Obra foi iniciativa do arquiteto italiano Cherubino Luigi Dovera para satisfazer o desejo de uma de suas filhas. Trabalhando sozinho, levou 13 anos para concluir os trabalhos. Nos primórdios, local rivalizava com os maiores atrativos turísticos da Cidade de São Luís. E, olha: eles não são poucos!

 

Cidade de São Luís: turismo aventura, cultura, ecologia, esportes…

 

A Cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, surpreende seus visitantes a todo momento. Seja qual for o tipo de turismo buscado, encontra-se opções por lá: aventura, cultura, ecologia, esportes, eventos, gastronomia, história, lazer, negócios e muito mais.

Uma das três capitais de Estados brasileiros situadas em ilhas, ao lado da Cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, e Cidade de Vitória, no Estado do Espírito Santo. Única cidade brasileira fundada por franceses, a capital da França Equinocial.

Cidade dos Azulejos, pelo casario do Centro Histórico ter fachadas decoradas com este elemento construtivo; Atenas Brasileira, em função de muitos escritores de expressão mundial em Literatura Portuguesa; capital nacional do Reggae, a Jamaica Brasileira…

 

Cidade de São Luís tem castelo da Idade Média entre suas centenas de atrativos

A Cidade de São Luís teve parte dos 3.500 imóveis históricos com paredes cobertas por azulejos tombados como Patrimônio da Humanidade, em decisão do conselho gestor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura — Unesco

 

Cidade de São Luís: 405 anos de história e cultura singular

 

Com 405 anos de fundação, a Cidade de São Luís, além de uma cultura singular, como grupos de boi-bumbá, tambores de crioula e blocos de Carnaval,  possui acervo de 3.500 prédios, em 220 hectares do Centro Histórico, a maior parte Patrimônio da Humanidade.

Esportes como frescobol, futebol em areia, futevôlei, kitesurf, stand up paddle, surfe e vôlei em areia são populares na Cidade de São Luís em virtude dos 32 quilômetros de extensão de suas praias, algumas alcançando largura de sete quilômetros na maré baixa.

O potencial para turismo científico é enorme com a anunciada internacionalização dos lançamentos de foguetes no Centro de Lançamento de Alcântara, considerado hoje o melhor ponto para se alcançar o espaço, devido estar praticamente na Linha do Equador.

E, mais: a Cidade de São Luís é porta de entrada para dois ícones do turismo mundial: Parque das Chapada das Mesas, no Sudoeste, junto ao Estado do Tocantins, e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, junto ao litoral Nordeste do Estado do Maranhão.

 

Cidade de São Luís tem castelo da Idade Média entre suas centenas de atrativos

A Cidade de São Luís é porta de entrada para dois ícones do turismo mundial: Parque das Chapada das Mesas, no Sudoeste, junto ao Estado do Tocantins, e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, junto ao litoral Nordeste do Estado do Maranhão

 

Cidade de São Luís: castelo medieval na Praia do Araçagy

 

Quase perdida no meio deste manancial de riquezas, chama atenção uma construção no estilo da Idade Média, denominada Castello Dovera. Ela fica na Rua da Lagoa, próxima à Praia do Aracagy, distante cerca de 18 quilômetros do Centro da Cidade de São Luís.

Se as fortificações medievais espalhadas pela Europa têm histórias e lendas associadas a cada uma delas, com o Castello Dovera não é diferente. Seu construtor teve vida fora do comum; e sua realização materializa o amor imenso de um pai por uma grande família.

A obra é do italiano Cherubino Luigi Dovera, padre capuchinho expulso da Igreja por motivo banal. Professor de Latim na Cidade de Grajaú, interior do Estado do Maranhão, ao viajar à Cidade de Belém, capital do Estado do Pará, deixou os estudantes sem aulas.

Uma das alunas escreveu-lhe uma carta, pedindo que trouxesse um dicionário daquele idioma, ao retornar. Ele não recebeu a correspondência, pois foi entregue aos superiores. Estes suspeitaram de romance com aquela jovem e o enviaram de imediato para a Itália.

