Edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado acontece nesta primeira semana de novembro. Evento prevê receber 15 mil profissionais. Congresso abordará temas como vendas on line. Outro destaque é o sucesso da Casa Cuervo e sua tequila José Cuervo.

 

Encontro de Profissionais no Hotel Laghetto Gramado

 

Um dos eventos mais simpáticos da grade de atrações da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado é o Encontro dos Profissionais, promovido por Cristina Lira, jornalista baseada na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Sucesso no ano passado, acontece pela segunda vez dia 7 de novembro, sábado, do meio-dia às 14 horas, em almoço-palestra no restaurante do Hotel Laghetto Gramado.

O tema “Vender turismo é o nosso negócio” será desenvolvido por Adonai Aires Arruda Filho, diretor da BWT Operadora, empresa localizada na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná. E “Mantenha seu negócio no positivo em um ano negativo” abordado por André Portela, da Nova Operadora, empresa sediada na cidade de Recife, capital do Estado de Pernambuco. Dois nomes de peso com dois assuntos realmente imperdíveis.

Como ocorreu em 2014, o Encontro dos Profissionais — desenvolvido com total apoio da Assist Card Brasil — será aberto pela executiva Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado. A participação ocorre mediante adesão, com o valor podendo ser quitado através do site do Hotel Laghetto Gramado ou lá mesmo, antes de seu início. Mas é preferível reservar o lugar com antecipação, evitando atropelos de última hora.

 

O Encontro dos Profissionais de Turismo é um evento criado pela jornalista Cristina Lira, já tendo realizado diversas edições na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte e em outros pontos do País, e agora no Hotel Laguetto Gramado

O Encontro dos Profissionais de Turismo é um evento criado pela jornalista Cristina Lira, já tendo realizado diversas edições na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte e em outros pontos do País, e agora no Hotel Laguetto Gramado

 

 

Troféu Sílvia Zorzanello homenageia Pedro Bertolucci

 

O ex-prefeito da cidade de Gramado, Pedro Bertolucci, foi homenageado com o Troféu Sílvia Zorzanello em 2015. A cerimônia de entrega ocorrerá no Plenário Júlio Floriano Petersen, da Câmara de Vereadores do Município, a partir das 19:30 horas do próximo dia 3 de novembro. O prêmio é entregue anualmente a personalidades com destaque no meio turístico em âmbito nacional — e o laureado de agora é cumpridor deste requisito.

Pedro Bertolucci tem uma forte ligação com Festival de Turismo de Gramado, sendo um dos incentivadores e apoiadores do evento em seu início. A indicação de seu nome surgiu de consenso durante uma conversa envolvendo os vereadores Celso Fioreze, Jaime Schaumlöffel e Rosi Ecker Schmitt com representantes do Festival de Turismo: o diretor Eduardo Zorzanelli e Cris Petry, funcionária do Departamento de Eventos.

Eduardo Zorzanello, filho de Sílvia Zorzanello, destaca a importância desta decisão: “Explicamos aos representantes do povo de Gramado sobre o Troféu, outorgado pela Câmara a personalidades com contribuições significativas para o desenvolvimento do turismo da nossa cidade. Será um momento único para homenagear, mais uma vez, a figura da minha mãe, bem como o Pedro, recebendo a honraria! Estamos muito felizes.”

Pedro Bertolucci iniciou sua carreira política em 1969, eleito pela primeira vez vereador do Município. Tornou-se recordista em mandatos de prefeito de Gramado, exercendo o poder em quatro oportunidades: 1985 a 1988; 1993 a 1996; 2001 e 2004; 2005 e 2008. Desde sua primeira gestão como chefe do Executivo, transformou-se num dos grandes responsáveis por elevar a cidade ao patamar dos principais destinos turísticos do País.

Sílvia Zorzanello destacou-se como liderança estudantil e social. Na adolescência, já ajudava a organizar a Festa das Hortênsias. Fez magistério, formou-se em Letras pela Universidade de Caxias do Sul e lecionou por duas décadas. Fora das salas de aula, foi gerente de Alimentos e Bebidas e gerente geral no Hotel Serrano de Gramado. Junto com a sócia Marta Rossi criou o Festival do Turismo, a Chocofest e o Acorde Musical.

 

Presentes à reunião que definiu a homenagem a Pedro Bertulucci: Celso Fioreze, Rosi Ecker Schmitt, Eduardo Zorzanello, Jaime Schaumlöffel, Cris Petry e Felipe Altreiter

Presentes à reunião que definiu a homenagem a Pedro Bertulucci: Celso Fioreze, Rosi Ecker Schmitt, Eduardo Zorzanello, Jaime Schaumlöffel, Cris Petry e Felipe Altreiter

 

Ministro da Aviação Civil vê retomada a partir de 2017

 

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, confirmou sua vinda à Serra Gaúcha, para a Solenidade de Abertura da edição 2015 do Festival de Turismo. Ele estará ao lado do ministro do Turismo, Henrique Alves, outra autoridade do primeiro escalão do Governo Federal presente ao evento. Adiantou que, em sua fala, abordará a oportunidade aberta para o turismo interno, com capacidade para sair bastante fortalecido após a crise atual.

