Décadas de esvaziamento levaram à degradação de ampla área central da capital do Estado de Santa Catarina. Iniciativa baseada no fomento da Economia Criativa já mostra suas primeiras vitórias. Projeto recebeu o nome de Distrito Criativo e segue parâmetros definidores de Cidade Inteligente.

 

Cidade de Florianópolis: roteiro comum pelo mundo

 

Problema comum a inúmeras cidades ao redor do mundo é o esvaziamento de suas áreas centrais. Ao longo do tempo, o núcleo habitacional ali gerado concentra instalações de atividades comerciais e gestão pública, limitando, impedindo, as ocupações residenciais.

Como o expurgo dos moradores reduz bastante, ou elimina, serviços voltados a atender às necessidades daquela população, o Centro se transforma num espaço de vida limitada por horários de início e fim de expediente: abre às sete da manhã, fecha às sete da noite.

A cada dia, somam-se 12 horas de abandono, período cruel principalmente para imóveis deixados sem ocupação pelo êxodo das pessoas e inviabilização dos negócios devido à ausência de consumidores. Não podemos esquecer também finais de semana e feriados.

 

Cidade de Florianópolis alcança sucesso na busca pela revitalização do Centro Histórico

Cidade de Florianópolis, Museu Escola Catarinense — O expurgo dos moradores do Centro reduziu e eliminou serviços voltados a atender aquela população, transformando a região num espaço com sua vida limitada por horários de início e fim de expediente

 

Cidade de Florianópolis: solução local de sucesso global

 

Com a segurança focada em áreas de maior densidade habitacional, amplia-se o clima de abandono, terra de ninguém, com depredação de patrimônios históricos, destruição de mobiliário urbano, formação de cracolândias, invasão de propriedades e por aí vai.

Experiências internacionais e nacionais mostram soluções capazes de estancar e reverter este processo. Todas elas fundadas em recuperação de empreendimentos, reocupação de áreas, repopulação de imóveis, revitalização de espaços — acontecendo simultaneamente.

Isto ocorreu nos bairros Soho e Shoreditch, da Cidade de Londres, capital da Inglaterra; Cidade de Barcelona, na Espanha; e Cidade de Medelin, na Colômbia. E segue igual na área portuária da Cidade do Rio de Janeiro, a bela capital do Estado do Rio de Janeiro.

 

Cidade de Florianópolis alcança sucesso na busca pela revitalização do Centro Histórico

Cidade de Florianópolis, Alfândega — O Centro Histórico da capital do Estado de Santa Catarina, após décadas marcadas por estatísticas negativas, é palco da iniciativa denominada Centro Sapiens e seu Distrito Criativo, capazes de reverter a decadência

 

Cidade de Florianópolis: Centro Sapiens e Distrito Criativo

 

O Centro Histórico da Cidade de Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina, não fugiu a este roteiro. Entretanto, após décadas marcadas por estatísticas negativas, a iniciativa denominada Centro Sapiens mostra-se capaz de estancar e reverter a sangria.

Focada na parte Leste daquela ampla área, busca a revitalização de todo o espaço através do fomento da economia criativa lá existente. A mensuração deste potencial, até então apenas evidenciado, exibiu um enorme leque de atividades consolidadas e emergentes.

Um manancial incorporando desde os mais tradicionais, como arte, artesanato, boemia, brechó, comércio, comunicação, design, educação, gastronomia e sebo, até criações mais recentes, fruto do contínuo desenvolvimento tecnológico, como espaços de coworking.

 

Cidade de Florianópolis alcança sucesso na busca pela revitalização do Centro Histórico

Cidade de Florianópolis, Palácio Cruz e Souza — Na área Leste do Centro Histórico estão prédios como Catedral Metropolitana, Museu da Escola Catarinense, Museu Vítor Meireles, Palácio Cruz e Souza e Teatro Álvaro de Carvalho, além da Praça 15 de Novembro

 

Cidade de Florianópolis: caminho pela Economia Criativa

 

Isso foi fundamental para definir a atuação do projeto, batizado como Distrito Criativo, em apenas duas vertentes: apoiador e fomentador da realidade em andamento e meio de se buscar e criar novas opções relevantes para acelerar a transformação do cenário atual.

Os balizadores, tanto da primeira quanto da segunda, estão lastreados nos fundamentos da Cidade Inteligente, como existência de incentivos à criatividade, maior participação cidadã, políticas públicas transdisciplinares, valorização dos recursos culturais e outros.

 

Cidade de Florianópolis alcança sucesso na busca pela revitalização do Centro Histórico

Cidade de Florianópolis, Mercado Público — Os balizadores da formulação do Distrito Criativo vêm dos fundamentos da Cidade Inteligente: incentivos à criatividade, maior participação cidadã, políticas públicas transdisciplinares, valorização da cultura…

 

Cidade de Florianópolis: ações voltadas ao Distrito Criativo

 

A seguir, resumo de ações em andamento, ou apenas previstas, relacionadas ao Distrito Criativo da Cidade de Florianópolis, sendo trabalhadas pela equipe do Centro Sapiens. Abrangendo setores diversos, estão listadas por ordem alfabética de suas identificações:

 

  • Agenda Criativa, disponível e atualizável online
  • Apoio às soluções voltadas aos moradores de rua
  • Cabeamentos para dados e energia elétrica subterrâneos
  • Caminhada Cultural pelo Centro Histórico
  • Cocreation Lab, pré-incubadora de projetos surgidos em criação compartilhada
  • Definição de Planejamento Urbanístico
  • Disponibilização de Wi-Fi gratuito
  • Espaço Coworking de Economia Criativa
  • Estudo do mix de atividades comerciais da região
  • Estudo do potencial imobiliário da região
  • Feira permanente Viva a Cidade
  • Implantação de Polo de Gastronomia
  • Implantação do Centro de Inovação e Design
  • Implantação do Museu da Cidade no Centro Histórico
  • Instalação de um incubadora de Economia Criativa
  • IPTU zero para atração de startups ao Centro Histórico
  • Mapa destacando empreendimentos da Economia Criativa
  • Melhoria nos calçamentos dos passeios e vias
  • Monitoramento dos empreendimentos da Economia Criativa
  • Montagem de Plano Estratégico de Turismo
  • Oficinas de economia criativa para diferentes públicos-alvo
  • Revitalização de prédios históricos
  • Rota Arte Urbana do Circuito Baixo Centro
  • Rota Cultural do Circuito Baixo Centro
  • Rota de Boemia e Gastronomia do Circuito Baixo Centro
  • Rota Retrô do Circuito Baixo Centro
  • Sala de cinema popular no Centro Histórico

 


 

Cidade de Florianópolis alcança sucesso na busca pela revitalização do Centro Histórico

 

Matéria produzida a partir de apresentação de Clarissa Stéfani Teixeira, coordenadora do laboratório Via Estação Conhecimento, do Sapiens Parque, na Cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, dentro do seminário Centro Histórico de Vitória — Criatividade e Inovação Gerando Oportunidades, promovido pelo Sebrae-ES — Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa no Estado do Espírito Santo.

 

Cidade de Florianópolis alcança sucesso na busca pela revitalização do Centro Histórico

 

O Centro Sapiens — clique aqui para conhecer o projeto — e seu Distrito Criativo nasceram de uma parceria entre o Sapiens Parque, da Universidade Federal da Santa Catarina, e a Prefeitura de Florianópolis.

 

• • •

 

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Cidade de Florianópolis” e outras mais é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo.

Trabalho pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material, fazendo as correções. Todas as fotos têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar que será substituída.