Evento completa um quarto de século consolidando-se como uma das melhores feiras de negócios de Turismo no Brasil. Números finais comprovam sucesso profissional do evento. BNT Mercosul 2020 já está marcada, ocorrendo nos dias 29 e 30 de maio do próximo ano.

 

BNT Mercosul 2019: coragem nascendo do medo

 

Toda coragem precisa de um medo para existir.

Uma estranha dependência,

Complicada de sentir:

A coragem de levantar

Vem do medo de cair.

 

Use sempre a coragem para se fortalecer.

E, quando o medo surgir,

Não precisa se esconder.

Faça que seu próprio medo

Tenha medo de você.

 

Com esse poema de Bráulio Bessa, Geninho Góes, diretor da BNT Mercosul, deu partida à solenidade de abertura da edição 2019 do evento, testemunhada por grande público ocupando o saguão de entrada do moderno Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira.

Ao lado dele — alguns, também discursando —, executivos de grandes empreendimentos do segmento do Turismo no Brasil e fora dele; lideranças de diversas entidades representativas da iniciativa privada; e, nomes dos Poderes Públicos nas esferas municipal, estadual e federal.

À frente, agentes de viagens de todo o País e do exterior, estudantes de Turismo, equipes de expositores e imprensa especializada — todos vindos à Cidade de Itajaí, na Costa Nordeste do Estado de Santa Catarina, para conhecer em primeira mão novidades em produtos e serviços.

 

Profissionais do Turismo do País e do exterior, estudantes de Turismo, equipes de expositores e imprensa especializada dirigiram-se à Cidade de Itajaí, na Costa Nordeste do Estado de Santa Catarina, para conhecer novidades em produtos e serviços

 

BNT Mercosul 2019: 25 anos superando crises

 

Na expressão de resilência descrita pelos versos, Geninho Góes resumia o esforço diuturno, feito por ele próprio e toda sua equipe, para concretizar a edição de 25 anos da sua realização frente às dificuldades impostas, principalmente, por uma economia em estado de inanição.

Não podemos deixar de citar os problemas afetando o mercado de um dos maiores emissores de visitantes para a BNT Mercosul, como é o caso da Argentina — também responsável por perdas significativas no movimento do Turismo verificado na Cidade de Balneário Camboriú.

Verdadeiro workaholic, personalidade criativa, otimista por convicção, sempre entusiasmado, elencou as possibilidades comerciais geradas pela BNT Mercosul, alcançando um quarto de século depois de ultrapassar as mais diversas crises vividas pelo País ao longo desse período.

— Sem sombra de dúvida, são vários marcos: para a BNT Mercosul, para o mercado turístico nacional e também para os empreendedores do setor, os maiores beneficiados pelos negócios de qualidade possibilitados a partir da participação tanto na feira quanto no Business Center.

 

A movimentação foi prejudicada por problemas de mercado de um dos maiores emissores de visitantes para a BNT Mercosul: Argentina — também responsável por perdas no movimento do Turismo da região do entorno da Cidade de Balneário Camboriú

 

BNT Mercosul 2019: evento distribui-se por três cidades

 

Como nos últimos três anos, o evento, desenvolvido de 23 a 26 de maio, teve seus trabalhos divididos entre as vizinhas Cidade de Balneário Camboriú, a Cidade de Itajaí e a Cidade de Penha, umas mais, outras menos, todas ícones na atração de visitantes em território nacional.

A primeira, além de abrigar expositores e profissionais em sua rede de hotéis, sedia também as negociações do Business Center, pela quarta vez seguida, momento no qual compradores e vendedores fecham negócios em contatos agendados previamente e com duração determinada.

No moderno Centro de Eventos da segunda, desenvolvem-se a feira propriamente dita e uma das partes mais importantes da realização, as capacitações para agentes de viagens vindos de variados pontos do Brasil e de diversos países, principalmente os vizinhos da América do Sul.

E a terceira abriga a festa de encerramento, realizada dentro do Beto Carrero World. É o momento, também, no qual o maior parque temático da América Latina prestigia seus mais destacados vendedores, entregando a cada um deles troféu especialmente criado para isso.

