A edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo manteve marca registrada de sucesso. Três dias do evento foram poucos para tantas possibilidades de geração de negócios. Momento de crise na economia encarado com otimismo e crença em dias melhores à frente.

 

Em momentos de visitação intensa, ficava difícil circular pelas ruas entres os estandes

Em momentos de visitação intensa, ficava difícil circular pelas ruas entres os estandes

 

Os organizadores da edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo ainda não compilaram as estatísticas finais da realização, acontecida de 24 a 26 de setembro agora. Ela desenvolveu-se no Pavilhão de Exposições do Anhembi, o grande centro de feiras e exposições da cidade de São Paulo, capital do Estado de mesmo nome. De todo modo, com dados parciais, percebe-se a manutenção da marca de sucesso ligada ao evento.

Vamos aos números: 304 estandes, 3.121 marcas expositoras, 1.137 hosted buyers, 926 profissionais de imprensa especializada e cerca de 35 mil visitantes — numa média de mais de 10 mil a cada dia. Outro fator importante já definido antes mesmo do início é o recorde de inscrições de profissionais: 25 mil. Estes, em sua grande maioria, agendaram participações na extensa grade de palestras voltadas a aperfeiçoamento e qualificação.

Como num acontecimento desta magnitude — simplesmente o maior de toda a América Latina, dentro do segmento econômico que representa —, não existem condições para se acompanhar tudo, pois muita coisa acontece ao mesmo tempo, vamos dar destaques a alguns, aos quais conseguimos estar presente em suas apresentações ou divulgações. Eles estão desenvolvidos a seguir, sem qualquer ordem de preferência pré-estabelecida.

 

Etnias diferentes, costumes variados, línguas incomuns, mas um só objetivo: negócios

Etnias diferentes, costumes variados, línguas incomuns, mas um só objetivo: negócios

 

Maceió ganha quatro novos voos em dezembro

 

A operadora Azul Viagens anunciou quatro novos voos para a cidade de Maceió, capital do Estado de Alagoas e importante destino de turismo de lazer do Nordeste brasileiro. As novas opções partem de Campinas e Ribeirão Preto, ambos Municípios do interior do Estado de São Paulo, e de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. Este começará dia 5 de dezembro, aniversário de 200 anos de fundação daquela metrópole.

No coquetel, a operadora relançou a campanha Azul da Cor do Mar, voltada aos seus próprios funcionários, premiando os maiores vendedores do destino Alagoas como um todo. Abrangendo um universo de cerca de 2.400 profissionais em todo o Brasil, serão treinados através de capacitações que vão acontecer em 10 cidades diferentes. Os 20 primeiros colocados receberão prêmios, e o primeiro lugar, um carro zero quilômetro.

A campanha será realizada em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas, a Secretaria de Turismo de Maceió e a Seccional Estado de Alagoas da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis — ABIH-AL. O resultado desta mesma campanha em 2014 foi excelente, levando a ser repetida neste momento em que o País mergulhou em dificuldades. Naquela oportunidade, a Azul Viagens simplesmente dobrou suas vendas.

Para o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, a parceria é uma alternativa para promover o destino durante um ano desafiador: “Em ano de crise como este, a parceria entre entidades públicas e empresas privadas é a estratégia mais eficiente para se buscar a transformação das dificuldades econômicas em oportunidades de crescimento. E isto é decisivo para desenvolvimento do turismo em nossa cidade e no Estado de Alagoas.”

A superintendente da Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas, Natália Cordeiro, reforça esta importância do alinhamento da Azul Viagens com Alagoas para o sucesso da campanha. “Certamente, vamos repetir o sucesso da primeira edição. E impulsionar o já forte fluxo turístico para nosso Estado. Como é sabido por todos, o interior do Estado de São Paulo, e também o de Minas Gerais, é dos maiores emissores de turistas para nossas praias.”

De acordo com o gerente geral da Azul Viagens, Daniel Brunod, o destino de Alagoas é produto muito interessante. “Maceió cria boas memórias. O turista conta com ótima hotelaria, diversidade de atrativos de fácil acesso e motivos para voltar outras vezes. Temos grande número de passageiros recorrentes para a capital. Por isso, investimos em capacitação. Nosso agente precisa conhecer bem um produto tão importante para nós.”

