Que tal passar um dia experimentando mergulhar equipado como profissional? Trata-se de experiência com emoções para se guardar por toda a vida. E ao alcance de qualquer turista que esteja visitando a belíssima cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina

 

Turismo de Experiência Santa Catarina em todos os sentidos: rafting unido à ecologia

A marca do projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” resume em seu design as diversas opções à disposição dos turistas

 

A beleza do mar no entorno da Ilha de Santa Catarina, na qual está localizada a cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, inebria qualquer turista. As praias de areia branca, o azulado do oceano e a transparência das águas são convidativas. Apreciar o horizonte, nadar, boiar, pegar onda, praticar surf, equilibrar-se no stand up padle e navegar suavemente dentro de um pequeno barco são prazeres normais para qualquer visitante.

Mas, e que tal mergulhar? Mergulho mesmo! Aquele com o corpo protegido com roupa de neoprene, calçado com nadadeiras — os famosos pés de pato —, cilindro de ar comprimido às costas, colete equilibrador, bocal para respirar e máscara de vidro à frente dos olhos, para permitir a observação do mundo submarino. E num formato acessível mesmo para pessoas inexperientes. Vai-se da teoria à prática num piscar de olhos e, no final, recebe certificado.

Essa é a opção que a Água Viva Mergulho colocou à disposição do projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos”. É só agendar a participação, chegar na hora marcada e pronto! Enquanto o grupo navega da Praia de Jurerê até à Ilha do Arvoredo, são cerca de hora e meia de instruções básicas sobre o “batismo”, assim chamada a primeira experiência subaquática de quem nunca se aventurou em passeios bem abaixo da superfície.

Primeiro, são passadas orientações sobre os equipamentos. Depois, abordadas técnicas para lidar com os efeitos da pressão sobre o organismo. E, por fim, instruções para identificar as espécies marinhas. Cada pessoa recebe um Guia de Orientação, caneta especial e placa em PVC na qual fará suas anotações. O mergulho é sempre em dupla, com todos os novatos acompanhados e guiados por instrutores credenciados e experientes, formados em Biologia.

Além de monitorar o funcionamento dos equipamentos e as condições vitais do estreante, este “guarda-costas” ajudará nas anotações sobre o que for avistado. Após 30 minutos de submersão, será iniciada a subida. No retorno à embarcação, depois de um breve descanso, será realizada uma discussão sobre as espécies encontradas e, também, presença de detritos. A ideia é conscientizar os participantes em relação ao descarte irregular de resíduos sólidos.

Após retorno e desembarque na Praia do Jurerê, segue-se até à Água Viva Mergulho, para receber o Certificado de Participação na Experiência em Mergulho. Tendo interesse, acerta-se à parte o acompanhamento de fotógrafo, registrando tudo em imagens a serem exibidas a familiares, amigos, colegas de escola, companheiros de trabalho ou para os seguidores dos perfis particulares em redes sociais. E, é claro!, relembrar as emoções pelo resto da vida.

 

Beleza do mar de Florianópolis convida para uma Experiência de Mergulho

A Água Viva Mergulho foi criada em 2012 pelo casal Bianca Silva, formada em Engenharia Ambiental e Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC, e Fabrício Richmond Rodrigues, um dos mais preparados profissionais em atuação no Brasil

 

Beleza do mar de Florianópolis convida para uma Experiência de Mergulho

Pontos de mergulho ao redor da Ilha do Arvoredo. Enquanto o grupo navega da Praia de Jurerê até lá, são cerca de hora e meia de instruções básicas sobre o “batismo”, assim chamada a primeira experiência subaquática de quem nunca se aventurou em passeios bem abaixo da superfície

 

Água Viva Mergulho: mais que uma simples escola, e sim um centro de difusão da prática do mergulho com responsabilidade, segurança e muita qualidade

A Água Viva Mergulho é escola e operadora de mergulhos autônomos. Está localizada na Praia de Jurerê, a mais famosa da cidade de Florianópolis. Foi criada em 2012 pelo casal Bianca Silva, formada em Engenharia Ambiental e Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Santa Catarina — UFSC, e Fabrício Richmond Rodrigues. E, desde seus primórdios, busca ser reconhecida por atendimento humanizado, ensino diferenciado e mergulho como arte.

Os dois sócios são credenciados tanto para ensino como para acompanhamento debaixo d’água pela Associação Profissional de Instrutores de Mergulho — PADI, sigla originada do inglês Professional Association of Diving Instructor. Trata-se da maior e mais respeitada organização de treinamento em mergulho recreativo do mundo, reunindo quase 140 mil profissionais e responsável por 6.200 centros de mergulho espalhados por todo o planeta.