— O momento exige cautela, mas a retomada econômica acontecerá a parir de 2017 — enfatizou Padilha perante a comitiva recebida em seu Gabinete. Ressaltou a importância do Festival para o desenvolvimento desta indústria em terras brasileiras. “Podem ter certeza de que o Brasil vai superar rapidamente esta fase, e o turismo será decisivo para isso, com sua enorme capacidade de gerar renda, criar empregos e distribuir riqueza.”

— Foi dos encontros mais produtivos. Apresentamos o Festival e, na hora, recebemos a confirmação da sua participação. A presença dos ministros, Aviação Civil e Turismo, é importante para a feira e para o setor — afirmou a diretora do Festival, Marta Rossi. “Nestes quase 30 anos de evento, poucas vezes dois membros do primeiro escalão do Governo Federal abrilhantaram nosso evento. A edição 2015 ficará marcada por isso.”

Marta Rossi foi a Brasília acompanhada de comitiva formada por Danilo Kelh Martins, presidente da Seccional Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira das Agências de Viagens — Abav-RS; Rita Vasconcelos, diretora desta entidade; Viviane Dutra, diretora de Relações Institucionais da Secretaria de Turismo do Estado; João Teixeira, vereador da cidade de Gramado; e, Anderson Boeira, assessor parlamentar.

 

O grupo recebido no Gabinete da Secretaria de Aviação Civil, com o ministro Eliseu Padilha, ao centro: Danilo Kelh Martins, Viviane Dutra, Rita Vasconcelos, Marta Rossi, João Teixeira, Sabrina Knevits, Cris Petry e Anderson Boeira

O grupo recebido no Gabinete da Secretaria de Aviação Civil, com o ministro Eliseu Padilha, ao centro: Danilo Kelh Martins, Viviane Dutra, Rita Vasconcelos, Marta Rossi, João Teixeira, Sabrina Knevits, Cris Petry e Anderson Boeira

 

Entrevista exclusiva do ministro Eliseu Padilha

 

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, em entrevista exclusiva à equipe de Assessoria de Imprensa da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado, fala sobre as atividades do seu Ministério, comenta a situação do turismo no Brasil nos dias atuais e revela alguns projetos.

 

Ministro, em função da alta do dólar, a política do Governo é de incremento do turismo interno. Quando se quer incrementar esta indústria, o tema regionalização dos aeroportos é item básico e interessa ao trade. Como o senhor vê esta questão?

Um dos fatores mobilizadores do Programa dos Aeroportos Regionais foi propiciar que sítios turísticos do Brasil inteiro, ainda não conhecidos nem pelos brasileiros e menos ainda pelo público externo, passem a despertar interesse, integrando os nossos destinos.

 

Outra política do Governo para o turismo é fortalecer os negócios com a América do Sul. Mais uma vez, as questões aeroportuárias são assunto importante e interessam ao setor.

Nossos aeroportos, quando se trata da comparação internacional, são disparados os melhores da América Latina. Nosso sistema aeroportuário é aprovado por 82% da população como ótimo e bom. Então, a questão principal pode ser a passagem aérea. Temos que vender mais aos nossos vizinhos as nossas possibilidades turísticas e reavaliar o valor das passagens.

O senhor corrobora a opinião de que o turismo está em alta no País, apesar da crise econômica?

Crise para uns é oportunidade para outros. Temos que escolher. E o setor do turismo no Brasil tem tudo para colocar-se no campo das oportunidades. Com a crise, o dólar sobre e a viagem internacional se torna mais difícil. Com isso, as pessoas vão viajar dentro do País. É a oportunidade de crescimento do turismo interno.

O senhor acha viável o Aeroporto das Hortênsias, em Canela, ou o Aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, com operacionalização de alto nível?

Estamos trabalhando para que o Aeroporto de Vila Oliva seja concedido à iniciativa privada para operações de carga e descarga e também de transporte de passageiros para toda a região. Não há briga com o Aeroporto das Hortênsias, mais focado em turistas. Imagina como seria proveitoso, por exemplo, voos saindo do exterior e vindo direto para a Região das Hortênsias.

 

O Plano de Aviação Regional do Governo prevê a construção de 270 aeroportos. Este processo é lento assim mesmo ou há possibilidades de aceleração?

O Programa teve tempo de maturação, tempo de aprendizado. Nesse ano, já andamos muito. Neste momento, 100, do total de 270 aeroportos, estão na fase do Licenciamento Ambiental. Assim que esta for concluída, vamos para a licitação. E elas ocorrerão sob o Regime Diferenciado de Contratação. o RDC. Vai ser rápido e os aeroportos vão sair do papel.

Em um momento de recessão, que medidas práticas o Ministério de Aviação Civil pode adotar em favor do setor do turismo?

Vamos criar voos onde ainda não existem. O momento é de cuidar agora do turismo interno, Temos de aproveitar o grande potencial turístico brasileiro. É possível manter o setor e quem sabe até aquecer e, neste caso, ter mais possibilidade de demanda do que tínhamos anteriormente.