 

O Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, da Cidade de Itajaí, é palco da feira e uma das partes mais importantes da realização: capacitações para agentes de viagens de todo o Brasil e de diversos países, principalmente vizinhos da América do Sul

 

BNT Mercosul 2019: feira com ambientação organizada

 

Ao adentar o amplo espaço da feira, os visitantes depararam com ambientação organizada, permitindo circulação confortável entre estandes com decorações impecáveis. Isso, fruto de inovação incorporada em 2018, agora repetida graças ao enorme sucesso obtido ano passado.

Trata-se do layout de distribuição dos espaços para exposição, denominado como Rua Aberta. Apresentando-se como ruptura frente ao formato tradicional, apresentando vias em labirinto ou em paralelo, oferece maiores possibilidades de encontros entre compradores e vendedores.

Simplesmente representando uma planta baixa com maior criatividade, permite crescimento na quantidade de unidades de negócios oferecidas, sem a necessidade de ampliação da área ocupada sobre o chão do pavilhão — sem dúvida, um significativo ganho em produtividade.

— Esse nosso novo design da montagem oferece corredores mais dinâmicos, retos, largos, livres. Isso permite circular com desenvoltura, encontrando com facilidade os expositores e, o mais importante, as sete Salas de Capacitação — destaca, satisfeito, o diretor Geninho Góes.

 

No espaço da feira, os visitantes encontraram ambientação organizada, permitindo circulação confortável entre estandes com decorações impecáveis. Isso, fruto de inovação incorporada em 2018, agora repetida graças ao enorme sucesso obtido ano passado

 

BNT Mercosul 2019: resultados comprovam sucesso

 

Agentes de viagens e empreendedores do setor vindos da Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai — além de brasileiros —, deixando de lado os problemas por instantes, conheceram produtos, soluções, serviços e tecnologias, muitos existentes e outros a serem logo lançados.

A incorporação desse universo de pessoas teve caráter decisivo para validar ainda mais aquilo hoje considerado dos mais atraentes, decisivos, diferenciados, imperdíveis e importantes das edições da BNT Mercosul: os aprimoramentos específicos para o moderno agente de viagem.

Mais uma vez, este esforço deixou marcas capazes de comprovar o sucesso do acontecimento: 3.321 agentes capacitados e 1.440 contatos no Business Center — e incontáveis negociações dentro da feira, devido à participação de 149 operadores e 350 marcas de produtos e serviços.

 

A BNT Mercosul 2019 atingiu resultados capazes de comprovar seu sucesso: 3.321 agentes capacitados e 1.440 contatos no Business Center — e incontáveis negociações dentro da feira, pela participação de 149 operadores e 350 marcas de produtos e serviços

 

BNT Mercosul 2019: Salas de Capacitação sempre lotadas

 

As Salas de Capacitação comprovaram o valor de outra inovação criada pela BNT Mercosul. Funcionando como backstage do estande, estavam arrumadas como pequenos auditórios, nos quais apresentações de 30 minutos, separadas por intervalos iguais, sucediam-se hora a hora.

Não há mais revezamento de palestrantes sempre num mesmo ambiente. Usando as Salas de Capacitação específicas nas tardes da sexta-feira e do sábado, tanto os profissionais quanto os interessados eram confortavelmente recebidos segundo horários divulgados em antecedência.

Também funcionou a contento outra solução inovadora da BNT Mercosul, com seus estandes, oferecidos sob duas opções: Módulo com de Sala de Capacitação, sucesso de 2018, e Módulo Plus, entregando espaço bem maior para o expositor trabalhar com mais conforto e qualidade.

 

Outra solução inovadora da BNT Mercosul funcionou a contento: estandes, oferecidos sob duas opções: Módulo com de Sala de Capacitação, sucesso de 2018, e Módulo Plus, entregando espaço bem maior para o expositor trabalhar com mais conforto e qualidade

 

BNT Mercosul 2019: apresentação de destinos e empreendimentos

 

Cidades, estados, empreendimentos e instituições aproveitaram o modelo para apresentar uma grande diversidade de destinos, novidades e temas, capazes de somar conhecimento à atuação do agente de viagem no retorno aos locais de residência, no dia a dia do trabalho de cada um.

