A edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado acontece de 5 a 8 de novembro próximo. Faltando dois meses para a abertura, mix de expositores atende tanto mercado corporativo quanto universo dos consumidores. Internacionalização do evento segue em crescimento.

 

Edição 2015 consolida plataforma B2B

Os diretores do Festival de Turismo de Gramado, Marcos Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, têm como meta transformar o evento na mais qualificada vitrine inovações e tendências do Brasil

Os diretores do Festival de Turismo de Gramado, Marcos Rossi, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, têm como meta transformar o evento na mais qualificada vitrine de inovações e tendências do Brasil

 

Faltando dois meses para sua edição 2015, o Festival de Turismo de Gramado apresenta números satisfatórios em termos de expositores. E crescimento de 5% se comparado ao mesmo período de 2014.  Para seus diretores, isso é fruto da credibilidade do evento e do trabalho sério realizado para o sucesso do mesmo. Também acreditam na premissa de que, em momentos de crise, as empresas buscam estreitar seus laços com o mercado.

Mais importante e mais rentável feira de negócios turísticos da América Latina, é ainda a melhor plataforma de negócios business to business — B2B —, tanto para o mercado brasileiro quanto para o sul-americano. Até o momento, estão confirmadas participações de representações de duas mil marcas e as presenças de 60 destinos internacionais, 150 destinos nacionais e 400 regiões, com uma visitação estimada de 15 mil profissionais.

O trabalho da gestão do Festival de Turismo de Gramado, segundo sua diretora, Marta Rossi, visa possibilitar aos participantes o fechamento de mais negócios, em melhores condições. “Nossa meta é ocupar a primeira posição como a vitrine mais qualificada no lançamento de inovações e tendências no turismo. Desde 1988, buscamos este objetivo. Isso nos tem diferenciado e o mercado está respondendo à altura” — diz a executiva.

 

Enoturismo e Gastronomia: harmonização inovadora

A harmonização do Salão Enoturismo com Salão Gastronomia traduz a tendência mundial de aliar roteiros ligados a vinhos com aqueles cuja força está na culinária

A harmonização do Salão Enoturismo com o Salão Gastronomia traduz a tendência mundial de aliar roteiros ligados a vinhos com aqueles cuja força está na culinária

 

Tendência mundial consolidada, aliar roteiros ligados a vinhos com aqueles cuja força está na gastronomia despontam como recursos cada vez mais atrativos para destinos. E a edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado vai trilhar este caminho. Assim, foram integrados num espaço o Salão Enoturismo e o Salão Gastronomia, viabilizando a formação de harmonizações com potencial de atração significativa para os participantes.

Em busca de novas parcerias para dinamizar ainda mais esta união, os executivos Rose Ott, gerente Comercial, e Eduardo Zorzanello, diretor, procuraram o Instituto Brasileiro do Vinho — Ibravin, trabalhando a presença desta entidade no evento. Rose também se deslocou até à fronteira das cidades brasileira, Santana do Livramento, e uruguaia, Rivera, e acompanhou o Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa.

Este evento, sendo realizado pela segunda vez, tem como sua proposta a valorização dos sabores locais, unindo bebidas e ingredientes ali produzidos através de receitas típicas, algumas, inclusive, seculares. E tem alcançado sucesso neste objetivo porque tornou-se um ambiente no qual interessados no tema se reúnem e, com a divisão de experiências ou trocando vivências, recuperam muito de uma cultura antes relegada ao esquecimento.

 

Confirmada presença de 40 companhias aéreas

Uma das grandes forças da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado está na presença da Star Alliance, cujas 27 empresas integrantes operam diariamente por voltas de 18.500 voos, em mais de 1.300 aeroportos presentes em quase 200 paises

Uma das grandes forças da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado está na presença da Star Alliance, cujas 27 empresas integrantes operam diariamente por volta de 18.500 voos, em mais de 1.300 aeroportos presentes em quase 200 paises

 

Já bem próximo à realização de sua edição 2015, o Festival de Turismo de Gramado confirma a presença de 40 companhias aéreas como expositoras. Estas participações somam no fortalecimento dos negócios desta que é uma das mais importantes feiras especializadas da América Latina. O evento acontecerá de 5 a 8 de novembro próximo, no Município de Gramado, ícone da região de serras do Estado do Rio Grande do Sul.