 

Cena comum nos três dias do evento: expositores apresentando produtos a compradores

Cena comum nos três dias do evento: expositores apresentando produtos a compradores

 

Turismo Acessível e suas oportunidades de negócios

 

O painel Turismo Acessível, uma das programações do espaço de qualificação da edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo, a Vila do Saber, destacou as oportunidades disponíveis neste segmento. Segundo Lúcia Helena Ferraz, consultora em Gestão de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, 25% da população necessita algum tipo de auxílio na hora de viajar. São 50 milhões de brasileiros, com 10% inseridos no mercado de trabalho.

Para Maria de Fátima Estephan, da Acessible Consulting, 32 milhões de pessoas farão parte deste universo em 2025. Ou seja: em 10 anos. Isto virá graças, principalmente, aos avanços previstos na legislação. “O turismo acessível é dar movimento para quem não pode se movimentar sozinho. Há oito anos, trabalhamos com essa proposta de realizar estes sonhos e, assim, geramos novas oportunidades de negócios” — afirma Fátima.

Para Esmeralda Macedo Cerpa, do Centro Paula Souza, é preciso levar pessoas com limitações não só para destinos já bastante estruturados para recebê-las, como a cidade de Socorro, Município do interior do Estado de São Paulo, e sim para qualquer lugar do mundo. “É um grande nicho de mercado para quem hoje está estudando poder atuar dentro do turismo acessível num futuro não muito distante” — entende a professora.

Só para esclarecer um pouco mais, o Centro Paula Souza é uma autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. Esta instituição administra, hoje, 218 Escolas Técnicas Estaduais e 65 Faculdades de Tecnologia, reunindo mais de 285 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e nível superior tecnológico. Ela já está presente em mais de 300 Municípios.

Thailana Frizzo, gerente de Vendas e Marketing da empresa de receptivo Cassinotur, apresentou as potencialidades do Município Foz do Iguaçu em termos de destino de turismo acessível. “Recebemos mais 1,5 milhões de visitantes por ano. Temos o quarto maior parque hoteleiro do País. A maioria dos nossos meios de hospedagem está apta e preparada para receber todo aquele com necessidades especiais” — explica a gerente.

A Azul Transporte e Turismo conta com 40 veículos adaptados para transportar pessoas com necessidades especiais, segundo seu diretor Leandro Zillig. “Nosso primeiro carro acessível sem necessidade de ação do motorista mal estava pronto e já tínhamos procura por ele. Mesmo com a crise, nosso negócio vem crescendo mais de 25% em 2015. Há negócios neste segmento tanto em São Paulo quanto em qualquer outra cidade” — diz.

 

Profusão de cores era a marca registrada da maioria dos estandes, muito bem montados

Profusão de cores era a marca registrada da maioria dos estandes, muito bem montados

 

Grupo Latam compartilha diversas novidades

 

O Grupo Latam Airlines — LAN Airlines, TAM Linhas Aéreas e TAM Viagens — marcou forte presença nesta edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo. Seu estande foi decorado de forma a ressaltar todas as novidades lançadas para ampliar a conectividade de seus voos e aprimorar a experiência de viagem de seus passageiros. E fez isso apresentando aviões, malha aérea, produtos e vários serviços personalizados.

Os visitantes puderam experimentar, por exemplo, o conforto oferecido pelas poltronas da Premium Business, classe executiva oferecida em voos internacionais operados por aeronaves de dois corredores. Voos e frequências lançados em 2015 foram promovidos através de jogo interativo, reunindo 16 ligações domésticas e nove fora do Brasil. Uma é para Barcelona, cidade ao Nordeste da Espanha, cuja operação começa dia 1º de outubro.

Esta nova rota reforça a interligação com os mercados externos, sendo a sexta porta de entrada na Europa, unindo-se a Frankfurt, Londres, Madri, Milão e Paris. O voo terá três frequências semanais, partindo do Aeroporto de Guarulhos, localizado no Município de mesmo nome, do Estado de São Paulo. Também prestes a estrear está a ligação com a inigualável Punta Cana, paraíso de praias da República Dominicana, uma das grandes ilhas espalhadas pelo Mar do Caribe.