A Cidade de Blumenau e a Cidade de Pomerode, ambas no Vale Europeu do Estado de Santa Catarina, trabalharam as heranças deixadas pelos pioneiros imigrantes alemães. A Cidade de Parauapebas, no interior do Estado do Pará, veio com forte patrimônio de cunho ambiental.

Estado de Pernambuco, Estado de São Paulo, Estado do Maranhão, Estado do Mato Grosso do Sul e Estado do Rio Grande do Norte enfatizaram diferenciais, não de concorrentes, e sim de parceiros na busca de um Turismo qualificado no território brasileiro e por todo o mundo.

O Parque Unipraias trouxe atrações da Cidade de Balneário Camboriú; da Cidade de Canela, na Serra Gaúcha, a bela região de montanhas a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul; e, da Cidade de Aparecida, o polo de Turismo Religioso no Nordeste do Estado de São Paulo.

Por fim, o Ministério do Turismo, além de trabalhar seus programas voltados à qualificação, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos — Cadastur, isso, tanto para Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas.

 

O Parque Unipraias trouxe atrações da Cidade de Balneário Camboriú; Cidade de Canela, na Serra Gaúcha, bela região de montanhas a Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul; e, Cidade de Aparecida, polo de Turismo Religioso no Nordeste do Estado de São Paulo

 

BNT Mercosul 2019: 40 vendedores no Business Center

 

Como de hábito, o Business Center da BNT Mercosul 2019 aconteceu durante a manhã do sábado, 25 de maio, ocupando confortáveis ambientes do Hotel Sibara Flat & Convenções, na Cidade de Balneário Camboriú, aproximando os profissionais de turismo aos bons negócios.

Com os compradores sendo recebidos mediante agendamento prévio e tempo cronometrado, dentre os 40 vendedores presentes destacavam-se grandes players do mercado, como a Azul Viagens, CVC, Flytour e Latam Viagens, gerando um sem-número de negócios, parcerias…

Mais alguns números representativos do sucesso da BNT Mercosul 2019: 5.522 acessos de visitantes, muitos deles participantes dos 33 grupos de famtours recebidos durante os dois dias do evento, profissionais qualificados oriundos de 36 cidades estrangeiras e 306 brasileiras.

 

Mais números representativos do sucesso da BNT Mercosul 2019: 5.522 acessos de visitantes, muitos participantes dos 33 grupos de famtours recebidos durante os dias do evento, profissionais qualificados oriundos de 36 cidades estrangeiras e 306 brasileiras

 

BNT Mercosul 2019: atendendo expectativas do mercado

 

Esse conjunto de dados exibe o segredo da maturidade sustentável da BNT Mercosul: sempre atender expectativas do mercado. Desde a primeira edição, realizada em 1993, organizadores prezaram por qualificação do público e adequação do mesmo às necessidades dos expositores.

Isto permitiu um crescimento gradativo ano após ano: de apenas 400 visitantes no seu início, aproximou-se dos seis mil na atualidade, alcançando ponto de equilíbrio: presença de agentes de viagens, Salas de Capacitação lotadas e frequência de qualidade todos os dias do evento.

— A credibilidade da BNT Mercosul contribui para diversos setores da economia, interna e externa. Ele cria oportunidade para brasileiros e estrangeiros conhecerem atrações, produtos e serviços tanto do nosso País assim como de muitas outras nações — pontua Geninho Góes.

 

“A credibilidade da BNT Mercosul contribui para a economia, interna e externa. Cria oportunidade para brasileiros e estrangeiros conhecerem atrações, produtos e serviços tanto do País como de muitas outras nações” — pontua Geninho Góes, diretor do evento

 

BNT Mercosul 2019: edição de 2020 será dias 29 e 30 de maio

 

Ainda segundo o diretor da BNT Mercosul, a maior parte dos expositores trabalha um mix de consumidores nacionais e internacionais. E tanto vendem para dentro como para fora de suas nações, promovendo o mercado interno numa mão e o externo em outra, tudo em harmonia.