Os membros da PADI processam cerca de um milhão de certificações por ano, tornando a exploração subaquática ventura acessível a todos os públicos. Em paralelo, acompanha a evolução da indústria, contribuindo para melhorar ainda mais os já elevados padrões de segurança. Estes são seguidos desde o atendimento aos clientes, passam pelo treinamento e se mantém toda vez que alguém segue para o fundo do mar, seja a trabalho ou recreação.

Toda a operação de mar só acontece com acompanhamento e supervisão contínua do sócio Fabrício Richmond Rodrigues. Além de sua grande experiência e vivência na atividade, ele tem uma formação técnica ímpar, acumulando certificações diversas: treinador EFR, HSA, especialista PADI (habilitado a ministrar treinamentos dentro das 25 especialidades PADI) e master PADI, o penúltimo nível de instrutor, preparatório para o último: Course Director.

A Água Viva Mergulho também tem todas as autorizações e credenciais para oferecer e operar o mergulho autônomo voltado a atender pessoas apresentando qualquer tipo de necessidade especial. Estas certificações foram alcançadas segundo os rígidos parâmetros estabelecidos pela Handicapped Scuba Association — podemos traduzir por Associação de Mergulho Adaptado —, através da sua seccional em território brasileiro, a HSA Brasil.

Além de contar, também, com free lancers especializados e com anos de experiência em todo tipo de mergulho, e empresa tem estrutura de operação qualificada, na qual destacam-se sala de aula, piscina para as primeiras práticas, serviço de recarga de cilindros, aluguel e comércio de equipamentos de mergulho. E conta, ainda, com embarcação própria, projetada e construída para atender e transportar com conforto e máxima segurança até 50 pessoas.

Trata-se do Água Viva VII, posto para navegar em dezembro de 2012, com 14,5 metros de comprimento e 5,45 de largura, impulsionado por motor MWM turbo de 240 cavalos-vapor de potência. Além dos instrumentos de navegação impostos pela Legislação e fiscalizados pela Capitania dos Portosbússola, rádio para comunicação, transmissor VHF, sonar, GPS etc. —, dispõe de reservatório de água potável, cozinha e WC feminino e masculino.

E tem mais: o Água Viva VII é o único barco em todo o Estado de Santa Catarina projetado e construído totalmente preparado para receber pessoas com necessidades especiais as mais diversas. Os pisos têm faixas de elementos tácteis, orientando o deslocamento; placas em Braille identificam os ambientes; as áreas de circulação têm largura suficiente para trânsito de cadeira de rodas; e os sanitários estão dotados com todos os recursos de adaptabilidade.

 

Beleza do mar de Florianópolis convida para uma Experiência de Mergulho

A Água Viva Mergulho oferece uma estrutura completa de atendimento: cursos e treinamentos, recarga de cilindros, locação de equipamentos, comércio de utensílios etc.

 

Beleza do mar de Florianópolis convida para uma Experiência de Mergulho

O barco Água Viva VII entrou em operação praticamente junto com a escola, e oferece todo o conforto e segurança necessários às atividades de ensino e prática do mergulho

 

Beleza do mar de Florianópolis convida para uma Experiência de Mergulho

Alguns dados técnicos do barco Água Viva VII: 14,5 metros de comprimento e 5,45 de largura, motor MWM turbo de 240 cavalos-vapor de potência, bússola, rádio para comunicação, transmissor VHF, sonar, GPS, reservatório de água potável e cozinha, além de ser a única embarcação em todo o Estado de Santa Catarina completamente adaptada para receber pessoas com necessidades especiais

 

Um pouco sobre os outros operadores do Turismo de Experiência: Santa Catarina em Todos os Sentidos

 

  • A Magia do Barro

Visita à Olaria Beira Mar, conhecendo a vida e formação do oleiro, técnicas de modelagem do barro e equipamentos necessários para o desenvolvimento da arte. Passeio pelo Centro Histórico da cidade de São José, com resgate da memória a partir da descrição dos casarões antigos ao redor da Praça Hercílio Luz. Apresentação das artesãs Meninas da Terra, acompanhada de café, sucos, bolos, biscoitos, patês…

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Meninas da Terra

DDD 48 — Fixo 3244-6225

facebook.com/meninasdaterra

 

  • Alimentação e Banho Interativo com Tartarugas

O visitante participa do ritual de alimentação e do banho das tartarugas vivendo na base doProjeto Tamar no Município de Florianópolis. Exemplares das cinco espécies que desovam no litoral do Brasil, vivem em tanques, após salvas da morte por sufocamento no processo de eclosão do ovos. Como todos os outros Centros de Visitantes do Tamar pelo País, trabalha conscientização e educação de comunidades, visitantes e pescadores.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Projeto Tamar Florianópolis

