Praias são atrativos à parte na Cidade de São Luís. Se a quantidade, oito, pode ser considerada pequena, destacam-se por grandes extensões e enormes variações de marés. Como exemplo, a Praia de Araçagy alcança sete quilômetros na largura da sua faixa de areia ao final da vazante.

 

Completando 405 anos de fundação, a Cidade de São Luís, a bela capital do Estado do Maranhão, é dos mais importantes destinos para visitantes no Nordeste e Norte do País. E oferece diversidade de atrativos turísticos, como cultural, histórico, lazer e natureza.

Possui acervo arquitetônico colonial de cerca de 3.500 prédios, distribuídos por mais de 220 hectares do Centro Histórico, a maior parte Patrimônio da Humanidade, em decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura — Unesco.

Esportes como frescobol, futebol em areia, futevôlei, kitesurf, stand up paddle, surfe e vôlei em areia são populares na Cidade de São Luís em virtude dos 32 quilômetros de extensão de suas praias, algumas alcançando largura de sete quilômetros na maré baixa.

O potencial para turismo científico é enorme com a anunciada internacionalização dos lançamentos de foguetes no Centro de Lançamento de Alcântara, considerado hoje o melhor ponto para se alcançar o espaço, devido estar praticamente na Linha do Equador.

E, mais: a Cidade de São Luís é porta de entrada para dois ícones do turismo mundial: Parque das Chapada das Mesas, no Sudoeste, junto ao Estado do Tocantins, e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, junto ao litoral Nordeste do Estado do Maranhão.

Outro destaque é o turismo de negócios, graças à presença do seu setor industrial, em constante desenvolvimento. Grandes corporações e empresas de diversas áreas buscam a Cidade de São Luís devido à privilegiada posição geográfica e localização estratégica.

Ela ocupa posição equidistante em relação a grandes centros importadores de produtos do Primeiro Mundo, como os 28 países do Mercado Comum Europeu, a Leste, e Canadá e Estados Unidos da América, a Oeste, além de diversos outros do Caribe, por exemplo.

Considerando apenas pontos na área urbana, identificamos 88 deles, categorizados por Locais, IgrejasEdificaçõesMuseusPraçasParques e Praias. Nesse post, abordaremos com imagens e resumos as oito Praias da Cidade de São Luís merecedoras de uma visita.

 

Praia da Guia

 

Cidade de São Luís: praias extensas e faixa de areia alcançando até sete quilômetros

Uma das mais bonitas e melhores praias para banho de mar na Cidade de São Luís. Está no lado Oeste da ilha, a 13 quilômetros do Centro Histórico. Cenário composto por muitas dunas, recifes próximos, vegetação rasteira, manguezais preservados e uma forte variação de maré.

Situada no Bairro da Vila Nova, com vista panorâmica privilegiada da parte urbana, é muito procurada pelos pescadores, pois suas águas apresentam abundância de espécies variadas de peixes. A infraestrutura de atendimento aos frequentadores está resumida a poucos bares.

 

Praia da Ponta da Areia

 

Cidade de São Luís: praias extensas e faixa de areia alcançando até sete quilômetros

Ao Norte da ilha, das mais frequentadas, por estar próxima ao Centro da cidade e excelente acesso por ruas e avenidas asfaltadas. A extensa faixa de areia bem sólida facilita caminhadas. Além de diversos bares, restaurantes e hotéis, abriga o Iate Clube e o Forte de Santo Antônio.

 

Praia de São Marcos

 

Cidade de São Luís: praias extensas e faixa de areia alcançando até sete quilômetros

Situada próximo ao início da Avenida Litorânea, sete quilômetros do Centro. Boa para surf, é preferida pelos jovens. Bares em toda extensão, agitados de manhã à noite. Conhecida como Praia de Marcela, lá ficam o Forte de São Marcos e a casa de veraneio do Governo do Estado.

 

Praia do Araçagy

 

Cidade de São Luís: praias extensas e faixa de areia alcançando até sete quilômetros

A 19 quilômetros do Centro urbano, com grande extensão de areia e dunas altas. Devido às ondas fortes, é muito procurada por surfistas. Urbanizada, possui bares, restaurantes, casas de veraneio e belíssimo farol de orientação à navegação. O acesso é feito por estradas asfaltadas.

 

Praia do Calhau

 

Cidade de São Luís: praias extensas e faixa de areia alcançando até sete quilômetros

Devido à sua areia amarelada e fina, e dunas cobertas por vegetação rasteira, é considerada das mais bonitas da cidade. Na orla, várias opções de lazer, tanto diurno quanto noturno, além de casas de veraneio e hotéis. O acesso se dá a partir de uma extensão da Avenida Litorânea.

 

Praia do Caolho

 

Cidade de São Luís: praias extensas e faixa de areia alcançando até sete quilômetros

Bom local para descansar, fugindo do cotidiano agitado. Ideal para caminhar, relaxar e aquele refrescante banho de mar. Larga faixa de areia dourada e batida, além de dunas cobertas por de vegetação nativa. Mar levemente agitado, apresentando boas ondas dependendo do tempo.

As águas transparentes propiciam condições para mergulhos e esportes como bodyboard e kitesurf. Situada entre Praia do Calhau e Praia do Olho d’Água, ao final da Avenida Litorânea, conta com vários bares e restaurantes servindo bebidas e petiscos e bebidas nas proximidades.

 

Praia do Meio

 

Cidade de São Luís: praias extensas e faixa de areia alcançando até sete quilômetros

Novo nome da antiga Praia do Jaguarema, está situada entre a Praia do Araçagy e a Praia do Olho d’Água. Muito movimentada nos fins de semana, com público diferenciado, com acesso apenas por carro. Presença de bares e casas de veraneio. Excelente para passeios de jet-ski.

 

Praia do Olho d’Água

 

Cidade de São Luís: praias extensas e faixa de areia alcançando até sete quilômetros

Dunas, morros, falésias e vegetação rasteira. Ondas fortes de julho a dezembro, boas para surf e esportes a vela. No verão, ventos fortes permitem o windcar na maré baixa, na faixa de areia bem larga e com piso duro. Tem grande fluxo de visitantes, mas pouca infraestrutura de lazer.

 


 

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc. 

A repetição da expressão “Cidade São Luís”, e outras mais, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo.

Texto redigido a partir de conhecimentos gerais do autor e  pesquisas na Internet, principalmente Wikipedia e espaços do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura da Cidade de São Luís e entidades ligadas à história e ao turismo do território maranhense presentes na Web. Não é um trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.

Material produzido a partir da participação na edição 2017 do São João de São Luís, a convite da Revista Maranhão Turismo com apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura da Cidade de São Luís.