Números provam sucesso deste grande evento: foram 105 estandes, 385 expositores, 400 marcas, nove países, 27 Estados do Brasil, 300 cidades brasileiras, 38 famtours de agentes de viagens, 5.936 profissionais presentes, 1.631 participantes das capacitações. Que venha 2018!

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

 

A BNT Mercosul 2016 aconteceu justamente no momento em que todos torcem por uma retomada no ritmo de crescimento do Brasil. Depois de mais de um ano marcado por estagnação nos negócios, a expectativa era de que o novo Governo consiga mudar o cenário de pessimismo para otimismo, com medidas voltadas a destravar a economia. E o evento mostrou rotas para se vencer o desânimo: bastante confiança e muito trabalho.

Assim como em 2015, a BNT Mercosul 2016 foi realizado no moderno Centro de Eventos de Itajaí, Município localizado no litoral Norte do Estado da Santa e Bela Catarina. Trata-se de um espaço moderno, capaz de abrigar congressos, exposições, feiras, seminários, workshops e atividades afins com conforto e segurança. Além de muito bem localizado, às margens do Rio Itajaí, é dotado de amplo estacionamento.

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

Geninho Góes e Jair Pasquini, diretores da BNT Mercosul 2016: eventos de turismo têm futuro, porque o contato business to busines neste atividade é muito forte

 

A solenidade de abertura da BNT Mercosul 2016, muito concorrida, contou com as presenças de Édson Renato Dias, prefeito, e Hélio Dagnoni, secretário de Turismo, ambos do Município de Balneário Camboriú; Valdete Orci, secretária de Turismo do Município de Itajaí; Valdir Walendowsky, presidente da Empresa Santa Catarina de Turismo — Santur; e Rogério Siqueira, diretor-presidente do Beto Carrero World.

Outro nome importante do setor se fez presente àquele momento: Michel Tuma Ness, presidente da Federação Nacional do Turismo — Fenactur. “Turismo é minha profissão por escolha” — contou Geninho Góes, diretor da BNT Mercosul 2016 em seu discurso. “Foi um ano fácil? Não, para ninguém. Então, o que temos que fazer? Superar nossos limites” — apontou, ressaltando a importância do evento para impulsionar a economia.

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

Rogério Siqueira, diretor-presidente do Beto Carrero World, e Valdir Walendowsky, presidente da Empresa Santa Catarina de Turismo — Santur, personalidades abrilhantando a solenidade de abertura da BNT Mercosul 2016

 

Geninho Góes seguiu alinhando diversos outros valores, provando a forte importância do turismo como indutor de desenvolvimento sustentável, gerador de renda, criador de postos de trabalho qualificados e promotor de melhoria da qualidade de vida. Lembrou que a indústria de viagens e turismo gerou 3,1 milhões de empregos em 2014, cresceu 2,5% em 2015 e tem uma previsão pessimista de alcançar a marca 3,7 milhões até 2025.

No Brasil, a contribuição da indústria do turismo, em empregos, soma R$ 8,8 bilhões. O País é quinto no mundo, bem acima da média mundial: R$ 2 bilhões. Dois outros países da América do Sul presentes na BNT Mercosul 2016 exibem números promissores. A Argentina, com R$ 1,6 bilhões, ocupando o 26º lugar; o Chile, R$ 720 milhões, na 44ª posição. Estas duas nações representam 22% dos profissionais participantes do evento.

O investimento de capital, no Brasil, para o setor do turismo, chegou a R$ 63 bilhões em 2015. Era de R$ 48 bilhões em 2009, e deve quase dobrar nos próximos 10 anos. Outro dado mostrando esta importância são os gastos do brasileiro viajando dentro do País. O valor superou R$ 300 bilhões em 2015, e deve ultrapassar a marca dos R$ 400 bilhões até 2025. É um cenário de números promissores, apesar do momento de crise.