 

Festival 2015 lançado na capital do Rio Grande do Sul

A edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado foi lançada oficialmente na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul, no início da noite do último dia 8 de outubro. O evento, desenvolvido nos Salões de Convenções do Hotel Laghetto Viverone Moinhos, recebeu 600 convidados: autoridades, empreendedores, executivos do setor, expositores, formadores de opinião, representantes da imprensa e convidados.

Todos foram unânimes em ressaltar a importância da realização na profissionalização do turismo em todos os níveis: local, regional, nacional e internacional. Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, diretores do evento, apresentaram as novidades à espera dos quase 15 mil visitantes na Serra Gaúcha. Uma das mais revolucionárias é um sistema de notificação por proximidade, especialmente para os dispositivos móveis.

— Trabalhamos de maneira forte para o Festival de Turismo de Gramado continuar a crescer em importância, oferecendo inovação, oportunidades e negócios — destacou o diretor Marcus Rossi. E salientou: “Nossa maior inovação será a capacidade de atualizar informações em 12 pontos do pavilhão. Com alcance circular cobrindo uma área de uns 30 metros quadrados, basta a pessoa passar próximo a um deles para isso acontecer.”

— Mais uma vez, teremos novidades nos nossos Salões Temáticos, uma característica definitiva do nosso Festival de Turismo. Um carro-chefe é o Salão Enogastronomia, das principais atrações. Além disso, nossas projeções indicam crescimento na quantidade de expositores, no volume de marcas e, é claro!, na participação de profissionais. Vamos bater como folga nossos recordes anteriores — destacou o diretor Eduardo Zorzanello.

— O Festival de Turismo de Gramado sempre foi uma feira abrangente e, a cada ano, mais internacional. Em 2015, receberemos por volta de 70 destinos internacionais. Os profissionais do Brasil e do exterior terão a oportunidade de, além de debater o setor do Turismo, ampliar networking, buscar parceiras, conhecer novidades, desenvolver negócios, fechar transações, valorizar marcas e muito mais — destacou Marta Rossi.

 

s diretores Marcos Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, na solenidade de lançamento da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul

Os diretores Marcos Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, na solenidade de lançamento da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul

 

Gastronomia como conceito para o turismo

 

Os espaços montados pela Seccional da Região das Hortênsias da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes — Abrasel Hortênsias, Castelli Escola Superior de Hotelaria e vários cursos da Universidade Caxias do Sul, além de destinos como Município de Carlos Barbosa, Município de Caxias do Sul, Estado do Pará e o Chile vão movimentar o Salão Gastronômico durante esta edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado.

Este espaço será capaz de surpreender os cerca de 15 mil profissionais esperados para o evento, a ser realizado dias 6 e 7 de novembro. A programação está distribuída por uma bateria de aulas-shows, dirigidas por chefes de cozinha desafiados a valorizar produtos e ingredientes regionais segundo temas sorteados na hora. A intenção é usar a pluralidade de sabores como elemento de fundamental importância na atração de mais visitantes.

— O Salão Gastronomia é um dos grandes diferenciais deste ano. Apostamos muito neste espaço de experiências, serviços e negócios — destaca Eduardo Zorzanello, um dos diretores do Festival. Outro destaque ressaltado pelo diretor é o Salão Enoturismo: “Teremos participação do Município de Bento Gonçalves e do Município de Garibaldi, além do Chile, destinos de excelência neste nicho de mercado” — conclui o executivo.

A Abrasel Hortênsias, entidade anfitriã do Salão Gastronomia, representará as cidades de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, oferecendo melhor da sua cozinha tradicional local, herança dos imigrantes europeus, notadamente italianos. A Castelli, além de trazer pequenas cervejarias de produção artesanal, desenvolverá a chocolataria gourmet, produzindo chocolates especiais durante todo o período da feira.

— Nossa participação vai focar no alimento como produto gastronômico, experiência única e momento diferenciado — destaca Daniel Castelli, responsável pela presença da escola no evento. E acrescenta: “Traremos para o ambiente do Festival um pouco da nossa cultura educacional, baseada no compartilhamento de vivências. Ou seja: vamos para lá também aprender com os quais interagirmos, trocarmos ideias, conversarmos.”

A Universidade de Caxias do Sul participará com cursos de graduação em Eventos, Gastronomia, Hotelaria e Turismo e Tecnologia em Gastronomia. E também com o Mestrado e o Doutorado em Hospitabilidade e Turismo. No seu espaço, durante todo o evento, haverá intensa programação, tais como demonstrações de técnicas de culinárias degustações harmonizadas, oficinas abertas aos interessados e palestras de especialistas.

O Congresso do Festival de Turismo de Gramado, desenvolvido durante as manhãs no Palácio dos Festivais, também abrirá espaço para a Gastronomia. Na sexta-feira, dia 6, às 10:40 horas, o chefe Rodrigo Paz falará sobre “Comida de rua: empreendedorismo jovem e novos nichos de mercado”. Assunto dos mais interessantes na atualidade, abordará esta verdadeira febre invadindo o País, tomadas pelos criativos food trucks.