 

Cidade de São Luís tem castelo da Idade Média entre suas centenas de atrativos

O Castello Dovera fica na Rua da Lagoa, próxima à Praia do Aracagy, distante cerca de 18 quilômetros do Centro da Cidade de São Luís. Quase escondido no meio das árvores, chama atenção pela sua construção imitando o estilo das fortificações da Idade Média

 

Castello Dovera: construção como resultado de amor proibido

 

Foi só chegar à Europa para se desentender de vez com a ordem, largar o hábito e deixar de ser o frei Vitorino de Milão. Decidiu voltar ao Brasil para, aí sim, assumir o romance até então inexistente. Sem dinheiro, praticamente viajou no porão de um navio de carga.

Corria o ano de 1950 quando reapareceu na Cidade de Grajaú. Mesmo todos sabendo dele ter deixado o hábito, ao tomarem conhecimento do namoro com a ex-aluna Olga a comunidade local ficou revoltada. O casal praticamente teve de fugir na calada da noite.

Foram para o Sul do Brasil, indo morar na Cidade do Rio de Janeiro, capital do Estado do Rio de Janeiro. Formado em Arquitetura, especializado na restauração de edifícios antigos, históricos, começou a trabalhar dentro desta área, tornando-se bem conhecido.

Foi assim que retornou ao Estado do Maranhão, contratado para recuperar o Palácio dos Leões e o Teatro Arthur Azevedo. Ele, Olga e seis filhos viveram alojados dentro deste último durante dois anos, até alugar uma casa e comprar um sítio na Praia do Araçagy.

 

Cidade de São Luís tem castelo da Idade Média entre suas centenas de atrativos

O italiano Cherubino Luigi Dovera, arquiteto especializado na recuperação de prédios históricos, foi convidado a retornar ao Estado do Maranhão, mais precisamente à Cidade de São Luís, para fazer a restauração do Palácio dos Leões e do Teatro Arthur Azevedo

 

Castello Dovera: obra nasce para satisfazer desejo da filha pequena

 

Nesta pequena propriedade, com o terreno coberto por dunas de areia, a família passava finais de semana e períodos das férias escolares. Foi lá que a filha Gabriele, com apenas quatro anos de idade, expressou para aquele pai amoroso o desejo de morar num castelo.

Antes disso, depois de ver uma biga romana num filme na televisão, pediu a pai para fazer uma igual para ela. Cherubino Luigi Dovera disse ter sido o trabalho mais difícil da carreira construir aquela espécie de charrete de duas rodas puxada por dois cavalos.

Escultor da maioria dos bustos presentes nas praças da Cidade de São Luís, partiu para realizar o sonho da filha. Em 1978, depois de desenhar o projeto no papel, deu partida à construção do castelo. Trabalhando sozinho, só concluiu a obra 13 anos após, em 1991.

 

Cidade de São Luís tem castelo da Idade Média entre suas centenas de atrativos

O Castello Dovera ocupou pequena propriedade, terreno coberto por dunas de areia, no qual a família passava finais de semana e períodos das férias escolares. Foi lá que a filha Gabriele, com quatro anos de idade, expressou ao pai o desejo de morar num castelo

 

Castello Dovera: interior impressiona visitantes pela simplicidade

 

O resultado impressiona quem o vê pela primeira vez: camuflado no meio das árvores, o conjunto apresenta pontes levadiças, muretas, seteiras e torres e tudo mais existente num castelo de verdade. A entrada está protegida por cavaleiro medieval esculpido em metal.

Este guerreiro, posicionado em pé, está paramentado para a luta: veste o elmo protetor da cabeça, mantém a espada com a mão esquerda e o escudo para defesa com a direita. Ao lado dele, um arco em pedra exibe, na sua parte mais alta, o belo brasão da família.

