Evento exibiu otimismo do setor em recuperação da economia como um todo. Tecnologia foi o motor principal da realização. Presença de profissionais de todo o Brasil surpreende organizadores. Solução inovadora para área de capacitação surpreendeu positivamente.

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016 mostra recuperação dos negócios no Brasil

Abav Expo Internacional de Turismo 2016: sucesso total graças à estrutura primorosa, layout arrojado, organização exemplar, movimentação surpreendente e números relevantes. Evento ocorreu dias 28, 29 e 30 de setembro, nas belas instalações do Expo Center Norte

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016: sucesso total!

 

Dois termos definem perfeitamente a edição 2016 da Abav Expo Internacional de Turismo: sucesso total! Desenvolvida dias 28, 29 e 30 de setembro, nas instalações do Expo Center Norte, um dos mais modernos centros de eventos da Cidade 24 Horas de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, brilhou em diversos pontos: estrutura primorosa, layout arrojado, organização exemplar, movimentação surpreendente e números extremamente relevantes.

A expressão em volume de negócios está sendo tabulada e será divulgada em breve. E vai confirmar a visão do empresário Antônio Felizardo da Matta, vice-presidente da Seccional Estado de Minas Gerais da Associação Brasileira de Agências de Viagens — Abav-MG e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Agências de Viagens — Abav Nacional: “Nosso evento marcará o ponto de virada da crise para crescimento da economia do País.”

Afinal, em 271 estandes com montagens fugindo ao comum, 1.100 marcas apresentaram-se a um público somando cerca de 30 mil profissionais. A Vila do Saber, voltada à promoção do conhecimento e disseminação de capacitação, atendeu por volta de oito mil interessados. Isso, numa solução extremamente inovadora, posicionada ao centro da feira, sem paredes, com ouvintes acompanhando as apresentações por sistema noise less. Ou seja: sem ruídos.

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016 mostra recuperação dos negócios no Brasil

Vista geral da edição 2016 da Abav Expo Internacional de Turismo: 271 estandes, 1.100 marcas, 30 mil profissionais e um volume de negócios que, certamente, vai indicar a mudança de ruma da economia brasileira, fugindo da crise, alcançando o crescimento

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016: tecnologia total

 

Aliás, isso permite acrescentar mais um termo como definidor para a edição 2016 da Abav Expo Internacional de Turismo: tecnologia! Sem sombra de dúvidas, esta que é a maior realização deste segmento da economia em toda a América Latina aconteceu sob a égide da tendência do mundo atual, dominado por soluções relacionadas ao ambiente Web. Uma característica associada neste ano, mas a ser incorporada a todas nas edições vindouras.

Um bom exemplo: wifi aberto, sem senha, à disposição dos presentes em cada ponto do evento, identificadas pela denominação do acontecimento ou local: Conexão Abav, Espaço Braztoa, Hackathon Viagens, Ilha Corporativa Abracorp, Sala de Imprensa, Solenidade de Abertura e Vila do Saber, dentre outros. Debates, mesas-redondas e palestras transmitidas ao vivo pelo Facebook Live. E painéis mais relevantes acessados por canal no You Tube.

Na Vila do Saber, foram 15 as apresentações, mesas-redondas, painéis e palestras na arena Tecnologia; na de Inovação, outras seis sobre o mesmo tema; e, na Gestão e Segmentação, duas. Feitas as contas, mais de um terço do conteúdo desenvolvido no Congresso Abav de Turismo teve relação direta ou indireta com esta mesma temática. Sem esquecer os painéis do Grupo de Trabalho de Tecnologia da Abav, voltados unicamente às agências de viagens.

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016 mostra recuperação dos negócios no Brasil

Vista da Vila do Saber, espaço de promoção de capacitação e conhecimento, que atendeu cerca de oito mil interessados numa solução inovadora, posicionada ao centro da feira, sem paredes, com ouvintes acompanhando apresentações por sistema noise less, sem ruídos.

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016: mundo Web

 

Outra demonstração da crescente automatização nos processos na indústria de viagens e turismo foi a presença expressiva de estandes de empresas dedicadas a oferecer soluções tecnológicas ao setor: 10 delas estavam concentrados na Ilha Corporativa Abracorp. As novas ferramentas abrangem do atendimento às reservas, sem deixar de lado comunicação, conciliação, emissões, faturamento e marketing, dentre outras importantes funcionalidades.