No sábado, dia 7, às 9:30 horas, o chefe Marcos Livi apresentará a palestra “Destinos gastronômicos: novos movimentos no mercado de turismo”. Logo após, às 10:50, será a ver de Fábio Sicília, presidente da Seccional Estado do Pará da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes — Abrasel-PA, falar sobre o “Pará Gastronômico: um caldeirão de misturas étnicas”. Ou seja: menu bem diversificado para ser degustado nos dois dias.

 

 

A gastronomia será um dos carros-chefes das atrações da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado, com um espaço especialmente montado para aulas-shows, degustações, harmonização e preparação de pratos ao vivo

A gastronomia será um dos carros-chefes das atrações da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado, com um espaço especialmente montado para aulas-shows, degustações, harmonização e preparação de pratos ao vivo

 

Ação de iniciativa privada vende Itália na Serra Gaúcha

 

A Itália, dos principais destinos turísticos do mundo, recebendo cerca de 185 milhões de turistas por ano, marcará presença no Salão Internacional da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado. Isso será desenvolvido pelo Made Italy, ação da iniciativa privada criada por Édson Calixt, brasileiro há mais 10 anos vivendo naquele país. Junto a grupo de hoteleiros, apresentará opções de hospedagens em diversas regiões daquela nação.

Dentre os expositores ocupando um significativo estande com 36 metros quadrados de área, além de diversos hotéis de charme e o Tour Operator Vertours, especializado no mercado brasileiro, marcas especiais como o Chateu Monfort, cinco estrelas da cidade de Milão, integrante da rede de luxo Rellais & Chateux, e o Sogno de Julieta, localizado na casa em que viveu Julieta, o amor impossível de Romeu, na romântica cidade de Verona.

 

 

O brasileiro Édson Calixt, vivendo há mais de 10 anos da Itália, em visita ao estande do Festival de Turismo de Gramado na Feira Internacional de Turismo de Turim, quando acertou a vinda de um grupo de hoteleiros daquele país ao Brasil

O brasileiro Édson Calixt, vivendo há mais de 10 anos da Itália, em visita ao estande do Festival de Turismo de Gramado na Feira Internacional de Turismo de Turim, quando acertou a vinda de um grupo de hoteleiros daquele país ao Brasil

 

Mercado de luxo chega forte com Turks e Caicos

 

Um destino aos poucos sendo descoberto pelo público brasileiro é das novidades do Festival de Turismo de Gramado 2015. Tratam-se das ilhas Turks e Caicos, situadas no Mar do Caribe. Representadas através da Net Hospitality e seus hotéis de luxo, ocupará estande com 36 metros quadrados de área, decorado com imagens capazes de levar os visitantes para uma região tomada por águas de azul cristalino sobre areias de branco límpido.

Turks e Caicos oferecem privacidade e exclusividade. Um destino bem diferente, com cassino, campo de golfe, onde se dirige pela esquerda como na Inglaterra e a moeda é o dólar norte-americano — descreve Maurício Vianna, diretor da Net Hospitality. Como a realização de casamentos em Turks e Caicos é tendência do mercado de luxo, ele ressalta: “Turks e Caicos são para eventos intimistas, como 30, no máximo 40 pessoas” — explica o diretor.

 

 

As pequenas ilhas Turks & Caicos, no coração do Mar do Caribe, são adornadas por praias de areias branquíssimas e cercados por águas de azul cristalino, formando o cenário perfeito para eventos intimistas em que se faça a primazia pelo conforto

As pequenas ilhas Turks e Caicos, no coração do Mar do Caribe, são adornadas por praias de areias branquíssimas e cercados por águas de azul cristalino, formando o cenário perfeito para eventos intimistas em que se faça a primazia pelo conforto

 

Crescimento expressivo da participação internacional

 

O Salão Internacional da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado contará com cerca de 70 destinos, resultado de um trabalho focado neste segmento, realizado tanto pelos diretores quanto pela área comercial do evento ao longo deste ano. O número de confirmações surpreendeu de forma especial os organizadores do evento, pois, além de presença tradicional dos países da América do Sul, traz referências do turismo mundial.

Uma delas é a participação expressiva dos norte-americanos, papas no entretenimento, trazendo Visit Florida e Visit Orlando. Eles se mesclam com opões de luxo da Itália, na Europa, e Turks e Caicos, no Mar do Caribe — de onde vêm, também, Aruba e Porto Rico, este último, pela primeira vez no Festival de Gramado. Há, ainda, a importante representação do continente asiático, com a Indonésia e sua mescla de cultura, religião e belezas naturais.

— Estamos vibrando com esta confirmação. A Indonésia renova sua participação pela quinta vez consecutiva no evento — destaca o diretor Eduardo Zorzanello. Ele também ressalta: “Caravanas provenientes da América Central, América do Sul, Estados Unidos e Europa virão para Gramado, tornando a feira multicultural, com relevância expressiva em todo o planeta. E também fator de aquecimento para o turismo na Serra Gaúcha.”