— São muitas informações importantes para compartilhar. Além dos voos, produtos e serviços que melhoram significativamente a experiência dos nossos clientes. Um deles é a chegada do primeiro Airbus A350 XWB das Américas, agora em dezembro. Outros, a experiência da Premium Business e o TAM Entertainment, serviço de entretenimento a bordo dos voos nacionais — afirma Igor Miranda, diretor de Vendas Indiretas da TAM.

Ao longo da feira, era constante a demanda por informações sobre o Airbus A350 XWB. O primeiro dentre as 27 encomendas deste mesmo modelo feitas pela companhia, tem capacidade para até 348 passageiros. Outro atrativo muito buscado pelos visitantes era a apresentação do processo de construção da marca Latam e o trabalho realizado das duas aéreas para se unir como empresa de identidade única e legitimamente latino-americana.

— Mesmo diante de um cenário desafiador, anunciamos neste ano várias iniciativas que visam aprimorar, mais do que tudo, toda a experiência de viagem de nossos passageiros. Assim, reafirmamos nosso compromisso em buscar continuamente a superação das expectativas de nossos clientes e parceiros de negócios, trazendo o que existe de mais moderno na aviação mundial — complementou com bastante otimismo Igor Miranda.

Durante toda a realização da edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo, a TAM Viagens, operadora de turismo da TAM Linhas Aéreas, manteve uma equipe à disposição para tirar dúvidas sobre os mais de 600 pacotes oferecidos. E destacou suas novidades para as novas rotas divulgadas pela TAM, pacotes para Barcelona e Punta Cana, formatados com as opções, diferenciais e expertise em viagens da operadora.

Além disso, a TAM Viagens comemorou um ano do lançamento do Clube do Agente, plataforma de relacionamento da operadora com os agentes de viagens, disponibilizando uma equipe para cadastramento de novos interessados em participar do programa. Em alguns momentos, devido à grande procura, formava-se longa fila ao redor do estande, mas nada que atrapalhasse o acesso daqueles procurando se inteirar das novidades.

A edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo trouxe a renovação da parceria entre o Grupo Latam Airlines e a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas — Abracorp. Isto resultou na manutenção do patrocínio da Vila do Saber, espaço dedicado à capacitação profissional e difusão de informações. Os painéis, com capacidade para receber até 100 pessoas cada um, tiveram suas inscrições esgotadas.

A grade de apresentações, bastante diversificada, trouxe renomados profissionais e especialistas de diferentes áreas para compartilhar com o público as últimas tendências do setor. Foram tratados temas como “Projeções do mercado corporativo brasileiro”, “A tecnologia nas viagens em 2020”, “O futuro da experiência de viagem do passageiro corporativo” e “Gestão de custos é chave para o sucesso”, dentre diversos outros.

 

Manifestações do folclore sempre impactam positivamente o grande público visitante

Manifestações do folclore sempre impactam positivamente o grande público visitante

 

e-group Hotels & Sports participa pela primeira vez

 

O e-group Hotels & Sports, voltado à divulgação de hotéis e pousadas de charme no Brasil, além de escolas de kitesurf e windsurf, pela primeira vez na edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo, atua com ecoturismo, turismo de charme e esportes náuticos. Reúne empreendimentos em cidades praianas, ricas em beleza natural e com boas condições para a prática de esportes, com serviços únicos e roteiros personalizados.

Para Paolo Piatti, diretor do e-group Hotels & Sports, estar na Abav Expo Internacional de Turismo é parte de mais uma etapa no crescimento da empresa. “Foi uma grande oportunidade para mostrarmos nosso produto aos agentes de viagens e operadores. Um mix diferenciado, de qualidade, intimamente ligado à natureza e aos esportes. Foi um grande momento e entabulamos várias oportunidades de negócios por aqui” — disse.

No estande, agentes e operadores encontraram representantes da Pousada Vila Kalango, localizada na Praia de Jericoacoara, e da Pousada Rancho do Peixe, da Praia do Preá, ambas no litoral do Estado do Ceará — além da Pousada BGK, da Praia de Barra Grande, no litoral do Estado do Piauí. E podiam ganhar quatro diárias para casal em um estabelecimento, concorrendo com uma frase que melhor traduzisse o conceito Essencial Experience.