Neste segmento, vale ressaltar a presença da Star Alliance, a principal rede de empresas de aviação do mundo. As 27 integrantes do grupo operam diariamente cerca de 18.500 voos, em 1.321 aeroportos de 193 países. Contando com marcas das mais conceituadas em todos os continentes, no Brasil a integrante deste sistema de cooperação é a Gol. Ela ocupou o lugar que durante muitas décadas era exibido com muito orgulho pela Varig.

— É uma oportunidade para intensificarmos a divulgação dos benefícios a passageiros comuns, usuários corporativos e agências de viagem. O Sul do País concentra viajantes de alto padrão, e desperta atenção internacional. Atingir esse público, através de agentes de viagem da região e de eventos como o Festival de Turismo de Gramado representa uma estratégia potencial” — avalia Ian Gillespie, representante daquela rede no Brasil.

 

Estrangeiros percorrem Estado do Rio Grande do Sul

Grupos integrados por agentes de viagens, empresários, operadores e jornalistas especializados no setor, são levados a conhecer bem mais do que apenas a feira e cumprem roteiro por diversos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, saindo da capital, Porto Alegre, e seguindo para as Serras Gaúchas, descobrindo as belezas e as riquezas de cidades como Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Flores da Cunha

Grupos integrados por agentes de viagens, empresários, operadores e jornalistas especializados no setor, são levados a conhecer bem mais do que apenas a feira e cumprem roteiro por diversos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, saindo da capital, Porto Alegre, e seguindo para as Serras Gaúchas, descobrindo as belezas e as riquezas de cidades como Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Flores da Cunha

 

O Festival de Turismo de Gramado investe na internacionalização do evento desde sua primeira edição, já lá se vão quase 30 anos. Capta expositores de outros países, convida autoridades de renome mundial e, principalmente, recepciona caravanas de participantes vindas do exterior. Grupos integrados por agentes de viagens, empresários, operadores e jornalistas especializados no setor, levados a conhecer bem mais do que apenas a feira.

Chegando com antecedência, cumprem um roteiro por diversos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Da capital, Porto Alegre, seguindo para as Serras Gaúchas, vão descobrindo as belezas e as riquezas de cidades como Cambará do Sul, Canela, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Flores da Cunha, por exemplo. Em todas elas, cumprem os mesmos roteiros oferecidos ao mercado em pacotes accessíveis a ampla faixa de renda.

Para a edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado, estão confirmadas presenças de 80 participantes, oriundos da América do Sul — mais precisamente, Chile, Colômbia e Paraguai —, América do NorteEstados Unidos e México — e EuropaEspanha, Itália e Portugal. Viajam para cá graças a parcerias com companhias aéreas brasileiras e estrangeiras e são acompanhados pelas equipes das Secretarias de Turismo envolvidas.

O objetivo desta ação dirigida é apresentar um Brasil diferente a profissionais capazes de tomar decisão e a formadores de opinião. Segundo a empresária Marta Rossi, membro da Diretoria do Festival, “isto é um processo contínuo de estreitamento de laços entre a nossa oferta com a procura deles. Nada melhor para unir estes polos que a propaganda promovida por alguém que já tenha vivenciado a experiência” — conclui enfaticamente.

 

Gramado tem hotel líder em sustentabilidade

O Bangalôs da Serra foi a primeira empresa do Município de Gramado, e das sete do Estado do Rio Grande do Sul, finalista do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas — MPE Brasil 2014, etapa nacional

O Bangalôs da Serra foi a primeira empresa do Município de Gramado, e das sete do Estado do Rio Grande do Sul, finalista do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas — MPE Brasil 2014, etapa nacional

 

O Município de Gramado, o primeiro destino turístico do Brasil, segundo o site de viagens TripAdvisor, também sedia um estabelecimento líder em sustentabilidade e turismo de experiências. Trata-se do Hotel Bangalôs da Serra, empreendimento singular, com objetivos tais como resgatar a emoção do contato com a natureza, divulgar a cultura local e incentivar o convívio entre pais e filhos nestes tempos de correria e exigências cada vez maiores.

Seu projeto ambiental e social, batizado de Pais e Filhos, agrega diversas formas de experiências, desenvolvidas em atividades batizadas como Chimarrão e Pinhão, A Hora do Conto, Roda da Fogueira, Roda do Chimarrão e Trilha do Conhecimento. “No nosso hotel, as famílias não apenas se hospedam. Elas também aprendem e desfrutam todos os momentos vividos entre nós” — comenta Marilu Kern, proprietária do estabelecimento.