Jair Pasquini, outro diretor da BNT Mercosul 2016, também analisou o quanto uma realização como aquela influencia no aquecimento mercado. “Temos empresas que, ano após ano, apostam na promoção, participam da feira. Este é o melhor caminho para o fortalecimento do nosso setor de turismo.” E chamou a atenção para a participação de 50 importantes empresários no Business Center e as mais de 400 marcas presentes.

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

Geninho Góes e Jair Pasquini, com a estrutura da BNT Mercosul 2016 ao fundo: “Temos empresas que, ano após ano, apostam na promoção, participam da feira. Este é o melhor caminho para o fortalecimento do nosso setor de turismo”

 

O objetivo central da BNT Mercosul 2016 foi capacitação profissional, tanto de agentes de viagem quanto das operadoras. Para tanto, foram disponibilizados diversos horários, no Auditório do Centro de Eventos de Itajaí. Uma das palestras de maior sucesso foi a de Fred Perillo, consultor e estrategista da Agência Nuvem, com o tema “O impacto das novas tecnologias no turismo: o que fazer para se manter competitivo no mercado.”

Outros temas de sucesso desenvolvidos foram “Mato Grosso do Sul: Bonito e Pantanal, dois destinos em uma só viagem”; “Santa Lúcia: exuberante e luxuosa. Simplesmente Linda!” — destino do Mar do Caribe, assim como a sua forte concorrente “República Dominicana, o maior destino no Caribe”; e, “Região Turística Costa Verde & Mar: para viver dias incríveis” — reunindo pontos do litoral do Estado da Santa e Bela Catarina.

Durante os dois dias da BNT Mercosul 2016, 1.631 profissionais, em sua maior parte integrantes dos 38 famtours vindos de diversos pontos do País e até de nações vizinhas, aproveitaram a grade oferecida. “Nosso foco nas capacitações, neste ano, foi decorrente de pedidos dos agentes, captados em pesquisas nas edições anteriores. “Ficamos felizes em ter atendido e acertado, vendo tamanha adesão” — revelou o diretor Jair Pasquini.

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

O objetivo central da BNT Mercosul 2016 foi capacitação profissional, tanto de agentes de viagem quanto das operadoras. Para tanto, foram disponibilizados diversos horários, no Auditório do Centro de Eventos de Itajaí

 

Outro fator inovador da BNT Mercosul 2016 é a formatação do seu Business Center. Antes do horário e fora do ambiente da feira, as reuniões de negócios foram realizadas em salas do Centro de Convenções do Infinity Blue Resort & SPA. Estruturado como ambiente exclusivo, seus resultados justificaram plenamente as grandes expectativas dos organizadores da BNT Mercosul 2016, os empresários Geninho Góes e Jair Pasquini.

Estavam presentes representantes da Abreutur, CVC, Decolar.com, Flytour, Hotel Urbano, Latam Linhas Aéreas, Trend Operadora e Visual Turismo, além de diversos outros, somando cerca de 40 nesta primeira edição. Com atendimento dedicado, houve tempo suficiente para compradores e vendedores tratarem apenas de temas comerciais: apresentação de tarifários, períodos de bloqueios e reservas, pacotes promocionais…

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

Outro fator inovador da BNT Mercosul 2016 é a formatação do seu Business Center. Antes do horário e fora do ambiente da feira, as reuniões de negócios foram realizadas em salas do Centro de Convenções do Infinity Blue Resort & SPA

 

A Secretaria de Turismo do Município de Porto Belo aproveitou a BNT Mercosul 2016 para fazer o lançamento da quarta edição do seu Festival do Camarão. O prefeito da cidade, Evaldo Filho, esteve presente, agradecendo a oportunidade de divulgar o evento. “Viemos apresentar nossa festa, já incluída no calendário de outubro de Santa Catarina” — disse, referindo-se às atrações promovidas no Estado, todos os anos, nesta época.