O emblema reúne a cabeça de uma medusa, um ser mitológico de múltiplos tentáculos, junto aos fundadores da Cidade de Roma, os gêmeos Rômulo e Remo. Na imagem, eles mamam na loba que os adotou como filhos, ao encontrá-los abandonados para morrer.

 

Cidade de São Luís tem castelo da Idade Média entre suas centenas de atrativos

Mesmo hoje, o Castello Dovera impressiona quem o vê pela primeira vez: camuflado no meio de árvores, o conjunto apresenta pontes levadiças, muretas, seteiras e torres e tudo mais existente num castelo de verdade, com a entrada protegida por cavaleiro medieval

 

Castello Dovera: novo atrativo rivalizava com os mais antigos

 

Ao entrar na propriedade, mergulha-se no mundo de um admirador da antiguidade, pois cercou-se de símbolos das mitologias grega e romana. Logo que ficou pronto, o Castello Dovera, com apenas 300 metros quadrados de área construída, virou um grande sucesso.

Rivalizava com os maiores e mais antigos atrativos turísticos oferecidos pela Cidade de São Luís: Convento das Mercês, Igreja da Sé, Palácio dos Leões, Palácio La Ravardière e outros mais. Se nestes a entrada era gratuita, lá pagava-se módica quantia para visitar.

Afinal, além de ser um empreendimento particular, Cherubino Luigi Dovera precisava recuperar as finanças da família, toda investida no imóvel. O interior surpreende pela simplicidade, exibindo uma casa de família como outra qualquer, salvo alguns detalhes.

Varanda e salão de exposição com piscina, decorada com estátua do deus Netuno; copa, cozinha e quatro quartos pequenos; outras dependências comuns a uma residência. Lá, ele vivia com a esposa e a filharada, cercado por galinhas, pés de coco e suas esculturas.

 

Cidade de São Luís tem castelo da Idade Média entre suas centenas de atrativos

Logo que ficou pronto, o Castello Dovera rivalizava com os maiores e mais antigos atrativos turísticos oferecidos pela Cidade de São Luís: Convento das Mercês, Igreja da Sé, Palácio dos Leões, Palácio La Ravardière e outros mais, mesmo cobrando entrada

 

Castello Dovera: ex-presidente José Sarney elogia construtor

 

Daquela época, sobraram lembranças anotadas no Livro de Registros pelos visitantes. “Daria tudo para morar aqui” — registrou uma menina. “Me senti uma princesa” — escreveu outra. O ex-presidente José Sarney deixou anotada a sua admiração, em 1983.

Após o falecimento de Cherubino Luigi Dovera e os filhos crescidos deixando o local, a viúva Olga Dovera foi adaptando a construção para outras finalidades. Por um tempo, funcionou como pequena pousada, com um atendimento muito elogiado pelos hóspedes.

Atualmente, o espaço é locado para eventos e festas. Sua proprietária, a advogada Olga Dovera, ainda sonha em colocar num livro toda a rica trajetória da sua família, iniciada pelo romance entre o jovem que renunciou à sua batina e a ingênua menina do interior.

 

Cidade de São Luís tem castelo da Idade Média entre suas centenas de atrativos

A proprietária do Castello Dovera, a advogada Olga Dovera, sonha em colocar num livro toda a rica trajetória da sua família, iniciada no já longínquo ano de 1950, pelo romance proibido entre o jovem que renunciou à batina e a ingênua menina do interior

 


 

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc. 

A repetição da expressão “Cidade São Luís”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo.

Texto produzido a partir de informações constantes em reportagem da jornalista Marilda Mascarenhas, publicada na edição 28 Graus da revista Veja, de 10 de abril de 1991, além de conhecimentos gerais do autor e pesquisas na Internet, principalmente Wikipedia e espaços do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura da Cidade de São Luís e entidades ligadas à história e ao turismo do território maranhense presentes na Web. Não é um trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

Material produzido a partir da participação na edição 2017 do São João de São Luís, a convite da Revista Maranhão Turismo com apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura da Cidade de São Luís.