O Bangalôs da Serra também recebeu Nível Ouro dentro do programa Eco Líderes, mais uma inciativa do site de viagens TripAdvisor. E tornou-se o hotel sustentável número 1 do Município de Gramado. O selo de uma folha verde aparece no perfil do hotel gaúcho em um dos principais portais do mundo. Isso ajuda o viajante a planejar viagens mais sustentáveis, pois dá destaque a hotéis e pousadas com práticas ecologicamente corretas.

Os estabelecimentos Eco Líderes seguem padrões especialmente desenvolvidos para o TripAdvisor, a partir das práticas defendidas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e a Rain Forest Alliance, entidade internacional de conservação da biodiversidade, além de outras importantes organizações ambientais. Quanto maior o número de práticas sustentáveis adotadas pelo hotel, maior será o seu nível Eco Líder.

— O Bangalôs da Serra busca, permanentemente, atingir os mais altos padrões em hospedagem sustentável, Nossa filosofia vai muito além da competitividade econômica. Queremos o melhor bem-estar, tanto ambiental quanto social, a melhoria continua na gestão e contribuímos constantemente no desenvolvimento de nossa querida Região das Hortênsias — comenta emocionado Lineu Kern, sócio-gerente do estabelecimento.

O Bangalôs da Serra foi a primeira empresa do Município de Gramado, e das sete do Estado do Rio Grande do Sul, finalista do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas — MPE Brasil 2014, etapa nacional. Este é o reconhecimento mais importante do País nesta categoria de empreendimentos. Classificado entre mais de 50 mil concorrentes, ficou no segundo lugar em Boas Práticas de Responsabilidade Social.

O empreendimento já havia alcançado este mesmo título, além de Serviços de Turismo, em termos estaduais. Pelo segundo ano consecutivo, também recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor, com o melhor desempenho no item Hotéis, de acordo com avaliações do maior site de viagens do mundo. “Esses prêmios são o reconhecimento ao nosso trabalho em sustentabilidade, gestão e bem-receber” — complementa Lineu Kern.

 

Festival de Gramado foca em turismo de experiências

O Turismo de Experiências está baseado na necessidade de todos nós nos sentirmos vivos, conhecendo coisas novas e, também, aprendendo pelo contato e interação com os semelhantes e o meio ambiente

O Turismo de Experiências está baseado na necessidade de todos nós nos sentirmos vivos, conhecendo coisas novas e, também, aprendendo pelo contato e interação com os semelhantes e o meio ambiente

 

A Organização Mundial de Turismo aponta tendências norteadoras para o mercado nos próximos anos. Dentre elas, destacam-se: segmentação, atendendo públicos específicos de forma diferenciada; e, experimentação, com a construção de conceitos capazes de emocionar, informar e surpreender os visitantes. Este é o pensamento dos pesquisadores Astor Vieira Júnior, Idevaldo José do Santos e Sócrates Jacobo Moquete Guzmán.

Os três apresentaram estes novos conceitos em artigo na Revista de Cultura e Turismo, publicada pela Universidade de Santa Cruz, localizada no Município de Ilhéus, situado no litoral Sul do Estado da Bahia. E deram ênfase ao Turismo de Experiências, baseado na necessidade de todos nós nos sentirmos vivos, conhecendo coisas novas e, também, aprendendo pelo contato e interação com os semelhantes e o meio ambiente.

— O desenvolvimento de negócios capazes de proporcionar experiências aos indivíduos é processo real e presumível de ser posto em prática. Gradativamente, os consumidores turistas estão se voltando a buscar emoções e sensações determinadas não mais de cima para baixo, mas pela ação deles mesmos como senhores dos momentos vivenciados ativamente, e não mais como simplesmente espectadores — afirmam os acadêmicos.

 

Evento é apresentado em Lima, capital do Peru

O grupo de brasileiros presente ao Workshop Brasil Sensacional, na cidade de Lima, capital do Peru, com Marta Rossi à direita da imagem

O grupo de brasileiros presente ao Workshop Brasil Sensacional, na cidade de Lima, capital do Peru, com Marta Rossi à direita da imagem

 

A empresária Marta Rossi, diretora do Festival de Turismo de Gramado, esteve em Lima, capital do Peru, participando do Workshop Brasil Sensacional, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Turismo — Embratur, Embaixada brasileira naquela cidade e o Comitê Descubra Brasil, lá instalado. Esta promoção tem como objetivo principal apresentar àquele mercado os principais atrativos turísticos oferecidos pelo nosso País.

