A Cidade de Curitiba inova mais uma vez, dando vida a um antigo equipamento de lazer, muito pouco aproveitado nos dias atuais. Tradicional coreto do Passeio Público, recebendo envelopamento de um monitor LED, capaz de transmitir imagem e som digitais, agora rebatizado como Coreto Digital. Ideia a ser copiada por outras cidades.

 

Cidade de Curitiba: rico acervo de atrativos de Turismo

 

Carente de marcos de paisagem oferecidos pela natureza — como serras escarpadas, lagos imensos, rios caudalosos e similares —, a Cidade de Curitiba, a capital do Estado do Paraná, acabou criando suas principais referências turísticas a partir da ação da mão do homem.

Mas isso não diminui o valor do rico acervo de atrações oferecidas aos seus visitantes — em quantidade crescente. Ao contrário, são elementos encantando todos por características especiais, como arquiteturas arrojadas, retratos da história, soluções de urbanismo etc.

O pioneirismo na oferta de transporte coletivo de qualidade é único. Implantou o sistema ainda na década de 1970. Sucesso total, copiado planeta afora. Atualmente, é conhecido internacionalmente pela sigla BRT, de Bus Rapid Transit; ou Trânsito Livre para Ônibus.

Crateras a céu aberto, formadas pela extração de pedra em algumas elevações, tornaram-se parques a partir de ousadas soluções de engenharia. De feios espaços abandonados, foram incorporadas ao seu grande número de áreas verdes à disposição dos moradores e turistas.

 

O pioneirismo na oferta de transporte coletivo de qualidade é único. Implantou o sistema ainda na década de 1970. Sucesso total, copiado planeta afora. Atualmente, é conhecido internacionalmente pela sigla BRT, de Bus Rapid Transit; ou Trânsito Livre para Ônibus

 

Cidade de Curitiba: nova iniciativa de grande pioneirismo

 

Agora, a Cidade de Curitiba inova mais uma vez, com solução merecedora de ser copiada por inúmeros outros Municípios do Brasil e até mesmo fora do País. Dentro do processo de recuperação do seu Passeio Público, aplicou um up grade tecnológico num antigo coreto.

Construção quase sem utilidade, preservada mais pelos valores culturais e históricos, sofre completa transformação, em retrofit, sendo atualizada para o século XXI, após ter instalada, no contorno externo, formado por estrutura vertical e circular, moderníssima tela digital.

O resultado traduz com perfeição o encontro de tradição com modernidade. O parque mais antigo integra-se à proposta mais atual da Cidade de Curitiba, buscando tornar-se um dos polos de tecnologia da nossa Nação, buscando incorporar inovações a serviço dos cidadãos.

 

Construção quase sem utilidade, preservada mais pelos valores culturais e históricos, sofre completa transformação, em retrofit, sendo atualizada para o século XXI, após ter instalada, no contorno externo, formado por estrutura vertical e circular, moderníssima tela digital

 

Cidade de Curitiba: surge o primeiro Coreto Digital do mundo

 

A intervenção, recentemente concluída, transformou uma área até então de atração próxima a zero em ponto de surpresas insuperáveis. Muito bem identificado pela denominação de Coreto Digital permitirá um sem número de ações ao ar livre, no amplo espaço ao redor.

A edificação então existente, pouquíssima aproveitada pela população, foi envelopada por um monitor LED curvo, ocupando quase 360 graus. São 25 metros de extensão por dois de altura, com sistema de som também digital, capazes de transmitir imagens de alta definição.

 

A edificação então existente, pouquíssima aproveitada pela população, foi envelopada por um monitor LED curvo, ocupando quase 360 graus. São 25 metros de extensão por dois de altura, com sistema de som também digital, capazes de transmitir imagens de alta definição

 

Cidade de Curitiba: Coreto Digital, momentos ao vivo

 

Junto a conteúdos gravados, o Coreto Digital também oferecerá opções on-line, através da Internet: apresentações de orquestras, espetáculos de dança, filmes clássicos, grandes balés e shows musicais — ao lado de aulas, contação de história e institucionais da Prefeitura.

De forma permanente, quando não houver qualquer outra atividade, as diversas posições de telas ali permitidas vão divulgar imagens da exposição “Curitiba: Tempo e Memória”. Elas se intercalarão com programas do projeto digital da Fundação Cultural de Curitiba — FCC.