 

 

A participação da Indonésia, renovando sua vinda pela quinta vez consecutiva, é uma prova evidente do prestígio alcançado no exterior pelo Festival de Turismo de Gramado

A participação da Indonésia, renovando sua vinda pela quinta vez consecutiva, é uma prova evidente do prestígio alcançado no exterior pelo Festival de Turismo de Gramado

 

Craque Tinga é atração do Futebol do Festival

 

O futebol é evento tradicional da programação do Festival de Turismo de Gramado, desde a primeira edição, há 27 anos. Se, em 2014, a atração foi a bandeirinha Ana Paula Oliveira, agora é o ex-jogador da Seleção Brasileira e de clube como o Borússia Dortmund, da Alemanha; Cruzeiro, de Belo Horizonte; e, Grêmio e Internacional, de Porto Alegre: Paulo César Tinga. Ele vai comandar o ataque da Seleção Gaúcha.

Tinga defenderá o selecionado nas categorias Principal e Veteranos, do masculino — há ainda as do feminino. E atuará com profissionais que nunca imaginariam ter ao lado nome de tanta importância. Aposentado do futebol há poucos meses, Tinga possui uma agência de turismo na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Tudo começa às nove da manhã, no Hotel Continental, situado no Município de Canela.

Os participantes inscritos no Festival de Turismo de Gramado têm livre acesso ao local, sem necessidade de convite. “Todo ano trazemos algo para agregar novidade ao futebol. Desta vez trouxemos o Tinga” — destaca um dos responsáveis pelo evento, Larri Doile, organizador da ação junto com Rodrigo Canielas. Ele destaca que o futebol é momento de descontração entre os participantes, sempre disputado com cordialidade e disciplina.

Em 2014, o Futebol do Festival atraiu mais de mil pessoas ao Hotel Continental. Agora, a ideia é superar este número. Além da confraternização, há churrasco e bebida à vontade. “Tinga foi dos principais nomes da história do Internacional. Sua vinculado ao turismo muito nos orgulha” — destaca o diretor do Festival, Eduardo Zorzanello. O evento é patrocinado pela Brocker Turismo, Costão do Santinho Resort, Flytour e TAM.

 

Os diretores do Festival de Turismo de Gramado, Marcos Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, abraçados ao grande craque do futebol brasileiro, Tinga, agora dono de uma agência de viagens na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul

Os diretores do Festival de Turismo de Gramado, Marcos Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, abraçados ao grande craque do futebol brasileiro, Tinga, agora dono de uma agência de viagens na cidade de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul

 

 

Negócios em vendas on line será tema do Congresso

 

A abordagem de temas relevantes e significativos para o mercado, com a participação de profissionais considerados cases de sucesso no setor, é um dos objetivos principais do Congresso do Festival de Turismo de Gramado. E nas manhãs dos próximos dias 6 e 7 de novembro, no Palácio dos Festivais, não será diferente. Os temas mais impactantes do momento, como oportunidades de negócios e vendas on line, vão estar em destaque.

No dia 6, às 11:10 horas, sob a visão geral de “Visionários, Polêmicos e Funcionais”, o chief executiva officer — CEO, da Hotel Urbano, José Eduardo Mendes, abordará “A revolução das vendas on line no turismo”. Será momento único para se conhecer melhor as estratégias deste case. Apesar de empresa criada e mantida sob tecnologia, “investir em pessoas é um dos grandes segredos do sucesso do Hotel Urbano” — adianta o CEO.

No mesmo painel, o empresário Juarez Barroso, diretor presidente da Redetur, abordará “Como criar oportunidades de ganho em um cenário de crise”. A perguntadora será Ana Maria Berto, sócia-diretora da Orinter Tour e Travel. Sem considerar a relevância de tudo o mais a ser abordado durante o Congresso, somente estes dois casos são exemplos de experiências e vivências extremamente válidas para se aprofundar e conhecer mais.

 

 

José Eduardo Mendes, do Peixe Urbano, e Juarez Barroso, da Redetur, vão abordar as oportunidades de negócios no mercado de turismo a partir do crescimento do volume de vendas on line

José Eduardo Mendes, do Hotel Urbano, e Juarez Barroso, da Redetur, vão abordar as oportunidades de negócios no mercado de turismo a partir do crescimento do volume de vendas on line

 

Escolhidos amigos do Festival de Gramado 2015 

 

Ao longo dos suas quase três décadas de existência, o Festival de Turismo de Gramado vem homenageando profissionais com contribuições significativas para o sucesso do evento. E entrega a cada o Troféu Amigos do Festival. Segundo a diretora Marta Rossi, esta escolha se dá “por ações comerciais ou institucionais agregadoras de valor, ideias, pautas ou mercados para o evento, não por tempo de participação ou simples amizade.”