DDD 48 — Fixo 3236-2015

www.tamar.com.br

 

  • Ecorafting

Tudo começa com oficinas sobre fauna e flora da região da Serra do Tabuleiro. Depois, o ritual de confecção das bombas de argila misturada a sementes de espécies nativas da Mata Atlântica. A seguir, a emoção de descer as corredeiras do Rio Cubatão do Sul em barcos infláveis, passeio realizado com segurança impecável. Quase ao final do trajeto, parada estratégica, com todos bombardeando as margens desmatadas, usando estingues.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Apuana Rafting

DDD 48 — Fixo 3245-7602

www.apuamarafting.com.br

 

  • Entre Gingas e Histórias: a Capoeira, Patrimônio Cultural da Humanidade

Oportunidade para se vivenciar um pouco das ancestralidades africana e brasileira, através da imersão nas artes da capoeira, arte marcial genuinamente brasileira, hoje Patrimônio Cultural da Humanidade. Ao final, degustação de uma deliciosa feijoada, prato com o qual eram alimentados os escravos nas senzalas das fazendas do Brasil. Tudo isso, acontecendo numa edificação construída pelas mãos de cativos negros.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Associação Cultural Capoeira na Escola

DDD 48 — Móvel 9655-4991

www.capoeiranaescola.org.br

 

  • Faça Você sua Caipirinha

A caipirinha nasceu como remédio para o corpo e, atualmente, é elixir para os males da alma. Apesar de ser o drinque nacional mais conhecido no exterior, e de sermos os seus maiores consumidores, poucos brasileiros sabem como preparar esta delícia. A ideia e mudar esta realidade o mais rápido possível, da maneira mais fácil que existe, com um passo-a-passo impresso, utensílios e ingredientes levados à mesa do apreciador. Saúde!

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Restaurante Canto do Mar

DDD 48 — Fixo 3261-3006

www.restaurantecantodomar.com.br

 

  • Feira da Freguesia

A Feira da Freguesia acontece todo segundo domingo do mês, sendo montada ao redor da Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico da cidade de São José. Dentre seus atrativos, podem ser listados apresentações de dança, comércio de antiguidades, encenação de ofertas de sebo, peças teatrais, shows musicais e variedade de artesanato, além de visitas guiadas tanto à Casa de Cultura Nésia Melo da Silveira quanto ao Museu Histórico.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Feira da Freguesia

DDD 48 — Fixo 3259-2368

Feira da Freguesia da cidade de São José

 

  • História para Todos

Acompanhamento de roteiro cultural especial para surdos, tanto no Centro Histórico de Florianópolis quanto no Centro Histórico de São José. Participação especial em oficinas de montagem de abayomis, pequenas bonecas montadas com trapos de tecidos, estes bem diminutos. Herança dos açorianos, colonizadores da região, representam atores de circo, orixás, figuras do cotidiano, contos de fada e manifestações folclóricas e culturais.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Floripa Freetour

DDD 48 — Fixo 3224-4593

História Para Todos

 

  • Jogos da Experiência

Sabe aquele velho prazer de um carteado bem jogado? Lembra da guerra com dados para tomar países e continentes, tornando-se dono do mundo no War? Que tal trazer de volta a alegria infantil de retirar varetas de cima das outras sem mexer nas que estão empilhadas abaixo? Tem de memória ainda os apelidos dos números da víspora? Este divertimento de brincadeiras e jogos, entre a família e grupo de amigos, está de volta.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Pousada Favareto

DDD 48 — Fixo 3369-2003

www.pousadafavareto.com.br

 

  • O Homem do Mar

Uma experiência inesquecível, a bordo de simples barcos de pescadores, participando da pesca de espécies da época, nadando em cantos secretos das muitas baías ao redor das inúmeras ilhas compondo o rico colar do Arquipélago da Ilha de Santa Catarina ou simplesmente contemplando o pôr do Sol por detrás das montanhas do continente. Um roteiro sempre surpresa, pois é definido praticamente no momento de se lançar ao mar.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Apino Turismo

DDD 48 — Fixo 3039-1404

www.apino.com.br

 

  • OstraXperience

Visita a uma fazenda de criação de ostras na orla do Ribeirão da Ilha. Um maricultor apresentará todo o processo de produção deste apreciado marisco, detalhando sobre os materiais necessários para o cultivo e as etapas de desenvolvimento do molusco. Após esta explanação, degustação da iguaria in natura e preparada ao bafo, harmonizada com espumantes. Possibilidade de conhecer o artesanato local e uma doceria bem tradicional.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Floripa Xperience

DDD 48 — Fixo 3333-4684

www.floripaxperience.com.br

 