O Festival do Camarão 2016 acontecerá entre os dias 13 e 16 de outubro de 2016, no Município de Porto Belo, situado no litoral Norte do Estado da Santa e Bela Catarina.  Catarinense, distante apenas 50 quilômetros da capital, a cidade de Florianópolis. Na oportunidade, os presentes puderam degustar uma caldeirada de camarão, um dos pratos mais tradicionais da culinária local, criado a mais de 100 anos, por imigrantes açorianos.

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

Os diretores Geninho Góes e Jair Pasquini comemoraram os resultados positivos da BNT Mercosul 2016, e projetam um crescimento de 48% até 2025 por acreditarem na sede do evento, local amplo, podendo atrair grande número de expositores

 

Os diretores, Geninho Góes e Jair Pasquini comemoraram os resultados positivos deste ano, e projetam um crescimento de 48% até 2025 por acreditarem na sede do evento, local amplo, podendo atrair grande número de expositores. Eles acreditam que as feiras de turismo têm vida longa, pois o contato business to business, o famoso B2B, segue forte no segmento, com os eventos representando grandes oportunidades de negócios.

O encerramento da BNT Mercosul 2016 aconteceu nas instalações do Beto Carrero World, coincidindo com a festa em que aquele parque temático premia seus maiores vendedores do período 2015/2016. Os convidados foram recepcionados no Castelo das Nações e, depois de coquetel, acompanharam uma espetacular exibição de fogos de artifício sob a noite de céu claro, sendo encaminhados para o Teatro Sonho do Cowboy.

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

De acordo com o diretor-presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, o evento e os prêmios consolidam uma homenagem aos agentes de viagem, pois foi o trabalho deles o transformador do parque no destino mais procurado da América Latina

 

De acordo com o diretor-presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, o evento e os prêmios consolidam uma homenagem aos agentes de viagem, pois foi o trabalho deles o transformador do parque no destino mais procurado da América Latina. “Eles entregam a possibilidade de se ser feliz com alguém que se ama. Materializam sonhos, permitindo às famílias desfrutarem juntas momentos de felicidade ímpar” — revelou.

Entremeadas à entrega dos troféus, aconteciam apresentações resumidas de todos os shows oferecidos atualmente no Beto Carrero World: Blum, Excalibur, Madagascar e Velozes e Furiosos. Foram momentos de grande profusão de acrobacias e danças, a velocidade de carros e motos elevando os níveis de adrenalina, apresentações únicas de animais e personagens do cinema —tendo ao fundo aquela trilha musical de arrepiar.

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

Entremeadas à entrega dos troféus, aconteciam apresentações resumidas de todos os shows oferecidos atualmente no Beto Carrero World: Blum, Excalibur, Madagascar e Velozes e Furiosos

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

Ao final da festa de premiação dos maiores vendedores de Beto Carrero World, uma imagem reunindo todos os agraciados com os troféus

 

Números da BNT Mercosul 2016

 

• 105 estandes

• 385 empresas expositoras

• 400 marcas

• 9 países

• 27 Estados do Brasil

• 300 cidades brasileiras

• 38 famtours de agentes de viagens

• 5.936 profissionais presentes

• 1.631 profissionais participantes das capacitações

 

A BNT Mercosul 2016 contou com o apoio do

 

Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau

Beto Carrero World

Empresa de Turismo de Santa Catarina — Santur

Fundo de Desenvolvimento do Turismo — Fundtur

Governo da República Dominicana

Governo do Estado de Santa Catarina

Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Infinity Blue Resort & SPA

Município de Balneário Camboriú

Município de Itajaí

Município de Porto Belo

Parque Unipraias

Região Turística Costa Verde e Mar — Estado da Santa e Bela Catarina

 

A seguir, algumas imagens da BNT Mercosul 2016

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise

 

BNT Mercosul 2016 mostra o turismo como uma das saídas para superação da crise