Além de apresentações, encontros, qualificações e reuniões, acontecem ações voltadas à cultura, esportes e gastronomia. Na oportunidade, foi realizado jantar no exclusivo Club Nacional, que, desde sua fundação, em 1855, tornou-se um canal para desenvolvimento de negócios naquela nação. Isto porque, entre seus associados, estão pessoas dos altos escalões do Governo, executivos de ponta e maiores e mais representativos empresários.

Nesta oportunidade, nossa Nação foi representada pelos seguintes nomes: embaixador do Brasil no Peru, Carlos Alfredo Lazary Teixeira; presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, Ricardo Acosta; presidente do Comitê Descubra Brasil, Norma Navarro, membro do Comitê; e, diretora do Festival de Turismo de Gramado, Marta Rossi, que, em sua fala, aproveitou o momento para ampliar a internacionalização do evento em território sul-americano.

 

Cresce aproximação entre Brasil e Estados Unidos

Renata Saraiva, atual representante da Brand USA no Brasil, em destaque na foto, ressalta as maneiras com que os brasileiros estão driblando a alta do dólar: ficando menos dias, optando por hotéis mais em conta e escolhendo melhor as atrações

Renata Saraiva, atual representante da Brand USA no Brasil, em destaque na foto, ressalta as maneiras com que os brasileiros estão driblando a alta do dólar: ficando menos dias, optando por hotéis mais em conta e escolhendo melhor as atrações

 

A aproximação entre os mercados brasileiro e da América do Norte ficará ainda mais fortalecida, através de destinos presentes à edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado, de 5 a 8 de novembro, na Região de Serras do Estado do Rio Grande do Sul. Além de representantes dos tradicionais Brand USA, Kissimme, Visit Florida e Visit Orlando, contará com Walter Comassetto, representante do evento naquele continente.

Com larga experiência em companhias aéreas e no setor turístico em geral, Walter Comassetto promove o Festival de Turismo de Gramado no Canadá, Estados Unidos e México. Seu trabalho de atrair expositores tem sido auxiliado pela desvalorização do real, em relação ao dólar norte-americano. Se quiserem manter a expressividade dos brasileiros no total de visitantes, terão de vir aqui para mostrar porque vale a pena escolher viajar para lá.

E é neste sentido que a Brand USA vai trabalhar. Eles sabem da paixão existente em nosso País pelos Estados Unidos. Tanto batemos sucessivos recordes de visitações e gastos. Em 2014, foram cerca de 2 milhões de viajantes, aumento de 10% em relação ao ano anterior. Os gastos não ficaram atrás. Mas isso tende a mudar frente à realidade monetária agora existente, precisando-se de quase R$ 4,00 para se comprar US$ 1,00.

— O preço do dólar aumenta desde o ano passado. Já há reflexos, como redução de 15% nas vendas de pacotes, em comparação a períodos anteriores. Mas os brasileiros têm ido atrás de outras formas de visitar os Estados Unidos: menos dias, hotéis mais em conta, atrações bem escolhidas. Tudo para não deixar de visitar o país pelo qual são realmente apaixonados — ressalta Renata Saraiva, atual representante da Brand USA entre nós.

Os Estados Unidos são vistos pelos brasileiros como shopping center. A atividade de compras ainda é a mais procurada. Além de mostrar que aquela nação realmente conta com belíssimos e excelente estrutura para se buscar produtos, a Brand USA trabalha para mostrar o ainda não conhecido, como as belas paisagens naturais. Sua campanha atual é a Vida ao Ar Livre, convidando para se descobrir uma terra nunca vista antes.

— Nosso foco será divulgar os parques nacionais. Eles são mais de 400. Temos também estações de ski, praias e outras belezas semelhantes. O país, extremamente grande, conta com 50 Estados, cinco territórios e o Distrito de Columbia. A variedade do que pode ser encontrado não tem limites. E é isso que estamos trazendo. Há muito mais por lá do que simplesmente ficar entrando e saindo de lojas, ou percorrendo parques temáticos — diz.

Outro ponto importante da ação da Brand USA é apoiar todo movimento para facilitar a entrada de turistas, tanto de americanos aqui quanto de brasileiros lá. Posição igual tem o Visit Florida, organização representativa com mais de 12 mil filiados. Dentre estes, desde empreendimentos de pequeno porte até os gigantes do segmento, como Disney, Legoland Florida Resort, Sea World Parks, Simon, The Hertz Corporation e Universal.