  • Paladares da Décima Ilha

Roteiro no Centro Histórico de Florianópolis. Vivência no Mercado Público: box especializado em produtos orgânicos, loja de especiarias e banca de pescados. Visita à cozinha de restaurante, com oficina de preparo de prato típico da culinária açoriana. Degustação do alimento em piquenique na área de praça com vista para a Ponte Hercílio Luz, monumento tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — Ipham.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Restaurante Conselheiro do Paladar

DDD 48 — Fixo 3225-6111

vwww.conselheirodopaladar.com.br

 

  • Ratones: Uma Experiência da Terra ao Prato

Um dia inteiro para recuperar ou aprimorar nossas capacidades de perceber elementos da natureza. Aromas da flora, sons dos animais, ruídos da água corrente… Estas coisas simples das quais nos afastamos devido à correria do dia a dia. Visita à horta orgânica, para a escolha de plantas alimentícias não convencionais — conhecidas como PANCs. Degustação de delícias surpreendentes: canapés, tira-gostos, salgadinhos e sobremesas.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Jardim do Rancho

DDD 48 — Móvel 9972-3225

www.jardimdorancho.com.br

 

  • Tour das Experiências

Passeio interativo por diversos pontos da Ilha de Santa Catarina — também conhecida comoIlha da Magia. A bordo de um open top bus, o turista conhece atrativos turísticos da cidade de Florianópolis. Enquanto o veículo circula por avenidas, estradas e ruas, as narrativas de apresentação dos pontos de visitação vão sendo entremeadas por histórias e curiosidades da cultura local, e também por apresentações da criativa música nativa.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

By Bus Turismo

DDD 48 — Fixo 3239-8966

www.floripabybus.com.br

 

  • Um Dia Inesquecível

Experiência de preservação ambiental na Reserva Extrativista Marinha de Pirajubaé, na área urbana do Município de Florianópolis. Visita a um Racho de Pesca e passeio pelo mar da área protegida, conhecendo bancos de areia, manguezal e Rio Tavares, além de ida até às proximidades da Ponte Hercílio Luz. Oficina de manuseio dos apetrechos de pesca e degustação de um menu de delícias criado com peixes e moluscos típicos.

 

Turismo de Experiência amplia atrações para o turista da Santa e bela Catarina

Exoexperiências

DDD 48 — Móvel 9138-0951

www.ecoexperiencias.com.br

 

Objetivos gerais do Turismo de Experiência

 

O projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” foi criado e desenvolvido com o objetivo de incentivar e promover pequenos negócios da Região Metropolitana da Grande Florianópolis. No formato agora apresentado ao mercado, agrupa 16 operadores orientados e preparados para oferecer momentos memoráveis àqueles em busca de roteiros realmente diferenciados, capazes de fugir ao lugar comum.

O que se buscou foi a formatação de produtos capazes de atender os objetivos maiores do Turismo de Experiência, resumidos em estimular o envolvimento com comunidades locais, permitir o aprendizado de novas atividades e explorar limites dos sentidos, como conhecimento de gastronomia, integração a manifestações religiosas, participação em aventuras, brincar com folclore, envolver-se com esportes, produção de artesanato etc.

Como a modalidade do Turismo de Experiência ganha novos adeptos ano após ano, atraindo público diferenciado, mais exigente, cria-se uma miríade de oportunidades de novos negócios, capazes de serem aproveitados por empreendedores individuais, micro e pequenas empresas. Basta que estes desenvolvam produtos inovadores, baseados nas próprias histórias de vida, costumes dos habitantes, tradições locais, cultura popular…

 

Objetivos específicos do Turismo de Experiência

 

O projeto “Turismo de Experiência: Santa Catarina em todos os sentidos” foi pensado, planejado, criado, pesquisado e desenvolvido a partir de uma inovadora parceria entre aFundação Municipal de Cultura e Turismo do Município de São José e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina — Sebrae-SC. Esta união teve o objetivo de buscar uma solução capaz de atender os seguintes objetivos específicos:

 

  • Ampliar a participação das famílias e comunidades em atividades geradores de renda
  • Divulgar costumes, cultura, folclore, gastronomia e manifestações religiosas locais
  • Engajar as famílias e comunidades em atividades criadoras de postos de trabalho
  • Incentivar o surgimento de pequenos negócios através do Turismo de Experiência
  • Desenvolver o turismo no seu todo na Região Metropolitana da Grande Florianópolis
  • Promover as sustentabilidades ambiental e econômica do Turismo de Experiência

 


 

 

Matéria produzida a partir da participação no Press Trip Turismo de Experiência promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina — Sebrae-SC, dias 2 e 3 de dezembro de 2015, na Região Metropolitana da Grande Florianópolis.