— Nossa carteira de expositores inclui alguns dos mais tradicionais destinos e operadores do Brasil e internacionais. Isso instiga tanto nossos turistas quanto os do Mercosul e de diversas partes do planeta. E esse movimento de formiguinhas fomenta a economia em sua totalidade.

Como uma das marcas dos 25 anos da BNT Mercosul, ele enfatiza o continuado apoio ao crescimento do Turismo dentro de nossas fronteiras, “repletas de belezas naturais, ricas em patrimônios históricos, sem ainda receber a quantidade de visitantes da qual é merecedora.”

Números comprovam o rumo correto da iniciativa, pois o Brasil ocupa somente a 16ª posição no ranking global do turismo internacional, perdendo para países como Emirados Árabes Unidos, Japão e Suíça, todos com dimensões territoriais reduzidas em relação a nós, e Índia.

Outro dado demostra a urgência de choque nesse setor: o Ministério do Turismo identificou 44,4% dos brasileiros nunca terem viajado a turismo aqui dentro. Tomara não ser necessário a BNT Mercosul alcançar sua edição 100 para vermos tudo isso modificado significativamente.

No encerramento, Geninho Góes, usando sua coragem para se fortalecer, não precisando se esconder pois não tem medo de cair — e, se isso, algum dia, acontecer, tenham certeza, vai se levantar a sorrir — anunciou: “BNT Mercosul 2020? Dias 29 e 30 de maio do próximo ano.”

 

Uma das marcas dos 25 anos da BNT Mercosul está no continuado apoio ao crescimento do Turismo dentro de nossas fronteiras. Uma terra repleta de belezas naturais, rica em patrimônios históricos, sem ainda receber a quantidade de visitantes da qual é merecedora.

 

BNT Mercosul 2019: muitos apoios imprescindíveis

 

A BNT Mercosul 2019 conta com o apoio dos seguintes patrocinadores:

 

A BNT Mercosul 2019 conta com o apoio das seguintes participações especiais:

  • Associação das Hospedarias Domiciliares da Ilha de Fernando de Noronha
  • Estado de São Paulo
  • Estado do Maranhão
  • Estado do Mato Grosso do Sul
  • Estado do Rio Grande do Norte
  • Estado do Rio Grande do Sul
  • Hotel Sibara Flat & Convenções
  • Município de Blumenau — Estado de Santa Catarina
  • Município de Parauapebas — Estado do Pará
  • Município de Penha — Estado de Santa Catarina
  • Parque Unipraias

 

BNT Mercosul 2019: pequenos detalhes, grandes movimentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

O post “BNT Mercosul 2019 comemora 25 anos vencendo crise na Argentina e estagnação no Brasil” foi produzido por João Zuccaratto, jornalista especializado em Turismo baseado na Cidade de Vitória, a capital do Estado do Espírito Santo, a partir de sua participação na BNT Mercosul 2019, realizada dias 23 a 26 de maio, nas Cidades de Balneário Camboriú e Cidade de Itajaí, ambas situadas no litoral Norte do Estado de Santa Catarina, com apoio do Hotel Bhally e da empresa de receptivo Class Tour Camboriú e IP Receptivo e Turismo.

Clique nos trechos em colorido ao longo do post “BNT Mercosul 2019 comemora 25 anos vencendo crise na Argentina e estagnação no Brasil” para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando a verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

No post “BNT Mercosul 2019 comemora 25 anos vencendo crise na Argentina e estagnação no Brasil”, a repetição de algumas expressões, como BNT Mercosul 2019, é intencional. Elas são as principais palavras-chave dos conteúdos. Colocá-las várias vezes na postagem faz parte das técnicas de Search Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com BingGoogle ou Yahoo!.

O post “BNT Mercosul 2019 comemora 25 anos vencendo crise na Argentina e estagnação no Brasil” pode apresentar erros. Se forem apontados, reeditarei o material com as correções.

Todas as fotos e imagens presentes no post “BNT Mercosul 2019 comemora 25 anos vencendo crise na Argentina e estagnação no Brasil” têm origem identificada. Se o autor de algumas delas discordar do seu uso, basta avisar para ser substituída.