 

Segmentação amplia possibilidade de negócios

Para a edição deste ano, de 5 a 8 de novembro próximo, o Festival d eTurismo de Gramado está segmentado em nove áreas específicas: Salão Acessibilidade, Salão Cultural e Religioso, Salão Enoturismo, Salão Gastronomia, Salão GLS, Salão MICE, Salão Parques de Entretenimento, Salão Sustentabilidade e Salão Tecnologia

Para a edição deste ano, de 5 a 8 de novembro próximo, o Festival de Turismo de Gramado está segmentado em nove áreas específicas: Salão Acessibilidade, Salão Cultural e Religioso, Salão Enoturismo, Salão Gastronomia, Salão GLS, Salão MICE, Salão Parques de Entretenimento, Salão Sustentabilidade e Salão Tecnologia

 

O Festival de Turismo de Gramado é apontado como a feira de negócios turísticos da América Latina maior geradora de resultados concretos, tanto para o mercado nacional quanto para o internacional. Isso é resultado da postura profissional da realização, desde sua primeira edição, há quase 30 anos. Uma destas características é apostar sempre em inovação, como a distribuição dos estandes de seus expositores de forma segmentada.

Para a realização deste ano, de 5 a 8 de novembro próximo, são nove áreas específicas: Salão Acessibilidade, Salão Cultural e Religioso, Salão Enoturismo, Salão Gastronomia, Salão GLS, Salão MICE, Salão Parques de Entretenimento, Salão Sustentabilidade e Salão Tecnologia. Desta forma, permite aos profissionais otimizar o tempo dedicado à visitação, podendo aproveitar o máximo possível os dois dias de duração do evento.

Ao longo das suas quase três décadas de existência, o Festival de Turismo de Gramado veio aperfeiçoando este conceito de segmentação como forma inovadora de apresentar destinos e produtos. Agora, sendo capaz de dar foco aos diferentes nichos de mercado, consegue oferecer condições apropriadas para o conhecimento de novidades, tabulação de parcerias, desenvolvimento de negociações, fechamento de contratos e muito mais.

A seguir, um resumo das Áreas de Negócios em que o Festival de Turismo de Gramado está segmentado:

• Salão Acessibilidade

Este espaço permite aos visitantes conhecerem as principais ações do mercado em prol de tornar o turismo bem acessível a todos, independentemente de atenções especiais que este ou aquele possa requerer. Trabalha um nicho de mercado apresentando demandas ainda pouco atendidas, apesar do enorme esforço a ele dedicado nos últimos tempos.

• Salão Cultural e Religioso

O que até poucos anos era nicho de mercado, hoje mostra-se como categoria própria, movimentando por volta de US$ 20 bilhões ao ano em todo o mundo. E reúne opções das mais simples, procissões e romarias acompanhadas ao lado da própria casa, até peregrinações de milhares de quilômetros: o Caminho de Santiago de Compostela.

• Salão Enoturismo

Reúne destinos ligados à cultura da uva e do vinho, tanto no Brasil quanto fora dele. A atração por aromas e sabores da chamada Bebida dos Deuses atrai número expressivo de visitantes, não mais apenas para as regiões mais tradicionais do setor. Em projeto realmente inovador, traz espaço para apresentações, debates, lançamentos e workshops.

• Salão Gastronomia

Esta é a grande novidade da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado. Espaço para estimular geração de negócios, aproxima destinos e empresas a compradores, imprensa e formadores de opinião. O formato inovador, como Alameda Gastronômica, atrairá a atenção d os visitantes, valorizando o expositor com seu conceito vivencial.

• Salão GLS

Cenário perfeito para conhecer a oferta dirigida a este crescente mercado, representando cerca de 15% do gasto mundial em viagens.  Reúne expositores cujo público-alvo está concentrado nas classes A e B, viaja mais de quatro vezes ao ano, dispende mais tempo no destino escolhido e gasta ao menos US$ 50 mais por dia que o turista convencional.

• Salão MICE

Espaço destinado aos envolvidos nos segmentos de meetings, incentives, conferencing e exhibitions. Também com espaço exclusivo para apresentações, debates, lançamentos e workshops, palco privilegiado para troca de experiências e ampliação da visibilidade a ações como programas de qualificação e certificação das empresas atuantes no setor.

