Situada na Cidade da Rota Romântica de Canela, a Churrascaria Garfo & Bombacha, em três décadas de existência, tornou-se mais que espaço para se degustar o tradicional churrasco gaúcho. Arquitetura do prédio, museus e show temático resumem um pouco da vida do povo dos Pampas. 

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: culinária de qualidade

 

Comer bem é dos grandes atrativos oferecidos pela Serra Gaúcha, a região de montanhas situada a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Isso tem força maior ainda quando está associado a dois destinos: a Cidade da Rota Romântica de Canela e a Cidade das Hortênsias de Gramado. E, no amplo cardápio de opções gastronômicas disponíveis pelos recantos do extenso território da primeira, um endereço se destaca: a Churrascaria Garfo & Bombacha.

Com quase três décadas de funcionamento, pois foi aberta em 1988, tornou-se mais que apenas local para se degustar o tradicional churrasco gaúcho, acompanhado de culinária regional. Além da variedade de carnes — inclusive javali —, capaz de satisfazer os mais exigentes paladares, o menu soma por volta de 70 pratos, começando por saborosa Sopa de Capeleti de entrada e seguindo por bufê de frios, acompanhamentos, saladas e sobremesas.

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: cultura e culinária do Estado do Rio Grande do Sul

A partir do estacionamento espaçoso — capaz de acomodar um sem número de ônibus de turismo —, o visual Churrascaria Garfo & Bombacha, edificação erguida com toras roliças de Araucária, retratando as antigas construções de casas e galpões dos Pampas gaúchos

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: Costelão na Vala

 

Destaque especial é o Costelão na Vala, grandes mantas de costela bovina, temperadas apenas com sal grosso, assadas pelo calor de brasas durante oito horas. Ah! Em tempo: a carne é servida ao gosto do comensal: malpassada, ao ponto, bem passada, mezzo mezzo. Basta se dirigir ao balcão de atendimento e pedir aos cortadores, pois a Churrascaria Garfo & Bombacha abandonou o serviço a rodízio, medida tomada por motivos de segurança.

Devido ao tamanho da casa, com capacidade para receber até 900 pessoas, nos momentos dos shows, era impossível para os garçons circularem pelos ambientes. Aliás, os shows apresentados na Churrascaria Garfo & Bombacha são outros diferenciais em relação a casas similares. Com danças, figurinos, música e narrativas, resumem a incomparável riqueza de costumes, cultura, folclore, história e tradições do povo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: cultura e culinária do Estado do Rio Grande do Sul

O destaque da culinária da Churrascaria Garfo & Bombacha é o Costelão na Vala: mantas de costela bovina, temperadas apenas com sal grosso, assadas pelo calor de brasas durante oito horas. A carne é servida ao gosto do comensal: malpassada, ao ponto, bem passada

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: toras de Araucária

 

Todo este clima o visitante começa a perceber logo ao chegar. A partir do estacionamento espaçoso — capaz de acomodar um sem número de ônibus de turismo —, tem-se o visual arrebatador de uma edificação erguida com toras roliças de Araucária, retratando as antigas construções de casas e galpões dos Pampas gaúchos. Cruzando-se a entrada, à direita e à esquerda, ambientes temáticos oferecem uma imersão no modo de vida daquela população.

Dois pequenos museus exibem peças tais como animais empalhados, armas antigas, móveis rústicos, tralhas de acampamento, troféus de caça, utensílios para cavalgar e bem mais. Há, também, a Sala do Chimarrão, Farmácia Campeira, ambientação para a produção de fotos especiais e loja de conveniência, com oferta de itens do artesanato local. Peles de sucuris enfeitam as paredes, também cobertas por quadros, fotografias antigas e outros adornos.

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: cultura e culinária do Estado do Rio Grande do Sul

No interior da Churrascaria Garfo & Bombacha, museus exibem animais empalhados, armas antigas, móveis rústicos, tralhas de acampamento, troféus de caça e utensílios para cavalgar. Há, também, Sala do Chimarrão e Farmácia Campeira e loja de conveniência

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: salão para 900 pessoas

 

O salão principal, ocupado por duas centenas de mesas, cada uma delas cercada por quatro cadeiras, tem ao fundo um palco espaço. Lá, um grupo de artistas próprio da Churrascaria Garfo & Bombacha, o Rastro do Tempo, apresenta-se em dias e horários definidos, agenda sempre disponível no site do empreendimento. As exibições são enriquecidas por repertório de ritmos e músicas clássicas do cancioneiro rural: boleadeira, chula, fandango, guarânia

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: cultura e culinária do Estado do Rio Grande do Sul

O salão principal é ocupado por duas centenas de mesas, cada uma delas cercada por quatro cadeiras, tem ao fundo um palco espaço. Lá, trupo de artistas próprio da Churrascaria Garfo & Bombacha, o Rastro do Tempo, apresenta-se segundo agenda sempre disponível no site

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: outras imagens

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: cultura e culinária do Estado do Rio Grande do Sul

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: cultura e culinária do Estado do Rio Grande do Sul

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: cultura e culinária do Estado do Rio Grande do Sul

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: cultura e culinária do Estado do Rio Grande do Sul

 

Churrascaria Garfo & Bombacha: cultura e culinária do Estado do Rio Grande do Sul

 


 

Matéria produzida a partir da participação na edição deste ano da Feira Internacional de Turismo de Gramado — Festuris 2016, dias 3 a 6 de novembro, no Sierra Park Centro de Feiras e Eventos, na Cidade das Hortênsias de Gramado, no Estado do Rio Grande do Sul.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Churrascaria Garfo & Bombacha” — e outras mais — é intencional. Ela é a principal palavra-chave dos conteúdos. Colocá-la várias vezes na postagem faz parte das técnicas deSearch Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com Bing, Google ou Yahoo.

Nos meus textos de divulgação de turismo, adotei o critério de, ao citar uma cidade, fazê-lo em conjunto com seus apelidos. Exemplo: Cidade das Hortênsias de Gramado ou Cidade da Rota Romântica de Canela.

As fotos de terceiros estão identificados. Sem algum dos seus autores não concordar com sua utilização, basta informar pelo [email protected] que elas serão excluídas e substituídas por outras devidamente autorizadas.