Os laureados da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado já estão definidos. São os seguintes, relacionados em ordem alfabética:

 

  • Alexandre Sampaio
  • Carlos Alberto Krause
  • José Moacir de Oliveira Júnior
  • Licério Santos
  • Maria Camilla Alcorta
  • Márcia Ferronato
  • Paulo Santiago
  • Peter Weber
  • Roberto Maia
  • Rogério Almeida

 

 

O Troféu Sílvia Zorzanello homenageia aqueles que, por ações comerciais ou institucionais, agregaram valor ao Festival de Turismo de Gramado, seja com novas ideias, pautas especiais ou abertura de mercados

O Troféu Sílvia Zorzanello homenageia aqueles que, por ações comerciais ou institucionais, agregaram valor ao Festival de Turismo de Gramado, seja com novas ideias, pautas especiais ou abertura de mercados

 

Aplicativo revela Município de Pelotas ao turista

 

O Município de Pelotas, situado no Sudeste do Estado do Rio Grande do Sul, estará nesta edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado para mostrar o potencial turístico da cidade, principalmente parte de sua área urbana tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tanto é assim que seu estande será réplica do Mercado Central de Pelotas, construído entre 1848 e 1853, com arquitetura em estilo neoclássico.

Atualmente, seu espaço é dividido em 84 bancas, voltadas ao comércio de artesanato, grãos, hortifrutigranjeiros, peixes, presentes, produtos coloniais, vinhos e muito mais. Há também uma ampla área voltada à gastronomia e, nos últimos anos, tornou-se polo de ações culturais. Uma delas, o “Samba no Mercado”, realizada aos sábados, será reproduzida dentro da feira, durante a tarde do dia 7, com show do Grupo Renascença.

— Promover e divulgar os atrativos turísticos de Pelotas é uma das atribuições de nossa Secretaria. Isso faremos em Gramado, onde teremos a oportunidade de nos apresentar para todo Brasil e até mesmo para fora dele. A cidade possui muitas atrações e roteiros culturais, gastronômicos e históricos, e eles precisam ser mais conhecidos — afirma Fernando Estima, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas.

Outra novidade que o Município vai exibir é o Aplicativo Pelotas, em versões Android e iOS. Desenvolvido para facilitar a vida de moradores e turistas visitando a Princesa do Sul, como também é conhecida a cidade, já disponibiliza mais de 1.200 informações ilustradas de atrativos, eventos, monumentos, notícias e roteiros como Rota da Colônia, Rota das Charqueadas, Rota do Centro Histórico, Rota do Doce e Rota do Laranjal.  

 

 

O estande do Município de Pelotas no Festival de Turismo de Gramado vai reproduzir o ambiente do Mercado Central, patrimônio histórico daquela cidade gaúcha que, há algum tempo, além de suas atividades de comércio, é palco de manifestações culturais

O estande do Município de Pelotas no Festival de Turismo de Gramado vai reproduzir o ambiente do Mercado Central, patrimônio histórico daquela cidade gaúcha que, há algum tempo, além de suas atividades de comércio, é palco de manifestações culturais

 

Costa Doce trabalha seus potenciais em Gramado

 

A Costa Doce é uma região abrangendo o Centro-Sul e o Sul do Estado do Rio Grande do Sul. Composta por 25 Municípios, vai do Guaíba, junto à capital Porto Alegre, ao Chuí, na fronteira do Brasil com o Uruguai, é bastante singular, por oferecer roteiros aliando cultura, história, gastronomia, praias e paisagens rurais. E o maior complexo lagunar da América Latina, composto pelas lagoas da Mangueira, Mirim e dos Patos.

Ela estará presente nesta edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado divulgando todo este potencial passível de ser aproveitado em qualquer época do ano. Mas busca outros nichos de mercado, tanto junto a brasileiros quanto turistas vindos do exterior. Os principais segmentos a serem trabalhados junto aos cerca de 15 mil visitantes esperados na Serra Gaúcha agora em novembro serão os de aventura, esportes, eventos e negócios.

 

 

A Costa Doce, situada a Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, tem grande potencial para turismo de aventura, esportes náuticos, eventos diversos e realização de negócios, os pontos a serem trabalhos nesta edição do Festival de Turismo de Gramado

A Costa Doce, situada a Sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, tem grande potencial para turismo de aventura, esportes náuticos, eventos diversos e realização de negócios, os pontos a serem trabalhos nesta edição do Festival de Turismo de Gramado

 

Dupla do Consulado dos Estados Unidos visita Abav-RS

 

Representantes da diretoria da Seccional Estado do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira das Agências de Viagens — Abav-RS, organização apoiadora do Festival de Turismo de Gramado, receberem na sede da entidade, na cidade de Porto Alegre, Elaine Matsni e Malia Hewoux, representantes da Seção de Prevenção a Fraudes do Consulado dos Estados Unidos da América, localizado da cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo.

Em uma visita para estreitar relações com a entidade, foram recepcionadas pelo então presidente, Danilo Kehl Martins, e pelo atual, João Augusto Machado, além da sua vice, Rita Vasconcelos. “O encontro, muito além de uma visita protocolar, aproximou mais ainda o pessoal do Consulado com os agentes de viagens do Estado. Eles colocaram-se à nossa disposição para esclarecer dúvidas e receber denúncias” — ressaltou Machado.

As duas funcionárias do Consulado dos Estados Unidos da América, em Porto Alegre ministrando treinamentos a funcionários das companhias aéreas, Aeroporto Internacional Salgado Filho e Polícia Federal, também deram uma palestra para os associados da Abav-RS, sob o tema “Tudo sobre visto americano”. Devido à importância do assunto, o evento atraiu número significativo de profissionais, e poderá ser repetido em futuro próximo.