• Salão Parques de Entretenimento

Permitirá aos empreendimentos deste segmento uma forma especial de apresentação ao mercado. O objetivo é que recebam mais atenção do público visitante, ampliando as possibilidades de geração de negócios. Agregará estruturas focadas em personagens, aqueles especializados em atividades aquáticas, áreas para aventura e ecoturismo…

• Salão Sustentabilidade

Não há mais como fugir do que é apresentado como economia verde. Práticas visando o aperfeiçoamento da acessibilidade, um melhor aproveitamento das riquezas naturais, a inclusão social, o uso eficiente de insumos industrializados, a redução de desperdícios e outros componentes de formas de criar, fazer e oferecer turismo realmente inovadoras.

• Salão Tecnologia

Setor intrínseco a todas as atividades humanas desenvolvidas na atualidade, agrupa as novidades e tendências unindo avanços e turismo. Nele estão os elementos-chave para se vencer desafios, aproveitar oportunidades e, decisivamente, buscar, ampliar e manter a competitividade: conectividade, marketing digital, mobilidade, presença on line etc.

 

Encontro dos Profissionais de Turismo: 7 de novembro

A jornalista Cristina Lira, em destaque na imagem de Parrachos de Maracajaú, belíssimo destino do seu Estado do Rio Grande do Norte, é a idealizadora e realizadora dos Encontros de Profissionais de Turismo

A jornalista Cristina Lira, em destaque na imagem de Parrachos de Maracajaú, belíssimo destino do seu Estado do Rio Grande do Norte, é a idealizadora e realizadora dos Encontros de Profissionais de Turismo

 

O Encontro dos Profissionais do Turismo, evento integrado à grade de atividades que acontecem em paralelo ao Festival de Turismo de Gramado, começará ao meio-dia de sábado, 7 de novembro, no Hotel Laghetto. Organizado pela jornalista Cristina Lira, jornalista baseada na cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, trata-se de palestra seguido de almoço, aberto a qualquer interessado, no sistema de adesão.

O palestrante desta que é a segunda edição da atividade será Adonai Aires Arruda Filho, diretor da BWT Operadora. Esta atividade é desenvolvida no Nordeste há meia década, em São Paulo desde o ano passado e também está integrada ao Festival de Turismo das Cataratas, que acontece no Município de Foz do Iguaçu. E sua finalidade é propiciar a troca de experiências e ideias entre profissionais de todos os segmentos do turismo.

 

Expedia quer dobrar sua participação no Brasil

Tanto é assim que a Expedia, líder global em viagens comercializadas via Web, já com presença em 30 países, e atuante no Brasil desde 2012, confirmou sua participação nesta edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado com o objetivo multiplicar por dois o ritmo de seu crescimento no País

Expedia, líder global em viagens comercializadas via Web, já com presença em 30 países, e atuante no Brasil desde 2012, confirmou sua participação nesta edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado com o objetivo multiplicar por dois o ritmo de seu crescimento no País

 

O Brasil é mais digital que a Europa quando o assunto é viagem. Isto ficou claro a partir de pesquisa realizada pela Kayak, empresa especializada na criação de ferramentas para simplificar o processo de pesquisas de viagens on line. Os dados revelaram que 52,0% dos brasileiros preferem o meio digital, em comparação aos 36,6% dos europeus. Está aí um nicho de atuação que não pode ser desprezado por aqueles mais atuantes no setor.

Tanto é assim que a Expedia, líder global em viagens comercializadas via Web, já com presença em 30 países, e atuante no Brasil desde 2012, confirmou sua participação nesta edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado com o objetivo multiplicar por dois o ritmo de seu crescimento no País. E traduzir aqui dentro sua liderança já expressa em termos mundiais quando o assunto é reserva originada a partir dos consumidores finais.

Suas parcerias com 500 companhias aéreas e 40 grandes operadores permitem a geração de mais de 65 milhões de diárias todos os anos, a partir de banco de dados que acumula por volta de 160 mil hotéis, somando mais de 5 milhões de quartos. Toda esta massa de informações permite que a Expedia ofereça combinações variadas, sempre de acordo com o bolso do cliente: só aéreo, aéreo mais hospedagem ou pacote turístico completo.

Ao permitir aos usuários criticar, classificar ou comentar sua experiência, o sistema oferecido pela Expedia tornou-se ferramenta interativa, alcançando mais sucesso ainda. Afinal, mesmo o turista sabendo exatamente período em que pretende viajar, destino a ser conhecido, onde pretende ficar, passeios a serem desfrutados, quanto pode gastar e muito mais, sempre precisa de ideias, ou de simples ajuda, para restringir sua pesquisa.