A Pousada Vila Kalango e a Pousada Rancho do Peixe, com localizações privilegiadas, têm projetos arquitetônicos diferenciados, oferecendo aos hóspedes experiência única, valorizando sempre o meio ambiente e aspectos autênticos da cultura regional. Já a Pousada BGK é das mais charmosas da Praia de Barra Grande, verdadeiro paraíso para velejadores. Tanto que, ano passado, uma das etapas do Campeonato Mundial de Kitesurf aconteceu lá.

 

Riqueza e variedade do turismo brasileiro são determinantes para sucesso em vendas

Riqueza e variedade do turismo brasileiro são determinantes para sucesso em vendas

 

Avianca Brasil reforça entrada na Star Alliance

 

O visitante do estande da Avianca Brasil nesta edição 2015 da Abav Expo Internacional do Turismo, o maior evento turístico da América Latina e Hemisfério Sul, pode conferir os benefícios e as novidades que a companhia passou a disponibilizar com sua recente entrada para a Star Alliance. Uma sala VIP foi montada para recepcionar com mais exclusividade os muitos clientes da empresa durante os três dias de duração do evento.

Dentro da Star Alliance, a Avianca oferece aos mais de três milhões de participantes do seu programa de fidelidade, o Amigo, benefícios do Frequent Flyer Program — FFP. É possível acumular e resgatar pontos em todos os voos das 27 aéreas parceiras. Amigo Ouro ou Amigo Diamante têm acesso a mais de 1.000 salas VIP ao redor do mundo, bagagem extra ou bagagem prioritária, check-in exclusivo e prioridade de embarque.

Por meio da aliança, os clientes têm acesso a mais de 1.500 opções de voos diários para 1.330 aeroportos em 192 países. “É com grande satisfação que participamos de mais uma edição da Abav Expo Internacional de Turismo. E apresentamos aos clientes e aos profissionais da área de turismo as novidades da entrada na Star Alliance” — afirmou o vice-presidente Comercial, de Marketing e de Cargas da Avianca, Tarcísio Gargioni.

Os visitantes podiam tirar fotografias em cenário com os pontos turísticos mais famosos do mundo. Isso foi possível graças à tecnologia Little Planet, cabine que permite fotos em 360 graus. Após o registro, a imagem era colocada no Facebook da Avianca, e os participantes podiam compartilhar com seus amigos a partir da própria página pessoal. Um jogo interativo sobre a empresa premiava vencedores com brindes personalizados.

 

Decorações temáticas tornaram-se temas de recordações em fotografias e vídeos

Decorações temáticas tornaram-se temas de recordações em fotografias e vídeos

 

CVC com 1.000 voos fretados no Brasil

 

A CVC, maior operadora de viagens das Américas, anunciou duas grandes novidades durante a edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo: um roteiro Volta ao Mundo, com preço em conta, valor em reais e parcelado em 10 vezes; e a Temporada de Verão no Brasil, com o recorde de 1.000 voos fretados —100 voos extras por semana. Vai de dezembro a fevereiro, quando o brasileiro viaja em maior escala dentro do País.

— Reforçamos nossos estoques de pacotes dentro do Brasil, com este recorde de mil voos fretados. Eles se somarão aos regulares em que temos assentos reservados — explica Valter Patriani, vice-presidente da CVC. Serão cerca de 300 mil lugares extras, saindo e chegando em mais de 20 cidades brasileiras, sendo 60% da oferta direcionada ao Nordeste, rumo a destinos como Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Seguro e Salvador.

Porto Seguro, no litoral Sul do Estado da Bahia, líder em vendas nacionais da CVC, terá a maioria de assentos: mais de 60 mil. Já Fortaleza, capital do Estado do Ceará, contará com 24 fretamentos a cada mês, todos partindo das cidades de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais; Cuiabá, capital do Estado do Mato Grosso; Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro; e São Paulo, capital do Estado de São Paulo.