 

 

As duas funcionárias do Consulado dos Estados Unidos na cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, Elaine Matsni e Malia Hewoux, estiveram no Sul do Brasil ministrando cursos e treinamentos sobre a concessão e validade de vistos de entrada naquele país

As duas funcionárias do Consulado dos Estados Unidos da América na cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, Elaine Matsni e Malia Hewoux, estiveram no Sul do Brasil ministrando cursos e treinamentos sobre a concessão e validade de vistos de entrada naquele país

 

Rota Romântica é um dos acessos à cidade de Gramado

 

A Secretaria de Turismo do Município de Gramado divulgou Nota Oficial desmentindo a informação da cidade estar isolada devido às forte chuvas caídas na região da Grande Porto Alegre, o entorno da capital do Estado do Rio Grande do Sul. Se as cheias dos rios e a quedas de barreiras interditaram a RS 115, o acesso pela BR 116 segue normal, oferecendo um trajeto com paisagens ainda mais belas, batizado de Rota Romântica.

Este caminho, deixando as proximidades da capital gaúcha, vai cruzando por diversos Municípios, sendo os principais São Leopoldo, Novo Hamburgo, Picada Café e Nova Petrópolis. Trata-se de um conjunto de estradas totalmente pavimentadas, com excelente sinalização e de fácil trânsito, proporcionando uma viagem agradável, confortável e segura. Ou seja: não existe motivo para preocupação quanto a acesso à cidade.

Unindo o Vale do Rio dos Sinos à Serra Gaúcha, a Rota Romântica é um roteiro diferenciado, no qual a cultura alemã e o clima europeu são destaques. Seu trajeto, iniciado na cidade de São Leopoldo, vai cruzando Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado e Canela, até ser completado em São Francisco de Paula.

Identificada ao longo do percurso, a preservação da cultura germânica herdada dos imigrantes é percebida nas festas típicas, jardins esplendorosos, feiras coloniais, bandinhas típicas e grupos folclóricos. Além da viagem cultural, a região propicia o contato com a natureza de forma exuberante. As atividades são variadas, como o ecoturismo, prática de esportes radicais, passeios por trilhas e eventos nas cidades.

A Rota Romântica, através da diversidade presente nos seus 14 Municípios, oferece estrutura para receber visitantes de todos os níveis. Estes vão daqueles mais exigentes, em busca desde a culinária mais refinada até hotéis requintados, aos mais simples, atrás de hospedarias familiares e saborosa comida colonial. Para tanto, a oferta é sem igual: são cerca de 17 mil leitos e por volta de 600 restaurantes, funcionando o ano inteiro.

 

Uma das formas mais agradáveis de acesso à cidade de Gramado é pela Rota Romântica, com estradas asfaltadas, bem sinalizadas e de trânsito fácil, adornadas por paisagens com belezas de tirar o fôlego até de turistas mais experientes

Uma das formas mais agradáveis de acesso à cidade de Gramado é pela Rota Romântica, com estradas asfaltadas, bem sinalizadas e de trânsito fácil, adornadas por paisagens com belezas de tirar o fôlego até de turistas mais experientes

 

 

Diretor do Festival é paraninfo de guias de turismo

 

O executivo Eduardo Zorzanello, um dos diretores do Festival de Turismo de Gramado, foi o paraninfo da turma de formandos 2015 do Curso Técnico em Guia de Turismo, do Colégio Cenecista Visconde de Mauá, do Município de Gramado. A formatura ocorreu na noite de terça-feira, dia 27 de outubro último, no Plenário da Câmara de Vereadores da cidade. E transformou-se em momentos de muita emoção para todos os ali presentes.

— Após dois anos de curso, no momento da escolha de um paraninfo, a decisão dos alunos foi unânime — explica a professora Vera Oaigen. “Formamos um grupo seleto e maduro, preparados para o trabalho. Eles analisaram o mercado da região e escolheram o Eduardo Zorzanello pelo destaque alcançado no turismo através da empresa da qual é sócio e dos eventos que ela vem promovendo ao longo dos anos” — concluiu a professora.

Eduardo Zorzanello, dirigindo-se àqueles 11 formandos, destacou a importância da profissão escolhida e do trabalho de cada um para o futuro da cidade e da região. Ele foi direto, incisivo: “Citando hospitalidade e importância do bem receber, o guia de turismo é o elo entre os sonhos do turista e a satisfação alcançada por ele. É preciso estar muito capacitado para corresponder a expectativa do visitante” — destacou o paraninfo.

— O sonho de vocês se tornou realidade. Continuem com esta vontade de vencer e contem conosco e com a nossa empresa sempre — disse Eduardo. E finalizou com um incentivo: “Sucesso é conseguir o que se quer! Vocês quiseram e hoje estão no sucesso. A felicidade é gostar do que se conseguiu. Estar feliz com o sucesso é o que a gente precisa. Mantenham sempre no rosto este entusiasmo. Empatia e simpatia para vencer.”