 

Aplicativo do Festival traz novas funcionalidades

O aplicativo para dispositivos móveis da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado estará interligado ao Buyers Club, colocando na palma da mão dos participantes uma grade de reuniões sempre atualizada e uma agenda on line que possibilitará trocar contatos através dos aparelhos, reduzindo a zero a necessidade de se carregar e distribuir cartões de visita

O aplicativo para dispositivos móveis da edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado estará interligado ao Buyers Club, colocando na palma da mão dos participantes uma grade de reuniões sempre atualizada e uma agenda on line que possibilitará trocar contatos através dos aparelhos, reduzindo a zero a necessidade de se carregar e distribuir cartões de visita

 

Sucesso absoluto em anos anteriores, o aplicativo para dispositivos móveis do Festival de Turismo de Gramado traz inovações para a edição 2015. Em fase de finalização, sua versão final será uma ferramenta para auxiliar os visitantes a coordenar e otimizar suas participações no evento. Além de trazer o Mapa da Feira, permitindo a localização dos estandes sem uso de papel, apresentará a programação em tempo real e categorizada.

Interligado ao Buyers Club, colocará na palma da mão dos participantes uma grade de reuniões sempre atualizada. Uma agenda on line possibilitará trocar contatos através dos aparelhos, reduzindo a zero a necessidade de se carregar e distribuir cartões de visita, por exemplo. Se isso for inevitável, pode-se apelar à funcionalidade de escaneamento do mesmo, com armazenamento imediato e organizado d as informações assim captadas.

— Como nas vezes anteriores, esta ferramenta é gratuita para todos os participantes. Basta baixá-la a partir do link a ser disponibilizado no site do Festival de Turismo de Gramado. Ela, além de colher informações e gerenciar dados, oferece condições de interatividade. E passa à gente uma sensação gostosa, de se estar carregando toda a feira no bolso — revela, entusiasmado, Marcus Vinícius, um dos diretores do grande evento.

Afinal, inovações tecnológicas estão no DNA do Festival de Turismo de Gramado. Seu novo site é 100% responsivo, adaptando-se equilibradamente ao formato e tamanho da tela do dispositivo no qual é acessado. A solenidade de abertura é secundada por painel em LED, apresentando informações que, de outro modo, ocupariam as narrativas dos apresentadores. E totens interativos de autoatendimento agilizam o credenciamento.

 

Rio Quente Resorts reforça sua sustentabilidade

Cercado por natureza exuberante, e enriquecido pelo precioso recurso das águas de temperatura elevada brotando o solo, o Rio Quente Resorts busca tornar-se cada vez mais um paraíso ecológico, tornando-se um dos principais polos de preservação do País

Cercado por natureza exuberante, e enriquecido pelo precioso recurso das águas de temperatura elevada brotando o solo, o Rio Quente Resorts busca tornar-se cada vez mais um paraíso ecológico, tornando-se um dos principais polos de preservação do País

 

Desde que o pioneirismo do Festival de Turismo de Gramado levou à criação do Salão Sustentabilidade, este tema se mantém como foco de suas edições. E agora, em 2015, não será diferente. Um dos cases de sucesso lá presentes será o do Rio Quente Resorts. Além de apresentar a infraestrutura oferecida aos seus hóspedes, e a beleza do entorno no qual está inserido, vai expor suas iniciativas de preservação para o meio ambiente.

Cercado por natureza exuberante, e enriquecido pelo precioso recurso das águas de temperatura elevada brotando o solo, o Rio Quente Resorts busca tornar-se cada vez mais um paraíso ecológico, tornando-se um dos principais polos de preservação do País. Para isso, vem cumprindo todos os critérios avaliados por auditores independentes para manter no complexo o cobiçado selo de qualidade da norma internacional ISO 14.001.

Ela dá visibilidade às organizações preocupadas tanto com lucratividade quanto com gestão de impactos ambientais. Um dos exemplos desta postura é o Bird Land, maior viveiro free wing — asas livres — da América Latina. Especializado em receber, tratar e recuperar aves retiradas dos habitats naturais, abrigando dois mil exemplares de 80 espécies diferentes, é também opção de disseminação de conhecimento aos hóspedes do Rio Quente Resorts.