O litoral brasileiro estará agitado com a vinda de 10 transatlânticos. O primeiro chega em novembro e o destaque será o retorno dos minicruzeiros, somando acima da metade dos mais de 200 roteiros pelo Brasil até abril de 2016. Rumo ao exterior, a CVC lançou a Volta ao Mundo, viagem de 20 dias, com passagens e hospedagens incluídas a partir de 10 de US$ 350 por pessoa em classe econômica ou 10 de US$ 800 na executiva.

A operadora também reforça sua quantidade de ofertas para Aruba, Cancun e Punta Cana, entre os destinos internacionais mais procurados neste momento. Nesta alta temporada, clientes CVC podem usufruir a promoção Crianças Grátis, com gratuidade de hospedagem para crianças de até 12 anos, o que ajuda frente à disparada do peço do dólar. Isso fez outros destinos fora do País despontarem como alternativas econômicas.

São os casos dos roteiros mais curtos pela América do Sul, viagens pelo Canadá — o dólar canadense oferece economia de até 20% na comparação com o americano — e pela Europa. Uma coisa é certa: com tanto a mostrar, os três dias de duração da edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo passaram depressa para a turma da CVC. O movimento ininterrupto em seu estande era a maior prova do interesse dos visitantes.

 

Sorrisos contagiantes como marca registrada para atender da melhor forma possível

Sorrisos contagiantes como marca registrada para atender da melhor forma possível

 

AA Eventos e Viagens fecha parcerias

 

A AA Eventos e Viagens, cujas operações foram iniciadas em 2013, e, em apenas dois anos, tornou-se uma das principais companhias especializadas no planejamento e na organização de viagens especiais e eventos personalizados, aproveitou sua participação na edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo para concretizar parcerias com fornecedores do setor. Esta experiência está assim definida pelo diretor Egídio Verza:

— O evento foi palco de oportunidades para profissionais do setor, apesar do momento de crise econômica dominando o País. Expositores como que exibiram aos agentes de viagens presentes verdadeiro vendaval de possibilidades e negócios. Ofereceram o alívio de se poder respirar e encher os pulmões com ar novo. Os resultados trouxeram de volta o entusiasmo para produzirmos novidades, sob todos os pontos de vista.

O diretor destaca a apresentação do Trip Protector Braztoa, seguro de garantia da saúde das operadoras participantes, reconstruindo a confiança perdida e marcando nova época. “Que todos possam aproveitar o apresentado aos profissionais de viagens e turismo” — torce o executivo. Sua AA Eventos e Viagens tem como principal área de atuação a formação de grupos para atividades de estudos e passeios educativos com equipe de monitoria educacional.

A empresa apresenta proposta diferenciada, na qual cada ação, seja pequena, média ou grande, recebe atenção e carinho idênticos. “A agência é resultado de um sonho e conta com mais de 25 anos de nossas experiências com esse mercado. A presença no evento foi um grande sucesso em negócios. A partir daí, poderemos reinventar nossas ações e oferecer novidades a nossos clientes” — comenta Andréa Alvarez, diretora Comercial.

 

Autenticidade como forma de melhor promover destinos exóticos em terras brasileiras

Autenticidade como forma de melhor promover destinos exóticos em terras brasileiras

 

Gi Group e Laborh Hotels e os empregos em hotéis

 

A hotelaria deverá gerar 100 mil empregos diretos até 2020, de acordo com dados do Ministério do Turismo. De olho nesta expectativa de crescimento, a multinacional de recursos humanos Gi Group e a Laborh Hotels, unidade da holding brasileira Laborh, colocaram em ação estratégia conjunta para atender esta demanda por mão de obra especializada, gerada por novos investimentos, principalmente as Olimpíadas em 2016.

E o estudo Placar da Hotelaria 2015 revela que os Jogos Olímpicos na cidade do Rio de Janeiro e a previsão do início da recuperação da economia trazem perspectivas positivas para os hotéis em 2016. Assim, as empresas aproveitaram esta edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo para apresentar aos profissionais do setor o que já é a maior rede de agências de recursos humanos do País — com filiais próprias em 12 Estados.