Muito elogiado também o agendamento de reuniões disponível a partir do site responsivo da Abav Expo Internacional de Turismo. Bastava logar e liberar a agenda para solicitações de encontros com hora marcada. Por fim, a Hackathon Viagens, maratona de criação de softwares com mais de 50 desenvolvedores e analistas de sistemas dedicados dia e noite ao objetivo de desenvolver solução específica e inédita para o mercado de viagens e turismo.

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016 mostra recuperação dos negócios no Brasil

Grande sucesso da programação de palestras da edição 2016 da Abav Expo Internacional de Turismo foi a apresentação do palestrante Ricardo Amorim, trazendo sua visão sobre a recuperação da economia brasileira já a partir do final deste ano e consolidação em 2017

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016: apps exclusivos

 

Aliás, após 30 horas ininterruptas de imersão total, a Hackathon definiu seus vencedores. O time Vriagem ganhou bilhetes aéreos e hospedagem de cinco dias para viajar até o Estado da Flórida, no Sudeste dos Estados Unidos da América. Eles criaram um aplicativo capaz de oferecer experiências prévias de destinos através de realidade virtual. Isso permitirá ao consumidor conhecer melhor um local antes de comprar seu pacote na agência de viagem.

O segundo lugar foi para o Team Recife, com um robô virtual. Ele permite às agências atender consumidores de modo automático, através do site, oferecendo opções de viagens a partir de estudo do comportamento do consumidor. Os integrantes receberam bilhetes e duas diárias no Costão do Santinho Resort & SPA, na Praia do Santinho, ao Norte da Cidade da Ilha do Mel de Florianópolis, a capital do Estado de Santa e Bela Catarina.

Em terceiro ficou o Flytour-Gapnet, com sua plataforma de um leilão virtual. Acessando-a, o consumidor compartilha sua demanda de viagem com diversas agências simultaneamente. As empresas enviam sugestões de roteiros personalizados, concorrendo para conquistar esse cliente com o melhor produto. Eles receberam vouchers de duas diárias para o Sofitel Jequitimar, localizado no Município de Guarujá, situado no litoral do Estado de São Paulo.

Antes de se apresentar para avaliação, os participantes receberam consultoria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas — Sebrae, no desenvolvimento da defesa da criação e do Plano de Negócios do projeto. O Hackathon Viagens teve patrocínio da Gol Linhas Aéreas, Delta Airlines e Segue Viagem, plataforma de relacionamento com o agente de viagem do Grupo Trend, e copatrocínio dos resorts Costão do Santinho e Sofitel Jequitimar.

O júri da Hackaton Viagens da edição 2016 da Abav Expo Internacional de Turismo contou com os seguintes profissionais: Alexandre Cordeiro, da Trendtech; Aoron Beyer, executivo da Benner Sistemas; Estela Farina, diretora de Inovação da Braztoa; Leandro Queiroz, consultor do Sebrae-SP; Luiz Fernando Tomé, da CotaBox; Luiz Leão, da Udacity; Ricardo Assalim, do Segue Viagem Trend; e Roberto Nedelciu, diretor de Tecnologia da Braztoa.

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016 mostra recuperação dos negócios no Brasil

O time Vriagem foi o vencedor da maratona de programação da edição 2016 da Abav Expo Internacional de Turismo, com aplicativo para experiências prévias de destinos através de realidade virtual, permitindo ao consumidor definir com segurança a compra de seu pacote

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016: novas parcerias

 

O tema Tecnologia propagou-se por outras iniciativas, como a nova parceria Associação Brasileira da Agências de Viagens — Abav Nacional e Travelport. Esta líder mundial em soluções para a indústria de viagens liberou o acesso a uma plataforma on line, permitindo ao agente fazer reservas em mais de 650 mil hotéis, 400 linhas aéreas e 50 ancillaries, os serviços opcionais destas companhias, como assento preferencial, check-in prioritário etc.

Além de diversas outras vantagens, um dos benefícios mais significativos é remunerar os profissionais pelos serviços emitidos. O sistema, amigável e gratuito, também disponibiliza dois módulos back office: um para reservas de seguros de viagem e outro de relatórios. “É importante trazer soluções inovadoras e simples, e benefícios, para os agentes de viagem, cuja importância é inegável” — diz Luís Carlos Vargas, gerente geral da Travelport Brasil.

No que é acompanhado por Edmar Bull, presidente da Abav Nacional: “Ver e entender a tecnologia como aliada, e não uma ameaça, ainda é um grande desafio para boa parte das agências de viagens de médio e pequeno portes. E esse é universo considerável entre nossos associados. Por isso, vemos essa nova parceria como de fundamental importância dentro do esforço que estamos empreendendo, para melhorar a produtividade do agente de viagens.”