A secretária de Turismo do Município de Gramado, Rosa Helena Volk, destacou aos formandos a importância da atuação no setor mais importante da cidade. “Trabalhamos em uma área especial, em uma cidade destaque nacional e internacional. Temos a sorte de trabalharmos com o turismo na cidade mais turística do Rio Grande do Sul e melhor destino turístico do Brasil conforme apontamento de 2015 do TripAdvisor” — disse.

 

 

O diretor do Festival de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello, depois da emoção de discursar para os formandos em guia de turismo, posa em meio aos novos profissionais, agora mais do que nunca responsáveis em vender bem a cidade para os visitantes que receberem

O diretor do Festival de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello, depois da emoção de discursar para os formandos em guia de turismo, posa em meio aos novos profissionais, agora mais do que nunca responsáveis em vender bem a cidade para os visitantes que receberem

 

Imagem de Nossa Senhora visita cidade de Gramado

 

Em iniciativa inédita de envolvimento do Festival de Turismo de Gramado com a toda a comunidade no qual está inserido, a imagem de Nossa Senhora da Piedade será trazida do Estado de Minas Gerais e permanecerá na cidade da Serra Gaúcha durante a edição 2015 do evento. A ação é parceria da organização com Arquidiocese de Belo Horizonte, Associação do Circuito Turístico do Ouro e Paróquia São Pedro, situada em Gramado.

A imagem da padroeira do território mineiro será também a atração principal de uma procissão pelo Centro da cidade, no início da noite de 4 de novembro. Depois, haverá uma missa na Paróquia São Pedro a partir das 20:30 horas. Tudo isso será acompanhado pelo padre Carlos Antônio da Silva, pró-reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado na cidade de Caeté, Município situado interior do Estado de Minas Gerais.

Esta iniciativa é parte da promoção de uma das mais importantes segmentações do Festival de Turismo de Gramado. Trata-se do Salão Turismo Religioso, amplo espaço voltado à participação de destinos apostando neste nicho de mercado. Ele é um dos de maior crescimento, no só dentro do Brasil quanto fora dele. Basta acompanhar o sucesso alcançado por já verdadeiras grifes internacionais, como o Caminho de Santiago de Compostela.

Em termos nacionais, citamos os casos de roteiros como os do Circuito do Ouro, entre Serra da Piedade e Serra do Caraça, no interior do Estado de Minas Gerais; Município de Santa Maria, interior do Estado do Rio Grande do Sul; Município de Trindade, interior do Estado de Goiás; e Município de Itapemirim, interior do Estado do Espírito Santo — todos estes presentes em 2015, divulgando suas atratividades e diferenciais.

 

 

A imagem de Nossa Senhora da Piedade será levada do interior do Estado de Minas Gerais até o interior do Estado do Rio Grande do Sul como mais um motivo de promoção dos destinos de turismo religioso de nosso País

A imagem de Nossa Senhora da Piedade será levada do interior do Estado de Minas Gerais até o interior do Estado do Rio Grande do Sul como mais um motivo de promoção dos destinos de turismo religioso de nosso País

 

Sucesso da Casa Cuervo enriquece temas do Congresso

 

Marca de sucesso mundial tanto de empreendedorismo quanto de promoção, o case da Casa Cuervo, do México, terá espaço especial no Congresso do Festival de Turismo de Gramado 2015. E será apresentado aos congressistas pela sua diretora de Promoção e Relações Públicas, Araceli Ramos Rosaldo. A palestra acontece a partir das 9:30 horas de 7 de novembro, no Palácio dos Festivais, situado no Centro da cidade de Gramado.

Araceli falará sobre sua experiência profissional e como a tequila José Cuervo, produto responsável pela criação do Mundo Cuervo, tornou-se parte fundamental do chamado Tequila Trail, visita obrigatória para todo turista estando no Estado de Jalisco, situado no Sudoeste do México, às margens do Oceano Pacífico. E, é claro!, abordará a visão de Juan Beckmann Vidal, presidente da empresa, responsável por este sucesso mundial.

A aposta deste executivo  no turismo levou a “uma melhora no padrão de vida do nosso povo, criação de novos postos de trabalho e desenvolvimento de projetos comunitários com responsabilidade social e ambiental” — adianta a executiva. Sucesso absoluto no México e fora dele, o Mundo Cuervo é exemplo de como um simbolismo cultural de identidade pode passar a ser representante da cultura, história e tradições de um país.

 

 

A executiva Araceli Ramos será responsável por apresentar o case de sucesso da empresa Casa Cuervos, e sua tequila José Cuervos, na promoção do turismo, cultura, história e tradições do México

A executiva Araceli Ramos será responsável por apresentar o case de sucesso da empresa Casa Cuervos, e sua tequila José Cuervos, na promoção do turismo, cultura, história e tradições do México

 


 

Todas as fotos utilizadas para ilustrar este post foram fornecidas pela Assessoria de Imprensa da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado, exceto a bandeira dos Estados Unidos da América, retirada da Web, e o mapa da Costa Doce, reproduzido de www.maps.google.com.