— Apesar de índices preocupantes na economia, há contrapontos positivos, como investimentos de impacto em hotelaria, com a participação de fundos de private equity, em diversas cidades do Brasil — observa Sérgio Ferreira, diretor da Divisão de Hotéis da Laborh. As companhias oferecem soluções em gestão de pessoas, como diferencial competitivo, baseadas no perfil de negócios e nas necessidades operacionais do cliente.

 

Expositores expressam satisfação com evento

 

Esta edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo aconteceu exatamente no momento em que todos estamos buscando alternativas para vencer a crise. Assim como ocorreu em outros momentos do Brasil, vamos aprender com ela e superá-la logo, logo.

Guilherme Paulus — GJP Hotéis

 

O evento maior do turismo brasileiro se realiza na hora em que o País precisa encontrar caminhos. Vejo o cenário de modo positivo. Acredito que o Governo venha desencadear ações para conter a volatilidade do câmbio e trabalhar para a superação desta crise.

Marco Ferraz — Presidente da Abremar

 

A edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo deu uma injeção de ânimo em todo o trade turístico. Esta indústria deve encarar o momento econômico adverso com otimismo e realismo. E aproveitar para aprofundar a reflexão e reinventar alternativas.

Mário Carvalho — Diretor Geral da TAP

 

A Abav Expo Internacional de Turismo deste ano aconteceu num cenário de grave crise financeira. Ela serviu para exercitar e aprimorar nossa criatividade, com requalificação, melhoria dos serviços e mais promoções. Foi das melhores feiras dos últimos anos.

Juarez Cintra — Presidente da Ancoradouro

 

Estão de parabéns todos os organizadores. O Peru vem todos os anos. E esta edição foi muito boa para nós. O Peru entrou na vitrine de todos os agentes de viagens de muitos Estados. Uma receptividade fantástica. Esperamos estar com vocês no próximo ano.

Milagros Ochoa Koepko — Turismo e Imagem — Peru

 

Feira maravilhosa. Presença de profissionais e agentes de viagens de todo o Brasil. Fechamos negócios, vendemos grupos para Portugal e outros destinos. Acertamos também parcerias, com o Grupo Rio e a TAP. Ano que vem a Schultz estará aqui.

Aroldo Schultz — Diretor geral da Schultz

 

Neste ano, sob muitas incertezas, mas otimistas, fizemos um estande muito bonito, para mostrar nossa entrada na Star Alliance. Evento bonito, bastante animado, recheado com muito calor humano. Tenham certeza de que estamos levando muitas boas lembranças.

Tarcísio Gargioni — Vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca

 

Momento de grande importância para o mercado português. Hora de realizar negócios, reencontros e ativação do networking. Sente-se dinamismo grande, indicando estarmos na direção certa. A Abav Nacional está de parabéns por mais esta realização. Sucesso!

Pedro Costa Ferreira — Presidente da Apavt

 

Para nós, com o evento acontecendo em nossa cidade, ele é muito importante. A organização aprimora-se a cada ano e a realização está se adequando ao mercado. No primeiro dia, muito lotada; no segundo muito produtivo; no encerramento, muita festa.

Luciana Leite — Diretora de Turismo e Entretenimento da SPTuris

 

É muito importante para a TAP e para os portugueses. Mais uma vez, alcançamos sucesso nos contatos com nossos parceiros e clientes. Acreditamos que mais brasileiros irão de TAP para a Europa. E esperamos trazer muito mais europeus para o Brasil.

Carlos Paneiro — Diretor Comercial da TAP

 

Sabemos da importância de Pernambuco para o turismo nacional, no qual o Nordeste é o principal destino dos brasileiros, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. Estar na Abav Expo Internacional de Turismo reforça nossa parceria com os agentes de viagens.

Felipe Carreras — Secretário de Turismo do Estado de Pernambuco

 

A Abav Expo Internacional de Turismo, como em todos os anos, teve ruas e estandes tomados por agentes, profissionais e visitantes. É o maior evento do segmento no Brasil sem dúvida nenhuma. Estamos sempre presentes. Podem contar conosco em 2016.

Marcelo Oste — Diretor de marketing da CVC

 


 

Todas as fotos que ilustram esse post, produzidas por Alê Frata, foram fornecidas pela Assessoria de Imprensa da edição 2015 da Abav Expo Internacional de Turismo.