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016 mostra recuperação dos negócios no Brasil

Edmar Bull, presidente da Abav Nacional, e Roberto Roman, vice-presidente da Travel Ace Assistance, na assinatura dos contratos fechando uma nova parceria entre a entidade e a empresa, visando melhorar a competividade e a produtividade das agências de viagens

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016 mostra recuperação dos negócios no Brasil

Momento em que Roberto Roman, vice-presidente da Travel Ace, e Marcos Balsamão, presidente da Abav-SP, fecharam parceria oferecendo curso on line voltado ao aprimoramento do agente de viagem quanto à venda de seguro-viagem aos seus clientes

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016: forte capacitação

 

Outro foco da edição 2016 da Abav Expo Internacional de Turismo foi capacitação. Assim, um acordo entre a Seccional Estado de São Paulo da Associação Brasileira de Agências de Viagens — Abav-SP e a seguradora Travel Ace Assistance, líder do segmento na América Latina, mostra-se relevante. Trata-se do curso “Como vender seguro-viagem?” — unindo o know how da empresa ao pioneirismo da entidade na criação de soluções de ensino on line.

Para o presidente da Abav-SP, Marcos Balsamão, “a parceria com a Travel Ace faz parte dos objetivos de melhorar o desempenho e ampliar o portfólio das agências associadas.” Roberto Roman, vice-presidente da Travel Ace, destaca o valor do profissional de turismo preparar o consumidor para eventuais imprevistos “O agente de deve orientar o turista que de seguro nada mais é que uma boa forma de proteger e zelar pela segurança do viajante.”

A Travel Ace também fechou parceria com a Abav Nacional, oferecendo oportunidades de negócios e ampliação da competitividade das quase três mil agências de viagens associadas à entidade. “É importante estarmos imbuídos do objetivo comum de fortalecer a consultoria e o agenciamento. Com essa sinergia, atingiremos os resultados positivos buscados por todos — sustenta Edmar Bull. Os detalhes das vantagens serão explicados pelas Seccionais.

A edição 2016 da Abav Expo Internacional de Turismo foi uma realização conjunta das entidades Associação Brasileira de Agências de Viagem — Abav Nacional e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo — Braztoa. A promoção também contou com o apoio da Associação Brasileira de Viagens Corporativas — Abracorp e da Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens Aéreas e de Serviços de Viagem — Air-Tkt.

 

Abav Expo Internacional de Turismo 2016 mostra recuperação dos negócios no Brasil

A Ilha Corporativa Abracorp abrigou a presença de 10 empresas voltadas ao oferecimento de soluções de tecnologia dentro do ambiente Web para a indústria do turismo, mostrando a importância que este segmento de prestação de serviços vem ganhando dentro do setor

 


 

Matéria produzida a partir da participação na edição 2016 da Abav Expo Internacional de Turismo, dias 28, 29 e 30 de setembro, nas instalações do Expo Center Norte, na Cidade 24 Horas de São Paulo, capital do Estado de São Paulo.

Clique nos trechos em colorido ao longo do texto para abrir novas guias, com informações complementares ao aqui sendo tratado. Eles guardam links levando para verbetes da Wikipedia e sites de empresas, entidades, Governos estaduais, Prefeituras etc.

A repetição da expressão “Abav Expo Internacional de Turismo” é intencional. Ela é a principal palavra-chave dos conteúdos. Colocá-la várias vezes na postagem faz parte das técnicas deSearch Engine Optimization — SEO, ou otimização para ferramentas de busca. Ajuda a destacar o trabalho na lista apresentada quando se pesquisa com Bing, Google ou Yahoo.

Nos meus textos de divulgação de turismo, adotei o critério de, ao citar uma cidade, fazê-lo em conjunto com seus apelidos. Exemplos: Cidade Atenas Brasileira de São Luís, Cidade das Mangueiras de Belém, Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, Cidade Presépio de Vitória etc. E, também, Estado de Santa e Bela Catarina e Estado do Espírito Belo e Santo.

Produzido a partir de releases divulgados pela Assessoria de Imprensa da edição 2016 da Abav Expo Internacional de Turismo, conhecimentos gerais do autor e pesquisas na Internet, principalmente Wikipedia e sites de Governos de Estado, Municípios e entidades ligadas ao setor do turismo. Não é um trabalho científico, podendo apresentar erros. Se eles forem apontados, reeditarei o material com as correções.