo, ou seja, àquelas pessoas cujos níveis de renda são imunes a crises como as vividas na atualidade pela população brasileira.

turks_e_caicos

A Grace Bay Resorts integra a The Leading Hotels of the World, aliança reunindo o top do top em termos de hotelaria ao redor do mundo, presente no paraíso Turks e Caicos

 

Harbor Hotéis apresentou as três bandeiras do grupo

Apesar de ser uma empresa nova no mercado, pois foi criada em 2003, a Harbor foi para a edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado para apresentar propostas inovadoras e sólidas no setor de administração de hotéis. Sua equipe trabalhou as três bandeiras do grupo: Harbor Hotéis, reunindo empreendimentos de categoria alta; Harbor Inn, aqueles de classe econômica; e, Harbor Self, na qual reúne o que denomina de hotéis turísticos.

harbor_hoteis

A equipe da Harbor Hotéis focou nos diferenciais do grupo, como completa assessoria administrativa e comercial, além de equipes de vendas em diversos Estados do País

 

Hotel Internacional foca nas águas termais de Gravatal

As propriedades terapêuticas das águas termais do Município de Gravatal, localizado no Sudeste do Estado de Santa Catarina, chamavam atenção dos visitantes do estande do Hotel Internacional, nesta edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado. Afinal, elas são consideradas das melhores do mundo em termos de propriedades terapêuticas, sendo indicadas para auxiliar no tratamento de problemas nas articulações, pele etc.

termas_do_gravatal

O apelo de benefícios para a saúde proporcionados pelas águas termais era o grande chamariz que levava os visitantes a procurarem pelo estande Hotel Internacional

 

Kurotel apresenta programas de bem-estar e à saúde

Um mundo de infinitas possibilidades para a saúde e bem-estar; um local que prioriza o cuidado e o carinho humano: estes foram os motes da participação do Kurotel Centro Médico de Longevidade e SPA na edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado. Sua equipe apresentou os diferentes programas de atendimento, frutos da combinação de tradição no setor e conhecimento atualizado unidos à tecnologia mais atualizada.

kurotel

Emagrecimento, controle de estresse, longevidade saudável e parar de fumar eram alguns dos programas explicados pela equipe do Kurotel aos visitantes de seu estande

 

Mundo a Vapor e a imersão num passado não distante

O parque temático Mundo a Vapor levou para a edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado toda a magia vivenciada pelo visitante nas instalações localizadas próximo ao Centro da cidade de Canela. Seus conjunto de atrações tem a capacidade de transportar as pessoas numa viagem a um passado não muito distante, no qual a força do vapor era aproveitada das mais diferentes formas, principalmente na indústria e no transporte.

mundo_a_vapor

A trajetória do parque temático Mundo a Vapor se confunde um pouco com a história do local onde ele está localizado, bem próximo ao Centro do Município de Canela

 

Município capixaba de Itapemirim abre-se ao mundo

O Município de Itapemirim, situado na região Sudeste do Estado do Espírito Santo, esteve na edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado apresentando o que tem de melhor para profissionais do Brasil e do exterior. E mostrou todos os seus potenciais em termos de lazer, exibindo seu colar de praias lindíssimas e opções pouco conhecidas de passeios em montanha. Isso, sem esquecer as riquezas da cana-de-açúcar e do pescado.

municipio_itapemirim

Profissionais do turismo do Brasil e do exterior ficaram sabendo que existe uma cidade chamada Itapemirim, com enorme potencial turístico de lazer a ser mais aproveitado

 

Município de Farroupilha monta um belo estande

Sem sombra de dúvidas, uma das mais belas decorações de estande desta edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado foi a apresentada pela cidade de Farroupilha, um Município da região de serras do Estado do Rio Grande do Sul. A equipe da Secretaria de Turismo recebia a todos com um grande sorriso, talvez marca registrada da qualidade de vida que desfrutam entre paisagens deslumbrantes, parreirais de uva, festas típicas…

prefeitura_farroupilha

O Município de Farroupilha é o berço da colonização italiana no Estado do Rio Grande do Sul, e a afetividade deste povo europeu está incorporada nos habitantes da cidade

 

Palladium: presença em seis países, com 50 hotéis

A cadeia espanhola de hotéis e resorts Palladium levou para a edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado sua experiência de quase 50 anos de mercado e apresentou aos profissionais do Brasil e do exterior suas marcas: The Royal Suites, Palladium Hotels & Resorts, Fiesta Hotels & Resorts, Ushuaia Ibiza Beach Hotel, Ayre Hotels, Hard Rock Hotel Ibiza e Only You Hotel & Lounge Madrid — além da Sa Talaia Agroturismo.

palladium_hotel_group

Trabalhar com a experiente rede espanhola Palladium oferece ao agente de viagens condições de vender oito marcas, distribuídas por 50 hotéis sediados em seis países

 

Pousada Vovô Carolina: pequenos têm vez no Festival

Como todo grande evento que se preze, o Festival de Turismo de Gramado não foca apenas em grandes empreendimentos e redes de alcance mundial. A presença dos pequenos é fundamental para manter vivo o espírito da realização iniciada há quase 30 anos. E esta edição 2015 prova isso, trazendo a Pousada Vovó Carolina, charmosa opção de hospedagem localizada bem próximo ao Centro da cidade de Gramado.

pousada_vovo_carolina

A equipe da pequena e charmosa Pousada Vovó Carolina ombreou em pé de igualdade com os profissionais das grandes redes mundiais de hospedagem presentes em Gramado

 

Roteiro Vales da Serra: encanto de belas paisagens

Vales da Serra é um roteiro turístico que envolve os Municípios gaúchos de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma e São Marcos. E sua denominação traduz o encantamento das belas paisagens naturais à vista dos visitantes. A elas somam-se o dialeto vêneto, casas antigas, religiosidade dos descendentes dos imigrantes italianos, gastronomia incomparável, criatividade em artesanato e bem mais.

rota_turistica_vales_da_serra

Os agentes de viagens puderam se aprofundar nas riquezas oferecidas pelos seis Municípios do Estado do Rio Grande do Sul que compõem o roteiro Vales da Serra

 

Turcâmbio: serviços inovadores no mercado de câmbio

Três décadas de atuação no mercado, primeira corretora do Estado de Santa Catarina a receber autorização do Banco Central, atendimento qualificado para Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas e total segurança nas operações foram alguns dos pontos trabalhados pela equipe da Turcâmbio nesta edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado. O objetivo era usar a feira para conquistar novos parceiros no Estado e por todo o País.

turcambio

Os profissionais da Turcâmbio explicavam as vantagens de trabalhar com uma empresa caminhando para três décadas de operação num mercado onde confiança é fundamental

 

 

 


 

Todas as fotos sem crédito foram produzidas por este autor.

 

Este post está reproduzido no site Amigos do Turismo.