Em 20 anos, engenheiro mecânico do Estado do Espírito Santo torna-se um dos maiores conhecedores de marketing voltado ao turismo no Brasil. Cinco livros publicados, adotados pelos cursos superiores de turismo brasileiros, provam seu grande domínio no segmento.

 

O consultor em turismo Mário Petrocchi no lançamento de um dos cinco livros de sua autoria

O consultor em turismo Mário Petrocchi no lançamento de um dos cinco livros de sua autoria

 

O profissional Mário Petrocchi tornou o Estado do Espírito Santo um exportador em consultorias na área de turismo. Em pouco mais de 20 anos de atuação, já prestou serviços para os mais importantes órgãos do setor em todo o Brasil — e também para empresas do exterior. E, associado à Barcelona Media Inovação, uma das mais prestigiadas marcas espanholas deste segmento, tem acelerado bastante sua atuação.

Recentemente, concluiu um grande projeto para toda a Serra Gaúcha. Agora, anuncia a entrega dos Planos de Desenvolvimento do Turismo Sustentável para três regiões do Sul da Bahia: Costa do Cacau, Costa dos Coqueiros e Costa do Dendê. Resultado de uma licitação da Secretaria de Turismo daquela unidade da Federação, 25 Municípios terão mais condições de incrementar os três pilares fundamentais desta atividade econômica.

Ou seja: fazer crescer o número de visitantes, aumentar a permanência dos mesmos nos locais escolhidos e ampliar o gasto médio de cada um deles. Estratégias e ações listadas nos documentos foram elaboradas a partir de oito meses de trabalho. Os estudos tiveram como norteadores o desenvolvimento da atividade a partir da valorização da cultura e do meio ambiente, definindo políticas voltadas às realidades de cada uma daquelas Costas.

Em síntese, foram determinados cinco eixos prioritários, referendados ao longo de uma bateria de oficinas de validação com a participação de representantes de todos os setores envolvidos. E definidos com os títulos de “Infraestrutura para experiências turísticas”, “Turismo sustentável no meio natural e urbano”, “Excelência e inovação da oferta”, “Gestão institucional do turismo” e “Gestão da demanda, promoção e comercialização”.

 

Os 25 Municípios integrantes das três regiões turísticas situadas ao Sul do Estado da Bahia têm agora ferramentas para fazer crescer o número de visitantes, aumentar a permanência dos mesmos nos locais escolhidos e ampliar o gasto médio de cada um deles

Os 25 Municípios integrantes das três regiões turísticas situadas ao Sul do Estado da Bahia têm agora ferramentas para fazer crescer o número de visitantes, aumentar a permanência dos mesmos nos locais escolhidos e ampliar o gasto médio de cada um deles

 

Engenheiro eletricista aposentado, assessorava o Governo

Este tipo de trabalho não é novidade para o já bastante experiente consultor Mário Petrocchi. Engenheiro mecânico de formação, pós-graduado em Administração, e funcionário aposentado da Escelsa, geradora e distribuidora de energia elétrica no Estado do Espírito Santo, empresa na qual foi diretor e chegou a presidente, seu envolvimento com o turismo aconteceu quando fazia parte do Governo Albuíno Azeredo, entre os anos de 1991 e 1995.

Membro do segundo escalão do Poder Executivo, foi a pessoa indicada para dar suporte a um grupo de consultores da Catalunha — uma das regiões de maior sucesso com a exploração desta atividade econômica em todo a Espanha —, contratados para elaborar o primeiro Plano Estratégico do Turismo para o Estado do Espírito Santo. E ele não só apoiou a inciativa como tirou dela o aprendizado que o transformou como profissional.

Juntando a técnica de elaboração daquele tipo de estudo trazida pelos catalães com seu enorme conhecimento de planejamento pelas décadas de atuação como engenheiro, e mais a visão de marketing adquirida no período em que foi sócio de uma agência de propaganda, Mário Petrocchi como que encontrou uma nova vocação. E ela o levou a voos nunca antes imaginados, tornando-o respeitado em todo o Brasil e até fora dele.

 

Primeiro livro alcança sucesso imediatamente

Inspirado no Plano de Turismo entregue pelos espanhóis, escreveu seu primeiro livro, “Turismo: planejamento e gestão”. A obra, de conteúdo inovador, apresenta os desafios enfrentados pelos profissionais e as estratégias mais eficientes para vencê-los. E, por meio de exemplos, mostra que o crescimento do turismo no Brasil depende tanto da competência administrativa quanto da conscientização da população e dos empresários.

O sucesso foi imediato, com a adoção do mesmo em todos os cursos superiores de turismo existentes no País, situação que se mantém na atualidade, agora com a segunda edição do trabalho. Em paralelo, buscou aperfeiçoamento formal na nova atividade que se propunha a exercer, fazendo uma pós-graduação em Planejamento Estratégico. Nem bem havia concluído aquele curso, tornou-se professor da escola em que estudava.

Já começando a ser chamado a fazer palestras em eventos pelo território capixaba e fora dele, em 1999, foi convidado pelo governador José Ignácio Ferreira para ser o primeiro secretário de Turismo do Estado do Espírito Santo. Nesta posição, presidiu a Comissão de Turismo Integrado da Região Sudeste. Tirado do cargo por injunções políticas, teve sorte de livrar-se do enorme desgaste daquela administração em seus momentos finais.