 

Comissão Europeia traz potenciais dos representados

Para a edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado, a ideia da Comissão Europeia é reforçar junto aos compradores do Brasil os potenciais de Alemanha, Dinamarca, Espanha, Flanders, Itália, Mônaco, Noruega e Suíça, por exemplo

Para a edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado, a ideia da Comissão Europeia é reforçar junto aos compradores do Brasil os potenciais de Alemanha, Dinamarca, Espanha, Flanders, Itália, Mônaco, Noruega e Suíça, por exemplo

 

O turismo tem peso importante na economia de todos os países europeus, contribuindo com até mais de 10% do Produto Interno Bruto — PIB de muitas daquelas nações. Por isso, torna-se imperativo manter uma política voltada a impulsionar a visitação daquela enormidade de destinos, sonhos de consumo de pessoas vivendo ao redor do mundo. Gente em busca do somatório de cultura, gastronomia e história só encontrado por lá.

E esta é disposição com que a Comissão Europeia de Turismo — ETC, sigla formada da denominação em inglês, vem para a edição 2015 do Festival de Turismo de Gramado. A ideia é reforçar junto aos compradores do Brasil os potenciais de Alemanha, Dinamarca, Espanha, Flanders, Itália, Mônaco, Noruega e Suíça, por exemplo, conforme enfatiza e executiva Elvira Salazar, vice-presidente da representação brasileira daquela entidade.

— Esta ação é de grande importância para o mercado de turismo existente em nosso território. Ele representa fatia importante dos turistas chegando ao continente europeu. Em 2014, por exemplo, foram cerca de 3,7 milhões indo para lá. Em virtude destes números, estamos sempre desenvolvendo ações e buscando novas parcerias com intuito de ampliar este fluxo de viajantes entre o Brasil e a Europa — revela Elvira Salazar.

Para ela, o Festival de Turismo de Gramado é dos grandes acontecimentos do turismo não só aqui, mas também pelo exterior. E afirma: “A representatividade deste evento está totalmente alinhada com uma das frentes de atuação da nossa ETC, de manter presença naqueles acontecimentos capazes de potencializar exponencialmente nossos investimentos. E vamos à Serra Gaúcha para buscar isso” — conclui a profissional.

 


 

Pequena homenagem a uma grande ideia

A jornalista Ivone Ferraz, em destaque ao lado do seu acróstico, transformou uma simples página em Word numa peça com potencial para viralizar no ambiente da Internet

A jornalista Ivone Ferraz, em destaque ao lado do seu acróstico, transformou uma simples página em Word numa peça com potencial para viralizar no ambiente da Internet. Ela é criadora do site Construindo uma Cidade Turística

 

O Festival de Turismo de Gramado é das mais importantes realizações voltadas a um segmento econômico desenvolvidas no Brasil — e sua edição 2015 acontece agora, de 5 a 8 de novembro próximo. Nesta condição, desperta interesse de praticamente todos os meios de comunicação de todo o País, desde as redes nacionais de televisão e os mais importantes jornais até os veículos da imprensa alternativa e jornalistas independentes.

Todos buscam uma maneira própria de chamar atenção para o evento, de forma a que o noticiário incluído em suas edições se destaque, faça a diferença, apareça perante o público-leitor ou público-expectador. Assim, é elogiável quando alguém rompe a mesmice e traz à luz uma solução bem criativa, vencendo os limites impostos pela massiva inserção de informações a que estamos submetidos nesta nossa atualidade.

É o caso da profissional Ivone Ferraz, baseada no Município de Torres, situado no litoral Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, transformando uma simples página de Word numa peça de grande alcance. Usando a sigla sob a qual também acontece a promoção do Festival de Turismo de Gramado — Festuris —, produziu um acróstico bastante simpático, mas de enorme impacto visual, chamando para a leitura do mesmo.

Para aqueles que desconhecem, acróstico é uma composição poética na qual o conjunto das letras iniciais — ou, por vezes, do meio, ou mesmo finais — dos versos compõem verticalmente uma frase, ou uma palavra. Assim, ela, munida apenas de sua criatividade e seus conhecimento, criou um elemento reunindo todas as condições para viralizar no ambiente da Web. E estou contribuindo para isso integrando-a ao conteúdo desta minha postagem.

 


 

Todas as imagens presentes neste post foram fornecidas pela Assessoria de Imprensa do Festival de Turismo de Gramado, exceto aquelas que trazem a identificação de origem na própria foto.