Toda a programação do Coreto Digital ficará a cargo da FCC, a ser desenvolvida pelo seu Instituto Curitiba de Arte e Cultura. O planejamento das atividades seguirá um calendário elaborado para cobrir períodos de dois meses — mas poderá acontecer intervenções extras.

A FCC quer aproveitar a tela do Coreto Digital como um complemento da programação de outro equipamento histórico também recuperado, o Cine Passeio, situado ali bem próximo. Tudo somado, haverá maior democratização da distribuição cultural na Cidade de Curitiba.

 

A tela do Coreto Digital será aproveitada como um complemento da programação de outro equipamento histórico também recuperado, o Cine Passeio, situado ali bem próximo. Tudo somado, haverá uma maior democratização da distribuição cultural na Cidade de Curitiba

 

Cidade de Curitiba: coreto original inaugurado em 1915

 

O Coreto Digital ocupa a estrutura erguida pelo prefeito Cândido Ferreira de Abreu, em 1915. A reforma está no programa Rosto da Cidade, de recuperação do Centro Histórico da Cidade de Curitiba, cuja primeira etapa foi entregue nas comemorações do Natal de 2019.

O Passeio Público, mais antigo e dos principais atrativos turísticos da Cidade de Curitiba, estava abandonado, não sendo mais frequentado pela população. Além de passar por uma grande reforma, está se transformando no ponto mais central de novas ações tecnológicas.

A revitalização daquela ampla área inclui atualização do paisagismo, com plantio de novas espécies de árvores, flores e vegetação; dragagem e limpeza dos lagos; recomposição do calçamento em pedriscos; e, recuperação do playground, dentre muitas outras intervenções.

 

O Coreto Digital ocupa a estrutura erguida pelo prefeito Cândido Ferreira de Abreu, em 1915. A reforma está no programa Rosto da Cidade, de recuperação do Centro Histórico da Cidade de Curitiba, cuja primeira etapa foi entregue nas comemorações do Natal de 2019

 

Cidade de Curitiba: Coreto Digital dedicado à cultura

 

— O Coreto Digital é mais um espaço dedicado à cultura, com uma plataforma inovadora de conteúdos audiovisuais. Um palco virtual, no qual todas as linguagens artísticas poderão conviver em completa harmonia — assegura Ana Cristina de Castro, a presidente da FCC.

— Ele vem para completar o atual resgate histórico do Passeio Público, como um dos principais roteiros de lazer das famílias da nossa cidade, algo perdido ao longo das últimas décadas — acrescenta, entusiasmada, Marilza Oliveira Dias, secretária do Meio Ambiente.

— Atualmente, nenhuma outra cidade em todo o mundo tem um instrumento de difusão cultural tão veemente e tão no meio da praça quanto este — garantiu o prefeito da Cidade de Curitiba, Rafael Greca, ao assistir a uma transmissão de vídeos no ato da inauguração.

E concluiu: “Em vez daquelas bandinhas antigas apresentando-se neste nosso coreto do Passeio Público, temos agora a modernidade da mídia. E isso nos dá imensas possibilidades de trazer arte, conhecimento, cultura, lazer a um espaço até então muito mal aproveitado.”

 

Rafael Greca, prefeito da Cidade de Curitiba: “Nenhuma outra cidade no mundo tem um instrumento de difusão cultural tão veemente. Em vez das bandinhas antigas, modernidade da mídia. São imensas as possibilidades para se trazer arte, conhecimento, cultura, lazer”

 

Cidade de Curitiba: mais imagens do Coreto Digital

 

 

 

 


 

O post “Coreto Digital é exemplo de criatividade nas inovações urbanas da Cidade de Curitiba” foi produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em Turismo, baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo.

Clique nos trechos em colorido ao longo do post “Coreto Digital é exemplo de criatividade nas inovações urbanas da Cidade de Curitiba” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a conteúdos do próprio Turismoria, verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

O post “Coreto Digital é exemplo de criatividade nas inovações urbanas da Cidade de Curitiba” pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “Coreto Digital é exemplo de criatividade nas inovações urbanas da Cidade de Curitiba” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.

No post “Coreto Digital é exemplo de criatividade nas inovações urbanas da Cidade de Curitiba”, a repetição de algumas expressões, como “Carnaval de Congo de Máscaras” e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.