 

Cama e Café é seu legado como secretário de Turismo

O seu maior legado foi a implantação do sistema Cama e Café, até hoje um sucesso em diversos Municípios do Sul e da Região de Montanhas Capixaba. De volta à iniciativa privada, mas com o nome já bastante conhecido como professor universitário, autor de livros de sucesso e gestor público, deu partida à atividade de prestação de serviços, formalizando a sua Petrocchi Consultoria. E vem se dedicando a ela 24 horas por dia, sete dias por semana.

De todo modo, ainda arranjou tempo para produzir mais quatro livros, todos também de grande sucesso. Afinal, suas obras estão sendo continuadamente lançadas como referências em um sem número de monografias de graduação, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado e Pós-doutorado. E, de vez em quando, a pedido da editora, faz a revisão e aprimoramento das obras para o lançamento de novas edições das mesmas.

Também elaborou o conteúdo técnico do telecurso “Aprender a empreender: hotéis e pousadas”, produzido pelo Sebrae Nacional e veiculado a partir de junho de 2005 pela Rede Globo de Televisão e Canal Futura. E tornou-se fonte do mais conhecido colunista da imprensa brasileira, Ancelmo Góis, publicado pelo jornal O Globo e reproduzido por veículos impressos de todo o Brasil, inclusive o jornal A Gazeta, com sede no Estado.

Ancelmo, toda vez que tem dúvidas relacionadas a informações sobre o turismo, pega o telefone e alcança Mário Petrocchi onde este estiver. Até mesmo no exterior, pois, como palestrante, continua a ser convidado a participar em eventos aqui dentro e lá fora. Além de publicar artigos nos mais importantes órgãos da imprensa brasileira, já foi citado na coluna “Panorama Econômico”, da jornalista Míriam Leitão, em duas oportunidades.

 

Alguns dos principais clientes da Petrocchi Consultoria

 

Resumo explicativo dos livros já publicados

 

03_turismo_planejamento_gestao

Turismo: planejamento e gestão

Inspirado no Plano de Turismo para o Estado do Espírito Santo desenvolvido por consultores catalães no final da década de 1990, apresenta desafios enfrentados pelos profissionais e estratégias mais eficientes para superá-los. Por meio de exemplos, a vasta obra mostra que o crescimento do turismo no Brasil depende tanto da competência administrativa quanto da conscientização da população e dos empresários envolvidos.

 

01_turismo_planejamento-gestao

Turismo: planejamento e gestão — 2ª edição

Para ter sucesso enfrentando os desafios do mercado competitivo, o gestor precisa conhecer técnicas que, aliadas a processos de inteligência de mercado, permitem ampliar as possibilidades de oferta, num processo de planejamento e gestão do destino. O trabalho traz uma metodologia para melhorar e expandir o turismo como atividade empresarial e ampliar a competitividade e a sustentabilidade dos destinos turísticos.

 

02_narketing_destinos_turisticos

Marketing para destinos turísticos: planejamento e gestão

A partir de ampla revisão da literatura especializada, indica fundamentos e caminhos para se alcançar competitividade no difícil e concorrido mercado de turismo. E mostra o que de melhor as técnicas de marketing voltadas para um destino turístico têm. Evolui para uma proposta de metodologia de marketing na qual o autor coloca toda a sua já vasta experiência acumulada na estruturação de pesquisas e planejamentos estratégicos.

 

04_hotelaria_planejamento_gestao

Hotelaria: planejamento e gestão

Tem o objetivo de despertar o estudante de turismo e de hotelaria para as exigências da área. O profissional precisa estar pronto para lidar com muitas coisas: planejamento estratégico, marketing, finanças, informática, administração de recursos humanos, estatísticas, compras etc. Deixa bastante claro que conhecer todas essas técnicas é um diferencial sem igual para pessoas ocuparem postos elevados na hierarquia hoteleira.

 

gestao_polos_turisticos

Gestão de polos turísticos

Vai longe o tempo em que turismo dependia apenas de Sol e mar para atrair pessoas e investimentos. A era do amadorismo está ultrapassada. Atividade com poder tão grande de gerir capital, criar empregos e promover desenvolvimento deve ser administrada com profissionalismo e competência gerencial. Este livro apresenta e analisa, de maneira abrangente, todos os principais pontos capazes de influenciar o desempenho do turismo.

 

04_hotelaria_planejamento_gestao

Hotelaria: planejamento e gestão

A gestão de um hotel, como qualquer outra atividade comercial, requer observação cuidadosa e acertada de diretrizes de planejamento e gestão. Esta nova edição, revista e atualizada pelo autor, apresenta uma moderna abordagem das funções estratégicas e gerenciais da indústria hoteleira no Brasil, dando especial enfoque às habilidades técnicas, humanas e conceituais necessárias para o administrador que atua nesse setor.

 


 

Esta matéria foi republicada no site do Jornal Turismo & Serviços, sediado na cidade de Vila Velha, litoral do Estado do Espírito Santo.